O iOS 11 está a apresentar problemas de bateria

67 Comentários

A chegada do iOS 11 veio mostrar que a Apple está a evoluir e a melhorar o seu sistema operativo. São várias as novidades apresentadas e que todos já podem usar.

Mas os primeiros dias do iOS mostraram uma realidade que poucos queriam enfrentar. A bateria do iPhone está a esgotar-se muito mais depressa que o normal nesta nova versão do iOS.



Não é anormal que as primeiras versões dos novos iOS tenham problemas de bateria, principalmente nos modelos mais antigos. A Apple tende a resolver este problema em atualizações posteriores e desta vez parece ter de ser novamente necessário esse procedimento.

O iOS 11 tem um problema de consumo de bateria?

A empresa Wandera avaliou mais de 50 mil iPhones e iPads de utilizadores com perfis de utilização muito intensivos e descobriu que todos os que fizeram a atualização para o novo iOS 11 estavam a consumir bateria ao dobro da velocidade dos que tinham a versão anterior, o iOS 10.

Os dados da recolhidos mostram que um dispositivo com iOS 10 demora 240 minutos a passar dos 100% para 0%. No caso do iOS 11, esses números são muito mais baixos, levando apenas 96 minutos a chegar a zero. A diferença é elevada e ronda os 60% de perda de capacidade de bateria para o novo iOS.

As possíveis causas para este problema de bateria no iOS 11

A Wandera não apontou causas diretas para este problema, mas levantou três hipóteses possíveis. A primeira está na normal reindexação que o Spotlight faz após a atualização. Há também a possibilidade de ser a vontade de testar todas estas novidades que o iOS 11 oferece que esteja a provocar este anormal consumo de bateria.

Outra possibilidade está nas novidades implementadas. Os Animoji e o reconhecimento facial que o Face ID do iPhone X vai trazer assentam numa utilização intensiva da câmara fotográfica, um elemento que é conhecido por ser responsável por consumos elevados de bateria. O hardware que está no processador A11 Bionic pode ser o responsável.

Nos próximos dias, com o retornar da utilização normal, estes valores devem ser novamente avaliados e, caso seja necessário, a Apple irá tratar deste problema, lançando uma atualização que corrija os consumos anormais, principalmente nos equipamentos mais antigos.

Fonte

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    O que eu acho de lamentar é que não versões Beta deste iOS, um dos principais problemas reportados era o consumo de bateria, mas mesmo assim a Apple lança uma versão final com o mesmo erro. Inadmissível para uma empresa como a apple.

    1. Avatar de Apple
      Apple

      Uma vergonha.

    2. Avatar de LG
      LG

      Versão final? Mas eu pensava que a ideia da Apple é poupar nos beta-testers e lançar ao público inúmeros bugs para depois serem corrigidos…

      No seriously Apple, por acaso não me lembro de haver tanta queixa após uma release como deste…

    3. Avatar de Frederico Ventura
      Frederico Ventura

      Muitas das apps não estão actualizadas e optimizadas para ios 11, e muitas das vezes não é problema do firmware em si mas de alguma app que esteja a fazer drain á bateria, já me aconteceu inúmeras vezes. Quando recebeu actualização na appstore ao fim de uns meses, o iphone deixou de perder bateria como perdia. Acredito que muitas das vezes seja problema de firmware mas quando estas coisas acontecem o primeiro e o ultimo a ser sempre culpado é o firmware.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Tao isto que até doí.
        Deixem de marrar sempre nas mesmas coisas.

  2. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Aconteceu-me o mesmo após o update. Decidi fazer uma reinstalação do sistema e agora tenho consumos normais.

    1. Avatar de Manuel Novais
      Manuel Novais

      Boa tarde pode me dizer como devo fazer a reinstalaçao do sistema. tenho um iphone 6 S ªPlus
      Obrigado

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        iTunes -> Restaurar.

        Sempre preferivel iTunes a OTA.

        Tive a Beta num iPad e num iPhone 6, sem queixa de bateria (não mais que o normal).
        Coloquei a GM na ultima semana, e depois a “oficial”, e não notei diferença nenhuma.

        Em todos os major updates creio que aconteceu algo semelhante, e a maior parte fica resolvido com um simples restauro ao sistema, mesmo com implementação do backup.

        Voces (na generalidade) ficam indignados, eu ca acho boa ideia serem obrigados.. Purga o sistema de tralha que é acumulada.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      No meu caso toque meu iphone 5s e junto fizemos o reset de fabric todo ok mas a pessoa me falou que depois de ficar sem Bateria ele nao ligou mais eu tinha ele o iPhone 5s nunca me deu problem por meu ver acho que a pessoa que eu torquei meu iphone 5s mais 80€ por Samsung galaxy s6 formatamos os 2 e o iPhone 5s nao deu qualquer tipo de problemas a pessoa depois me ligou a dizer que depois de ficar sem Bateria diz que ele nao quis ligar mais e eu falei para a pessoa quando estive com ele nunca me deu problem e estava novo e eu le falei so se vc fez alguma coisa com ele pelo o computador o install algum pograma ect quer dizer dei meu iphone 5s novo mas 80€ pelo smug s6 se calhar a pessoa vez asneira no iphone e queria o me dar para tras e eu falei desculpe a nivel da bataria o do estado dele nunca me deu problem.

  3. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    a bateria e muitos outros problemas esta atualizacao esta pessima uma vergonha

  4. Avatar de VMF2P
    VMF2P

    “Os Animoji e o reconhecimento facial que o Face ID do iPhone X vai trazer assentam numa utilização intensiva da câmara fotográfica, um elemento que é conhecido por ser responsável por consumos elevados de bateria”

    Fazer tartes de maçã sem usar maçãs fica complicado.

  5. Avatar de Camões
    Camões

    So it begins…

    1. Avatar de pois.....
      pois…..

      it has begun along time ago 🙂

  6. Avatar de eachtime
    eachtime

    Aconteceu-me este problema ontem. Esgotou-se a bateria num instante no meu iPhone 6S n faço ideia porque. Agora parece normal outra vez

  7. Avatar de mastercode
    mastercode

    Se os novos modelos em questão ainda não foram lançados para o mercado, como é que se aponta o cpu A11 como responsavel !? …

    1. Avatar de Pedro Simões

      A questão é que esse hardware não está presente e o iOS quer usá-lo. Por essa razão o iOS poderá estar a ter este comportamento estranho

      1. Avatar de Hugo Sousa
        Hugo Sousa

        O iOS quer usá-lo?
        Isso seria programação do tempo da pedra nao ? o problema certamente deve ser um pouco mais complexo.

      2. Avatar de jona
        jona

        mas algum dia programaste?
        desde quando é que um programa quer usar um processador que nao exista? lol. é que dava logo erro…o mais provavel é que o IOS 11 tenha codigo optimizado para o novo processador, e que para ser compativel com os anteriores tiveram que martelar o codigo para os antigos. visto que os antigos nao tenham o hardware necessario para realizar as novas tarefas….trabalhem mais (software), que origina um maior consumo….
        também é uma forma da apple dizer…comprem todos um iphone 8 que o vosso ja esta a ficar velho. o meu ipad mini 4 agora esta muito mais lagado com o ios 11 e pior é que nao existe substituto para ele….

        1. Avatar de Pedro Simões

          “o mais provavel” lá estamos nos com certezas incertas…

          O que eu digo é que as funcionalidades estão preparadas e otimizadas para o novo processador e não para os restantes. Dai o consumo ser maior, porque tudo assenta na câmara fotográfica, um verdadeiro comedor de bateria, como referi.

          1. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            “Por essa razão o iOS poderá estar a ter este comportamento estranho”
            “lá estamos nos com certezas incertas…”

            Isso, honestamente é apontar o dedo só porque sim.
            Não existe qualquer tipo de dado que afirme isso, ou ainda, que aponte sequer nessa direcção.
            Como referi algo lá para cima, em todos os major updates existe algo parecido, que com o restauro (mesmo com inclusão de backup) resolve 90% ou mais dos problema.

            Não aposto num problema do iOS (que provavelmente poderia ser resolvido com tempo e vontade). Mas sim na quantidade de variáveis que o usuário adiciona ao sistema.

          2. Avatar de jona
            jona

            nao foi o que disseste…mas pronto..disseste que o IOS queria usar o processador que nao existe nos modelos antigos..so dei um exemplo..podiam ser milhoes….em informatica a culpa raramente morre solteira…é como um domino..uma coisa afecta a outra…

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A Apple funciona com 5 a 6 drivers diferentes. Ao introduzir um novo, o sistema operativo vai dar prioridade aos novos drivers, mesmo que não sejam usados na plenitude. Ao actualizarem o driver para as novas funções, estarão a puxar mais pelos serviços, à procura daquilo que não está lá. Depois de o sistema descobrir isso (pode levar 12 dias), irá desactivar essas funções e fica com o resto, voltando a bateria ao normal. Em TODAS as actualizações isso te acontecido. Desde o Iphone 6 que é assim… costuma é ser resolvido antes de o novo IOS ser libertado para as versões mais antigas do hardware. Neste caso não terá sido.

  8. Avatar de Henrique
    Henrique

    IOS a evoluir? Desde o IOS7 está cada vez pior em termos otimizações UX/UI. Até no iPhone 8 há frame drops nas animações. O meu 5S anda cheio de problemas de bateria, para não falar no performance e crashes regulares

  9. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    “Principalmente nos modelos mais antigos”

    Problemas: Os Animoji, Face ID, Procssador A11.

    Isto não faz sentido nenhum.

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Embora não seja adepto e ex utilizador Apple, há que ver que quando qualquer sistema operativo é lançado tem sempre arestas a limar…. Portanto, há que esperar sempre um a dois meses antes de instalar a nova versão.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Quando sai uma nova versao do Android nao costuma vir com tantos problemas como nos sistemas da Apple. Algo open-source terá sempre menos problemas que close-source.

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Quando recebes o android no teu telemóvel, já foi lançado há 7 ou 9 meses… até que a empresa assembladora do modelo do telemóvel, realizou alterações (introdução de drivers) e o testou. A Apple também fazia isso até ao IOS 9. Desde aí para cá, pouparam 60000 milhões ao reduzirem os beta testers a valores muito pequenos. Lançam versões muito mais depressa e reunem centenas de milhões de relatórios, que os equipamentos enviam para a empresa. Depois de analisarem isso e compararem, então é mais fácil de descobrir a causa e corrigir o problema na versão seguinte…. chama-se economia de trabalho para obtenção de lucros.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Que eu saiba os smartphones da google têm disponível a nova versao do android assim que é lançada.
          O android oreo já foi lançado à mais tempo que o ios e ainda nao ouvi falar de tantos problemas como o ios que saiu à 6 dias. Se a apple preferiu poupar 60000 milhões em vez de apresentar uma nova versão em condições o problema e deles e de quem utiliza, nao muda o facto de que traz mais bugs do que o android.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Não há zeros a mais nesses milhões?

        3. Avatar de jona
          jona

          no meio do caminho vem os trolls do android…falar mal da apple…e com argumentos válidos para “trolar”. cada um tem o que merece.

  11. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Se antes a bateria durava um dia, agora nem chega ao almoço? Não percebo como estas coisas continuam a acontecer?! Bateria é vital para o equipamento! Anda a malta preocupada com as specs do aparelho e depois deixam a bateria de lado….. é como ter um Ferrari com autonomia para 50km

  12. Avatar de RG
    RG

    Sinceramente tenho um 6S Plus e creio que está melhor do que anteriormente.

  13. Avatar de Raquel
    Raquel

    Fazem o iOS 11 para o novo iPhone que traz um processador mais eficiente, claro que os outros iPhone antigos vão sofrer com isto.

  14. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Problemas de bateria no Ios 11?Se tivessem como eu,um nexus 6p com a versão oreo iam ver o que são verdadeiros problemas de bateria….

  15. Avatar de Mc Enroe
    Mc Enroe

    Iphone 6s aqui, e notei o mesmo. Carregamento durante a noite, das 8.30h ás 15h, com utilização normal, a bateria voa. Tendo de o carregar a meio da tarde todos os dias.
    Estou a pensar seriamente em trocar o telefone.
    O meu é daqueles 6s’s que começou a descascar (oxidação) 6 meses depois de o ter comprado (é um problema conhecido com a carcaça do 6s – um problema ridículo para um equipamento que custa o que custa).
    Para mim, este iOS 11 é a gota de água. A parte de ter de desligar o Wi-Fi e o BT nas definições para que estes não fiquem activos, podem fazer sentido para 1% dos utilizadores do universo iPhone, no entanto, para todos os outros 99% (que não usam wearables) é uma funcionalidade que simplesmente não faz sentido. É desta que deixo a Apple de vez.
    Tive um Iphone 2. Depois passei para o 4. A partir dai, a Apple não evoluiu mais. Por mim acabou

    1. Avatar de JP
      JP

      Não troque, compre dois! APPLE FOREVER!! 😀

  16. Avatar de censo
    censo

    Como se a bateria do iPhone durasse muito…enfim, nada de novo a cada versão do iOs.

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Não sei se tem o mesmo problema mas eu já não consigo desligar o Wi-Fi e o Bluetooth definitivamente pela “central de controlo”. Eu desligo, e se bloquear e desbloquear ele volta a ligar o Wi-Fi e procura de novo redes para se ligar.

    1. Avatar de Mc Enroe
      Mc Enroe

      Não é problema. A própria Apple já confirmou que é mesmo assim que vai funcionar. É das coisas mais ridiculas implementadas até hoje.

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Isso é uma das novas funções já desde há 5 semanas atrás. A Apple quer que o telemóvel defina ao que se quer ligar, sem a tua intervenção. Por isso, quando encontra uma rede wifi aberta, activa a rede e fica à espera que te ligues, sem lhe dares autorização. O Bluetooth até mudou de sítio para incentivar as pessoas a comprarem o Apple Watch para estarem sempre ligados.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Epah mas isso não faz sentido nenhum! Para além de gastar bateria. Eu pensei que fosse um bug, mas se dizem que é definitivo…

  18. Avatar de David Jorge
    David Jorge

    100% bateria de manha… uso o Waze para chegar ao trabalho como sempre usei (45 mins viagem) e fico com 29% de bateria. Antes ficava nos 70%…

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Dá-lhe uma semana que ele volta ao normal. É o mesmo problema já vão 3 versões do IOS… está a tentar aplicar os novos drivers para usar hardware antigo que não precisa deles. Depois de umas 7 a 12 tentativas, o próprio sistema acaba por ignorar os novos e usa os base.

      1. Avatar de jona
        jona

        no meu blackberry antigo demorava 2 dias no máximo a ter o sistema estabilizado depois de um update do SO. no android idem…(a ser generoso que normalmente no dia seguinte ja esta estavel). na apple 12 dias….ora bem. como se 12 dias fossem poucos e nao se usasse o o telemovel todos os dias…penso que os 12 dias é para tu te habituares a nova vida da bateria…e nao o contrario 😉

      2. Avatar de VMF2P
        VMF2P

        ele há com cada teoria 🙂

  19. Avatar de FM
    FM

    Apple a querer entrar no negócio dos power banks

    1. Avatar de jona
      jona

      já tentou…nao viste aquela “corcunda” de bateria que criaram? dasse o steve jobs deve andar as voltas na campa…

  20. Avatar de JGcosta
    JGcosta

    O consumo mais rápido da bateria na minha opinião com a experiência que tive com a nova actualização devesse ás novas funções disponíveis de ligação Wi-Fi e Rede dados moveis que não ficam inactivas se não forem ás definições e as desligarem.
    apenas ficam suspensas se não efectuarmos os comandos nas definições.

  21. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    E o truque de deixar descarregar totalmente e fazer uma carga completa após a atualização, já tentaram? É que comigo resultou.

  22. Avatar de TP
    TP

    Não percebo onde foram reportadas as queixas mas eu possuo 5 equipamento Apple, todos eles diferentes, e no entanto nenhum apresenta problemas de bateria. Aliás, no iPhone 7 Plus a autonomia até aumentou.
    Isto é só para os utilizadores android invejosos poderem criticar mesmo não sendo verdade.

    1. Avatar de Juca
      Juca

      Muita sort! Tenho 2 aparelhos, 5S e um Elephone P9000. Antes ainda se equiparavam em termos de bateria, sendo que o ELE ainda se aguentava um pouco mais… Agora o 5S nem ao fim do dia chega… Muito mau mesmo…

  23. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Não é defeito, é feitio!

  24. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Todos, mas TODOS, os SO apresentam sempre problemas após atualizações. E todos, mas TODOS, os SO vão corrigindo as falhas.

    1. Avatar de jona
      jona

      uma coisa é um icon fora do sitio…uma ma traducao…ou perda de wifi “rara”..outra coisa é bateria que usas todos os dias a toda a hora….existem graus de problemas…e de escala de 0 a 10..isto é um 10. (sendo 10 o mais alto). a bateria do iphone nunca foi famosa…com este problema a agravar o que já nao era bom…é gravissimo…

  25. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Não será mais uma “iFeature” para forçar os donos de equipamentos antigos a comprar os novos?

  26. Avatar de Helder
    Helder

    Aqui sem problemas.

  27. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    A mim foram as fotos que desapareceram. Aconteceu com mais alguém?

  28. Avatar de Nuno C
    Nuno C

    Pensei que fosse impressão minha, mas uma utilização de algumas horas (3/4 máximo) do MEO Music com os dados fez com que a bateria (carregada durante a noite a 100%) passasse para 20 e tal por cento da parte da tarde, quando era costume chegar a essa altura com valores na ordem dos 40%…

    Tenho o iPhone 5s, o meu primeiro iPhone, e, apesar de achar que é um bom dispositivo, acho que não justifica o preço que se pede por ele, existindo alternativas melhores ao mesmo preço (ou menor).

    A “marca Apple” já não é aquilo que era. Em termos de qualidade e fiabilidade do material e do SO. O meu telemóvel teve de ser trocado passado menos de 1 ano porque se desligava sem motivo aparente. E sei de muita gente com o 6, e que são utilizadores antigos, que se queixa das diferenças para cada novo modelo…

    É a minha (modesta) opinião. Não sou “fundamentalista” da marca A ou B ou do SO X ou Y…

  29. Avatar de Galaxy8
    Galaxy8

    Sem problemas nenhuns. Iphone e para quem pode, quem n pode contente se com android e os problemas de bateria

    1. Avatar de calecute
      calecute

      Eu tinha possibilidades para o ter, tenho um android e não tenho problemas de bateria, aliás até dura mais que a maior parte dos androids e iphones. O teu comentário não tem qualquer sentido!

  30. Avatar de José Heleno
    José Heleno

    Se fosse só de bateria.
    Actualizei o meu Iphone 6 e desde então que os problemas sucedem-se, a saber: consumo excessivoe bateria, bloqueios sucessivos em aplicações tão simples quanto o facebook e instagram, quebras de fluidez etc etc etc…
    Resumindo e concluíndo: ou o meu equipamento não está preparado para correr o novo IOS ou então confirma-se que a APPLE com estas “brincadeiras” pretende empurrar os utilizadores para os novos produtos.
    Por motivos profissionais, felizmente posso dar-me ao “luxo” de escolher entre ANDROID e APPLE, sem pagar qualquer quantia pelo equipamento…mas pela primeira vez em muitos anos estou seriamente tentado a abandonar a APPLE.

  31. Avatar de Manuel
    Manuel

    Confirmo , ainda nao instalei mas já notei menos autonomia.
    Sempreamesmahistoria.lol

  32. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
    UmRevoltadoComOMundo

    A beteria já é pequena quando comparada com outros telemóveis… Instalem o iOS11 apenas quando já estiver mais ou menos estável.

  33. […] Fonte (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); […]

  34. Avatar de André Dionísio
    André Dionísio

    Já não chegava terem pouca bateria ainda têm sistemas operativos que todos dizem ser perfeitos a consumir o dobro do normal.