Chromium atinge a versão 9!

37 Comentários

A Google tinha anunciado que o ciclo de disponibilização de novas versões do Chromium e do Chrome ia acelerar e que iam haver novas versões estáveis a cada 6 semanas.

Até agora têm estado a cumprir os calendários propostos e ontem surgiu a mais recente versão do Chromium, a versão 9. O ritmo de crescimento de número de versões tem sido elevado e as novidades têm sido grandes.


Ainda esta semana a versão estável do Chrome viu a sua versão ser actualizada para a 7 e ontem surgiu disponível a versão 9 do Chromium. Para quem não conhece, o Chromium é a antecâmara das novidades que vão ser disponibilizadas no Chrome. São aqui que são apresentadas e testadas as mais recentes funcionalidades que os engenheiros da Google criaram.

As novidades desta versão não são muitas e, para os utilizadores que não procurarem bem, apenas vai ser encontrada uma. Passa a estar disponível e seleccionada a opção de sincronização das palavras-passe. Está também disponível uma pequena mensagem promocional na Omnibox.

Aqueles que procurarem um pouco mais vão descobrir que passou também a estar disponível a utilização de SSL 3.0 e TLS 1.0.

Estas novidades vão amadurecer e devem estar disponíveis na versão Dev dentro de uma semana.

Curioso foi reparar que a versão 8 do Chromium existiu apenas durante 2 semanas. Durante esse tempo a Google conseguiu desenvolver a versão 9. Mas será que as novidades presentes nesta nova versão são assim tão grandes para darem origem a uma nova versão major? Ou este ciclo de desenvolvimento mais curto é apenas uma campanha de marketing muito bem conseguido por parte da Google? Todas as semanas existem noticias publicadas sobre o Chrome e uma nova versão, quer seja no Chromium, Canary, Dev, Beta ou Stable…

Justificam-se os saltos de versões que a Google tem estado a implementar? Estão preparados para a versão 13 do Chrome para a altura do Natal?

Se quiserem testar esta nova versão do Chromium podem descarregá-la nos links disponibilizados abaixo.

Download: Chromium 9.0.563.0 Windows [28.18MB]
Download: Chromium 9.0.563.0 Linux (32bits) [29.09MB]
Download: Chromium 9.0.563.0 Linux (64bits) [32.70MB]
Download: Chromium 9.0.563.0 Mac [29.47MB]
Homepage: Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TiMadeira

    A google cada vez mais prova o seu enorme poder no mundo das tecnologias. E dá cartas em relação à Microsoft… conseguiu criar um browser que fosse o suficiente para rivalizar com os grandes IE e Firefox e neste momento encontra-se em desenvolvimentos estonteantes do mesmo. Há que louvas estes trabalhos para o público geral, que cada vez mais tem mais novidades 🙂
    E resposta à pergunta: Sim estou, precisamos é de inovações. Espero que seja um grande browser a versão 13.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    A Google corre o risco que comecemos a olhar para as novas versões com alguma ignorância, pois não trazem nada de novo. Correções de bugs, melhorias de desempenho e pequenos acrescentos não deveriam dar lugar a uma nova versão.

    Por exemplo, o que realmente trouxe de novo a versão 7?
    (para os mais distraídos é uma pergunta retórica)

    Vou fazer uma anologia com um artista (seja de cinema, música, tv, etc..). Um artista não interessa estar sempre na berra. Interessa, sim, que ao longo dos anos tenho um trabalho consistente. Pois, assim, atinge outro estatuto, que alguém que é muito falado, durante muito tempo seguido. Ao fim de algum tempo até enjoa.

    Com estas versões muito seguidas é a mesma coisa

    1. Avatar de Pad
      Pad

      Esta constante mudança de versões é para definir um ciclo onde as correcções e as funcionalidades são introduzidas para não se deixarem a ser arrastadas com o tempo.

      Não percebo a comichão, o pessoal deve estar tão habituado a ver nos outros softwares ‘Programa XYZ 3.0 Premium Security Edition 5.0’ que já deve ser um prazer.

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      “A Google corre o risco que comecemos a olhar para as novas versões com alguma ignorância”

      Subscrevo!

    3. Avatar de LULZ
      LULZ

      “Correções de bugs, melhorias de desempenho e pequenos acrescentos não deveriam dar lugar a uma nova versão.”

      Claro, o que se pede numa nova versão são mais bugs e pior desempenho. Sem dúvida. Obviamente.

    4. Avatar de a Friend®

      Tal e qual, sem tirar nem por.

      A Google anda a abusar de tal forma nas versões que já não penso nelas como deveria pensar de qualquer software, que quando muda a versão sabemos que temos mudanças significativas.

      Honestamente, dou-te mesmo toda a razão.. já nem ligo a estes updates.

  3. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Qual a diferença entre o “Chromium” e o “Chrome”???

    1. Avatar de diogo
      diogo

      le a noticia sff, enfim.

    2. Avatar de TiMadeira

      “Para quem não conhece, o Chromium é a antecâmara das novidades que vão ser disponibilizadas no Chrome.”

    3. Avatar de alberto
      alberto

      O Google pega o Chromium, adiciona algumas coisas (como suporte a codecs MP4/MP3 e leitor de PDF) e lança como Google Chrome.

    4. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Essa parte eu li. Mas se isso explicasse tudo eu não teria perguntado. Não ando aqui propriamente a comentar e a colocar perguntas por puro prazer. O problema é que essa frase leva a multiplas interpretações. O chromium está ao nível de um chrome dev? ou ao nível de um chrome beta? ou a nenhum dos dois??? Esse sim, é o cerne da questão…

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Basicamente o Chromium é o Chrome sem auto update e sem codecs proprietários.

        O Dev do Chromium está ao nível do do Chrome.

  4. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Realmente o Chrome precisa de lançar 9 versões para apresentar as “mesmas” novidades que o firefox tem em 4 versões?!

    Isto n é a comparar se um é melhor q o outro, so n vejo a logica de estar a lançar versões assim à toa ainda por cima a intitulá-las de versões de transição. Não compreendo sinceramente…

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Que grande piada, essa de dizeres que “o Chrome precisa de lançar 9 versões para apresentar as “mesmas” novidades que o firefox tem em 4 versões?!”… Diz-me lá então quais foram as alterações significativas em relação ao Firefox desde a versão 3.6 até à 3.6.11 (actual)!!!
      Penso que será tudo uma questão de evolução, cumprimento de calendário e tarefas a que se comprometeram e estão a cumprir.

      Para mim este é de longe o melhor browser do momento. (Sou webdesigner, trabalho imenso com extensões de desenvolvimento web, SEO (posicionamento web), etc.) e o Chrome e o Firefox são os únicos que me oferecem o melhor para tudo o que necessito, sendo o Chrome o que apresenta ferramentas mais simples, leves e interessantes, pois, como todos sabem, o Firefox ainda tem add-ons muito pesados!

      Aconselho a que se não gostam do Chrome, não venham para aqui fazer lixo! Vão ao site do google ou algo parecido e deixem a vossa opinião. Já irrita ler comentários destes, pessoal.

      1. Avatar de Carlos

        “Diz-me lá então quais foram as alterações significativas em relação ao Firefox desde a versão 3.6 até à 3.6.11”

        Nenhumas, por isso é que são todas a versão 3.6.x.

        Queres alterações significativas, espera pela versão 4.

        Se os tipos do Firefocas aumentassem o número da versão de cada vez que lança correcões, o Firefocas já iria praí na versão 100. Se bem que acho que já estão a exagerar na quantidade de betas.

        1. Avatar de André M.
          André M.

          “Queres alterações significativas, espera pela versão 4.”

          O Firefox 4 já mais parece o Google Chrome, pelo menos em relação ao aspecto.

          (Pelo menos as screens que já vi foi com essa ideia que fiquei, se estiver errado corrijam-me :))

          Uma das coisas que o Firefox devia de melhorar é o gasto de memória RAM que é um exagero, tudo bem que tem addons pesados como já aqui foi dito, mas é um aspecto que deviam melhorar. O tempo de inicialização também nao é o melhor.

          Eu uso tanto o firefox como o goole chrome. Actualmente até uso mais o firefox devido a há uns tempos o chrome ter alguns bugs com flash.

          Pode ser que nesta versão não tenha esses bugs 😀

          Cumps

          1. Avatar de vitor
            vitor

            sinceramente em aspecto parece mais o Opera

  5. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Uso o chromium à bastante tempo dado que sou user de linux.

    Ja mudei umas quantas vezes para opera e ff mas volto sempre para o chromium :=)

    Um bem-haja a esses senhores e continuem o excelente trabalho

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    Que medo! Para o ano já devemos andar na versão 37 ou assim… Já pensaram? “Google Chrome 37 lançado!”

    1. Avatar de Vítor M.

      hehehe.. realmente. estes tipos da Google mexem numa virgula… lançam uma versão.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Eu tenho o palpite que o Google Chrome, vai passar a ter uma numeração diferente do chromium, o 10 talvez signifique a estabilidade para a Google. Talvez mude de interface, ganhe coisas básicas como uma barra de carregamento da página?!

    2. Avatar de LULZ
      LULZ

      Ui que problema tão grande, realmente. É que só isso vai estragar o software todo!! O melhor é usarmos todos a primeira versão do Chrome, não vá um número grande estragar-me o PC.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Não é problema nenhum. Eu utilizo e adoro o Chromium!

        Só acho curioso a Google estar tão à frente dos outros browsers que estão no mercado há mais tempo.

        1. Avatar de Ricardo Pereira

          Hahaha, finalmente um comentário interessante!!!

          Aí está a conclusão a que devemos todos chegar. O Chrome é uma “criança” ao lado dos outros browsers e consegue tão bem competir com qualquer um, estando acima de todos (na minha opinião).

          Venham lá esses comentários dos comichosos (principalmente utilizadores do Opera, esses noobs!).

    3. Avatar de alberto
      alberto

      Podiam fazer como o Ubuntu (ano.mês): Chrome 10.11!

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Realmente a designação usada por o Ubuntu agrada-me bastante, contudo o lançamento do Ubuntu é feito de modo programado, já num browser iria ser mais complicado uma vez q o numero de versões a sair é maior.

      2. Avatar de a Friend®

        A google por este andar vai fazer uma versão à hora..

        ou seja, já vamos na versão 23:47 😛

  7. Avatar de Hugo Cura

    Eu cá acho que a Google só tem pressa e está a dar passos largos para alcançar rapidamente a 9, de forma a acompanhar de perto o IE9!! 😀 (not)

    Eu quero lá saber da versão. É o browser que uso e que mais gosto. Quero apenas que me sirva devidamente, de forma gratuita, e que tenha tecnologia e funcionalidades “de ponta”. Até agora, acho que ainda não falhou naquilo que pretendo. Quando falhar (duvido), troco novamente.

  8. Avatar de kekes
    kekes

    Bem a Google faz versões como quem faz torradas HEHEHEHEHE, mas prontos é um browser que gosto muito, por acaso tenho o chromium instalado para testar as ultimas novidades de ponta e a antiga versão 7 estavel para navegar diariamente 🙂 anyway que venha o Chrome 20 xD

  9. Avatar de Alberto
    Alberto

    Vc tem problemas com números….deixa eles numerarem como quiserem.
    Que bando de chatos…

  10. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Sugiro o seguinte tema para o Google Chrome no Ubuntu (linux):

    “Ubuntu Black Magic Theme”

    https://chrome.google.com/extensions/detail/nclapccfhhhedkpeofpigpbpbnpemghe

    1. Avatar de Kkicks
      Kkicks

      Vejam o 4º screenshot do tema “Ubuntu Black Magic Theme” 🙂

  11. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Boa tarde

    Estive a usar o Chrome e tive de passar novamente para o Firefox.

    Não sei se é falta de configuração ou de algum add-on, mas constatei que o chrome não apresenta o modulo de confirmar um conjunto de palavras de modo a desbloquear o respectivo Download.

    Como sabem agora é comum este sistema de confirmação por parte parte do Utilizador, de modo a que o download seja seja executado por processos batchs. Sei que já existe gestores de Download que contornam esta situação.

    Algum pode dar uma ajuda.

    1. Avatar de Jose Lindo
      Jose Lindo

      …e modo a que o download não seja executado …

  12. Avatar de LFer
    LFer

    A Google entendeu um paradigma do nosso tempo: nada é estático, não existem versões definitivas, tudo existe e está em evolução constante.

    A Microsoft lança produtos, a Google mantém produtos dinâmicos em evolução permanente.

  13. Avatar de ze
    ze

    eskeceram-se d referir a principal vantagem do chromium em relação ao chrome: PRIVACIDADE!!! n vai nd pa google, o k vcs fazem na net so vos diz respeito a vcs!
    kanto a comparação entre chrom e ff, meus amigos galonha gorda por pouco dinheiro… é obvio k o ff é + pesado, pk tem td e + alguma coisa para td o utilizador, pro k der e vier, n s preocupa so em ser rapido e leve como o chrome. td depende d uso k lhes kerem dar.