IBM e Samsung são os reis das patentes registadas

20 Comentários

As patentes são, para muitas empresas tecnológicas, um dos seus maiores ativos e uma fonte fixa de rendimento. São também a causa de muitas batalhas legais que se arrastam por anos.

Todos os anos surgem muitas novas patentes, que nem sempre chegam a ser implementadas ou sequer investigadas. De acordo com dados agora recolhidos, a IBM e a Samsung são as empresas que mais patentes registaram este ano.



Num mercado cada vez mais competitivo e em que as ideias são facilmente copiadas, é através das patentes que as empresas asseguram a sua propriedade intelectual e as ideias que querem proteger, para mais tarde colocar em prática.

Segundo os dados da Quartz, todas as grandes empresas investiram no registo de milhares de patentes, mas as que mais o fizeram, com grande destaque foram a IBM e a Samsung. Estas duas empresas juntas quase que conseguem ter mais que as restantes do top 10.

Como se pode ver no gráfico acima, e apenas este ano, estas duas empresas estão no topo, por larga margem. A IBM domina com a submissão de 5797 patentes e a Samsung ocupa o segundo lugar com 4143 patentes registadas.

Se este ano parece ser de investimentos na investigação, este é aparentemente um cenário comum para estas duas empresas. Isto nota-se quando olhamos a mais largo prazo, neste caso desde 2010, onde vemos que a IBM e a Samsung voltam a estar no topo da lista das empresas com mais patentes registadas.

Nos últimos 7 anos a IBM conseguiu puxar a si 53925 registos de patentes e no caso da Samsung esse número é ligeiramente inferior, tendo a empresa coreana registado 44301 patentes.

Infelizmente muitas destas patentes acabam por não ser desenvolvidas e as ideias que prometiam nunca saem do papel, perdendo-se assim o que de melhor tinham.

Fonte

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Ideias não desenvolvidas em tempo útil, deviam perder a patente. Não fazem nem deixam fazer, um obstáculo à evolução, quando supostamente devia ser o contrário.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Tanta patente, para quê? Desenvolvem quase nada, depois fazem patentes só porque sim, para meter os pequenos em tribunal, típico Samsung, e depois há quem a defenda!

    Como é que se justifica uma pequena empresa ter tantas patentes?

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Fazes cada comentario mais ridiculo, ve-se mesmo que nao percebes nada do mundo da tecnologia. Porque nao passas o teu tempo a pesquisar e a informares-te em vez de perderes tempo a dizer tanta asneira?

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Realmente, informa-te.
      Não deves saber a dimensão da Samsung. Ela não é uma empresa que paga aos outros para montarem peças tipo Apple.
      A Samsung entre muita coisa, faz tv’s, telemóveis, computadores, radios, eletrodomesticos, hardware geral para informática… Talvez quando descobrires dos teus produtos quantos têm componentes Samsung e quantos componentes da tua marca de eleição seja ela uma chinesada ou Apple, estão nos equipamentos que pagas, percebas a diferença

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Olha só para os telemóveis: CPUs da Qualcomm, OS da Google, etc… e as baterias, também faz isso?

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Olha só… não é que a Samsung é um dos principais fornecedor de produtos para a Apple/iPhone…
          https://www.forbes.com/sites/johnkang/2016/12/16/samsung-will-be-apples-top-supplier-for-iphones-again-in-2017/#875b49f1fb0d

          Esses produtos, foram frutos de investigação realizada pela Samsung (a tal empresa “pequena”) que fornece a Apple (a tal “grande” empresa).

        2. Avatar de José Martins
          José Martins

          “Apple depends on multiple sources, but it also needs a reliable supplier who can make high quality components at large quantities like Samsung.” – Forbes

        3. Avatar de David Guerreiro
    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Empresa pequena? Se formos a ver em numero de produtos, e tecnologias desenvolvidas tua amada Apple em comparação a uma Samsung é uma empresa pequena.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Mas quem é que falou em Apple?

        Samsung é uma empresa pequena face às outras!

        Quanto é que ela vale? 344,62 biliões de won, ou 302 mil milhões de dólares… sabes quanto é que a Apple tem no banco? Podia comprar mais de metade das acções, e ainda sobrava dinheiro!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          O tamanho de uma empresa não se mede apenas pelo o tamanho da sua conta bancaria.

          Qualquer das formas, mesmo não sendo uma grande empresa (com base nos seus parâmetros) é das empresas que mais investe na investigação e por isso regista muitas patentes.

          A Apple tem muito dinheiro, mas por sua vez, nem no top 5 está das empresas que mais apresenta novas ideias/soluções para serem registadas. Ou seja, não investe tanto na investigação própria. Na realidade a Apple prefere comprar outras empresas que já fizeram a investigação e dessa forma aproveitar as patentes das mesmas.

    4. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      LoL IBM pequena!? Não tens mesmo noção do que dizes.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Quem disse isso? Mete mais tabaco!

  3. Avatar de JJ
    JJ

    No caso da IBM não é de estranhar… será a que regista mais patentes, talvez a mais de 100 anos, desde a sua fundação.

    O que realmente é pena, é que muitas dessas patentes, acabam por privar que certas ideias saiam do papel e vejam a luz do dia, por parte de outras empresas, que estariam com mais disposição das desenvolver, do que quem regista a patente.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Em certa parte concordo contigo, ou no minimo podiam fazer parcerias, todos sairiam a ganhar, digo eu. Talvez nao em todos os casos, mas em casos pontuais como os que mencionas no teu comentario.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        E quem diz que não fazem parecerias?

        Já ouviste falar de Cross Patent Licensing Agreements?

        Claro que não, aqui o único ignorante és tu!

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Diz antes, o único inteligente aqui és tu.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Pelos vistos…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sinceramente sou da opinião que só se deveriam deixar fazer patentes depois do produto estar concluído.
    Da maneira que está actualmente, não fazem nem deixam fazer.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Também concordo… As regras deviam alterar-se, para o registo de patentes.