Portugal: Preço da eletricidade vai baixar em 2018

27 Comentários

Desde o ano 2000 que os preços da eletricidade não têm registado qualquer baixa. Nesse ano a redução foi de 0,6% mas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciou hoje uma proposta de redução do valor da energia, que terá efeito já em 2018.

De acordo com a proposta, a tarifas da luz deve descer 0,2% no mercado regulado.



A ERSE deu hoje a conhecer, através de um comunicado, uma proposta de tarifas e preços para a energia elétrica em 2018.

De acordo com as informações, a entidade pretende uma redução de 0,2% ao nível das tarifas de eletricidade, o que corresponde a uma redução de 9 cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros.

Ainda segundo o documento, a ERSE explica que esta proposta resulta da “conjugação de vários fatores com impactos em sentidos opostos”.

Esta proposta de descida das tarifas da luz irá ainda ser avaliada pelo Conselho Tarifário, órgão do regulador.

A proposta tarifária propõe uma diminuição de cerca de 744 milhões de euros à dívida tarifária, valor que é superior à soma das diminuições verificadas em 2016 e 2017, que totalizaram 693 milhões de euros.

A agência Lusa noticiou esta manhã que a tarifa social da eletricidade continuará a representar um desconto de 33,8% face às tarifas transitórias de venda a clientes finais (antes do IVA e outras taxas), isto é, os preços de referência do mercado regulado, mas os consumidores que já estão no mercado livre beneficiam da mesma redução.

Para uma fatura média mensal de 20,4 euros, o desconto será de cinco cêntimos (0,05€).

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Se vai baixar o preço, também a qualidade vai baixar. Não hão-de faltar falhas energéticas e picos energéticos.
    Toca a investir em UPS’s.

    1. Avatar de Elypse
      Elypse

      Não te preocupes que as falhas vão acompanhar a descida do preço, 0,2% de problemas a mais! Está tudo calculado.

  2. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Acho que uma redução de 0.2% é algo que na prática é completamente irrelevante e que faz uma diferença quase nula mas ok.

    1. Avatar de Nando
      Nando

      Agr é que vai ser… Vai ser só minar bitcoins

  3. Avatar de Luís M
    Luís M

    A eletricidade em Portugal é considerada um bem de luxo, paga 23% de IVA, já uma refeição num restaurante paga IVA à taxa intermédia, 13%.
    🙂

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Mas é que devia ser um bem indispensável, e não passar o iva de 6%. Ou os 5% originais antes da crise.

  4. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Vai baixar mas é para quem está no mercado regulado.Ora bolas,há uns 3 anos que já me mudei para o mercado livre na EDP.Foge,que azar. 🙁

  5. Avatar de Jose
    Jose

    tretas…apesar de ser 0.2% nao se preocupem que eles “saca-los” noutro lado

  6. Avatar de censo
    censo

    E o que é fazem para a poupar? Seja em casa, seja no trabalho, o que fazem?

  7. Avatar de AJ
    AJ

    pois 0.2% é irrelevant, este “governo” de caça votos que acabe com a taxa audiovisual e baixe o iva da electricidade para 6%, igual ao que pago para agua, assim sim já podemos falar de relevância, electricidade hoje em dia já não é um luxo, muito menos do que ir ao restaurante.

    1. Avatar de Cada um..
      Cada um..

      Mas se baixarme tanto de IVA teem que criar novos (não)impostos como a taxa do sal, do açúcar, sobre o combustível depois de inventarem 30 taxas antes, bancos … Com isso vão ter que compensar criando uma taxa sobre o ar inspirado para não estragar o orçamento sem ter que aumentar impostos…
      (sarcasmo on)

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Afinal quem beneficia com a injeção na rede de milhares de KW gerados pelo Autoconsumo.
    Já é tempo do governo fazer alguma coisa.
    Pagamos um serviço de ligação á rede (caríssimo) era justo que a electricidade injectada fosse deduzida e só pagássemos o remanescente.

  9. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    mais vocês ainda acreditam que alguém dá alguma coisa a alguém, ainda por cima nestas empresas, dão uma migalha a quem lhe der um porco…

    baixam de um lado aumentam de outro vão sempre buscar lucro…

  10. Avatar de nop90
    nop90

    Que fortuna, vejam lá se não vão à falência 😀

    1. Avatar de AJ
      AJ

      baixam 0.2 % na electricidade e aumentam o custa da potência, taxa exploração e Imposto especial

      1. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        E como bónus ainda criam mais um imposto ambiental ou um imposto sobre o ar electrocutado… Ao to bom que este governo é a inventar impostos…

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Mas alguém acredita em Entidades Reguladoras ou Autoridades Reguladoras em Portugal ?
    Isso é que é mesmo acreditar no Pai Natal.
    Por mim podiam acabar todas, sempre se poupavam uns ordenados, que todos nós temos que pagar.

  12. Avatar de joao almeida
    joao almeida

    com este bonus vou comprar mais uma vela de cera para poupar realmente
    será preciso fazer um peditório para ajudar a EDP que com este bonus vai ter problemas principalmente os gestores

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Onde está a reduçao no preço da eletricidade?
      Para quem tem bi horario passa de : para
      V – 0,1023 € : 0.0969 €
      FV -0,1981 € : 0.2028 €
      A potencia (10.45kVA) passa de : para
      0,4508 €/dia : 0.5337 €/dia

      Fazendo as contas, no meu caso, sobem-me 2.46€ no potencia e na energia um aumento que anda em média 0.70€

  13. Avatar de Francisco
    Francisco

    Baixaram o preço da energia subiram o preço da potência 😉
    Preço válido a partir de 18-01-2018
    Energia Simples 0.15690000 € /kWh
    Potência simples 0.21820000 € /dia

  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    Queria dizer Serviço Comercial, por favor apague o anterior.

  15. Avatar de Bastos
    Bastos

    Ena pá que gratidão.
    Será que vamos sentir essa diferença?
    Coitados, ainda vamos ter de angariar fundos para a EDP poder sobreviver.

  16. Avatar de Tales Alcalde
    Tales Alcalde

    No Brasil o imposto sobre a energia elétrica é 27%! Somos assaltados!

  17. Avatar de Anibal
    Anibal

    A Troika foi embora, o governo diz que crise acabou, mas a electricidade continua com 23% de IVA, sendo um bem de 1ª necessidade, diz mais o governo: que não há margem para baixar o IVA.
    E a geringonça sempre defensora dos trabalhadores (do estado) anda caladinha… cheira a Poder… bem vos entendo…