Sol liberta monstruosa erupção solar, a mais forte da década

16 Comentários

No passado dia 6 deste mês, o sol lançou duas poderosas erupções solares, sendo que a segunda foi a mais intensa registada desde o início desse ciclo de atividade solar, em dezembro de 2008, segundo informou a NASA em comunicado.

As duas deram-se pelas 6:10 da manhã e a segunda foi a mais poderosa desta década. Uma erupção solar de classe X, a categoria de erupções solares mais poderosas, explodiu de uma grande mancha solar na superfície da nossa estrela.

sol: Ilustração de uma erupção solar


Até ao momento a maior erupção tinha sido detetada em 2015, agora a erupção X2.2 foi a mais forte e só começou a diminuir 3 horas depois, às 9:02 da manhã, para uma uma erupção X9.3, de acordo com o Centro de Previsão de Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (SWPC) dos EUA. A última erupção X9 ocorreu em 2006 (chegando em X9.0).

Segundo informações do SWPC, as erupções provocaram perturbações nas comunicações rádio de alta frequência, perda de contacto durante uma hora sobre o lado iluminado pelo sol da Terra e as comunicações de baixa frequência, usadas na navegação, ficaram reduzidas também durante uma hora.

http://videos.sapo.pt/0jNAV7Mw6MwtU6ZM1s22

Estas erupções podem alterar o funcionamento dos satélites de comunicação e sistema de posicionamento Global (GPS), assim como as redes de distribuição elétrica ao chegarem à atmosfera superior da Terra. As duas erupções ocorreram numa região ativa do Sol onde já havia ocorrido uma erupção de intensidade média a 4 de setembro.

 

Mas porque ocorrem estas erupções solares?

As erupções solares ocorrem quando o campo magnético do sol, que cria as manchas escuras na superfície da estrela, se torce e se volta a ligar, explodindo energia para fora e superaquecendo a superfície solar. As erupções solares da classe X podem causar tempestades de radiação da atmosfera terrestre e desencadear perturbações nos dispositivos rádio, nos satélites e no sistema GPS, tal como aconteceu neste caso.

Durante grandes erupções solares, o sol também pode lançar uma nuvem de plasma energético do seu corpo, um evento chamado de ejeção de massa coronal (CME).

Foi acompanhado por emissões de rádio que sugerem que existe um potencial para um CME. No entanto, temos que esperar até obter imagens do coronógrafo que capturaria esse evento para uma resposta definitiva.

Referiu o cientista do SWPC, Rob Steenburgh.

O Observatório Solar e Heliosférico em órbita, um projeto conjunto entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, posteriormente forneceu essa resposta quando recuperou a ejeção da massa coronal do evento, embora, de acordo com o site SpaceWeather.com, os analistas do NOAA ainda estejam a simular a rota da sua trajetória para ver se ela está como a direção da Terra.

A mancha solar responsável pelas erupções desta manhã, região ativa 2673, é a menor de dois pontos maciços na superfície do sol, com apenas sete Terras de largura por nove Terras de altura, de acordo com o astrofísico Karl Battams.

No dia anterior, essa mesma mancha solar emitiu uma erupção solar de classe M, um décimo do tamanho de uma erupção de classe X, levando a uma ejeção de massa coronal voltada para a Terra que poderia causar auroras à noite no hemisfério norte.

Se apontado para a Terra, o CME dessas últimas erupções poderia levar a auroras ainda mais espetaculares, mas também pode prejudicar os satélites, as comunicações e os sistemas de energia. Essas nuvens carregadas de plasma podem chegar dentro de 1 a 3 ou 4 dias, ou seja, até o dia 10, referiu Steenburgh, embora os CMEs desencadeados por erupções energéticas geralmente chegam rapidamente.

O Observatório de Dinâmica Solar da NASA capturou esta visão de um alargamento solar de nível médio do sol às 16:33 de segunda-feira (4 de setembro). Crédito: NASA / SDO

O aumento da atividade pode parecer surpreendente, já que o sol está-se a aproximar do seu mínimo solar, com os menores níveis de atividade no seu ciclo de 11 anos.

Estes eventos, como também referiu Steenburgh, fazem parte da vida de uma estrela e poderemos ver mais eventos deste tipo, embora não aconteçam todos os dias, mas não são raros.

Via

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joselito
    Joselito

    Esse sol é muito X9! E lá se vai mundo da tecnologia! Prontos para voltar para as cavernas?

    1. Avatar de Lumia 640XL DS
      Lumia 640XL DS

      Quais cavernas? Acho que nem as cavernas irao resistir as erupções solares.
      Acho que vamos ter de ir viver para Saturno.

  2. Avatar de L_730
    L_730

    Na volta é a Coreia do Norte a fazer experiências.

    1. Avatar de Dias
      Dias

      Oficialmente é o Trump.

  3. Avatar de joao
    joao

    Ainda está por vir a grande erupção solar, é inevitável.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Algo nos diz que alguma da teoria no filme “2012” não é assim tão descabida. E em termos de datas de eventos futuros, mais a mais quando falamos de 600 o 640 mil anos um desvio nos cálculos de 5, 10 anos ou mais não é nada…

      1. Avatar de joao
        joao

        Exacto, os filmes contam uma parte da verdade, eles já monitoram o Sol durante muito tempo…
        Mais uns meses, poucos anos e a grande erupção solar está ai para transformar todo o planeta terra.

  4. Avatar de Derlan
    Derlan

    É assim MSM. agora imaginem o sol sendo uma estrela como ela é,como será pra terra no dia que ela morrer.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Segundo previsões antigas o Sol morrerá em breve (algures nas próximas décadas), e deveria ser substituído por um outro durante a passagem de um planeta-cometa que iria tapar o Sol durante esse processo e em simultâneo com a sua gravidade re-colocar o planeta Terra na trajectória inicial correcta da qual se desviou há alguns milhares de anos devido aos seres humanos aqui na Terra.

      O Sol morrer parece ser inevitável, o que não sei é se quando chegar essa altura haverá ainda algum ser humano na Terra, pois pelo menos alguns seres humanos deveriam sobreviver a tal acontecimento, mas não tenho a certeza que existam pessoas realmente boas suficientes para que tal possa acontecer e isso influenciará o desenrolar dos acontecimentos para os seres humanos… se ainda existirem seres humanos bons em quantidade/ qualidade suficiente talvez os humanos ainda fiquem por mais um milénio caso contrário acaba a vida na Terra por essa altura do tal planeta-cometa que de momento parece ser um mero mito.

      1. Avatar de ed
        ed

        Segundo sei o sol ainda só está a meio da vida

      2. Avatar de Rolha
        Rolha

        Epá grande imaginação, ou péssimas fontes…

    2. Avatar de Rolha
      Rolha

      O sol vai passar por uma fase de inchamento transformando-se num gigante vermelho, mais que provavelmente vai engolir os planetas rochosos, incluindo a terra. Posteriormente vai encolher novamente e acabar os seus dias como uma estrela anã branca. Mas não te preocupes que ainda falta uns bons milhares/milhões/biliões de anos.

  5. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Anda muita gente por esse mundo fora a preparar-se para que a electricidade falhe, e seja tal falha provocada por humanos ou pela natureza, parece inevitável, até porque os países não investiram e continuam a não investir nas modificações de centrais de distribuição e coisas do género para as proteger de picos electromagnéticos quer de armas nucleares que explodem a elevadas altitudes, quer de picos de energia do Sol, que já ocorreram no passado e afectaram os telégrafos e que poderão acontecer a qualquer momento de novo mas desta vez afectar as linhas eléctricas.

    E nem era muito caro, bastava uns protectores de picos que aparentemente até são relativamente baratos (em comparação a mudar os transformadores, boa sorte para arranjar centenas/ milhares de transformadores que estão nas estações intermédias… eles não existem fisicamente, tem de os fabricar e demoram meses a fabricar cada um aparentemente… claro que eventualmente acelerariam a produção mas mesmo assim poderia passar-se anos e entretanto a sociedade colapsava… pois as linhas mesmo que ardam são relativamente simples de substituir, o problema são mesmo os transformadores que são a parte mais complicada de arranjar substitutos, pois não estão armazenados em lado algum à espera que aconteça uma desgraça.

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Este mês já houve pelo menos duas X9 e uma X8 há umas horas atrás.
    A primeira X9 foi salvo erro um dia antes do terramoto no México.

  7. Avatar de joao matos
    joao matos

    Vamos todos para outra galáxia. E nessa outra galáxia vamos todos ver o jogo Benfica – Real Madrid em camera lenta. Agora a sério…estou mais preocupado com os milhões de euros que foram desviados do estado deste País do que com os milhôes de anos que o Sol ainda possa ter de vida. Mas tudo bem, para efeito de cultura geral lá diz o velho ditado que saber não ocupa lugar

  8. Avatar de wlter
    wlter

    Eu creio na bíblia, quer saber o que esta acontecendo? leia Apocalipse cap. 16 vs. 8, Quer saber o que vai acontecer leia Isaias cap. 30 vs 26