Utilizadores do Android já podem usar o Edge nos seus telefones

31 Comentários

Está mais que claro que o foco da Microsoft é o software isso têm-se visto nas escolhas e decisões recentes da empresa. Esta filosofia tem levado a empresa a criar aplicações em sistemas operativos concorrentes, onde consegue cativar novos utilizadores.

Como parte desta estratégia, a Microsoft anunciou que o seu browser, o Edge chegaria ao iOS e ao Android. Essa promessa concretizou-se agora, com a sua disponibilização no SO da Google.

Microsoft Edge Android

Não é qualquer surpresa a chegada do Edge ao Android e ao iOS. Para além de anunciado pela Microsoft, todos sabiam dos planos de expansão da empresa nestas plataformas, onde tem investido muito.

Este novo browser segue a linha do que podemos já encontrar no Windows 10 e no Windows 10 Mobile. A ideia da Microsoft, não apenas no caso do Edge, é manter uma experiência de utilização transversal e que não requer qualquer aprendizagem extra, acabando por ser natural para o utilizador a sua utilização.

Curiosamente a Microsoft optou por não usar o seu motor de renderização, o EdgeHTML, e resolveu adoptar o que cada sistema usa e oferece de base. Esta escolha resulta numa melhor integração e numa performance mais equilibrada.









anterior próxima

A interface do Edge no Android lembra em tudo o que estamos habituados a usar no Windows 10. Os utilizadores têm acesso às funções de um normal browser, mas também a algumas exclusivas, que por si só justificam a sua adopção.

Podem encontrar as listas de leitura, a vista de leitura e uma página de separadores, quer os normais, quer os privados. Tudo arrumado de forma conhecida pelos utilizadores.

Mas é nos pormenores e nas funções exclusivas que o Edge ganha. Este browser permite que iniciem a navegação nos seus separadores e que rapidamente estes sejam transferidos para o Windows 10. Esta continuidade é uma das apostas da Microsoft, que vai tornar o Windows 10 o centro do seu ecossistema.










anterior próxima

Podem ainda encontrar neste Edge um leitor de códigos QR e a possibilidade de o controlarmos por voz, apenas em Inglês. O separador inicial reserva-nos sempre as miniaturas dos sites que mais visitamos.

Se quiserem testar o Edge no Android já hoje, podem fazê-lo de forma rápida. Basta que se registem na versão de testes, surgindo depois a aplicação para ser instalada.

É geral o consenso de que esta pode ser uma boa aposta da Microsoft, tal como o conseguiu ao colocar o Office e outras aplicações nas lojas de apps da concorrência. Desta forma consegue manter os seus utilizadores, sem os perder para as ofertas dessas plataformas.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Os dispositivos da Apple chamam-se iDevices, os do android são “telefones”. Sempre engraçado isto.

    1. Avatar de Vítor M.

      OS da Apple, o iPhone, o iPad, o iPod, a Apple TV, o Apple Watch, entre outros, a Apple classifica como iDevices ou dispositivos Apple. Os smartphones android dispositivos como todos os outros, os da Google são os dispositivos Google, os da Samsung dispositivos Samsung, os da Xiaomi são dispositivos Xiaomi. Qual é o problema nesta classificação?

      1. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Apenas referi a facto de classificarem um dispositovo android como Telefone e um dispositivo da Apple como iDevice.
        Na minha ótica um dispositivo android nao é um Telefone e tal como os “idevices”, os androids nao se aplicam apenas a “Telefones”.

        1. Avatar de um sujeito
          um sujeito

          Os utilizadores dos iDevices não podem dizer que é um simples smartphone/tablet/computador, afinal pagaram bem caro para ter um iPhone/iPad/Mac. Enfim, utilizadores Apple.

      2. Avatar de André
        André

        O que o Tiago quis dizer (acho eu) é que Android não é só “telefones”.
        É para telemóveis, tablets, computadores, boxs, IoT, …

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Se funcionar como no Windows, ou seja, pesado, vai ser bom vai…

    1. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Pesado como? Pesaste com uma balança? 🙂
      Eu utilizo como principal e funciona muito bem sem problemas.

    2. Avatar de bola
      bola

      Pesado?

      Não é o meu que uso mas não tem nada de pesado mesmo deves estar a confundir de certeza.

    3. Avatar de Microsoft Edge
      Microsoft Edge

      Estás a usar o Internet Explorer de certeza.

  3. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    não tenho problema nenhum em a Microsoft lançar o seu browser para outras plataformas, no entanto se não o uso nem na sua própria plataforma(windows) , claramente que não vou usar nas outras plataformas, o bom google chrome serve muito bem…

  4. Avatar de Bruno Rodrigues
    Bruno Rodrigues

    “Se quiserem testar o Edge no Android já hoje, podem fazê-lo de forma rápida. Basta que se registem na versão de testes, surgindo depois a aplicação para ser instalada.”

    Não precisa qualquer registo, basta ir à playstore, procurar Microsoft Edge e instalar.

  5. Avatar de Adolfo
    Adolfo

    O Chrome não presta…

  6. Avatar de joao gonçalves
    joao gonçalves

    posso uzar no sansung j 3 6

    1. Avatar de André
      André

      É uma pergunta? Se sim, testa tu e depois diz aqui. Não custa nada…
      Btw: é “usar” e não “uzar”.

  7. Avatar de Jazzigner
    Jazzigner

    Acabei de testar e me pareceu, á primeira vista, bem leve e funcional. Vamos continuar os testes.

  8. Avatar de Zé ninguém
    Zé ninguém

    the edge não é o guitarrista dos U2.?

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Não, é um ex-lutador de wresling e também pode ser um carro da Ford ou um telefone da Samsung…

  9. Avatar de Logic
    Logic

    No Android nao é preciso edge/IE para sacar o Chrome, não vejo a utilidade desta app 😀

    1. Avatar de nop
      nop

      e para teres mais um “backup”

  10. Avatar de Altamente
    Altamente

    Finalmente. Ufaa

  11. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É que é já a seguir… LOL

  12. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    Volta a questão? Para quê? Chrome, Firefox ou Ópera são melhores,

  13. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Pois… a nivel de navegacão não me pareceu muito mal. Mas como estou a residir num país estrangeiro onde não percebo a língua (finlandês) por enquanto necessito mesmo de um browser móvel com traducões… coisa que o Edge não tem.
    O Chrome está instalado há muito tempo e é daquelas apps que vai ficar para sempre. Muito dificilmente sairá do tlm.

  14. Avatar de luigi
    luigi

    Leve, rápido… para já como versão teste nada a desconsiderar.

  15. Avatar de António Jorge
    António Jorge

    Tenho um tablet com Android 7 na Google play diz que não é compatível com o meu dispositivo

  16. Avatar de Bruno Araújo
    Bruno Araújo

    Não.

  17. Avatar de Alucard
    Alucard

    Gosto muito do Edge no Windows 10, mas para mim um browser vale sobretudo pelo rendering engine. Se no Android não vão usar o EdgeHTML, para que raio quero eu uma versão lá só com a front-end? Se usa o motor do Chrome qual é a proposta diferenciadora face ao Chrome e às paletes de navegadores como p. ex. o Opera?

  18. Avatar de Napléon Bonaparte
    Napléon Bonaparte

    Já descarreguei.
    Em utilização parece bastante eficiente e rápido. Sobretudo para uma versão que ainda não é a versão final.

  19. Avatar de Luis Filipe
    Luis Filipe

    Caros,
    Uma ajuda. Dá a mensagem de que não está disponível no seu país – Portugal
    Uma forma de resolver?
    Cheguei agora ao Android.