Android O será a última atualização para o OnePlus 3 e 3T

35 Comentários

No universo Android as maiores queixas estão sempre relacionadas com a ausência de atualizações a que as marcas sujeitas os seus equipamentos e os seus utilizadores.

A OnePlus, marca conotada com o lançamento rápido do atualizações e de correções, veio agora esclarecer uma grande dúvida dos seus utilizadores. E a resposta não foi a mais esperada. Os OnePlus 3 e 3T só vão receber mais uma atualização, o Android O.

Android O OnePlus 3 e 3T

Há já algum tempo que a comunidade de utilizadores dos OnePlus 3 e 3T vinha a tentar saber junto da empresa qual seria o futuro dos seus smartphones no que toca a atualizações.

Presente estava a recente situação com o OnePlus 2, que teve direito a uma ROM de testes baseada no Android Nougat, mas que acabou por ser abandonada, não sendo lançada qualquer versão final, ficando-se a empresa apenas nos smartphones mais recentes.

A resposta chegou agora, diretamente nos fóruns da OnePlus, e não podia ser pior. A empresa não vai continuar os desenvolvimentos das atualizações para o Android em futuras versões. Apenas o Android O será lançado para estes modelos.

Android O OnePlus 3 e 3T

Mesmo com este fim das atualizações, a OnePlus garantiu que irá manter todas as necessárias correções de segurança que forem lançadas, mantendo ainda assim estes dispositivos atualizados.

Os programa de desenvolvimento Open e Closed Beta da OnePlus vão agora migrados para o OnePlus 5, mantendo os desenvolvimentos da marca e preparando a chegada de futuras versões do Android.

Após o Android O os donos dos OnePlus 3 e 3T vão ter de recorrer às ROMs não oficiais para manterem os seus dispositivos atualizados ou, como na maior parte dos casos acontece, deixam de ser simplesmente atualizados.

Leia também

O que é melhor: atualizações ou estabilidade no Android?

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Todas as empresas chegam à conclusão que é preciso recorrer à Obsolescência planeada, mesmo que no início prometam “tudo”…

  2. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Caríssimo Pedro, o OP3 foi lançado em 2015 e já conta com 2 anos de existência, a One Plus já não tem este equipamento à venda na loja oficial, recebendo este a atualização da ROM que ainda nem foi apresentada, estará na estrada até que seja lançada o sucessor do Android O que ainda nem sequer está a ser desenvolvida!!!
    A questão que gostava de colocar é a seguinte, estando o OP3 durante “3 anos” em permanente actualização de ROM, qual será o fabricante que garante atualização para novas ROM’s por mais de 3 anos?

    1. Avatar de Bruno Neves
      Bruno Neves

      Correção: o oneplus 3 é de 2016 e tem 1 ano de existência 😉

      1. Avatar de Helder Vaz
        Helder Vaz

        Tens razão Bruno, confundi com o número de atualização de ROM, este foi lançado com o M e recebeu o N e agora vai receber o O…. Mas a questão mantém se!!!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A questão não se mantém! O que interessa para o consumidor é o tempo de suporte para o equipamento que comprou, não um número aleatório de updates.
          bruno_2

          1. Avatar de Helder Vaz
            Helder Vaz

            Estamos a falar de quê? Então que raio de atualização é que são necessárias?? Pelo menos as de segurança!! Certo? Se as atualizações de ROM fossem pagas como são as do Windows, certamente não estaríamos a discutir isto neste fórum… Ou será que é assim tão difícil de perceber? Ainda existem muitos smartphones a funcionarem com o Kit Kat, que eu saiba ainda tem suporte da Google…
            O problema aqui, é que foram todos habituados a terem o último grito via OTA borlix, agora acham que os smartphones tem que obrigatoriamente ter a última versão do OS instalada mesmo que isso posa prejudicar o desempenho do hardware…

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            A questão não se mantém para o que disseste do OP3… Dá para entender agora melhor o que eu disse?
            Para um consumidor importa o tempo em que o software é bem mantido, não o número de updates. Ou será que achas que lançar 3 versões em ano e meio é o mesmo que corrigir erros de segurança, corrigir bugs, etc, durante 3 ou mais anos?

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não sou fanboy, acredito q é tudo a mesma coisa dependendo de Quanto pagamos e por isso é q todos vendem e há mercado para todos. Não sou mais esperto que ninguém e sou a favor de levar o material até ao fim das últimas, quando já se torna difícil operar.

            Mas o meu iphone5 (2012) está no iOS mais recente (10.3.3) atualizado ha menos de 2 meses.

            O equipamento assunto do artigo é superior em hardware e penso que bem capaz de operar por mais uns anos.

      2. Avatar de Jab
        Jab

        Correção.
        O one plus 3t 😉

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O 3 em Junho de 2016
          O 3t em Novembro de 2016

      1. Avatar de eachtime
        eachtime

        Xiaomi ainda é pior que a OnePlus a actualizar o Android (não estou a falar da casca que eles metem em cima)

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Va la ao menos ainda dizem “esqueçam mais actualizacoes a partir dessa” enquanto empresas como wiko, bq etc tem uma resposta automatica” a empresa nao tem conhecimento se existe actualizacao programada bla bla bla” deveriamos voltar a era antiga

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Podes falar assim da Samsung. Da BQ não tenho razão de queixa.
      O suporte dado quando usavam Mediatek, até nem era de todo mau, falo das series E e M.
      Quando mudaram para Snapdragon, melhorou bastante.
      Tenho no U Plus a versão 7.1 desde o dia 3 de janeiro em Beta, e nos finais de março passou a oficial.
      Desde o dia 2 de agosto, estou com o ultimo patch de segurança (1 de agosto).
      A samsung com as dezenas, para não dizer centenas que lança num ano, só atualiza um quinto deles, e são os topos de gama

  4. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    Lá vou eu ter de migrar para o OP5T, logo que o meu OP3T deixe de ser atualizado. Em qualquer dos casos nem sempre é possível manter em uso uma máquina por mais de 3 anos com um desempenho aceitável. O hardware deixa de conseguir lidar com o novo software, o que se traduz, regra geral, por uma lentidão desesperante. Felizmente há por aí umas ROMs á maneira para obviar a isso. O que não acontecia relativamente ao meu iPhone 4S, o que acelerou a necessidade de troca do equipamento.
    Conto com a Pplware para fazer uma apresentação aos SO alternativos quando for tempo…;

    1. Avatar de Toder
      Toder

      O op3t so tem um ano estas a falar de que? 3 anos? Lol isto querias tu

      1. Avatar de Nitroglycerine
        Nitroglycerine

        O OP3T ainda não tem um ano. Afirmar que tem um ano é uma realidade alternativa!

  5. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Não se preocupem. De certeza que vai haver alguém que faça as ROM dos androides da oneplus com mais anos. O meu é um opo, já tem mais de três anos e está ainda a bombar com o Android 7.1.2. continua impecável e com capacidade e especificações para muito mais. É só temos paciência e as atualizações ficaram disponíveis. Estejam atentos.

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Sim um gajo gasta muitas vezes uma pipa de massa e fica agarrado mesmo com uma boa ram e memo interna. Não deve de ser derivado as specs de cpu. Palhaçada é mesmo para dizer consumam comprem outro one, 2 ou 3 anoa nem é nada o hardware esta mais a frente que o software a olhos vistos

    1. Avatar de k
      k

      O maior problema deste telefone é a bateria. O meu op3 está a fazer 1 ano e a bateria já se esforça para durar um dia. E até nem me importava de a trocar, nem é difícil, mas a op não vende baterias (que eu saiba) e de fontes não oficiais é um tiro no escuro (capacidade anunciada duvidosa, mau funcionamento, etc). Vi uma “oficial” para o oneplus one, toda igual à original (as duas na mão não se distinguem), excepto que quando instalada no telefone, ele fica num permanente bootloop 5 segundos depois de o ligar. Com a original volta tudo ao normal.

      Isto, indirectamente vai-me fazer querer trocar de telefone embora o op3 seja bastante perfeito para mim, gosto do design, está como novo e é um canhão não há nada que ele não corra perfeitamente.

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Mas é mais barato que um iPhone!!!!

  8. Avatar de Alberto Martins
    Alberto Martins

    Afinal não é só a Samsung…

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Comprem iPhones e terão actualizações por 4 ou 5 anos.
    Todos sabemos como são as actualizações dos Android

    1. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      Mudei de armas e bagagem e acho que não vou voltar tão cedo. Por uma questão de preco, obviamente, mas não apenas por esse motivo.

    2. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      Já estava a demorar os comentários dos iphonistas!!! Por acaso tens razão, 4 ou 5!!! Um iphone dura o mesmo que os outros nas suas capacidades, já foi mais que provado que o iphone é uma ilusão… Para quem quer continuar a usufruir das potencialidades, terá que investir umas lecas a começar com o armazenamento da iCloud… A durabilidade em termos de hardware, nunca foi superior à concorrência e por vezes até inferior, vamos deixar o iphone para pessoas da fashion, que tem dinheiro para deitar fora…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não, não foi mais que provado coisa nenhuma.

        O que foi mais que provado é que os iPhones são sempre a melhor aposta.

        Falas do armazenamento iCloud, também não compras cartões SD? Fica mais barato, e é mais seguro usar iCloud que qualquer cartão SD que não seja falsificado.

        Além disso, se não quiseres iCloud, podes usar outra cloud qualquer, a questão é se alguém quer…

        A durabilidade dos iPhones simplesmente dá 15 a 0 a todo o resto, desde baterias, chassis, vidros, etc.

        Fashion são essas porcas misérias android todas… alguma marca Android que faça o seu próprio processador? Não estou a falar de SOC, mas o próprio CPU do SOC, e não cores genéricos da ARM, como a Apple faz?

        Faça o seu próprio OS? E tudo o que faz parte do ecossistema? Nem linguagem de programação própria têm!

        1. Avatar de Helder Vaz
          Helder Vaz

          Deita isso no lixo do ecossistema, depois do que aconteceu ao meu 6S com menos de um ano, Apple para nunca mais, 860€ para o lixo!! Atualização do iOS foi uma desgraça, o telefone ficou todo marado e na loja não aceitaram a garantia porque perdi o recibo de compra!!! Nem perdi mais tempo, como o bonito dourado já se estava a desintegrar, devido à alta qualidade de construção, resolvi fazer dele um calço para uma mesa de jardim que estava a mancar à já muito tempo….

          1. Avatar de rodrigojds
            rodrigojds

            O iphone teve problemas sim mas quem foi que perdeu o recibo??
            Para a proxima guarda o recibo de compra num lugar seguro e nao teras problemas 😉

        2. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
          Rafael Encarnação Cardoso

          Alerta, fanboy detectado

        3. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Em que fábrica Apple é que são construídos os processadores? O iPhone é um telemóvel de retalhos, com cada peça vinda de uma fábrica chinesa diferente.

  10. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    O meu OP3 irá continuar a receber actualizações após a versão O.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Só de segurança…..
      De resto, convém dizer que vais mudar para ROM não oficial, e tirar proveito da boa comunidade que percebe do assunto, e fará ROM’s para estes equipamentos.
      Senão também posso dizer que o meu Samsung Galaxy S ainda teve actualiazações, até à uns meses atrás…. looooool

  11. Avatar de Pedro Cascão
    Pedro Cascão

    Irá existir atualizações não oficiais mas, preocupam-se em colocar 6 gb de ram num telemóvel para nao sair do Android 8…

  12. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    “No universo Android as maiores queixas estão sempre relacionadas com a ausência de atualizações”
    Não. Quem se queixa mais ainda é quem não tem um Android.

  13. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Desde que a bateria do meu OP3T aguente como tem aguantado este tempo todo, penso ter telemovel até 2020, independendo de haver ou não mais actualizações de Android.