TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017

60 Comentários

Hoje em dia qualquer editor de texto oferece um vasto conjunto de funcionalidades. Este tipo de ferramenta pode ser usada nas mais diversas tarefas que vão desde a programação, registo de texto simples, ajuda na configuração de serviços, listagem de ações, etc.

Hoje apresentamos um TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017. Veja se falta algum.


1# Notepad++

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

2# Visual Studio Code

O contrário da plataforma Visual Studio, o Visual Studio Code é simplesmente um editor de texto que oferece um conjunto vasto de funcionalidades.

Este editor é multi-plataforma, gratuito e é direcionado para programadores que procuram um simples IDE , leve mas ao mesmo tempo completo.

3# Atom

O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.

4# Sublime Text

Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.

5# Brackets

Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.

6# Bluefish

Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, JSP, Python, entre outros.

O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.

7# Light Table

Light Table é considerado um editor de texto altamente moderno e inovador. Este editor pode ser facilmente personalizado, podemos embeber gráficos e ver em tempo real o resultado de um determinado código. Vale a pena experimentar.

8# Vim

O Vim é um dos principais editores de texto do GNU/Linux. São fantásticas as suas capacidades e por isso é um dos eleitos pela maioria dos utilizadores. A interface não é muito amigável e no principio é difícil dominar o editor.

9# UltraEdit

Tal como o Sublime Text, o UltraEdit é também um editor muito completo em termos de funcionalidades. Este editor pode ser facilmente personalizado e até podemos configurar ligações FTP, SSH, Telnet para trabalhar em código que está do lado do servidor.

10# nano

Uma das ferramentas mais usadas em qualquer sistema GNU/Linux é sem dúvida o editor de texto. Ao nível da linha de comandos são várias as opções mas um dos mais populares é sem dúvida o nano.

E são estes alguns dos bons editores de texto que existem hoje no mercado. Os primeiros que apresentamos são os mais completos e por isso são também dos mais populares.

Qual o editor de texto que usa atualmente?

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    E o gedit?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também é bom…eu uso com frequência no Ubuntu.

  2. Avatar de Joaquim Lérias
    Joaquim Lérias

    Não é de 2017 mas não nos podemos esquecer do EDLIN 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não conheço, obrigado pela sugestão

    2. Avatar de Jose Baptista
      Jose Baptista

      Se bem me lembro esse editor remonta ao MSDOS 3.3. Era essencialmente utilizado para criar/editar ficheiros Batch.

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Por acaso remonta à primeira versão do MS-DOS.
        Era o editor do sistema operativo. Ainda gastei algumas teclas com ele.

  3. Avatar de TextWrangler
    TextWrangler

    E o TextWrangler??

  4. Avatar de LnxSlck
    LnxSlck

    Kate, Leafpad, Medit, Mousepad, Lime Text

  5. Avatar de Telmo Gaspar
    Telmo Gaspar

    Notepad++

    the best!

  6. Avatar de Ze pombo
    Ze pombo

    Boas Pedro pinto,
    Top de editores sem o emacs é como dizer que os 3 maiores clubes de futebol em Portugal são o marítimo, o Estoril e o paços de ferreira.
    Se o notepad ++ é “poderosíssimo”, então o emacs é de outro mundo de certeza…
    Aliás, o emacs é tão bom que mesmo avaliando contra ide’s conhecidos, dependendo da linguagem, é até bastante superior…
    Posto isto, não será melhor uma adenda ao texto?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estive para colocar, aliás já o fizemos em outros Tops…mas é para variar um pouco.

      1. Avatar de Ze Pombo
        Ze Pombo

        Pedro Pinto,
        já agora, na zona no notepad++, onde diz “…É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação…”, eu percebo o que quer dizer, mas não está de todo correcto. Alias, para algumas linguagens de programação, como exemplo Haskell, entre outras, é extremamente difícil ao editor (seja ele qual for) reconhecer de forma correcta a estrutura do código aberto (quando abrimos um ficheiro com código).
        Por coincidência, ainda outro dia estive a ver um video de um tipo sobejamente conhecido no mundo do Haskell (Edward Kmett), por (The lens package) entre muitos outros projectos. Video esse que ele abordava precisamente este assunto. E se repararem, ele no video usa na sua apresentação o Visual Studio Code para editar o código (isto não quer dizer que este seja melhor que os outros)…
        Link do video: https://youtu.be/Txf7swrcLYs
        Aconselho aos aficionados por computação a verem, muito bom. Para aqueles que não seja da area, imagino que o video nao tenha grande (nenhum) interesse.
        Cumprimentos

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, o Netepad++ ajuda mas como não é específico para aquela linguagem….não é o melhor.

  7. Avatar de IC
    IC

    Em macOS uso o TextWrangler, em Windows o VSCode

  8. Avatar de Cthulhu
    Cthulhu

    Se são todos bons e não são apresentados pontos negativos para nenhum deles, porque motivo é isto um top e não uma lista?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pontos negativos? Haverá certamente…mas isso é para cada utilizador.

  9. Avatar de Samuel Pereira
    Samuel Pereira

    Notepad++
    Brackets

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu costumo usar o NotePad++, mas acho que sou capaz de experimentar o LightTable, pareceu-me muito interessante.

  11. Avatar de anon
    anon

    Já para não falar que permite editar texto por cima uma ligação ssh de forma transparente e todos os plugins funcionam na mesma (autocomplete, etc) e se a ligação quebrar conseguem editar o ficheiro na mesma, sendo restabelecido quando se ligarem outra vez. Digam lá como podem fazer isto com o nano.

  12. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Editores de texto? Ou editores de código?
    Ou então, o que são os do MSN Office e Libre office, etc.!?

    1. Avatar de BlinZk
    2. Avatar de Pedro Pinto

      Editores de texto…que também podem ser editores de código.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Sim, são editores de texto, com funcionalidades para programadores, mas não é e nem sequer se aproxima de um IDE.

    4. Avatar de JPB18
      JPB18

      Microsoft Office, LibreOffice, e companhia têm outro nome: Processadores de Texto

  13. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Onde está o Office 2016?

    1. Avatar de Rui Pereira
      Rui Pereira

      Podes esquecer o Office 2016. Na pplware só gostam do linux. Eu não largo o meu windows por nada.

  14. Avatar de jAugusto
    1. Avatar de bruno
      bruno

      Mesmo isso, leve e com o nível de complexidade que um gajo quiser para si. Só isso esse

  15. Avatar de Crow-
    Crow-

    Uso o VS Code tanto em macOS como Windows.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Same here!

  16. Avatar de Francisco Moreira
    Francisco Moreira

    VS Code e Sublime 3 ftw

  17. Avatar de S Pimenta
    S Pimenta

    Então e o Emacs? Esse sim é que faz tudo!

  18. Avatar de João
    João

    Eu uso o QtCreator, também é bonzinho.

  19. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    Atom all the way. Simples, telemetry opt out, bla bla bla e ainda se pode colocar addons atraves da sua vasta lista de packages e ainda tem package manager integrado, para alem de ser bastante apelativo visualmente.
    Eu quando escolho programas visito sempre o site Slant.co, onde utilizadores, como eu e tu, colocam o que acham melhor e pior acerca de um software…
    De acordo com o slant (ou seja, os utilizadores) o top 10 é:
    Vim
    Neovim
    Visual studio code
    Sublime text
    Atom
    Spacemacs
    Geany
    Emacs
    Scite
    Macvim

    Este é o top para todos os sistemas operativos, seja ele windows, mac, linux, android ou whatever.

    É engraçado como o notepad ++ e o brackets sao muito anunciados nos sites do tipo pplware mas nenhum utilizador no Slant os recomenda… Afinal o Notepad ++ é só o top 13 no slant… Lol

    1. Avatar de Ze Pombo
      Ze Pombo

      Boas Khidreal,
      “…Atom all the way. Simples, telemetry opt out, bla bla bla e ainda se pode colocar addons atraves da sua vasta lista de packages e ainda tem package manager integrado, para alem de ser bastante apelativo visualmente…” <– Pois, mas isso do Atom (que alem do Emacs, é o único que tenho aqui instalado) é quase um bebe comparado com o VI ou o Emacs, alias, não oferece nada a mais que os velhinhos do mundo *nix, pelo contrario, oferece menos… a única coisa que ainda se pode dizer que seja "diferente" será no aspecto visual, mas isso é como tudo, há quem goste de ambientes com caixas e menus e botões, e há quem goste do ambiente o mais simples possível….
      Cumprimentos

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu uso notepad do Windows. Não tenho necessidade de mais! Artigo interessante. Só conhecia o notepad++…

  21. Avatar de Diogomm
    Diogomm

    Uso o notepad++ à anos. Principalmente para editar rapidamente algum código. É uma ferramenta leve mas poderosa e todas as minhas máquinas estão equipadas com ela.
    Utilizei o visual studio mas achei mais pesado e rapidamente o deixei de o utilizar.

  22. Avatar de Luís
    Luís

    Deixo aqui um excerto sobre o Emacs cuja omissão foi uma falha grave deste artigo.

    “Why Emacs?

    Emacs will change how you think about programming.

    Emacs is totally introspectable. You can always find out ‘what code runs when I press this button?’.

    Emacs is an incremental programming environment. There’s no edit-compile-run cycle. There isn’t even an edit-run cycle. You can execute snippets of code and gradually turn them into a finished project. There’s no distinction between your editor and your interpreter.

    Emacs is a mutable environment. You can set variables, tweak functions with advice, or redefine entire functions. Nothing is off-limits.

    Emacs provides functionality without applications. Rather than separate applications, functionality is all integrated into your Emacs instance. Amazingly, this works. Ever wanted to use the same snippet tool for writing C++ classes as well as emails?

    Emacs is full of incredible software concepts that haven’t hit the mainstream yet. For example:
    * Many platforms have a single item clipboard. Emacs has an infinite clipboard.
    * If you undo a change, and then continue editing, you can’t redo the original change. Emacs allows undoing to any historical state, even allowing tree-based exploration of history.
    * Emacs supports a reverse variable search: you can find variables with a given value.
    * You can perform structural editing of code, allowing you to make changes without breaking syntax. This works for lisps (paredit) and non-lisps (smartparens).
    * Many applications use a modal GUI: for example, you can’t do other edits during a find-and-replace operation. Emacs provides recursive editing that allow you to suspend what you’re currently doing, perform other edits, then continue the original task.

    Emacs has a documentation culture. Emacs includes a usage manual, a lisp programming manual, pervasive docstrings and even an interactive tutorial.

    Emacs has a broad ecosystem. If you want to edit code in a niche language, there’s probably an Emacs package for it.”

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Grave mas propositada. 🙂

    2. Avatar de Ze Pombo
      Ze Pombo

      Boas Luís,
      o que foi você fazer 🙂 … agora toda a gente vai querer ver que maravilha será essa do Emacs.
      Depois de 10 minutos de uso vão achar que aquilo é muito complexo, que não é pratico tanto Ctrl e Alt, vão achar estúpido que um gajo (que supostamente programa) tenha eventualmente de olhar para umas linhas de Emacs lisp para melhorar a sua experiência e deixar o “seu” editor de texto único e adaptável a si próprio, e vão voltar para coisas como o Notpad++, para o Sublime, para o Brackets, o Atom, o TextWrangler, o TextMate e por ai fora.
      Eles são todos giros, visualmente todos bonitos, alguns com mais menus, outros com umas cores mais da moda, outros fazem de características básicas uma grande coisa, muitos ainda com a grande e ridícula/perigosa característica de colectarem dados e enviarem para terceiros, chamam a isso telemetria 🙂 E todos adoram que se use o rato, mas de características essenciais para um programador, não há nada que não tenha visto no velhinho (de idade) Emacs.
      E o mais incrível é que se pode modificar o Emacs para ficar todo bonito, tal como qualquer outro editor hoje em dia anuncia, e continuar a desfrutar de todas as funcionalidades… e sem espionagem revestida de telemetria…

  23. Avatar de Chauke Stephan Filho
    Chauke Stephan Filho

    Eu chamaria um editor de texto de “Codeditor”. Com isso não haveria confusão semântica com os ” Processadores de texto”. O neologismo que proponho é palavra sintética que dispensa locuções de pronúncia mais demorada.

    Está na hora de nós aportuguesarmos o vocabulário do campo semântico da informática. Até quando copiaremos a terminologia do inglês? Muitos profissionais da computação aparentam querer trocar a língua portuguesa pela língua do grande bandido George W. Bush. O que ganharíamos com fazer do português um arremedo do inglês?

    A quem se sente melhor falando o inglês, sugiro a ajuda de um psicólogo para que tenha recuperada a sua autoestima.

    E aos babacas portugueses contrários ao Acordo Ortográfico, proponho que consultem um oftalmologista. Assim os ceguinhos saberiam distinguir o maior defensor do português, que é o Brasil, do seu maior inimigo, que são os Estados Unidos.

  24. Avatar de José Marinha
    José Marinha

    Notepad++ e o Textwrangler

  25. Avatar de Pedro Rito
    Pedro Rito

    E o Microsoft Word? Onde fica?

  26. Avatar de tfm
    tfm

    PSPad também é um bom editor… Tinha Ft mananager e db explorer

  27. Avatar de Julio Damasceno
    Julio Damasceno

    RJText também é uma ótima escolha.
    https://www.rj-texted.se/

  28. Avatar de Sérgio Agostinho
    Sérgio Agostinho

    Eu uso notepad++ e InDesign , para mim em termos de mexer em código e em texto é o q prefiro , qnd em ambiente Windows.

    Em Linux já vou p outros mundos, como uso o Kali ferramentas não me faltam.

  29. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Eu uso o NOTEPAD ++ , mas o unico problema que tive na altura, foi a má gestão para ficheiros demasiado grandes. Só com o UltraEdit consegui resolver.

  30. Avatar de Daniel Bomfim
    Daniel Bomfim

    O único desta lista que consegue abrir arquivos com mais de 400MB é o ultraedit! O melhor!

  31. Avatar de Hubert
    Hubert

    Editor joe para Linux

  32. Avatar de Caio Cruz
    Caio Cruz

    Faltou EditPad. Tentei no Notepad++ pra abrir um arquivo de 100 GB, ele não consegue. EditPad é ilimitado e muito rápido.

  33. Avatar de Emerson
    Emerson

    E o Android Studio e NetBeans?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não são bem editores de texto…são IDEs.

  34. Avatar de Ze Almada
    Ze Almada

    E o wordperfect?

  35. Avatar de Ze Almada
    Ze Almada

    bem bom

  36. Avatar de Stas
    Stas

    Mi editor de texto preferible es Codelobster – http://www.codelobster.com