Windows 10 Mobile: definir Wi-Fi como ligação de tráfego limitado

8 Comentários

O Windows 10 Mobile, apesar de todos os contras e particularidades que apresenta aos utilizadores, sempre teve o grande trunfo de ser um sistema operativo organizado, simplista e recheado com bastantes funcionalidades nativas.

Face a estas características, apresentamos um pequeno truque para que possa ter mais controlo sobre o consumo de dados do seu smartphone Windows quando estiver conectado a uma ligação Wi-Fi.

Windows 10 Mobile Wi-Fi

Apesar de grande parte das ligações Wi-Fi que usamos serem de tráfego ilimitado, muitas vezes temos de nos conectar a uma rede limitada e nesses casos convém controlar e moderar o consumo de dados de modo a estender o máximo possível o plafond disponível.

A Microsoft integrou no Windows 10 Mobile uma funcionalidade a pensar nestas situações que poderá ativar e associar a uma rede Wi-Fi.

Como ativar uma ligação de tráfego limitado no Windows 10 Mobile

Para ativar esta funcionalidade deverá aceder às definições do dispositivo. Nas “Definições” deverá selecionar a opção “Rede & acesso sem fios“, seguida da opção “Wi-Fi“.

Windows 10 Mobile Wi-Fi

Ser-lhe-á apresentado o menu Wi-Fi do seu smartphone Windows. Neste menu vai selecionar “Gerir redes conhecidas” e poderá constatar que encontra todas as redes Wi-Fi às quais o seu smartphone já se conectou.

Windows 10 Mobile Wi-Fi

Neste menu basta selecionar a rede cujo tráfego se pretende moderar e clicar em “Propriedades“.

Nas propriedades da rede Wi-Fi selecionada poderá configura-la a consumir menos dados. Para isso deverá simplesmente ativar a funcionalidade “Ligação com tráfego limitado“.

Windows 10 Mobile Wi-Fi

Esta dica, apesar de simples e elementar, sem dúvida será bastante útil quando tiver de conectar o seu smartphone Windows a uma rede Wi-Fi de tráfego limitado. Ao ativar a funcionalidade o sistema operativo reduzirá a atividade em segundo plano, nomeadamente o backup do próprio sistema operativo, de fotos, vídeos e atualizações de aplicações.

Tem um smartphone Windows? Conhece ou usa alguma funcionalidade do sistema operativo que mereça destaque? Deixe o seu testemunho nos comentários!

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Piçarra
    David Piçarra

    Este OS é uma Perca de tempo

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Normalmente gosto mais de perca do Nilo. 🙂

    2. Avatar de Nuno Aguiar
      Nuno Aguiar

      Olha que não, já experimentas-te ou “falas apenas sem conhecimento”?
      Eu conheço os três SO, dois muito bem, Windows e Android, android desde a primeira versão até ao 5, IOS não utilizei muito porque simplesmente não gostei da sensação de “estar preso”.
      E certamente que se utilizas Android perdes muito mais tempo com crashs, bugs, lentidão e reboots…
      Windows pode estar ligado meses, e o desempenho é o mesmo do primeiro dia.

  2. Avatar de jorgeazevedo1
    jorgeazevedo1

    Afinal o W10/M ainda não morreu. Eu confirmo que o uso diáriamente e ainda está vivo e com saúde.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Vivo está, agora se está de boa saúde… Isso já será mais relativo e pessoal.
      Eu, por exemplo, sinto falta de algumas apps e o sistema operativo já não recebe tantas novidades como anteriormente.
      Mas mesmo assim continua a ser um excelente SO, bastava ter mais e melhores aplicações e seria quase perfeito.

      1. Avatar de Rai Sousa
        Rai Sousa

        Meus amigos, o windows é a inovação e o melhor investimento, melhor sistema e melhor hardware, só temos um unico problema que são os desenvolvedores de aplicativos que nao fazer a versão do Windows, resolvendo isso é só SUCESSO

  3. Avatar de JMCXL
    JMCXL

    Lá em casa em 4 telemoveis, 3 são WP e nenhum dos 3 “donos” sente necessidade de mudar.
    È verdade que algumas APP’s davam jeito (a das senhas do Continente, por exemplo). Mas outras vivo bem sem elas.

    1. Avatar de Nuno Aguiar
      Nuno Aguiar

      Mesmo a própria app do continente deveria dar para memorizar as credenciais.