Microsoft instala app sem permissão e utilizadores revoltam-se

59 Comentários

Um dos grandes fantasmas do Windows 10 foi sempre a questão da privacidade. O volume de dados de telemetria armazenados pela Microsoft acabou por criar insatisfação e desconfiança junto de alguns utilizadores, que consideravam tais ações desnecessárias e abusivas por parte da Microsoft.

Apesar de ultimamente não termos tido muitas manifestações neste âmbito, com a última atualização cumulativa do Windows 10 foi instalada uma aplicação em certos dispositivos, de forma não consentida ou autorizada, que suscitou opiniões desagradadas por parte dos utilizadores.



A aplicação denomina-se “Suplementos Fotografias” e foi instalada em alguns dispositivos, automaticamente e sem autorização do utilizador, juntamente com a última atualização cumulativa do Windows 10, lançada no dia 10 de outubro.

Tal ação por parte da Microsoft acabou por desencadear algumas reações insatisfeitas que estão refletidas nos comentários à app na Loja de Aplicações do Windows.

Como podemos constatar, grande parte dos comentários remetem para um desagrado por a Microsoft ter instalado a aplicação sem autorização, considerando isso abusivo e desrespeitoso. A própria avaliação geral da aplicação reflete isso, tendo menos de 3 estrelas num máximo de 5.








anterior próxima

Quanto à aplicação, não se sabe muito acerca da sua função e utilidade. Não é uma aplicação típica como as outras, sendo esta um suplemento da aplicação Fotografias.

Ou seja, não consta na lista de aplicações instaladas, funcionará em simbiose com a aplicação principal de Fotografias do Windows 10. Para poder localizar a aplicação no seu smartphone Windows terá de aceder às Definições -> Aplicações -> Aplicações e funcionalidades -> Selecionar “Fotografias” e clicar em “Opções avançadas“. Neste menu poderá encontrar o suplemento instalado e acoplado à aplicação nativa de fotos do Windows 10.

Estas aplicações “suplemento” foram apresentadas na Build 2016 como sendo aplicação anexas a uma aplicação principal e que trariam novas capacidades e funcionalidades a essa mesma aplicação. Nas próximas semanas poderemos descobrir quais os efeitos que este suplemento trará à aplicação Fotografias nativa do Windows 10.






anterior próxima

Para além disso apenas sabemos que tem um tamanho de 161MB e que foi desenvolvida para funcionar em PC/tablet, smartphones, HoloLens e no Surface Hub.

Depois de todas as polémicas que se geraram aquando do lançamento do Windows 10, a privacidade ainda é um tema muito sensível quando associada a este sistema operativo.

Neste caso, não é expectável que a app seja abusiva em termos de privacidade; sendo um mero suplemento da aplicação Fotografias, parece algo inofensivo para o utilizador. Contudo, não teria ficado nada mal à Microsoft ter informado os utilizadores da instalação deste suplemento, evitava desta forma alguma desconfiança e revolta que se viu nas avaliações à aplicação.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Isso já é o pão do dia a dia. Foi para experimentar e ver se a malta continua atenta

  2. Avatar de Zé

    Isto fez me rir. xD xD Muito. Comparado com a Apple ou com a Google.. A Microsoft é um menino nisto. xD A quantidade de apps pre instaladas e instaladas sem permissão quando se liga um iPhone ou Android.. ou Chrome OS.. MacOS.. Jeez xD

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Quais ?

      Abc

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Android: carrier services, hangouts, …; IPhone: casa, watch, dicas, amigos,…

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Já vêm instaladas de origem, ao contrário do que se passa aqui. É a diferença entre saberes ao que vais, está lá tudo de origem e se não gostas não compras; e, neste caso, comprares uma coisa e depois enfiam-te outra pelas goelas.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Amigos, casa, watch, quando comprei o meu iPad eles não viam juto, foi adicionado e são inuteis

      2. Avatar de Toder
        Toder

        e depois nem sequer da pars desinstalar sem root…

      3. Avatar de Migael
        Migael

        Sem esquecer o Gmail, Calendário, Chrome e a própria Playstore…

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Que já lá estavam todas quando decidiste comprar o telemóvel; isso não é nem de perto nem de longe o mesmo que se passou aqui — tinhas uma coisa e depois, unilateralmente, instalaram-te outra que nada tinha a haver com o que querias.

    2. Avatar de Paulo Alex
      Paulo Alex

      Aqui a questão é simples, quem divulga a notícia e a forma como a mesma é feita! Se bem me lembro o meu iPhone 7 vem com várias Apps e surgiram outras quantas quando fiz o upgrade para o iOS 11 sem o meu consentimento! Mas é Apple…GOD! Microsoft? The Devil!!!
      O Marketing forçado nunca foi algo que me fizesse mudar de ideias!
      Abraço

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Situação completamente diferente, uma coisa é comprar um equipamento ou software e vem por defeito apps instaladas, outra é instalar automáticamente uma app sem questionar. Pior, instalar uma app para dar mais funcionalidades a outra app nativa da própria marca é o cumulo da preguicite.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Situação exatamente igual.
        Já me aconteceu com nova actualizacao do Andoid ou iOS novas Apps serem instaladas.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Fácil. Basta agarrar no iPhone 5S que vem com iOS7, e instalar o iOS 11 e ver que o numero de apps instaladas é bem diferente.
            Ou outros dispositivos mais recentes com outras versoes é a mesma coisa. E dependendo do dispositivo vai aparecer a Apps tais como: files, health, Home, watch a lista é grande.
            Ninguém pode negar que com uma actualizacao novas Apps podem ser instaladas

  3. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    OFF TOPIC!!
    Faz um review do batocera linux, uma distro para transformar pcs velhos (ou novos) e mini pcs (Raspberry Pi, etc) em consoles retro multijogos, com mais de 20 plataforma desde nintendinho, super nintendo, mega drive, master system, neogeo, fliperama, dream cast, psx, game cube, game boy….. e por ai vai e de quebra tem o kodi como central multimídia.

  4. Avatar de Rúben
    Rúben

    Se a Microsoft não mete nada de novo, reclamam. Mas se mete, reclamam à mesma.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Custa muito perguntar se deseja instalar a nova funcionalidade/app XYZ? Chegamos ao terceiro mundo, quero posso e mando, sou o teu dono incha!

  5. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    Parece-me óbvio que se é instalada uma nova versão é normal esta ter novas funcionalidades e aplicações. Os updates são efetuados para melhorar os sistemas em causa caso contrário não seriam necessários…

  6. Avatar de vitor
    vitor

    Essa dita app serve para completar as funções da aplicação fotos. Contem música e efeitos para serem usados no remix, que se encontra nos álbuns.

  7. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já agora que estamos neste tema … :
    The lack of clear information about what Microsoft does with the data that Windows 10 collects prevents consumers from giving their informed consent, says the Dutch Data Protection Authority (DPA). As such, the regulator says that the operating system is breaking the law.”

    https://arstechnica.com/gadgets/2017/10/dutch-privacy-regulator-says-that-windows-10-breaks-the-law/

  8. Avatar de Victor
    Victor

    Quem quer privacidade no computador não instala Windows mas sim Linux e mesmo assim o melhor é ter uma máquina que nunca se instale em rede i.e sem acesso à web nem a outras máquinas com Windows e que tenham acesso à internet.

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    No meu não instalou nada.

  10. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Que piquices, esse é um extra para algo já instalado e completa a funcionalidade, até pensei que era uma APP completa… Enfim, sempre a queixarem de a ver se conseguem perder e ver dinheiro ou trocar de telemóvel.

  11. Avatar de Lumia532R.I.P.
    Lumia532R.I.P.

    No meu Lumia 532 não consta as opções “Aplicações -> Aplicações e funcionalidades”. 🙁

    1. Avatar de Lumia532R.I.P.
      Lumia532R.I.P.

      Definições -> Sistema -> Armazenamento -> Este Dispositivo -> Aplicações e Jogos.
      O APP “Fotografias” apenas ocupa 33.1 MB, significa que não foi nada instalado, provavelmente só nos modelos mais recentes que suportam a camara com mais resolução. Isto significa que o APP não tem nada a ver com o abuso de privacidade, porque senão era para todos os lumias!, penso eu?.

  12. Avatar de Regedit
    Regedit

    Oh faz favor, sai mais uma sandes à #TechManja

  13. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    “Revolta utilizadores”: que absurdo. Foi uma app instalado com a actualixzação do sistema.
    eu tenho um android e cada vez que o ligo à net tenho que levar com actualizações do google play, google read …
    qual é a diferença?

  14. Avatar de Alex
    Alex

    A sério… se é uma nova funcionalidade… qual é o busilis? Pessoal a morrer à fome… a levar com bombas em cima… oceanos e florestas a morrer… e ai meu deus… instalaram uma app que vem dar novas funcionalidades à camara/fotografias… sem o meu consentimento… epa… lol… lol … lol

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Qta choradeira.
    A cada atualização trimestal do Android isso sempre acontece. E se você é usuário de um celular Samsung, pode ficar preparado que sempre tem algum app vindo junto com uma atualização.

  16. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    uma vergonha sinto-me violado

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Pega já no telefone e reclama! A Google/Apple vão tomar nota de certeza.

    2. Avatar de Regedit
      Regedit

      Virgem ofendida!?!?!?!

  17. Avatar de mini mendes
    mini mendes

    eu ja tinha avisado sobre os perigos dessa empresa agora aguentem

    1. Avatar de Regedit
    1. Avatar de xor3
      xor3

      Isso, usem um sistema obsoleto… Depois queixam-se

  18. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Bom dia, não tendo nada a ver com o tópico mas será que alguém me poderia elucidar:
    visto eu ser um utilizador de W10M desde o final do ano passado e, como tal o meu Lumia 550 ainda não ter feito sequer 1 ano nas minhas mãos, sempre tenho acompanhado ao longo deste ano todas as informações contraditórias acerca do W10M, que agora parece mesmo que vai ter o seu fim independentemente de ter suporte atá 2019, mas como estou a adorar o sistema, realmente é bastante fluído e as apps de trabalho como o word e excel são fabulosas, poderia dar mais exemplos mas saliento as mais importantes para mim, mas o que eu gostaria de saber é se através das PWA- Progressive Web Apps existe uma forma de manter atualizadas as apps para o sistema, isto é, se eu pretender continuar a utilizar o meu Lumia, irei continuar a usufruir de todas as funcionalidades do sistema e, se continuarei a ter apps ao meu dispor

  19. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Quando é que a malta mete na cabeça ,que se eles quiserem saber alguma coisa de nós ,sabem e o pessoal nem nota nada .Lembro-me do tempo em que usava android ,que para instalar uma app qualquer de terceiros e mesmo da Google ,tinha de dar permissão para tudo e mais alguma coisa ,e segundo sei ,ainda é assim.A MS meteu um suplemento na app das fotografias ,cai logo o carmo e a trindade .
    Se cada vez que a MS quiser melhorar o sistema ou modificar\melhorar alguma app ,tiver de pedir permissão ,não faz mais nada na vida

  20. Avatar de Insider
    Insider

    Vejam se conseguem desinstalar a outra app que a MS também instalou relativa à realidade virtual….nickles…

  21. Avatar de Djoje
    Djoje

    É bem feita para quem continua a usar esse lixo de Windows!

    1. Avatar de xor3
      xor3

      Volta para o Win 3.1… esse é seguro que não instala nada..

    2. Avatar de Regedit
  22. Avatar de vargas
    vargas

    A maçã faz exactamente o mesmo e não se vê desagrados, pelo contrario, até se valoriza a “novidade”. Haja paciência.

  23. Avatar de xor3
    xor3

    Na Apple chama-se “novas funcionalidades” e a malta aplaude as “inovações”

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      App€ e M$ são duas faces da mesma ditadura tecnológica. Há que goste e gostos não de discutem…

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quem não quiser, pode desinstalar. Por mim, vou deixar como está. Não me incomoda.

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu consigo desinstalar o Edge mas não o faço.

  26. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não é uma aplicação nova. É um suplemento da aplicação “Fotografias”. Eu podia comentar mas considero isto um “não assunto”.

  27. Avatar de Samuel
    Samuel

    Queres outro “não assunto”?? Que tal estares constantemente a ser espiado pela Microsoft?? Tudo o fazes no Windows 10 é do conhecimento da Microsoft.

    1. Avatar de Regedit
  28. Avatar de Mário
    Mário

    Há 6 anos que utilizo Linux e nunca tive problemas do género! :0)

  29. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Ora aí está uma das razões porque nunca instalei o “fabuloso” Windows 10.
    – Assim que publicitaram que esse Windows era gratuito!…. Fui logo, logo, logo… “ficar bem quietinho”! 🙂

  30. Avatar de Renato Silva
    Renato Silva

    Microsoft sendo Microsoft

    1. Avatar de Regedit
  31. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    querem firewall 100%, use o -B-U-R-N- , em todos os electronics que tiver ou perto de si….

  32. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Se formos por essa logica… Android: carrier services, hangouts, maps, playstore, gmail, etc etc etc …; IPhone: casa, watch, dicas, amigos,…
    e nem dá para desinstalar.
    Qual objectivo deste post afinal?

  33. Avatar de censo
    censo

    Tanta paranóia. Arranjem uma vida!

  34. Avatar de Ras'al'Gul
    Ras’al’Gul

    Linux… lovely Linux! (tudo dito)

  35. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não é uma app, é mais um componente do Windows que passou a ser distribuído e atualizado pela loja.
    Não é o único, se forem ver a lista das “apps” instaladas vão encontrar também uma chamada “Instalador de Aplicações”, uma “Xbox TCUI” e uma “Mixed Reality Viewer”.
    O que me parece é que a Microsoft está, passo a passo, trocar o Windows Update pela Loja.