Rede Wireless segura em 12 passos!

40 Comentários

Todos nós sabemos que quando instalamos um sistema deste tipo, por norma o sinal vai para além da nossa casa e que em muitas situações outras pessoas usam e abusam da nossa rede para sacar filmes, mp3, andar no msn, ir ao orkut, ver o e-mail, etc, etc.

Outra situação que muita gente não se apercebe é que quando alguém (vamos meter o vosso vizinho ao barulho !!!) consegue entrar na vossa rede é como se o vosso computador estivesse ligado por cabo ao computador do vosso vizinho, se tiverem partilhas disponíveis (visíveis), certamente que o vosso vizinho que é um mafioso vos “roubará” todo o material que lhe interessa… Sim, sim, se tiverem fotos, essas são as primeiras a serem confiscadas, hum tipo… vocês em posições menos descentes…. essas vão de certeza e caíram certamente no mundo da INTERNET. ATENÇÃO !!!


Este artigo tem como finalidade definir algumas regras básicas que irão certamente proteger e barrar o acesso a pessoas não desejadas à vossa rede. Desta forma já podem andar mais descansados, dizer bom dia e boa tarde ao vizinho nas escadas (…e esquecerem aquela panóplia de nome que lhes queriam chamar há uns tempos atrás como por exemplo, anjinho !!!) e até ir à “churrascada” para a qual ele vos convidou.

Algumas regras básicas para proteger a sua rede sem fios

1) Mudar a password e utilizador de gestão no router

A alteração das credenciais de acesso ao router, que vêm por omissão, devem ser de imediato trocadas. Caso contrário, uma rápida pesquisa no Google e eureka!!!. Lá estão elas. Aqui está um exemplo: Passwords e users por omissão

 

2) Mudar a encriptação

A encriptação WEP de 64 bits já não é muito utilizada uma vez que foi quebrada em 2001. Aconselho a usarem uma encriptação de 128 bits. Mas mesmo perfeito, perfeito, perfeito é usarem WPA ou mesmo WPA2. Saber mais sobre: WEP e WPA

 

3) Desabilitar o broadcast do SSID

Desta forma escondemos a nossa rede, mais concretamente o nome da nossa rede (SSID – Service Set IDentifier), tornando mais difícil aos intrusos descobrirem a existência de uma rede. Mais sobre SSID

 

4) Filtrar os clientes por MAC Address

Devemos incluir o endereço MAC, de cada interface, das máquinas que terão permissão de se ligar na rede e bloquear todos os outros. Para saber o MAC da sua interface vá à linha de comandos e escreva ipconfig /all.

O comando devolverá uma string do tipo 00-A0-1A-53-45-A3. Saber mais

 

5) Limitar a atribuição de IP

Outra forma de configurar segurança na nossa rede é limitar a atribuição de endereços IP, isto é, tornar só disponíveis o numero de endereços IP que pretendemos. Como medida radical pode-mos sempre definir o ponto 7.

 

6) Efectuar upgrades ao firmware do router

Convém de vez em quando verificar se existem actualizações para o seu router. Por norma, essas actualizações resolvem bugs verificados no aparelho e em muitas situações aumentam a performance.

 

7) Desabilitar o DHCP

Ao desabilitar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), o utilizador deverá configurar manualmente o endereço IP, máscara, gateway e DNS na sua máquina. Desta forma, os intrusos terão de saber qual a gama de IP’s utilizada na nossa rede. Saber mais sobre o protocolo de atribuição de endereços IP: DHCP

 

8 ) Habilitar o firewall do Router

Alguns routers já trazem firewalls. Se é o seu caso deverá então habilitá-la. Outra opção é bloquear os pings ao router (bloquear o protocolo ICMP – Internet Control Message Protocol).

 

9) Posição estratégica do Router

Esta medida nem sempre é fácil, uma vez que há alguns routers que conseguem enviar o sinal para além daquilo que nós queremos. Para isso devemos testar a partir de alguns lugares da nossa casa de forma a minimizarmos a “fuga” de sinal para outras habitações. Existem também alguns routers que permitem configurar a “força” de sinal.

 

10) Observar diariamente os logs

Os logs são o nosso “big brother” da rede, ou seja, o diário (não perfumado) da rede . Registam por norma tudo aquilo que passa na nossa rede: autenticações, acessos, acessos indevidos, etc etc. No meu router (Belkin), os logs encontram-se em Security log.

 

11) Usar um Radius

Para quem pensar em ter uma solução mais profissional devem usar um RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service – para autenticar os utilizadores). Como exemplo gratuito temos o freeradius que é uma excelente opção.

 

12) Desabilitar a gestão remota

Convém desligar a gestão remota do router via placa wireless. Para a gestão do nosso router podemos sempre usar o tradicional cabo de consola com fichas DB-9 (para ligação a portas COM).

 

É claro que existem muitas outras possibilidade para garantir segurança numa rede wireless. Neste artigo foram debatidas as mais básicas e comuns formas de resolver muitas situações. É claro que se alguma coisa acontecer à nossa rede, o nosso vizinho será o primeiro a apanhar com as culpas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cesar
    Cesar

    Parabéns pelo artigo.

  2. Avatar de Alexx
    Alexx

    Muito bom e elucidativo. Todavia ficou-me uma ligeira dúvida, como é que tipos como eu, Foneros com uma rede de partilha/convite social se organiza …?

  3. Avatar de aver
    aver

    “Posições menos descentes” ? A descer por onde ?

  4. Avatar de Carlos Costa

    Parabens pelo artigo!!!!!!

    Hoje em dia é cada vez mais necessário algumas ajudas neste sentido.

    As grandes vitimas são os utilizadores de casa, estes julgam estar completamente seguros nas suas internet’s sem fios. Sofrem grandes somas nas facturas ao final do mes.

    Não basta aos fornecedores ISP venderem os “grandes” produtos sem fios. Estes tém de garantir uma boa instalação e, muito importante, uma assinstencia téncica rápida.

    Sou uma grande seguidor deste espaço. Continuem com o bom trabalho!!!!!

    Carlos Costa

  5. Avatar de Deoki

    Quase todos os dias eu me ligo a uma rede wireless qualquer (o chamado “Piggybacking” ou “WAN-Leech”).
    E se tiver ligado a corrente sem ter de me preocupar com a bateria do laptop, aproveito sempre para entrar no router, configurar o virtual server e deixar sempre os meus programinhas a sacar a vontade, MAS SO SE O WHOIS INDICAR QUE O ISP É NETCABO!
    Razão? Não se paga pelo tráfego, então qual é o mal em partilhar a nossa web?

    A internet deveria ser a borla e acessível para todos, desde que todos tivessem consciência das suas acções.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O mal de partilhar a nossa, rede, não é pagar, mas os outros puxam a rede toda para eles e nós, o dono da rede, ficamos sem nada!

  6. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    bem, para quem comprou ontem um router wireless
    isto é ouro…
    quiça platina:P

  7. Avatar de dc
    dc

    @Alexx

    Eu também sou Fonero, e o que faço é mudar a chave WAP de semana a semana, pelo menos da rede privada, a rede FON_AP tenho 512KBps de largura de banda disponível que dá muito bem navegar na net, ver e-mail, etc
    Mas se eu encontrar algum Leecher a fazer Downloads na minha rede, simplesmente faço um “controle” das horas em que o Nick do Leecher se liga ao meu AP, e depois de x em x tempo ponho-lhe uma caixa de cartão forrado com papel de prata em cima do Router ou simplesmente desligo-o.

    CUMPS

  8. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Muito bom.. so tenho pena que o meu router nao tenha WPA.. de resto ja estava tudo configuradinho e bonitinho..

    1. Avatar de antonio

      O seu ruter não tem WPA? não faz mal. Pode buscar os programas wap- wap2 e configurá-los. Gostou? Boa sorte.

  9. Avatar de ApeOfGod

    adorei o artigo: tá completo e excelente. mas a cena de desligar a gestão remota e usar a porta COM é que bate na trave (na minha opinião): já me passaram dezenas de routers pelas mãos, e, muito honestamente, ou eu estava muito distraído, ou NENHUM deles tinha gestão por DB9… mas equivalente seria desligar a gestão por HTTP, ou mudar a porta dessa gestão, ou até desactivar e usar TELNET.

  10. Avatar de ppinto
    ppinto

    @ApeOfGod
    Pois…estes routers de trazer por casa configuram-se por norma até através de um crossover…no entanto os routers mais profissionais é mesmo através de COM…na sua configuração inicial…Assim como os Access Points…

    Mas fica registado…desligar a gestão via HTTP..

    Pedro Pinto

  11. Avatar de Buno
    Buno

    Muito bom mesmo.. Obrigado.

    Fiquei apenas com duas duvidas:
    – no ponto 9) referes que existem também alguns routers que permitem configurar a “força” de sinal. Como posso ver a “força” com que o meu sinal é enviado e, se quiser, alterá-lo? É que em uma das divisões da minha casa o sinal não chega e queria muito que chegasse.
    – gostaria de saber se o MAC Address é um valor estático. É que eu tenho um IP dinâmico e quase tds as semanas tenho de o mudar nas configurações do router (mas não me importo pq julgo que é mais difícil crackar um IP dinâmico do que um estático), contudo gostava de saber se o facto de ter um IP dinâmico não vai tb alterar o MAC Address tds as semanas.

    Obrigadão pelo mini tutorial. 😉

  12. Avatar de ppinto
    ppinto

    @Bruno

    – Preciso de saber qual a marca e modelo do teu router para saber se é possível configurar a “força” do sinal

    – O endereço MAC é um endereço Único ou seja, não existe outro igual no mundo (apesar de haver algumas ferramentas que permitem alterá-lo). Os três primeiros octetos são destinados à identificação do fabricante, os seguintes são fornecidos pelo fabricante, o que perfaz um endereço do tipo xx-xx-xx-xx-xx-xx.

    Pedro Pinto

  13. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Sacar as fotos dos vizinhos que se lixe, eu queria era as fotos de algumas vizinhas 😀

  14. Avatar de UKN
    UKN

    Muito bom o artigo.

    Fiz pela primeira vez o “download em PDF” da pagina e está muito bom.

    Parabens.

  15. Avatar de AGENOR

    Parabens pelo artigo Rede Wireless segura em 12 passos .
    Fico grato agenor

  16. Avatar de AGENOR

    O artigo publicado sobre Rede Wireless segura em 12 passos esta estar um barato.

  17. Avatar de Koallupi
    Koallupi

    Tomara eu conseguir partilhar a net da box da vodafone no win vista com pessoal cá em casa… aceito dicas obviamente

  18. Avatar de Carlos Costa

    O Windows Vista ainda vai dar muito que falar!!!!! Só esta semana, recebi alguns clientes com problemas para integrar i vista em redes existentes.

    E viva o RollBack Vista to XP

  19. Avatar de InforAssist.net

    Bastante bom o artigo, Parabens.

  20. Avatar de Amorekito
    Amorekito

    muito bom..realmente foi esclarecedor, tirou muitas duvidas…parabéns pelo excelente artigo !!!

  21. Avatar de César

    Os manbos aqui ensinados são bwé fixe curte das cenas ya “N7”

  22. Avatar de Flavio Toledo
    Flavio Toledo

    muito importante este tutorial principalmente para pessoas com pouco conhecimenteo sobre rede, sao dicas essenciais para quem possui rede sem fio poderia acrecentar mais um itens como dica para criar uma senha forte por exemplo.

  23. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Muito legal este artigo, ajudou bastante. Obrigado.

  24. Avatar de samuel
    samuel

    existem outros meios de se invadir uma internet wireless

    NÃO EXISTE INTERNET WIRELESS 100% SEGURA !

    1. Avatar de Pereira
      Pereira

      Pois não, tens toda a razão. Mas não é muito fácil mesmo para profissionais invadir uma rede com uma password forte WPA2 e sem WPS activo.

  25. Avatar de samuel
    samuel

    existem outros meios de se invadir uma internet wireless !

    NÃO EXISTE INTERNET WIRELESS 100% SEGURA !

    Mas essas dicas resolvem 70% da segurança parabéns

  26. Avatar de luiz

    eu nao pressebo nada de informatica mas este site ta uma maravilha

  27. Avatar de luiz

    Professor Hugo » Burlando a segurança de uma rede sem fio

    esse nome e so para te armares nao é ?
    mas td bem eu tb punha luiz o maior haker daki du sitio

  28. Avatar de Anastacio Fernando
    Anastacio Fernando

    Olá adquiri há pouco um Router,e li por que me foi remendado,por um amigo a vossa pagina,pergunto como modifico a passe original do modem? um abraço

    Fernando

  29. Avatar de DAGOB

    Voce bem que poderia conseguir uma apostila em PDF atualizada. iria nos ajudar bastante. obrigado anyway.

  30. Avatar de SrVitó
    SrVitó

    Uma coisa que realmente aconselho a todos aqueles com redes Wireless expostas aos marginais, é a verificação diária dos vossos logs e MAC Adress ligados ao vosso router.

    Assim será mais fácil banir pessoas que tenham conseguido ultrapassar a vossa segurança.

  31. Avatar de Ivo Bazilio
    Ivo Bazilio

    Falta ai uma coisa importante apesar do artigo estar muito bom.
    Desligar o router quando não é utilizado poupa energia e chatiçes.

  32. Avatar de Sergio
    Sergio

    Boas

    eu alterei a pass e username para entrar no router, só que agora já não me lembro das alterações.

    A solução é fazer um Hard reset ao router, no entanto tenho dúvidas na reconfiguração do router…

    Passo a explicar a minha dúvida:
    Primeiro faço um hard reset,para pôr o user e a pass de origem

    depois na pagina de config do router vou a ligação de banda larga e faço desligar a ligação.
    por defeito está ligado com um user e uma senha.
    Ao mandar desligar aparece o local para colocar o meu user e a minha senha da internet.

    Agora a minha dúvida é justamente se este user e respectiva senha é o mesmo que utilizo na área de cliente (http://pkgadmin.sapo.pt/pca/MainLogin.html
    ) que é do género:

    user: as1234567@sapo.pt
    pass: xxxxxxxx

    ou um outro???

    Alguém que já fizesse Hard reset ao router pode dar uma ajuda?

    Obrigado, e continuem porque este é um excelente fórum!

  33. Avatar de Helder Neves Cristovão
    Helder Neves Cristovão

    uma rede protegida tem mais fiabilidade de trabalho porque as informaçoes contidas, na rede uma certa empreza, os outros não podem acessalo, porque é confidêncial para mesma enpreza, por isso é que é necessario proteger uma rede contra os inavasores / hakres

  34. Avatar de Helder Neves Cristovão
    Helder Neves Cristovão

    bwe da fixe comentarios sobre protecção de sites;
    1ª quando se crias uma rede quer de empreza ou particular, melhor,; proteger dela contra Invasores ou hakres!!!
    EnG helder

  35. Avatar de CodingGuy
    CodingGuy

    O WPA2 já foi quebrado :\

    1. Avatar de CodingGuy
      CodingGuy

      O Filtrar os clientes por MAC Address também não serve de muito, visto que o MAC pode ser falsificado por um atacante :p