Apple pode abandonar os modems da Qualcomm já em 2018

8 Comentários

A batalha entre a Apple e a Qualcomm tem levado a que estas duas empresas se encontrem em tribunal e que troquem acusações sobre a sua postura e sobre a sua forma de fazer negócios.

Ciente da dependência que a Apple tem dos seus chips, a Qualcomm tem deixado os casos decorrerem, esperando um desfecho que lhe interesse. Essa dependência pode ter agora os dias contados, com a Apple a preparar-se para abandonar este fabricante.

Apple Qualcomm

Apesar de não ser uma empresa que produza componentes, a Apple tem tentado a todo o custo não depender dos seus fornecedores ou, quando tal não é possível, procura ter sempre mais que uma fonte de componentes.

O caso com a Qualcomm deixou exposta mais uma dessas dependências e a forma como isso pode afetar os equipamentos da Apple, algo que a empresa não deseja.

Para evitar isso, sabe-se que a Apple estará a preparar-se para abandonar já em 2018 a Qualcomm, optando por usar modems de outros fabricantes nos seus equipamentos diversificando a sua procura.

Apple Qualcomm

Segundo as fontes desta informação a escolha da Apple estará a recair sobre a Intel e sobre a MediaTek, concorrentes diretos da Qualcomm e com capacidade de oferecer alternativas. Na verdade a Apple já usa modems da Intel há alguns anos, desde que o iPhone 7 foi lançado.

A decisão da mudança terá surgido depois da Qualcomm ter recusado fornecer à Apple o acesso a software dedicado à realização de testes nos modems que equipavam os protótipos do iPhone.

Com um domínio do mercado que ultrapassa os 50%, a Qualcomm vê assim os seus concorrentes mais diretos a ganhar terreno e a conseguir um lugar de destaque junto de um dos maiores clientes destes modems. A decisão poderá ainda não estar fechada, mas é inevitável que venha a acontecer esta mudança.

Fonte

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Não é que a Qualcomm não merceça… mas a Apple acaba por não conseguir… O problema não são somente os componentes em si mas também as patentes… Se a Qualcomm não os produzir os modems, outra firma o faz e pagam royalities à Qualcomm…

    Nunca foi filosofia da Apple fazer pazes com empresas… Sim… a Qualcomm complicou

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      …é… muito boa e educativa a filosofia de fugir às responsabilidades… junte a UE à fila. LOL

      1. Avatar de Alberto Orácio
        Alberto Orácio

        Como a Samsung e a Google e outros estão do lado da Apple, então depreendo que preferes a filosofia de usurpar das patentes e dar um pontapé nas leis da concorrência?

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    É curioso que a conclusão que fazem no fim da noticia é sempre a tomar partido da Apple. Quer dizer, a Qualcomm perde mercado, e a Apple? Não será que esta é que perde mais, pois os modems da Qualcomm estão anos à frente de qualquer concorrente e assim e mais uma vez o iPhone não justifica o elevado preço que tem? Pensem nisso…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, isso és tu que vês. No final é apenas a constatação que até nem a vejo como grande vantagem para a Apple. A Apple vai perder um parceiro que é apenas o maior fabricante no seu segmento e a Apple deixará de ter um dos mais preponderantes criadores de tecnologias móveis. E está lá mesmo isso dito, a Qualcomm tem mais de 50% do mercado não está nada escondido e a Apple ao sair…. agora tu é que 😉 é aquela coisa 😀

  3. Avatar de Pedro Arantes
    Pedro Arantes

    * IPhone 7, está aqui uma pequena gralha nesta palavra 🙂

    “modems da Intel há alguns anos, desde que o iPone 7 foi lançado.”

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado Pedro pelo reparo.

  4. Avatar de Leonel Silva
    Leonel Silva

    A Apple a provar do próprio veneno!
    http://www.youtube.com/watch?v=hRpujjwukMY