Google Pixel sobe ao topo do ranking da DxOMark

17 Comentários

Até agora, no topo da lista da DxOMark para as melhores câmaras em smartphones, o HTC U11 era quem liderava isolado.

Após uma revisão de critérios, o Google Pixel ganhou mais alguns pontos, conseguindo apanhar o HTC no topo da lista.

Google Pixel

Quem gosta de fotografia decerto conhece o DxOMark e as suas análises detalhadas de máquinas fotográficas, lentes e câmaras de smartphones. No final de cada análise, é dada uma classificação, formando um ranking para cada uma das categorias. Cada análise é feita de acordo com um protocolo criado em 2012, cujo primeiro modelo avaliado foi o iPhone 4.

Com os novos sistemas de câmara dupla e a crescente qualidade das câmaras fotográficas, a DxOMark considerou que o seu protocolo deveria sofrer uma atualização, adicionando alguns pontos que começam a ser cada vez mais importantes hoje em dia. Assim, lançou uma versão renovada do seu protocolo de avaliações, tendo introduzido agora as seguintes componentes:

  • Nova pontuação para o zoom, baseado em vários testes para diferentes distâncias focais
  • Nova pontuação para o modo retrato/bokeh, tanto em laboratório como ambientes exteriores
  • Teste de low-light inferior a 1 Lux
  • Testes em movimento para aferir o desempenho da câmara e as técnicas de processamento no mundo real

Este protocolo irá agora ser aplicado aos testes de novos modelos, embora alguns modelos principais já analisados irão também ser reavaliados com este protocolo mais adequado às suas capacidades. Esta reavaliação foi feita no Nokia 808, iPhone 6, Samsung Galaxy S6 Edge, HTC U11, Google Pixel, iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Se até agora a lista era dominada pelo HTC U11 de forma isolada com 90 pontos, depois desta reavaliação, o Google Pixel ganhou alguns pontos extra, conseguindo igualar a pontuação do HTC, com quem partilha agora o topo da tabela das melhores câmaras mobile.

Google Pixel

Nos próximos tempos a DxOMark vai tentar reavaliar o máximo de smartphones já analisados, tentado atribuir uma pontuação o mais justa possível.

Caso queira conhecer mais detalhadamente o novo protocolo pode fazê-lo aqui, ou pode também observar aqui uma comparação do antigo versus novo teste.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não percebi qual foi a ideia deles em irem buscar um S6 Edge e não irem buscar por exemplo S8…

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Estão a reavaliar tudo calma…E era para haver Samsungs atrás do iPhone 7 senão ficavam todos à frente.

  2. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    Já alguem conseguiu comparar a camara do Pixel vs Xiaomi Mi 5s com a app portada do pixel com hdr+? Só por curiosidade, como têm o mesmo sensor. Eu tenho um MI5s com a app portada do pixel com hdr+ e realmente tira grandes fotos, muito melhor do que com a app stock.

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      A aplicação faz assim tanta diferença nas fotos?

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        Por incrivel que pareça faz! Em ambientes com muita luz não é uma grande diferença mas á noite e em sitios com pouca luz dá 20 a 0! O hdr+ faz milagres, e então ao fazer Zoom nas fotos é que se nota, por isso é que fiquei curioso em saber se realmente agora o MI5s ficou á altura do Pixel.

      2. Avatar de Jona
        Jona

        faz alguma…principalmente nas noturnas…as cores tambem ficam ligeiramente diferentes…mas se os sensores forem maus…nao faz milagres…

        1. Avatar de Vsousa
          Vsousa

          No meu caso faz muita. O mi5s tem o mesmo sensor para fotografia que o pixel, mas as fotos com a aplicação nativa de dia a céu aberto são porreiras, mas dentro de casa é só ruido, e á noite nem valia a pena tirar fotos eram mesmo más! Com a aplicação do pixel com hdr+ nem parece o mesmo telemovél as fotos ficam espetaculares tanto de dia como de noite, o hdr+ anula o ruido e as cores ficam muito realistas, não fica com aquele efeito bonito de photoshop!

          1. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            A APP nativa da Miui tem um mau algoritmo no processamento das fotografias… Daí o ruído e má qualidade nas fotos…

            Apesar de terem bons sensores, a má qualidade pós processamento é transversal a toda a gama Xiaomi, infelizmente…

          2. Avatar de Jona
            Jona

            no meu caso (htc u11)…altera so um coto as cores…e a preferencia venha o diabo e escolha…sinceramente nem uso hdr seja da google ou da htc que fazem “over processing” a foto. sem hdr fica muito mais realista e com lente 1.7 seja de dia ou a noite ficam sempre soberbas…

          3. Avatar de ruben
            ruben

            Qual é a app que esás a usar no mi5s? a google camera?

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        No LG G5 estraga completamente as fotos, as cores parecem que são renderizadas a 16 bits e a temperatura dos brancos é extremamente fria o que torna as fotos com um tom verde azulado muito feio.

  3. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Este site nunca testou o Lumia 950… Lumia 950 XL. Como é que podemos dar credibilidade a isto????

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      Tudo uma questão de justiça, que estamos acostumados a ter :p

    2. Avatar de Jona
      Jona

      tens muitos testes no youtube…e dos que vi..foram todos uma desilusao….mas sao os campeoes no papel..fica la com a medalha……

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu tive um Lumia 950 e tive de trocar um Samsung s7 e deixou saudades… O s7 não se comprara à do Lumia, nem de perto nem de longe.

        1. Avatar de Jona
          Jona

          nao estou a dizer que o lumia 950 é mau…mas tipo ter um smartphone para tirar fotos…o meu htc u11 chega e sobra pro dia a dia com a vantagem de ter 500 coisas a mais e com melhor qualidade que o lumia..quando quero tirar fotos a serio tenho uma mirrorless com lentes 1.2

        2. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          É um facto que os Lumias sempre tiveram grandes câmaras. Mesmo o Lumia 830 que ainda tenho (mas já não uso) não fica muito atrás do meu S7 EDGE. É um facto! A Nokia sabia bem o que fazia. 😉