IKEA: App mostra como fica um móvel lá na sua casa

20 Comentários

Que a tecnologia é cada vez mais um verdadeiro aliado do negócio isso ninguém tem dúvidas. No entanto, no meio de tanta concorrência, é preciso oferecer aos clientes a melhor informação e também as melhoras ferramentas.

A empresa sueca IKEA desenvolveu agora uma app que permite aos seus clientes ver como fica a mobília lá em casa antes de a comprar.


Com o novo iOS 11, a Ikea vai lançar uma interessante aplicação que vai recorrer a uma tecnologia de realidade aumentada criada pela Apple. Chama-se ARKit e, segundo a Apple, é uma framework que permite facilmente criar verdadeiras experiências no mundo da realidade aumentada.

Ao combinar objetos e informações digitais com o ambiente em volta, o ARKit permite que os objetos do ecrã “interajam” com o mundo real das mais diferentes formas.

A app desenvolvida pela IKEA irá chamar-se originalmente Ikea Place e, como referido, irá permitir aos clientes saber como fica um móvel lá em casa.

Apesar do conceito não ser propriamente novo, com esta nova app a Ikea oferece uma experiência completamente diferente e mais real.

Veja como tudo funciona

https://www.youtube.com/watch?v=xOzxQoPIVgo

Como se pode ver, a forma como a tecnologia está implementada simplifica toda a ação do utilizador pois está tudo quase à distância de um clique. No mundo existem já outros projetos idênticos, como por exemplo da Hama, que através de uma app no smartphone, é possível ver o conteúdo de uma caixa de um equipamento.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Esse jogo chama se furniture go… Muito bom

  2. Avatar de LR
    LR

    As tintas Barbot têm uma app semelhante, em que nos permite visualizar uma ou mais cores numa ou mais paredes.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      lol. Há apps semelhantes mas essa não é uma delas. Isto não é retocar uma fotografia.

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Assim se vê a capacidade técnica da Apple.

    Isto só é possível com o ARKit e com processadores potentes da Apple.

    Já os Andróides vão ter que se contentar com andar com fitas métricas.

    E sim, não me venham falar do Project Tango porque isso usa chips da PrimeSense, que foi adquirida pela Apple.

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      #blindfolded

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Tu sabes que o arkit foi uma tecnologia comprada, que na altura dava para android tbm.

      Procura ORB SLAM.

      1. Avatar de Rui P.
        Rui P.

        O ARKit não é uma tecnologia comprada, foi sendo desenvolvida dentro da Apple. O que a Apple fez foi comprar empresas ao longo dos anos (3-4 anos) que lhe trouxeram vantagens para o desenvolvimento.
        Estás a querer dizer que o ARKit é ORB SLAM?

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Não o Arkit e mais VIO do que outra coisa, o que estou a dizer e que é ridiculo quando empresas como a apple, google, facebook limitam se a comprar pequenas empresas inuvadores e depois ficam com o credito.

          ORB SLAM considero o futuro.

          1. Avatar de Rui P.
            Rui P.

            Está bem está, a Apple demora 3-4 anos a ficar com o crédito e é incapaz de desenvolver alguma coisa nesse tempo. VIO é uma classificação do tipo de tecnologia, não te diz que usa a tecnologia de outros.
            És capaz de justificar porque é que o ORB SLAM é o futuro quando apenas faz uma parte do que o ARKit faz para determinar posicionamento?

          2. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @Rui P. Eu ate perdia tempo em explicar, mas ja vi que estas com ideias formadas, se quiseres estuda um pouco Computer Vision.
            O facebook esta a apostar no futuro.

    3. Avatar de David Silva
      David Silva

      Mais um a apanhar migalhas para justificar o valor astronómico que deu por um equipamento da Apple.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Ja nos habituaram a isso, so temos de ter um pouco de compaixao, compreensao, e pena deles, afinal nem todos nasceram para ser inteligentes.

    4. Avatar de eu
      eu

      Desenvolvi durante bastante tempo aplicações para Android com a Metaio. Adivinha… foi comprada pela Apple 😀
      Posso-te garantir que tinha qualidade em Android, mas assim como a tecnologia avança, tambem as capacidades de processamento tanto em Android como em iOS.

    5. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      E possivel tambem no Windows 10 Mobile ja ha algum tempo, com processadores mais antigos, mas nada como pesquisares, vais encontrar uma das anteriores apresentacoes da MS onde podes ver isto mas para melhor, nao e AR mas sim MR, o que te da uma perspectiva muito mais realista, podes posicionar um movel move-lo, andar a volta dele, uma experiencia muito mais rica. Mas sim, continuem a defender a maca e a ver so numa direccao. A diferenca aqui e que a Apple vai ja ter esta app de AR, enquanto que a MS ainda nao tem disponivel para o mercado a App MR que apresentou.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boa João…. Ahah. Anos luz da realidade! Aquilo já é doença… Que fanatismo.

  5. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Vejam só onde chegou a falta de lucidez das pessoas!!! Publicação sobre uma App do IKEA, discusão sobre Apples and pears!!!

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Isso porque veem para aqui alguns iSheeps mandar marradas sem destino.

  6. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Já tinha ouvido falar desta app há uns anos, pensei que já havia para todos os SOS

  7. Avatar de jc
    jc

    Alguém sabe quando é que esta App fica disponível ?