Slax 5.1.8.1

14 Comentários

Gostarias de transportar contigo o teu sistema operativo favorito num CD ou numa pendrive sem precisares de o instalar no computador (ou seja live CD / USB), e com todos os programas, configurações, codecs, documentos que costumas utilizar?

Se a resposta é SIM, o SLAX Linux é tudo aquilo que precisas.



Esta maravilhosa distribuição de Linux tem me enchido as medidas, não só porque é muito pequena (192 MB), como é também de fácil configuração e adaptação às nossas necessidades – Neste campo destaca- se a instalação de software por módulos, bastando ir ao site do SLAX (se tiverem preguiça de compilar o vosso software) e sacar o modulo com o programa, driver, codec que mais falta vos faz, copiá-lo para a pasta /modules e ficam prontos para gravar o vosso live cd / live usb personalizado.

Mais em baixo vou deixar o link para sacarem um programa de seu nome MySLAX Creator.


Trata-se de um software para o Windows que tem como função auxiliar os utilizadores do SLAX a configurarem o seu CD ou USB com os módulos pretendidos e com outras pequenas afinações da vossa Distro (Fazendo a analogia, o nLite está para o Windows assim como o MySLAX Creator está para o SLAX).

Fica aqui uma pequena lista das principais características do SLAX:

– Linux Distro em live CD ou live USB
– Baseada no Slackware Linux
– Instalação de software por módulos
– Usa o ambiente de gráfico KDE (mas há a opção Fluxbox no boot)
– A versão Popcorn usa o ambiente gráfico XFCE
– A versão KillBill tem o Wine instalado por defeito.
(Vamos lá ver se alguém descobre o porque desta versão se chamar KillBill)

Licença: GPL
Download: SLAX 5.1.8.1 [192MB]
Download: Módulos
Homepage: Slax

Download: MySLAX Creator 1.4.1 [2,1MB]
Homepage: My Slax

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de vdias

    Acho que seria muito mais engraçado em vez de Live… ser usado usando o qemu…

    Ligávamos a pen à makina e sem um único boot ou afins (às vezes não é possivel) tinhamos o slax ali a correr numa janelinha…

    😉

  2. Avatar de Balari

    @Vdias

    Em breve é esperada a versão 6 do SLAX, e sei que esta versão reformulará o conceito empregue até agora. Pode ser que tenhamos novidades a esse nível.

  3. Avatar de Li70
    Li70

    Boas ja falando em linux precisava de uma ajudinha…eu tenho uma sessao xgl ja criada com beryl a correr tudo na boa mas queria saber se posso correr beryl na sessao gnome (sessao normal) ja que o beryl nao arranca com os efeitos nessa sessao, tenho a minha placa ati bem configurada visto que xglinfo devolve-me o valor (yes) e reconhece a minha ati x1950 na boa. Qualquer ajuda agradeço ainda sou um pouco noob nisto gostaria de aprender mais alguma coisinha tou a deixar o windows para tras e a seguir linux 😉 hugs & thanks.

  4. Avatar de Portátil idade pedra
    Portátil idade pedra

    Tenho um portátil da idade da pedra Toshiba 230CX, será que funciona? Já tentei instalar vários Linux – Ubuntu etc, mas não consegui…..confesso que sou novato nestas andanças do Linux, mas tenho muita vontade e curiosidade em experimentar, será que algém pode dar uma ajudinha….

  5. Avatar de LemoN

    @Li70: vai aqui – >http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_XGL

    Lê a partir de “http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_XGL”

    À partida se criares uma sessão com o nome gnome, ele ficará default e abre com o Beryl na boa… tenta!

  6. Avatar de gil

    @Li70

    tens que adicionar a ordem de arrancar o beryl no início da sessão… aqui não te posso ajudar porque no escritório só tenho windows 🙁

    se fores ao wiki do ubuntu e procurares lá como instalar beryl e compiz tens lá o que deves fazer para arrancar com isso a funcionar 🙂

  7. Avatar de Li70
    Li70

    gil
    tasse bem so que é o seguinte ele funcionar funciona mas e so na sessao que criei xgl…o que eu queria era beryl a funcionar na sessao gnome mas obrigado na mesma vou ver no site que LemoN me recomendou a ver se me safo. obrigado LemoN

  8. Avatar de nuno

    Li70,

    pela experiência que tenho ganhas mais em usar o AIXGL do que o XGL. Aconselho a experimentar o Feisty Fawn que, à partida, já vem um desktop 3d «out of the box» – o compiz.

    Portátil idade pedra,

    acho que há aqui muita gente que te pode ajudar, eu incluído mas, por favor, põe dúvidas antes 😉 dizer apenas que se precisa de ajuda não chega…

  9. Avatar de Eolo
    Eolo

    É certamente a experimentar, mas como todas as belas têm um senão, muitas vezes nega a carregar o OS. Já agora o wallpaper do john lenon, tem um erro, diz-se “precisamos” e não “presiamos”…lol

  10. Avatar de ze
    ze

    Adorei a ideia, e já há muito que me queria aventurar no linux, mas depois de escolher os modulos e ao tentar cirar a imagem dá sempre um erro:
    C:/Programas/MySLAX Creator/mkisofs.exe -log-file CreateISO.log -v -J -R -D -o C:\DOCUME~1\ANTËNI~1\AMBIEN~1\MYSLAX~1.ISO -V MySLAX -A MySLAX -no-emul-boot -boot-info-table -boot-load-size 4 -b isolinux.bin -c isolinux.boot -graft-points -path-list=C:\MySLAXTemp\include.lst -exclude-list=C:\MySLAXTemp\exclude.lst J://
    mkisofs 2.01-bootcd.ru (i386-pc-mingw32)
    Scanning J://
    Scanning J://base
    Scanning J://boot
    Scanning J://boot/DOS
    Scanning J://devel
    Excluded by match: J://isolinux.cfg
    Scanning J://modules
    Scanning J://optional
    Scanning J://rootcopy
    Scanning J://tools
    Scanning J://tools/WIN
    mkisofs: No such file or directory. Unable to open disc image file

    Alguém me sabe dizer porquê?
    thanks

  11. Avatar de Balari

    @Eolo

    Bem visto o erro ortográfico, não tinha reparado, mas também estamos inocentes aqui no pplware, porque não fomos nós que o criamos 😛

    Um abraço

  12. Avatar de dc
    dc

    @Portátil idade pedra

    Podes sempre instalar o Kubuntu, eu também tinha ai um Pentium3 empanado que só aguentava com o Win98 e o WinM e pus-lhe o Kubuntu e pelo menos já dá para navegar na net sem estoirar com a memoria RAM, mas aquilo é mesmo mono-tarefa, se usar o OpenOffice com o Firefox aquilo estoira.

    CUMPS

  13. Avatar de miranda
    miranda

    oi não consigo baixar o myslax creator 1.4.1, por que?
    alguem poderia me ajudar
    grato……..

  14. Avatar de Marcos
    Marcos

    Oi galera preciso que alguém me ajude a instalar módulos no slax