Análise Nokia C5-00, mais do que um telemóvel

54 Comentários

Nokia é Nokia! Certamente que todos nós já ouvimos este “elogio” aos equipamentos da empresa finlandesa Nokia Corporation, líder no fabrico de equipamentos para comunicações móveis. Nos meus tempos de adolescência, lembro que o detentor de um telemóvel Nokia era alguém que trazia consigo uma “grande máquina”. Um sistema operativo bastante elegante e muito simples de usar (que chegava a todos os grupos etários da sociedade), eram algumas das muitas características que marcavam a diferença de outras marcas.

Passados alguns anos, numa era que agora é dominada pelos smartphones, voltei a ter em mãos um super telemóvel já com muitas funcionalidades de um verdadeiro e puro smartphone. Vamos conhecer o Nokia C5-00.

c5_00

O elegante telemóvel Nokia C5 é cómodo, moderno e cheio de surpresas – com inúmeras formas de se manter ligado à família e amigos. A disposição bem concebida das teclas é perfeita, o que facilita no processo de input de informação.

Principais funcionalidades

  • Acesso instantâneo as redes sociais mais populares (ex. Facebook)
  • Aceder a serviços de e-mail (ex. Hotmail, Gmail, Yahoo Mail)
  • Conversar com pessoas através de serviços de mensagens instantâneas (ex. Google Talk e Windows Messenger)
  • Captura de imagens e vídeos com a câmara de focagem total de 3,2 megapixels com focagem automática e flash de LED duplo
  • Partilha de imagens nos serviços da Web (ex. Ovi Share, Flickr ou Vox)
  • Aceder instantaneamente ao YouTube
  • Editar e organizar fotografias no telemóvel
  • Possibilidade de realização de videochamadas
  • O Nokia C5 inclui Ovi Maps com navegação Pedestre e Automóvel, guias gratuitos da Lonely Planet e da Michelin, e muito mais
  • Ouça as suas estações preferidas com o rádio FM estéreo incorporado
  • Faça a gestão da sua música e grave faixas no seu PC compatível com o Nokia Music Manager
  • Transfira fotos e vídeos para Ovi Share para partilhar as suas experiências com alguns amigos mais próximos ou com toda a comunidade Ovi

Quando me questionam sobre qual a diferença entre um telemóvel (neste caso o Nokia C5 é mais do que um telemóvel) e um smartphone, costumo referir que o telemóvel continua a manter características que o smartphone ainda não conseguiu atingir em pleno, como por exemplo a robustez, a usabilidade(ex. a simplicidade de fazer uma chamada) e o design. Recomendamos a leitura do artigo: O que é um smartphone?

O Nokia C5 possui um ecrã transparente de 2,2 polegadas com suporte para milhares de cores, sendo fantástico para ver imagens, vídeos e navegar na Web, no seu telemóvel.

c5_01

Com estilo, compacto e em aço inoxidável genuíno – o Nokia C5 tem um toque fiável de qualidade, e um ar atractivo e moderno. Tais características têm acompanhado sempre os equipamento produzidos pela Nokia.

c5_02

O Nokia C5 é extremamente fino e compacto. Na parte lateral possui a entrada para que o utilizador carregue de forma cómoda via USB a partir do seu PC ou via transformador (cabo USB e um carregador de alta eficiência são ambos fornecidos com o  telemóvel).  É também na parte lateral que está localizado o slot para acomodar o cartão de memória (de fábrica vem com MicroSD de 2 GB), que pode ser trocado por um de 16GB.

c5_03

Principais características do Nokia C5-00
  • Dimensão: (com/larg/esp): 112 x 46 x 12,3 mm
  • Peso:  89.3g
  • Volume: 56 cc
  • Visor: tamanho 2,2”, Resolução: 320 x 240 pixels (QVGA), até 16.7 milhões de cores (TFT)
  • Bateria: BL-5CT de 860 mAh – Li-Pol 1050mAH
    • Autonomia conversação (horas) 12h (2G) 5h (3G)
    • Autonomia em stand by (horas) 624h (2G) 672h (3G
  • Memória: até 50 MB interna e até 16GB através de um cartão microSD
  • Câmara integrada de 3.2 Megapixels com resolução de 240×320
    • Formato vídeo: 3GPP|vídeo H.263
    • LED Flash
    • Tecnologia EDOF Full Focus (profundidade de campo alargada)
    • Câmara secundária para videochamadas (VGA, 640 x 480 pixels)
    • Zoom digital até 4x
    • Formato imagens: JPEG
  • Conectivade
    • Bluetooth 2.0 com Enhanced Data Rate  +EDR +A2DP
    • GPRS
    • HSCSD
    • USB 2.0 de alta velocidade (interface micro USB)
    • Interface AV de 3,5 mm
  • GPS e navegação
    • Receptor A-GPS integrado
    • Ovi Maps 3.0 pré-instalado
  • Rádio FM: Stéreo com RDS
  • Extras: Auricular Stereo; Cartão MicroSD 2GB; Cabo de Dados
  • Sistema Operativo: Symbian OS versão 9.3

Consulte todas as especificações aqui

A Ovi Store veio sem dúvida dar uma nova vida aos equipamentos Nokia que assim têm ao seu dispor um conjunto de aplicações para as mais diversas situações. Segundo a própria Nokia, a cada dia que passa são efectuados 2,3 milhões de downloads na Loja Ovi, estando este serviço disponível em mais de 190 países. A loja Ovi oferece um leque de serviços, desde mapas, música, aplicações, etc.

c5_04

A questão volta a ser colocada em cima da mesa. Afinal, este Nokia C5 é um telemóvel ou um smartphone?

Pergunta difícil de responder! Aproveitando as palavras do Country Manager da Nokia Portugal (Luís Peixe) –“A resposta a esta pergunta está na análise do tipo de utilização que os consumidores fazem de um equipamento móvel, geralmente denominado telemóvel; uma análise que é complexa, já que, como se costuma dizer, cada caso (pessoa) é um caso, com interesses, gostos e necessidades diferentes.”

c5_05

Considerações finais

Existe um enorme mercado para este dispositivo, não podemos cingir a nossa atenção ao “ainda” pequeno mercado dos smartphones, o maior mercado, a maior fatia de vendas ainda está nestes dispositivos. Para uma determinada faixa etária e para segmentos profissionais, esta máquina é uma excelente opção.

O Nokia C5 é extremamente fino, robusto e compacto. A usabilidade que o sistema operativo oferece é um dos pontos fortes deste telemóvel mas também todo o conjunto de funcionalidades que oferece. Penso que esta versão peca por não ter suporte para redes sem fios (wifi), o que nos dias de hoje é quase essencial (pelo menos para termos acesso à Internet dentro de casa, usufruindo do serviço que já pagamos).

De um modo geral, penso que o Nokia C5 é uma boa aquisição para quem quiser ter um “super telemóvel”!

UPDATE – Informação enviada pela Nokia Portugal

Os preços para o Nokia C5 são os seguintes:

  • Nokia Online Store: 169,00€
  • Optimus: 149,90€
  • Vodafone: 149,89€ – com desconto da loja online de 10€.
  • TMN: 159,90€ – venda exclusiva online.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Mais um mono Nokia sem interesse.. como todos os modelos que a Nokia tem lançado nos ultimos tempos!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Depende daquilo que andas a procura/gostos e necessidades 🙂

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        So um aparte existe uma versao deste C5 touchscreen gosto mais é mais elegante ainda.
        http://symbianbrazil.blogspot.com/2010/10/nokia-lanca-mais-um-smartphone.html

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Tenho um E71 custou 190€ e enche me as medidas n preciso de mais nem uso mais do que o E71 oferece e gastar dinheiro para nao tirar partido é desperdicio!

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        Ora viva,
        não sei o que procuras num telemóvel, mas eu tenho um E71 e um Boston …
        o Boston dá 10 a 0 ao E71.
        Na duração da bateria, na compatibilidade com exchange, na apresentação de meetings, na capacidade como gps, faço backups via wifi sem me chatear.

        Actualizar o firmware e não ter problemas, depois de restaurar o backup, é outra coisa digna de se ver

        Só gostava que o boston tivesse teclado nos dias em que me convém .. 😀

        Eu diria que a Nokia consegue que os seus smartphones pareçam estúpidos.

    3. Avatar de DS
      DS

      Esse comentário é so estúpido…
      Vai pregar para outra freguesia…

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        eu concordo com o RF

        tendo em conta o titulo da noticia,
        “mais do que um telemovel”…, e então?!…, estamos em 2010+

        hoje, não existe outra coisa que telemoveis que são mais do que telemoveis!.., este é só mais um com as suas características….

        n me pareceu de todo um comentario estúpido!..

        em algum lado deste mundo deve haver alguém que ao ver esta noticia pode pensar que aqui está 1 telefone de referencia, quando na verdade é só mais um, e nesse caso, o comentario do RF não é de todo descabido, no sentido em que é necessario que se refira que não ha nada de espectaculares no telefone.

      2. Avatar de Pedro Pinto

        @DS
        Isso é resposta para mim?

  2. Avatar de nuno-mc
    nuno-mc

    O facto de não ter Wi-Fi é muito mau…

    1. Avatar de leitorassiduo

      Realmente.. hoje em dia tlm sem Wi-fi qto a mim não vale a pena

      1. Avatar de Denker
        Denker

        Concordo plenamente. Hoje a mobilidade não sobrevive sem que tenha ao menos wi-fi.

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Bem tive ainda ontem com um na mão assim como um C3, porque o meu pai queria comprar um com boa bateria e com bluetooth pareceu-me bastante bom e a sua autonomia é relativamente boa. Para quem apenas faz chamadas e recebe SMS’s não precisa de nada mais é o ideal, perfeito.
    Curioso encontrar aqui mesmo hoje uma analise ao dito aparelho 🙂
    Abraços.

    1. Avatar de jorge silva
      jorge silva

      concordo plenamente, nem só de smartfones se comonica hoje em dia, já nao me lembro de ver aqui um post deste tipo, acredito que a maioria dos utilizadores de redes moveis utiliza telemoveis deste tipo, creio que é sempre bem vindo este tipo de post referentes a este tipo de equipamentos.

  4. Avatar de luminoso
    luminoso

    Eu gosto muito. Está no ponto para quem não quer lixo nem para quem não quer um smartphone. No grupo de pessoas que conheco isto vai agradar a muitos 🙂

    1. Avatar de André rebelo
      André rebelo

      É verdade…..

      E eu sou um deles. Aliás, é o meu telemóvel.

      É preciso ter muito cuidado com o ecrã, porque é mesmo muito frágil (já parti um, passado 2 dias de ter comprado o telemóvel)

      1. Avatar de D.Madeira
        D.Madeira

        Isso é mais descuido! Tenho um e garanto que não é nada frágil (tenho praticamente desde que saiu, já caiu milhares de vezes e continua perfeito)
        Excelente terminal e bastante fácil de utilizar, recomendo fortemente a todos aqueles que queiram um bom telemóvel a preços “acessíveis”.

      2. Avatar de j chaves
        j chaves

        gostava de saber como se resolve casos de ecrã partido. eu parti hoje o meu , e , não sei como.

        1. Avatar de André rebelo
          André rebelo

          Eu levei o meu para a garantia….. Se bem me lembro paguei uns 40€.

          É como disse, o ecrã é muito frágil. Eu também não sei bem como o meu partiu.

  5. Avatar de Ricard
    Ricard

    Sim o facto de não ter Wi-Fi é um ponto negativo, pois na maioria dos SmPhones o Wi-Fi está presente, o comentário de Super telemóvel é um bocado, exagerado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A caracterização de “Super Telemóvel” é no sentido de não ser apenas um telemóvel mas por outro lado também não ser um smartphone…Está ali na “fronteira” do telefone e smartphone. Não sei se me fiz entender.

    1. Avatar de oi?
      oi?

      Perfeito para mim :p

      Detesto os teclados virtuais dos smartphones !! E este telemovel é simplesmente o ideal 😀

      Gostei!

    2. Avatar de Agatho
      Agatho

      Este só peca por não ter messenger!! Até porque gosto bastante dele

  6. Avatar de Niwman
    Niwman

    Na minha humilde opinião o Symbian demorou pra sair do dep de desenvolvimento de novos produtos da empresa…o sistema é muito lento, tem bugs, trava direto e não atrai em NADA a compra do celular mesmo com ou sem touchscreen, o sistema já era, só a Nokia nao viu isso ainda!!!

    Masssss sem dúvida é o unico ponto fraco que vejo em todos os celulares da marca, tenho um N95 e digo muito orgulho, Nokia é Nokia!

    1. Avatar de hackero
      hackero

      o Symbian é dos sistemas mais atrativos, fácil de usar, e lento nao é o sistema mas sima alguns telemóveis lançados (por ex. n70).
      Já agora uma correcção, nokia não é só Symbian, tenho um Nokia N900 com MAEMO que desde ja adianto ser um SO muito rápido e atractivo.

  7. Avatar de sérgio
    sérgio

    conheço quem tenha 1 com umas semanas e vários problemas! talvez um update resolva…

  8. Avatar de Ricardo Pais
    Ricardo Pais

    Mesmo com um iphone, o que referi faz pensar duas vezes…
    Dois telemóveis diferentes mas o super telemóvel que se falou aqui para mim, repito, é este:

    http://www.nokia.pt/produtos/todos-os-modelos/nokia-c3-touch-and-type

    Aconselho vivamente!

    1. Avatar de STP
      STP

      Ricardo Pais da Lusófona Porto?

      1. Avatar de HACKERAMOS
        HACKERAMOS

        Não consigo ver video you tube nem outros video de outra redes preciso de algumas dicas

  9. Avatar de BENDiX
    BENDiX

    Ainda assim, em nada superior ao meu E52, que tem tudo isso + WI-FI

    1. Avatar de Daniel Guerreiro
      Daniel Guerreiro

      ia para dizer o mesmo, mas depois li isto, é tal e qual o que penso?!

      ainda mais , acho esticamente mais giro…

  10. Avatar de RCS
    RCS

    Para falar ao telefone há algo melhor do que isto?

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    eu tenho um n85 e tou mt contente, nao empanca 2.6´amoled wi-fi 5mp dual led gps transmissor fm e mt boa autonomia, apesar de ser mais antigo acho melhor que este modelo, uso este porque nao me adaptei mt bem aos touch

  12. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Já andei de olho neste telemovel, o que me faz confusão é a bateria:
    Bateria: BL-5CT de 860 mAh – Li-Pol 1050mAH

    Na Vodafone diz que é a Li-Pol 1050mAH, na nokia diz que é a BL-5CT de 860 mAh, aqui falam nas duas…
    Em que ficamos? É que se for a de 860 mAh a bateria não dura muito.

    Agradecia que esclarecessem isso.

  13. Avatar de dc
    dc

    Este telemóvel é um fail! Tenho bastantes colegas e eu mesmo adquiri um… Foi tudo devolver o mesmo.

    É lentidão, é restarts súbitos durante as chamadas e a navegar nos menus, é crashs daqueles que só tirando a bateria é que resolve, enfim… O firmware tá todo comido, nem sei como a Nokia deixou passar uma coisa destas, e como não há nenhum recente que resolva estes problemas… é devolver!

    O equipamento também é muito frágil, para quem tem um Nokia 6151 que é um autentico saco de porrada, com um teclado que é um mimo e uma fluidez maravilhosa, fica completamente desapontado com este Nokia C5.

    Mas pronto… gosto de o ver nas imagens, mas após manusear e configurar o mesmo, é o terror! Só o volto a comprar quando sair um firmware novo e a um preço mais acessível, nem que seja na kandonga!

    Até lá sobrevivo com uma bateria viciada :S

  14. Avatar de eu
    eu

    eu que até gosto da nokia, não acho nada que este seja um super telemovel.

    super super, é pegar em 10 centimos e telefonar duma cabine telefonica. :p

  15. Avatar de B80
    B80

    Só faltou o mais importante, que é o preço do bicho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pelo que “vasculhei” na Internet, o preço é 169,90€. A ver se alguém da Nokia nos confirma isso.

      1. Avatar de B80
        B80

        Se for de facto esse o preço cá, não me parece mau para as caracteristicas que tem.

  16. Avatar de João
    João

    Está visto que não conhecem Blackberry… isso sim é um smart-phone!

  17. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Este telemóvel não em interessa minimamente, não há nada que o faça preferir a outro nokia qualquer, não é de criticar só porque sim mas este telemóvel não traz nada de novo. O sistema da nokia é simples e intuitivo mas os sony ericsson (sem serem as grandes máquinas) também o são e são mais rápidos. No sony ericsson liga-se, escolhe-se modo de avião ou modo normal, mete-se o pin e está feito ao contrario dos nokias que uma pessou desesperava a olhar para o ecrã branco a dizer “nokia”. Um nokia a apagar 100mensagens demora o mesmo que um sony a pagar a caixa toda com mais de 1000.
    Já de há muito para cá que não há nokias que me fascinem. Por outro lado a Samsung que há uns anos não valia nada agora é dos mais fortes (principalmente em smartphones)

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Wifi?? Where are u??

  19. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    O que eu gosto dos portugueses é que são todos smartphones.

    1. Avatar de Flacco
      Flacco

      Ahahah.

      Smartphones sem multitasking.

  20. Avatar de me and me
    me and me

    Quando podem fazer uma review completa do novo Nokia X3-02?
    Esse sim…é um conceito da nokia novo! e interessante! 🙂

  21. Avatar de Filipe Lourenço

    O site da Nokia Portugal congelou no tempo, foi feito no FrontPage e nunca mais mudou. Além de ter a loja online hackada! De facto mostra bem a preocupação que a marca tem em fazer face às dificuldades: cruzar os braços.

    Quanto ao telefone, era de facto muito atraente, se estivéssemos em 2006. O design é simplesmente desactualizado.

  22. Avatar de Ricardo Pais
    Ricardo Pais

    Apesar de tudo, mesmo não sendo um “super telemóvel”, etc, temos de reconhecer que a análise foi bem feita!
    Há que reconhecer e não tirar crédito ao colega!!!
    Cumprimentos,
    Ricardo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ha pois é !!! Ninguem se lembrou disso 🙂 :). O pessoal nem um obrigado pela análise deixa..

      Obrigado Ricardo Pais

      1. Avatar de Ricardo Pais
        Ricardo Pais

        anytime!
        Precisamos de mais análises destas em Portugal ao estilo mobilereview!!!
        Mais uma vez parabéns pelo trabalho! 🙂
        Já agora dê uma vista no C3-Touch que referi!

        Abraço,
        Ricardo.
        🙂

  23. Avatar de KOizo
    KOizo

    não ter suporte para redes sem fios (wifi),… isto é crime em finais de 2010!

  24. Avatar de José Xavier
    José Xavier

    Eu tive um SmartPhone em 2004(e até já tinha saído em 2003)! Depois te tantas barbaridades aqui ditas e com tanta falta de inteligencia tenho a certeza que o meu comentário será bom! Em 2004 tive um Nokia 6600! Tal como os computadores não deixam de ser Computadores só porque são lançados computadores melhores com os SmartPhone acontece o mesmo! Em 2004 enquanto eu me divertia à grande voces sonhavam com os vossos iPhones e Androids! Se quiserem que dizer que este C5 não é um SmartPhone Touch, ok, agora dizer que não é SmartPhone OMG

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    Será que podiam fazer uma análise ao Nokia X3-02?
    Obrigado.

  26. Avatar de Aguiar Monjane
    Aguiar Monjane

    foi de forma marketinguista que o mesmo foi detalhado a cima, porem eu tenho que dizer que é um alto telemovel. nunca gostei dos touchscreen, este sim tem um design simples e um teclado comodo, so peca num aspecto CADE O WIFI. “quem nao gosta nao use, quem nao vai a chuva nao se molha”, GRANDE W PINTO

  27. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Boas, eu tenho um igual, e é muito fixe, claro que este telémovel é mais para quem apenas utiliza para chamadas ou sms.
    Como me ofereceram um, posso vender este por 70€, é praticamente novo, apenas usei durante 1 mÊs. Incluído o carregador e o cabo usb (o telemovel carrega no computador por usb) quem estiver interessado envie um e-mail para o pedromonteiro379@gmail.com