macOS: Ligue-se ao Ambiente de Trabalho do Windows

12 Comentários

É utilizador do macOS e precisa de aceder remotamente ao ambiente de trabalho do Windows? Pois, o macOS não tem nenhuma ferramenta nativa para o fazer mas na loja de aplicações existe a app Microsoft Remote Desktop.

Vamos ver como funciona.


Chama-se Microsoft Remote Desktop e, tal como o nome sugere, permite aceder remotamente ao ambiente de trabalho do Windows. Esta ferramenta é gratuita e é muito simples de usar.

Como ligar-se ao Ambiente de Trabalho do Windows?

Para se ligar, a partir do macOS, ao Ambiente de Trabalho do Windows basta começar por instalar a ferramenta Microsoft Remote Desktop. Depois é só realizar os seguintes passo:

Passo 1 – Saber o IP do Windows e ativar o acesso remoto.

Para este tutorial vamos usar o endereço IPv4. Para saber o endereço basta executar o comando ipconfig no termial.

Para ativar o acesso remoto, basta ir às Propriedades do Meu Computador, separador Remoto e depois ativar a opção Permitir ligações remotas a este computador. Devem também indicar quais os utilizadores locais que dão acesso remoto ao ambiente gráfico do Windows.

Passo 2 – No macOS executem a ferramenta Microsoft Remote Desktop e depois carreguem em + (New) para criar um novo perfil. Em seguida indiquem:

  • Nome para a ligação
  • Nome ou endereço IP da máquina Windows
  • Credenciais de acesso à máquina Windows

Depois é só fechar a interface de configuração.

Passo 3 – Para se ligarem à máquina com Windows, é só carregarem no perfil que criaram anteriormente.

E basicamente é isto. Se todas as configurações foram realizadas corretamente, tudo deverá funcionar sem problemas.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    “Pois, o macOS não tem nenhuma ferramenta nativa“

    Tem, para o protocolo VLC, não para o protocolo da Microsoft, obviamente…

    http://www.davidtheexpert.com/post.php?id=5

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, é para esse que falamos

    2. Avatar de Rudy
      Rudy

      Protocolo VNC e não VLC 😉
      O problema do VNC vs RDP é a velocidade de comunicação entre as duas máquinas, pois o VNC vai enviar uma imagem do ecrã e o RDP envia as posições e movimentos das janelas (a confirmar).

  2. Avatar de Jls
    Jls

    Não é muito user friendly, porque obriga ao controle do ip. No mercado existem softwares que cumprem essa função com – a meu ver – maior facilidade de acesso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este é mais para uso em redes locais. TeamViewer para acesso a partir de fora…fica a sugestão

      1. Avatar de Bruno Martins
        Bruno Martins

        Boa tarde Pedro Pinto, será que me podem ajudar no seguinte:
        Tenho um mac que acede a uma maquina windows (Acesso Primavera), depois quero exportar PDF para o mac mas não consigo, é possivel gravar o ficheiro no mac? Como posso resolver esta situação que me parece simples.
        Obrigado.

        1. Avatar de Bruno Paulo
          Bruno Paulo

          Boa tarde,
          Tens uma opcao no Microsoft Remote Desktop para Mac que e “Redirection” onde podes partilhar uma pasta do Mac na secção remota, tudo o que gravares nessa pasta aparece no lado do mac

          1. Avatar de Bruno Paulo
            Bruno Paulo

            Peço desculpa o erro, não é secção mas sim sessão

  3. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    Ou seja este sistema operativo não tem um cliente RDP – Remote Desktop Protocol digno de esse nome…

    O macOS também não foi concebido como um sistema operativo desktop de trabalho portanto não é de admirar que tal tipo de ferramentas não existam nativamente…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Pronto, lá vêm os fanboys espalhar azedume.

      Estavas era calado, porque é que a Apple devia ter o protocolo da Microsoft?

      E porque é que o Windows não vem com um cliente VNC, que é o standard no Linux e macOS?

  4. Avatar de Ricardo Ferraz
    Ricardo Ferraz

    Eu uso a versão beta que é muito mais interessante.

  5. Avatar de Blash
    Blash

    Bem… funciona, a vantagem é que é gratis.
    Sugiro também o Remotix e o Royal TSx que suportam multi protocolos e são multi plataformas, tem a vantagem de ter “tudo” no mesmo sitio, mas não são grátis.