Incêndios: Anacom sugere que operadores não cobrem serviço

14 Comentários

Toda a gente conhece a triste história dos incêndios em Portugal. Muitas foram, infelizmente, as vítimas mortais, muitas casas arderam e há famílias que ficaram simplesmente sem nada.

Após tanta tragédia, hoje a ANACOM decidiu recomendar aos operadores que não cobrem aos clientes o período de tempo em que estiveram sem serviços de telecomunicações por causa dos incêndios.


De acordo com a informação publicada no site, a ANACOM considera que não faz sentido que os operadores onerem as populações e empresas afetadas pelos incêndios, que já sofreram elevados custos económicos e sociais, cobrando-lhes um serviço que efetivamente não esteve disponível.

O reguladora das comunicações considera ainda que “sendo indiscutível que a suspensão dos serviços não resultou de um ato voluntário do prestador, nem de um ato que lhe seja imputável, é inquestionável que a privação dos serviços também não é imputável aos assinantes, não se justificando que sejam penalizados com o encargo de pagarem um serviço do qual não usufruíram”.

Perante isto, a ANACOM considera que deverão ser os prestadores de serviços a promover, por sua iniciativa, o acerto dos valores cobrados, realizando aquilo que se considera ser, acima de tudo, um imperativo de justiça.

Atualização

Entretanto a Meo já confirmou que não vai cobrar durante 3 meses aos clientes afetados pelos incêndios. Ainda não se sabe quais serão as decisões da Vodafone e NOS.

ANACOM

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Serio? Se não tenho serviços sem ser por,minha culpa nao pago! Isso é das coisas mais normais, agora os operadores pretendiam cobrar? Vergonhoso

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      O banco também perdoa a mensalidade dos carros e casas queimadas?

      1. Avatar de Quim Zé
        Quim Zé

        Boa comparação! Um empréstimo bancário com um contrato de prestação de serviço. Estavas tão bem num guardanapo…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        O banco emprestou efetivamente o dinheiro das mensalidades.
        É como agora o supermercado que fechou continuar a cobrar pelas batatas que não vende…
        A operadora não é responsável pelas infraestruturas? Se os cabos não chegam a casa estão a vender o quê?

  2. Avatar de Bérrio
    Bérrio

    MEO não vai cobrar durante 3 meses…hahahahahahahahah mais valia estarem calados, então passado três meses e se as pessoas (por este andar) ainda não tiverem casa, vão ligar se a um eucalipto?????????????
    Cambada de corruptos.

    1. Avatar de Manel curto
      Manel curto

      De acordo!!!

    2. Avatar de PGomes
      PGomes

      Isso está incorrecto.
      A MEO não só vai suspender a cobrança de facturação durante o periodo de avaria, como ainda por cima vai oferecer 3 mensalidades grátis aos clientes afectados.

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    A palhaçada do meu pais, nao cobram pois ta bem e quem vai pagar as novas estruturas por esse Portugal que ardeu. Lisboa Porto Faro vao pagar. É tudo bonito cuspir para o ar mas no fim leva se com a escarreta em cima. Meo 3 meses devia se ser um ano todas as redes, ate se construir tudo não vai ser numa semana nem em 3 dias, so se forem casas pre fabricadas tipo umas 10 mil para começar

    1. Avatar de David
      David

      Quem é que paga para que ” Lisboa, Porto e Faro ” , tenham serviços de fibra/telecomunicações a preços da chuva? Os clientes do interior com servidos ADSL / Satelite com qualidade da treta., com preços iguais ou superiores aos das cidades. Pense.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        +1 Aliás, moro perto de Lisboa e pago 46,90€ por ADSL 3! Play. Para além de não fazer sentido cobrar aos afectados pelos incêndios, a MEO é logo a primeira a chegar-se à frente para dizer que são uns benfeitores e que não vão cobrar! Contudo, não dizem a chulice de preços cobrados a clientes do interior ou periferia das cidades que pagam a preços desproporcionais serviços de ADSL comparativamente com a fibra. Com esta calamidade, devia-se tb apurar junto das entidades subcontratadas pelas operadoras os km orçamentados de colocação de cabo enterrado e os que vão por postes, pois vai haver uma grande discrepância. Grande parte é paga como estando enterrada e depois quando há incêndios as populações ficam sem comunicações, estranho!

      2. Avatar de Louro
        Louro

        É o pessoal que vive nessa mesma zona, pois dao lucro suficiente para pagar as estroturas nas outras zonas.

  4. Avatar de Nuno Ramos
    Nuno Ramos

    Isto nem deveria ser notícia!!! Era o que mais faltava cobrarem por um serviço que nem sequer está a ser prestado!!! Enfim…

  5. Avatar de Diogo Dias
    Diogo Dias

    Podem cobrar à vontade… Os 17 dias que estou sem serviço e ainda os que faltam estar não vou pagar

  6. Avatar de xuxuxu
    xuxuxu

    Totalmente mentira. A MEO cobra e obriga a pagar quem não tem o serviço por culpa dos fogos. Farto de reclamar para corrigir a factura e não corrigem.