Steam: O Windows 10 está a perder utilizadores de forma rápida

86 Comentários

O Windows 10 tem mostrado ser um sistema operativo que agrada aos utilizadores. Apesar de não ter taxas de crescimento dentro do que seria esperado, tem sabido manter-se firme e a conquistar cada vez mais utilizadores.

Apesar deste cenário, há provas recentes de que o Windows 10 poderá estar a perder utilizadores. A mais recente prova veio da Steam, que revelou que o Windows 10 deu um tombo grande ao perder milhares de utilizadores.

Windows 10

As estatísticas têm mostrado ao longo dos últimos meses que o crescimento do Windows 10 está abaixo do esperado. Por esta altura esperava-se que tivesse já ultrapassado o Windows 7 e que dominasse no campo dos sistemas operativos de desktop.

Os mais recentes número da Steam, o serviço de jogos, mostrou que a utilização do Windows 10 poderá ter baixado muito, perdendo para o seu mais direto rival, o Windows 7.

Nos dados da Steam o Windows 10 tem agora uma adesão de 28,6% junto dos utilizadores deste serviço. Este valor representa uma quebra de 17,38 pontos percentuais. Estes valores incluem o Windows 10 de 64 bits, com 28,81% e a versão de 32 bits, com 0,37%.

Windows 10

Do lado do Windows 7 há um claro crescimento, aproveitando esta quebra da versão mais recente. Este sistema apresentou um crescimento de 21,47 pontos percentuais, estando agora em 65,46% dos clientes. Este valor engloba 63,60% da versão de 64 bits e 1,86% da versão de 32.

Apesar de parecerem anormais, estes números parecem ser justificados com a chegada à Steam de muitos jogadores vindos da China. Estes novos jogadores representaram um crescimento 26,83 pontos percentuais, aumentado a participação chinesa nestas estatísticas para 56,37% em Outubro.

Os próximos meses vão provar se esta foi uma perda artificial, graças aos utilizadores chineses, ou se a nova versão do Windows está mesmo a perder utilizadores, que regressam à versão anterior deste sistema operativo.

Fonte

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZeAmaro
    ZeAmaro

    Claro que optam pelo Windows 7, mais leve e menos intrusivo no que toca a privacidade.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Ou talvez porque a China não tem a versão Windows 10, apenas Windows 7 alterado por eles. ou seja, se a Steam chegou lá recentemente, é normal que números disparem… olha só a quantidade de chineses que existem

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Faz todo o sentido isso, e com certeza sera essa a razao, mas como ja sabemos, ha sempre alguns cromos que querem acreditar nas verdades que eles proprios criam na cabeca deles, ao estilo dos iSheeps.

      2. Avatar de Márcio
        Márcio

        Já existe Windows 10 da china… Faz tempo…..

      3. Avatar de jerry
        jerry

        amigo a china usar o linux

    2. Avatar de Marco Rua
      Marco Rua

      Mais leve? Tens a certeza disso. Uma coisa é certa o windows 10 é mais rapido isso sim

      1. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Já fiz alguns testes relacionado com isso e posso garantir-te que nalguns casos o windows 7 consegue ser bem MAIS rápido que o 10, especialmente em hardware mais limitado.

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Claro que em Hardware velho o W7 sera mais eficaz que o W10, uma vez que o W10 foi criado com visao no futuro, deitando para tras das costas hardware muito antigo, Mas, como os tempos evloluem e a tecnologia evolui ao mesmo tempo mas a um ritmo cada vez mais acelerado, isso ja nao pode ser avaliado como ha umas decadas atras. Ha uns 30 anos atras era comum mantermos um PC por pelo menos uns 5/10 anos e estava ainda relativamente actual ao fim desse tempo, actualmente mantemos um computador por cerca de 3/4 anos e ao fim desse periodo ja esta completamente ultrapassado e quase inutil.
          Infelizmente, economicamente falando, a tecnologia esta cada vez mais ao alcance de todos, e cada vez mais cara para os que gostam de se manter actualizados.
          Trabalho ha muitos anos no ramo de IT e nota-se um crescimento cada vez maior na adesao as tecnologias, no entanto, ha pessoas que nao conseguem entender as suas funcoes e capacidades, e muito menos a sua evolucao. Pensam no material informatico como se de um tacho ou um aspirador se tratasse, ou seja, nem toda a gente deveria ter acesso a tecnologias que nao entende. Mas como todos se sao a tornar cada vez mais consumistas, todos querem ter o que os outros teem, e vivem numa vida que nao passa de um jogo de competitividade com o proximo.
          O que eu digo e: nao entendem a tecnologia e a sua natural e rapida evolucao, entao nao percam o vosso tempo e dinheiro nela, limitem-se ao que conseguem entender, afinal de contas nem todos podemos ser um Ronaldo, ou um Presidente dos EUA, ou um Americo Amorim.

          1. Avatar de Jeffo
            Jeffo

            Minha máquina atual, um Core 2 quad 9550 rodando a 3.2 ghz pelos últimos nove, sim, nove anos, continua firme e forte e é minha máquina principal. Ainda rodando Windows 10 estou sinceramente a pensar em reverter para o W7, exclusivamente por causa de incompatibilidade com minha placa de hdtv.

      2. Avatar de Eblue
        Eblue

        Não é não. O Windows 7 é muito mais rápido, e muito mais estável.
        Eles deveriam fazer uma compilação términus, e darem por terminado o Windows 10. Depois seriam utilizações assim como nos outros anteriores. e com novos SP SO. Da maneira que eles estão fazendo o 10, qualquer dia ficará tão pesado e lento, que só correrá mais ou menos bem, em máquinas topo de gama. Não estou dizendo isto, por mal, até porque não desgosto do 10, mas teremos de ser verdadeiros, e dizer as coisas pelos seus nomes.

        1. Avatar de AqueleGajo
          AqueleGajo

          Isso é a lógica da batata, porque se formos a ver bem… o windows 2.10 era ainda mais rapido!!

      3. Avatar de dio
        dio

        As primeiras versões do 10 eram mais rápidas, agora, depois da creators update e principalmente depois da fall update, não é bem assim… agora o W10 acabado de instalar já está a ocupar mais de 2Gb de Ram em processos que não servem para nada para a maioria dos utilizadores.
        Isso para não falar em incompatibilidades desses updates, conheço casos que o creators update parou por completo programas de gestão e obrigou muita gente a fazer downgrade, já que não adiantava fazer rollback… no boot seguinte já estava a actualizar novamente.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mais leve não é de certeza. O 10 é melhor nisso (e em quase tudo, na verdade).

  2. Avatar de Honorio Santos
    Honorio Santos

    Nao me admira nada, eu próprio já estou arrependido de ter trocado o windows 7 pelo 10.
    Em todas as actualizações há sempre problemas, nesta ultima a actualização desinstalou-me as drivers da placa gráfica, da impressora e ainda o jogo Batllefied 1.
    Nunca isso aconteceu no windows 7. Resta saber se vai acontecer ao windows 10, o mesmo que está a acontecer ao windows 10 mobile que é um sistema em vias de extinçao.
    Por via das dúvidas é que tenho guardado o DVD do windows 7

    1. Avatar de JD
      JD

      o que é muito chato no windows 7 é ter de instalar a porrada de actualizações umas 200 talvez
      eu tenho um DVD genuíno Todas as versões do windows 7

      1. Avatar de JD
        JD

        o windows 10 é mais rápido que o windows 7 no arranque do PC agora ao instalar uma nova Actualização do windows 10 o windows cria uma pasta windows.old esta la tudo para o caso de haver problemas eu por norma faço sempre instalação limpa e por norma tenho 3 discos físicos no pc no disco C: só instalo o office e o windows programas e jogos instalo no 2º disco

        1. Avatar de JacareDTR
          JacareDTR

          é mais rapido porque faz batota com a hibernação do kernel. desactivas o Fast Startup e fica igual ao 7.

          1. Avatar de JP
            JP

            Qual é a vantagem de anular uma das mais valias do windows 10?

          2. Avatar de XYZ
            XYZ

            JP
            É a unica praticamente… essa tua “mais valida” do windows 10, o fast boot, é uma autentica destruidora de discos SSD, quem os tem sabe perfeitamente disso…
            Windows 7 tem mais compatibilidade, menos erros e definitivamente é menos confuso, nao tem 2 paineis de controlo *a la windows 10*…
            Sinceramente usei windows 10 quando saiu, voltei ao 7, usei linux durante 1 ano e instalei windows 10 outra vez com o creators update… Passados tantos anos continua a dar a sensação de interface inacabada…

      2. Avatar de Rui Magalhães
        Rui Magalhães

        tens os packs

    2. Avatar de JD
      JD

      ainda tenho o windows 3.11

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Eu tb ainda tenho o meu BMW 2002 do meu avô!
        Dão-lhe o nome de clássico…. vai-se lá saber porquê!

    3. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Sei que é chato ver se acabam com esta palhaçada, formatar máquinas de 3 em 3 meses. Mas sempre podes voltar para o 7 e instalas o win 10 em 2020 que é quando acaba o suporte do 7

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Honorio por acaso já sabia desses problemas no caso do Battlefield 1 e como tenho uma máquina para gaming não penso em mudar. O feedback da grande maior parte dos gamers que conheço é de ficar com o W7 e não galopar para o W10.
      Existem muitas coisas no W10 que funcionam mal para os jogos (mesmo os de ultima geração) que no W7 não acontecem.
      Acho mesmo que vou ficar com o W7 até 2020.

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    O W10 é um óptimo sistema mas a MS anda desorientada com as actualizações e com os serviços de sincronização, havendo problemas de controladores, perda de favoritos no Edge, etc.

    Para o utilizador geral o W10 é um passo grande em frente, no caso dos jogadores intensivos em que qualquer frame já lhes faz comichão e necessitam de toda a RAM possível, o W7 é o ideal.

    Também não esquecer que muitos sistemas foram comprados com o W7 e não aceitam bem o W10, daí retrocederem

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Quem se preocupa com mais fps são gamers dedicados e esses têm GPU de topo que não perdem fps dessa forma simples como dizes.

      1. Avatar de XYZ
        XYZ

        Cortano ele falou de ram, nao de fps…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          AH, pois foi!!! onde é que li fps?! Desculpa Belmiro.

          Mas, acerca da RAM, o Windows 10 até tem uma boa gestão de RAM. Jogo várias vezes com uma janela aberta para ver como é que o hardware se está a comportar e nunca fiquei sem RAM (tenho só 16GB)

  4. Avatar de graçamaria
    graçamaria

    Vejo aqui o pessoal a queixar-se do Windows 10, mas a grande maioria tem computadores com 10 ou mais anos, low specs, e esperam que o sistema operativo corra de forma fluida…..

    1. Avatar de DS
      DS

      Disseste agora tudo

      1. Avatar de stealth
        stealth

        tenho um com meses e continua con o 7 e vai continuar durante muito tempo…

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Exato, tenho três portáteis um de 2007 outro 2011 e outro 2016 e noto grande diferença. Depois tenho um fixo que é o mais potente e tirando os jogos ou multitasking não noto diferenca para o portátil de 2016.

      1. Avatar de XYZ
        XYZ

        O meu lenovo legion fabricado este ano e o meu acer aspire fabricado em 2010, 7 anos de diferença, e nao noto diferença no desempenho excepto quando quero mexer no autoCAD, de resto… No meu PC velho até The Crew roda com 80fps..
        Ca para mim nao andas a fazer a manutençao devida aos teus pc antigos…

    3. Avatar de XYZ
      XYZ

      Graçamaria
      Pois olha fica aqui o meu computador:
      I7 4700HQ
      12gb ram
      Grafica geforce 1080TI
      Disco SSD 500GB
      Uso para trabalho nao para jogar… Apesar do hardware topo de gama, tem um bug que nao desliga os leds do PC quando o mando encerrar…
      Mesmo acontece com o meu acer de 2 anos de idade…
      Mesmo acontece com 10℅ de toda a gente que usa windows 10 fica ja a saber este é um bug que ja existe a muitos anos e a MS ainda nao corrigiu…

      E se as pessoas se acusarem, vais ver que, talvez, vai haver outra pessoa neste mesmo post a dizer que tem o mesmo problema…

      Ja disse este problema noutro post e houveram mais umas 3 ou 4 pessoas a acusarem-se com o mesmo problema… Por isso deixa-te la das maquinas da idade da pedra e de que o windows 10 é perfeito que isso ja nao cola…

      1. Avatar de Npafonso
        Npafonso

        2 notas ao seu comentário:
        1-Esse CPU é mobile… como uma 1080ti? A menos que use uma caixa externa para a gráfica, algo nao esta bem nessa config.
        2-O problema dos leds é da BIOS e nada tem a ver com o Win10. Veja no manual como activar o sleep state correto para a sua maquina

        1. Avatar de XYZ
          XYZ

          Npafonso

          É sim um notebook, é um Lenovo Legion, e voce está correto, nao é a 1080ti é a 1050ti, fui confirmar no PC afinal eu estava errado, pensei que era a 1080ti, nao me prendam por me ter enganado LOL
          E nem todos os problemas tem a ver com a BIOS… Há sim problemas no Windows 10, quer saber como é que eu resolvo o meu prob dos leds? Ao instalar uma versao antiga do driver da intel HD graphics…
          Agora voce diz: ” ah entao isso é problema com a grafica nao com o windows 10″. Seria, se no windows 7 acontece-se o mesmo… Mas no windows 7 já posso ter a driver na ultima versao que nao acontece problema nenhum…
          Será coincidencia? Seria, se eu ja nao tivesse saltado de windows 7 para o 10 umas 10 vezes…

    4. Avatar de Rui Magalhães
      Rui Magalhães

      tenho um dell deste ano workstation e o 10 é uma porcaria com atualizações que nao podes controlar nem sabes que porcaria anda a instalar, problemas com drivers da quadro, e com um menu de definições que não serve de nada, tens de estar a ir sempre as definições avançadas para ver as definições como no windows 7 que nao aparecem nas janelas tipo metro

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    O titulo está errado. O que está em causa é um aumento de Win7 porque o aumento de jogadores da China aumentou essa quota, mas não quer dizer que tenha havido transferência de sim Windows 10 para win7

    1. Avatar de Pedro Simões

      Para a Steam o que aconteceu foi a perda de quota do Windows 10 e a recuperação do Windows 7. Esse aumento dos jogadores vindo da China é a causa provável, mas não há uma certeza absoluta. Tudo não passa de análise de números e de probabilidade.

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Ora Victor, se há um aumento brutal de utilizadores vindo da china é natural que a a quota deste aumente. Além disso não novos utilizadores do W7, são apenas utilizadores dessa versão que aderiram a um serviço. Fazer estatística a partir de único serviço pode ser muito muito enganador. Na realidade não tem qualquer validade estitisca.

      2. Avatar de stealth
        stealth

        sabem que a china tem uma versao do w10, certo? que foi a unica maneira da ms meter o w10 na china

      3. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        “Apesar deste cenário, há provas recentes de que o Windows 10 poderá estar a perder utilizadores. A mais recente prova veio da Steam, que revelou que o Windows 10 deu um tombo grande ao perder milhares de utilizadores.”

        Há aqui qualquer coisa mal. A Steam referiu quotas ou falou em número de utilizadores?

        É que se falou em quotas, é abusivo da parte de quem escreveu o artigo traduzir isso em número de utilizadores sem saber o número total dos mesmos.

  6. Avatar de MacgyverF
    MacgyverF

    Parece que jogos com a API Vulkan vão dar uma alavancada, pois além de que já se provou melhor a concorrente DX12, funciona no Windows 7, 8, 10 e Linux, já o DX12 só funciona em W10

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Exactamente,até mesmo o desenvolvimento de jogos com a a API Vulkan está a ser muito incrementada.A API DX12 dizia-se,no início,que iria aumentar a performance do PCU(processador)em cerca de 50%,e a performance da GPU(placa gráfica)em cerca de 20%.Mas dou o exemplo em que a Nvidia(líder mundial no segmento de placas gráficas),pouco ou nada ganhou com o DX12,pois as suas GPU’s perdem performance em relação ao DX11,isto em contraste com as placas gráficas Radeon,da concorrente AMD.Mas isto é como tudo,também não aconteceu o mesmo como o embate entre o OpenGl e o DirectX durante anos ?? Mas a minha opinião pessoal é que com o DX12 novos horizonte se irão abrir,e a breve trecho,no segmento dos jogos. 🙂

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Ou a Steam está a perder clientes, que trocam para outras plataformas…

    1. Avatar de ffff
      ffff

      ahahhahah a steam está a perder clientes e o win 10 ganhar clientes cada um disse o que vem a cabeça. O windows 10 vai ser sbstituido por outro sem nunca ser o sistema com mais utilizadores

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Acredita que a Steam não perde clientes…. muito pelo contrário ganha cada vez mais.
      Steam tem 67 milhões de utilizadores activos por mês!

  8. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Tenho o Windows 10 instalado desde que saiu sem fazer instalação limpa depois do 8.1 ,e ainda não o tive de reinstalar UMA vez,e os updates estão em modo automático .Leio aqui bastantes queixas que têm de formatar e instalar de novo ,e sinceramente ,custa-me a perceber o motivo .
    Vejam é se o hardware que têm nas maquinas ,tem os drivers indicados para o SO .

  9. Avatar de censo
    censo

    O artigo começa com uma certeza, e acaba cheio dúvidas…enfim!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, o artigo reporta factos concretos e possíveis explicações. Mas é o que existe. Pode não ir ao encontro das tuas expectativas, tudo bem, é a tua opinião, mas está explicito o que se sabe e o que se pensa saber.

      Analisando friamente e com as certezas que existem “Nos dados da Steam o Windows 10 tem agora uma adesão de 28,6% junto dos utilizadores deste serviço. Este valor representa uma quebra de 17,38 pontos percentuais. Estes valores incluem o Windows 10 de 64 bits, com 28,81% e a versão de 32 bits, com 0,37%.”…

      Depois, como te referi, vamos para o campo das possibilidades então “…estes números parecem ser justificados com a chegada à Steam de muitos jogadores vindos da China. Estes novos jogadores representaram um crescimento 26,83 pontos percentuais, aumentado a participação chinesa nestas estatísticas para 56,37% em Outubro.”

      Portanto, se analisares com todas as tuas faculdade no registo máximo verás que o artigo reporta factos concretos e possíveis explicações. Mas é assim que tem de ser feito. E no final deixa mesmo a indicação que o futuro mostrará cabalmente se as possibilidades serão materializadas em realidade. 😉

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Analisando friamente, desde quando é que uma quebra de percentagem de utilização implica menos utilizadores quando o universo de utilizadores aumenta, como diz o titulo? Lá por o artigo reportar factos concretos nao quer dizer que o titulo não esteja errado e seja mais umas parangonas para gerar cliques.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Tens vários outros números, de fontes credíveis e várias vezes citadas no passado que mostram isso mesmo. Ou nesses casos não é o mesmo?

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Quais as outras fontes credíveis que reportam números e não quotas?

        2. Avatar de stealth
          stealth

          sabes que sendo uma percentagem, quando acrescentas mais de um tipo os outros descem, mesmo os utilizadores ja existentes nao terem mudado

          1. Avatar de Antonio
            Antonio

            Por descer uma % nao quer dizer que o resptivo quantitativo desça. Um exemplo ao contrário: Os utlizadores com w7 desspareciam da Steam, e ficavam apenas os do w10. O n. de utilizadores w10 subiu? Não, manteve-se.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        O título é escrito de forma afirmativa e sem duvidas. Depois o artigo em si muda o tempo verbal, levantando dúvidas. Parabéns Censo: também me senti enganado no título. O resto da-me igual se perde ou ganha seja o que for. É tudo Microsoft. Ponto.

        1. Avatar de Pedro Simões

          A verdade é que olhando para os números, o que acontece é o que está escrito no título, sem tirar nem pôr. O que tens depois, e que não pode ser provado, é uma possibilidade, uma probabilidade, uma interpretação de outros dados.

          Logo, o que está no título está certo. A razão e a causa ainda está por descobrir, de forma efetiva.

  10. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o que a STEAM?

    1. Avatar de Rui Magalhães
      Rui Magalhães

      vapor que depois condensa e afecta os pc’s com windows 10

  11. Avatar de Germano Guedes
    Germano Guedes

    É só uma questão de tempo. Deixa a Adobe acordar e apostar no Linux, os números baixam num instante

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Para o ano é que é…

    2. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Esse foi o melhor comentário.
      Adobe no Linux? Só se ela quiser sair distribuindo seus programas por aí.

  12. Avatar de Lady Beth
    Lady Beth

    É o que dá terem computadores de 300 eur

  13. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Qual ter computadores de € 300,00 qual quê?!
    Até o meu Eee PC 1000HE me custou perto dos € 500,00 há cerca de 9 anos. O meu Aspire 5720 custou mais de € 1000,00 pouco tempo antes. Ambos correm o W10, sendo que o primeiro tem o Home e o segundo o Pro.
    Nenhum ainda foi atualizado para o Fall Creators , porque receio ainda dar o salto. Na verdade, ambos chegaram ao limite do up-grade no hardware: 2Gb e 3Gb de memória respetivamente. O que fazer agora? O Eee PC arrasta-se porque o Atom não consegue lidar com as necessidades do SO.
    Está visto que é substancialmente mais pesado e que com tantas atualizações se torna ainda mais pesado, pois a diminuição no desempenho não se justifica apenas com o hardware desatualizado. Aliás, não é por acaso que os novos portáteis vêm cada vez com mais RAM. O meu novo portátil traz 16Gb de RAM.

    1. Avatar de Nelson Zed
      Nelson Zed

      Os portáteis velhos estão lentos?? Isso tem solução…..LInux….fica como novo!!! Foi o que fiz ao meu HP STREAM 13….o Windows 10 arrastava-se…e agora voa!!!

  14. Avatar de Jesus
    Jesus

    Windows 10 para jogos ainda deixa a desejar, para todo o resto, Windows 10 matou bonito o 7.

  15. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Ainda ontem passei um 1 hora arranjar o Win 10 de uma colega depois um update. O pc trava todo. Foi preciso voltar a retirar e por os drivers quase todos. No mundo de jogos tem sido um terror o Windows 10. Estes updates agressivos torna o sistema muito instavel. E há casos de jogos por falta de suporte deixam mesmo de funcionar no Windows 10. Eu continuo no Win 7 sem problemas nenhuns.

  16. Avatar de ThreadRipper
    ThreadRipper

    Pagas um por um sistema operativo “Windows 10 Pro” e ainda levas com publicidade em forma de popups e instalações não autorizadas: “Experimente a nova aplicação do Facebook acabada de instalar na sua máquina”. Windows passou a ser Adware intragável. O pior é que é Adware que custa 150 euros… mas enfim, não há alternativa credível a esta treta, linux infelizmente (ainda) não é opção para ambiente de trabalho e entretenimento. Carrega Ubunto…

    1. Avatar de Malic X
      Malic X

      Três anos com W10 e nunca tive que reinstalar. E nunca tive qualquer “travadinha”.
      E nada da antivirus. Tinha o AVAST pago e não renovei. Agora é só Defender e siga. Tudo tranquilo. Updates automáticos e nunca vi o tal do “Pop up” a instalar coisas. Estranho.

      1. Avatar de ThreadRipper
        ThreadRipper

        O popup é do sistema operativo. Não é vírus. Windows passou a ser adware… até vem com o candy crush instalado por default… e pelos vistos em cada “atualização” também são adicionadas apps da store automaticamente sem qualquer consentimento – no meu caso foi a app do Facebook. E ainda têm o desplante de lançar popups!!

        1. Avatar de Rui Magalhães
          Rui Magalhães

          confirmo, instalou o candy crush e mais outros 2 que nao me recordo o nome

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ainda consigo comprar o windows 7?
    Podem dizer onde e barato?
    Thx!!
    😀

    1. Avatar de Rui Magalhães
      Rui Magalhães

      kingwin

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Pelo contrário, na China eles não usam Windows, proibição do governo. Lá eles utilizam Linux!

  19. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    Amigos, na STEAM aqui na região que moro Nordeste o que acontece é os usuários parando de usar a STEAM e outro fator é que esta a acontecer muitos erros de UPdate do Windows 10 e não instala o Windows 10 ultima versão ou atualização. Com isso os usuários vão para Windows 7. Eu tenho 6 notebooks que não instala o Windows 10 mais antes estava rodando o Windows 10 até chegar a update ate eles.

  20. Avatar de Janito
    Janito

    Instalei W10 e depois troquei de volta para o 7, uso o 7 até não dar mais

  21. Avatar de António
    António

    A discussão não deveria ser feita em torno de percentagens mas sim à volta de valores absolutos… O Windows 10 não perdeu utilizadores, a Steam é que ganhou utilizadores com outros sistemas operativos o que alterou a share do Windows 10… Há que ter cuidado com as estatísticas…

    1. Avatar de Pedro Simões

      E que provas tens disso? A Microsoft deixou de atualizar esses dados há alguns meses. Será que não é por essa razão?

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        O que é que as estatísticas da Microsoft têm a ver com este caso?
        O artigo refere “…que revelou que o Windows 10 deu um tombo grande ao perder milhares de utilizadores.”
        As únicas estatísticas que têm aqui a ver com o caso são as da Steam.
        E se a Steam não falou num número específico de utilizadores (totais ou novos), não há forma matemática que permita avaliar se perdeu os tais milhares de utilizadores.
        Eu posso ter uma quota de 50% num universo de 100 (logo tenho 50), e posso ter uma quota de 40% num universo de 125 (e tenho os mesmos 50). Perdi quota, mas mantive utilizadores.

  22. Avatar de Rui A.
    Rui A.

    Amim parecem-me normal…para o utilizador comum o Windows 10 está óptimo e mais apelativo esteticamente, mas o Windows 7 não deixa de ser mais leve, e como tal os gamers tiram melhor partido do hardware com o mesmo…maior parte do pessoal que conheço mais virado para os jogos perfer o Windows 7 para jogar
    Não me parece que as estatísticas da Steam(que abrangem praticamente um segmento) possam refletir o todo

  23. Avatar de eu
    eu

    Com estes números, não percebo porquê que em 2017, ainda se comercializa o Windows 32 bits, em vez de desligarem a ficha como fez a Apple a comercializarem as novas versões só a 64 bits.

  24. Avatar de Luiz
    Luiz

    Tenho dois PCs com quase dez anos e quando arrancam tem 1.3 Gb de RAM ocupada. A instalação limpa é sempre melhor porque retira quaisquer ficheiros antigos e descobri que o novo update cria uma nova partição de 480 MB, ao passo que se instalar limpo vai evitar a criação dessa partição. Já testei o Ubuntu gnome na mesma máquina e arrasta-se. quem é pesado quem é?

  25. Avatar de João Reis
    João Reis

    O motivo podem não acreditar é a chegada do jogo Battlegrounds.
    É um jogo exigente a nível de CPU mais do que GPU talvez por isso tenham melhores resultados em Win7

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ja uso Windows, 10 desde o começo e to na creator, tenho 2 HD cheio de jogos ja testei todos todos fucionaram de boa sem nenhum erro, outra coisa tem bom desempenho nos núcleos do processador da e pesquisa ai depois me falaram.
    To jogando Forza Horizon 3 em 4 K Ta bonito imagina configurações em alto @ de 50 fps a 60 e olha em 1 RX470 Devil + i7 3770k preciso falar mais nada.

  27. Avatar de ricardo
    ricardo

    as coisas a meu ver sao simples….
    o windows 7 podemos controlar os updates que por vezes tanto bem podem fazer como mal,no win10 somos OBRIGADOS a intalar a dita actualização.a e tal,podemos tanbem arranjar modos de nao fazer o update no win 10..piratear e tal…para que???temos um sistema operativo que controla a nossa maquina e nao nos a ela.gosto de controlar o meu computador e nao ser controlado por ele.ja tive todas as versoes no meu asus A53k I7 E DEVO DIZER,MELHOR QUE O WIN 7 ULTIMATE NAO HA..e a penas a minha opiniao como user.

  28. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Esta é uma falsa questão, utilizadores gaming China é que sim podemos assumir que preferem windows 7, no entanto quem conhece o perfil de gamer Chinoca sabe que eles são muito competitivos e batoteiros, não digo os dois ao mesmo tempo.
    O jogo do momento Battlegrounds está infestado de cheaters chinocas, eles usam programas que provavelmente correm melhor em Win7 e menos detetaveis como eles preferem.

    Acho que uma analise dos computadores Steam é demasiado restrita ao nicho gaming e não deve ser generalizada.

    Windows10 é melhor em todos os sentidos, quem achar o contrário vai ter problemas de segurança mais tarde ou mais cedo.
    Casos pontuais de HW antigo que não existam drivers originais para Win10. entende-se, mas deve resumir se a placa de som externa e mais um ou outro componente fora do normal.