iOS 11 traz agora uma forma rápida de bloquear o Touch ID

18 Comentários

A Apple tem conseguido evitar todas as medidas de controlo e acesso que os governos lhe têm tentado impor. Ao mesmo tempo que o faz, tem procurado reforçar as medidas de segurança que dá aos utilizadores, garantindo ainda mais privacidade.

Uma nova funcionalidade, agora descoberta no iOS 11, vem trazer mais uma camada de segurança. O Touch ID passa a poder ser bloqueado em segundos, forçando a utilização de uma palavra passe para desbloquear um iPhone ou iPad.

iOS 11

A nova funcionalidade está incorporada numa melhoria recente que o iOS 11 vai trazer. Tal como tínhamos reportado antes, o iOS 11 passou a ter um modo de emergência, que permite a qualquer pessoa usar um iPhone para ligar para os número de emergência ou para ver dados de saúdo do utilizador.

Uma das últimas versões beta do sistema operativo móvel da Apple trouxe a novidade de bloquear o Touch ID sempre que este modo é ativado, garantindo que quem o usa não consegue acesso aos dados do utilizador e que apenas o pode usar para contactar os números de emergência.

Para trazer de volta o Touch ID deverá ser usada a palavra passe definida pelo utilizador, o que obriga a que seja este a ter de o fazer, de forma consciente, evitando o desbloqueio com a impressão digital forçado ou sem que este tenha conhecimento.

https://twitter.com/alt_kia/status/898067522234097664

Até agora, e nas últimas versões do iOS, para desabilitar o Touch ID, o utilizador tinha de o fazer nas definições ou falhar sucessivamente a autenticação da sua impressão digital. Com este novo modo é simples ativar esta proteção, bastando carregar se pressionar o botão ligar/desligar cinco vezes.

Claro que a ideia principal deste modo não é o bloqueio do Touch ID, mas os “efeitos secundários” resultantes acabam por ser uma medida de proteção para todos os que anteveem que vão ter de bloquear os seus equipamentos ou obrigados a desbloqueá-los contra a sua vontade.

Esta é apenas mais uma das muitas novidades que o iOS 11 vai trazer e que em breve todos vão poder descobrir e testar. A maturidade das versões beta lançadas mostra que está praticamente pronto a ser lançado.

Conheça o modo SOS Emergência do iOS 11

Use o atalho de Emergência SOS no seu iPhone com o iOS

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de julinhe
    julinhe

    muito bom , mas continua a faltar um ponto chave. penso que seria bom quando se pretende desligar o iphone/ipad a introdução do codigo ou do touchid assim em caso de roubo os larápios não conseguem desligar os aparelhos aumentando o tempo disponível para encontrar o aparelho furtado.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Nesse caso tinhas de impedir o acesso ao cartão SIM e ao reset (botão power+home)
      A ideia parece interessante, mas inviável por causa do cartão, tiras o cartão cortas a comunicação.

    2. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida. Uma medida interessante, contudo a Apple também estava a trabalhar num sistema que daria sempre a localização do iDevice quer este tivesse a bateria principal ligada ou desligada.

      Também poderia passar por aí.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Falta é saber como era feita essa comunicação 😀

    3. Avatar de PL
      PL

      Essa seria uma boa idea

      1. Avatar de Miguel Arrebita
        Miguel Arrebita

        Nao seria boa ideia porque se encravasse como fazias? Ha sempre hard reset. Acredito que a solucao passe por um chip independente que envie informacao mesmo com o tlm desligado

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não entendo porque é que se continua a insistir nessa coisa.
      Basta remover o cartão para perder o acesso à rede móvel, para além de haver como isolar o aparelho de qualquer rede sem desligar ou remover o cartão. Se os larápios são espertos para estar a desligar o aparelho também são espertos para remover o cartão.
      Por último os aparelhos necessitam de poder ser desligados ou reiniciados sem imbróglios de passwords para resolver problemas de software.

    5. Avatar de Morax
    6. Avatar de Helder
      Helder

      Porque não vale a pena.

      Podes sempre retirar o cartão, ou meter o aparelho dentro de uma caixa metálica fechada, ou fazer a combinação de reset forçado.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Com esta aposta no TouchID será que o iphone 8 vai mesmo perder sta funcionalidade ?
    Já li algures (não me lembro onde) que teriam passado o TouchID para o botão Ligar/Desligar.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Isto não é uma aposta no TouchID, é uma forma de obrigar a usar a password, logo não depende da existência de TouchID.

  3. Avatar de Miguel Arrebita
    Miguel Arrebita

    Pena que no android nao haja seguranca como no ios. Tenho de dar os parabens a Apple por inovar nesta area e garantir sempre o melhor suporte e seguranca aos seus users.

    1. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      Tenho Android e tenho que concordar. O Android já teve menos segurança mas ainda precisa de melhorar muito

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tenho muitas dúvidas se é uma boa ideia associar uma função de emergência ao desabilitar do login com TouchID. Se é uma emergência é possível que a pessoa queira manter manter acesso fácil a funcionalidades do aparelho e não ser obrigada a digitar o código. Seria preferível que isso fosse apenas dado como opção, ou então que requeresse toques adicionais no botão.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Hein?

      Podes ligar para números de emergência sem entrar o código ou touchid.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        e achas tu que me estou a referir a problemas em ligar para o número de emergência depois de se usar a função de emergência que liga para o número de emergência…?
        Depois de ligar para um serviço de emergência a pessoa pode ter necessidade de outras capacidades do aparelho que possam de servir de ajuda para a sua situação.