Ensino Superior: Colocações 2017 já disponíveis online

9 Comentários

Já estão disponíveis os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior. De acordo com os números avançados, 44.914 candidatos ( 85,7% dos que se candidataram) já foram colocados.

Este é o número mais elevado desde 2010. Sobram 6.225 vagas para as 2.ª e 3.ª fases.


Segundo dados hoje divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), “estão já colocados 27.648 novos estudantes no ensino universitário (face a 27.036 em 2016-2017) e 17.266 no ensino politécnico (face a 15.922 em 2016-2017), crescendo respetivamente 2,3% e 8,4% no final da 1.ª fase do CNA”.

Destaque para os Politécnicos que foram primeira opção para mais 16% dos candidatos, comparativamente a 2016. Já no caso das Universidades o crescimento foi de apenas 2%.

Imagem: UPorto

Dos 1.062 cursos disponíveis, 711 ficaram já completamente preenchidos na primeira fase, com especial destaque para os cursos na área de Direito, Saúde, Engenharias, Ciências Sociais e do Comportamento e Ciências Empresariais.

Lista disponível aqui. Para saber se foi colocado, aceda aqui.

Digam-nos onde foram colocados

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    porcaria de concurso.
    este método de colocação é do tipo: “vais para onde te calhar, tipo roleta.”
    É por isso que não temos jovens que estudam aquilo que gostam e não temos jovens formados que estejam motivados para trabalhar.

    1. Avatar de UmRevoltadoComOMundo(Hoje Um Pouco Menos Porque Fui Colocado No Curso Que Queria)
      UmRevoltadoComOMundo(Hoje Um Pouco Menos Porque Fui Colocado No Curso Que Queria)

      Total verdade. Muitas vezes as pessoas são excelentes em uma área e medianas nas restantes. Perdem-se assim grandes talentos e ganha-se em pessoas não satisfeitas com o curso, para além de pessoas que não gostam do seu futuro emprego. Eu fui dos últimos colocados no meu curso por isso sei bem o que é essa sensação de roleta russa. O problema é que não existem muitas formas de fazer uma seleção independente e honesta…

    2. Avatar de Lumia 640XL DS
      Lumia 640XL DS

      Concordo.

    3. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Que querias então?!

    4. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      Sinceramente, e compreendo o comentario, discordo.
      Isto não é tipo roleta. Vão os X melhores. E quem faz a candidatura sabe ver medias anteriores e ter uma estimativa da media que será este ano. Há sempre a pontinha de sorte, mas roleta não é.
      (Não me venha claro por exemplo um aluno com 11 ou 10 de media dizer que pos primeira opção engenharia industrial na FEUP… Aí é roleta russa com as balas todas lá xD)

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Não vão os melhores, vão os que têm média mais alta, o que depende de vários factores…

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Média mais alta = melhores quer queiras ou não. Alguém que tenha 18 ha-de ser mais inteligente que o que tem 10, nem que seja por ter tido a cabeça para marrar que nem doido, ou seja trabalhar mais para aquilo que o outro.

        2. Avatar de Manuel Pinto
          Manuel Pinto

          Um dos fatores é o trabalho sistemático, sobretudo, ao longo do secundário. Alunos com média de entrada menor ou igual a 10, vai fazer o quê para o ensino superior?Provavelmente distrair os outros como fizeram no secundário

  2. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Apesar deste ser um blog virado para a tecnologia é óptimo colocarem este tipo de informações muito úteis para muitos dos que o frequentam. Continuem com o excelente trabalho!