Android 8 vai poder ser instalado mesmo que não exista espaço

57 Comentários

Uma das razões pelas quais as atualizações dos sistemas operativos não conseguem ser instaladas é a falta de espaço. A solução passa sempre por eliminar dados do utilizador, o que nem sempre é pretendido ou desejado.

A Google parece ter conseguido ultrapassar esse problema e o Android 8 e seguintes vão poder ser instalados mesmo que não exista espaço nos equipamentos.

Android 8

Para resolver de vez os problemas de espaço com as atualizações do Android, a Google apresentou agora documentação que mostra uma nova funcionalidade que vai chegar com o Android 8.

Depois de ter apresentado no Android 7 a utilização de duas partições o sistema operativo (Seamless Updates), que permitem a sua instalação sem que o utilizador tenha de esperar, surgem agora as atualizações diretas (streaming updates) e que deixam de requerer espaço de armazenamento no smartphone.

Estas atualizações passam a ser descarregadas diretamente da Internet e são escritas diretamente na partição que não estiver a uso, preparando-a para ser usada no arranque. A Google indica que uma atualização que ocuparia 1GB de armazenamento temporário passa a ocupar apenas 100KB, registando apenas alguns ficheiros de metadados.

Android 8

Por agora apenas os Pixel da Google vão poder usar esta novidade, uma vez que são os únicos smartphones preparados com duas partições para sistema operativo. Esta funcionalidade poderá ser usada por qualquer fabricante mais tarde.

Para poder ser usada requer que o smartphone tenha o Android 7 ou posterior e há ainda a necessidade de atualização do Google Play Services, algo que deverá surgir em breve, ainda antes da chegada do Android 8.

Com esta novidade a Google garante que o Android pode ser atualizado sem necessitar de eliminar dados do utilizador. Comparativamente, o iOS eliminará aplicações para garantir esse espaço. Este é mais um passo para simplificar um processo que, não sendo complicado, acaba por ser uma dor de cabeça para os utilizadores

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sómaisum
    sómaisum

    Tópido errado!

  2. Avatar de André
    André

    Mas quem é que falou em iPhones?

  3. Avatar de Joan
    Joan

    Ios 11 – 95%
    Android 8 – 1%
    Por muito bom que fosse ninguem quase vai usufruir dele mas compreendo que iphone e so para quem pode, todos querem um

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Eu nao, nem dado, aqui com 50 euros ja consegues comprar um iPhone 5 usado, os 6 vao desde os 100 euros, os 7 desde os 250, mesmo assim, nao obrigado, nao vou andar de cavalo para burro, ate porque preciso do telemovel para trabalho e o iPhone tem tantas limitacoes que nao serve para isso.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Podes explicar quais são as limitações?

        1. Avatar de DS
          DS

          Epá, por onde queres começar? Eu sou daqueles que mudou de iphone para o oneplus e até agora de nada me arrependo, podemos ir desde a transferência de dados entre aplicações, caso queiras ver um video tens obrigatoriamente que ter um PC ao lado com o ITunes para o poderes transferir. Eu sendo developer caso queira criar aplicações terei sempre que ter um MAC…enfim, tantas limitações

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Eu tenho iphone e faço transferência de dados entre aplicações

            Tenho iphone desde 2008 e nunca usei o itunes para transferir vídeos para iphone, o que não falta por aí são programas para transferência de informação para iphone, muitos deles partilhados aqui pelo pplware.

            Não sou developer mas costumo carregar algumas apps de teste tanto para iphone como para atv e faço-o com o osx instalado numa virtualbox.

            São essas as limitações para dizer que o iphone não serve para trabalho?

            Para um developer essas limitações deixam um pouco a desejar não?

          2. Avatar de Joan
            Joan

            Nao precisas de itunes para nada, vejo filmes no netflix ou infuse pro alojados no NAS. Para transferencias entre pc e ipad e iphone sem fios uso o feem 4 que permite transferencia de ficheiros ate mm offline a 10mbs

          3. Avatar de Nuno Palma
            Nuno Palma

            Concordo. Sempre funcionei com os dois sistemas, mas o iOS é muito limitante face ao Android. Ainda estou para saber como é que abro um ficheiro que está no Drive com o Office… É impressionante a falta que faz um “Abrir com…”. O mesmo como foi referido com os vídeos. Se copias para o VLC, já não dá para ires buscar legendas com o BS player…

          4. Avatar de Helder
            Helder

            Ou seja, não conheces o iOS, mandas bocas à sorte.

            Como já foi provado.

            Explica lá essa da transferência de dados entre aplicações, em que o iOS ate é melhor que o android.

          5. Avatar de Catarino
            Catarino

            @Nuno Palma
            Não sei qual a dificuldade em abrir um ficheiro seja word excel powerpoint.
            Tendo o drive instalado é só clicar e ele abre o ficheiro, caso queira “abrir com” basta clicar no “…” lado superior direito e escolher “abrir com” e escolher com qual programa quer abrir,( office por exemplo).
            Não consigo perceber a limitação.

        2. Avatar de Miguel p
          Miguel p

          Limitação básica: não é possível colocar o volume do despertador baixo e o toque alto. Já dei cada salto da cama por causa disso…

          1. Avatar de Pinto
            Pinto

            Miguel isso foi a gozar? Queres um despertador que te acorde certo? De qualquer forma aconselho-te o smart alarm que toca apenas quando estás numa fase ligeira do sono e o alarme começa mais baixo e vai aumentando progressivamente…As limitacoes que voces dizem que o IOS tem sao ignorancia vossa e nao do sistema.

          2. Avatar de Catarino
            Catarino

            Realmente o alarme que vem por defeito não permite definir volume diferente do toque.

            Mas existem imensas formas para contornar isso, desde escolher um som mais baixo para toque, usar vibração ou fazer uma, ou usar uma das muitas apps da apple store que permitem fazer isso.

            Neste ponto vista seria limitado senão existisse opção, mas tens tantas maneiras de resolver isso.

      2. Avatar de Wooden
        Wooden

        Em que país vives? Esses valores são um bocado exagerados…

        Que limitações falas? Para testar apps para Android acredito que não sirva, quanto ao resto estou curioso.

      3. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Tens que dizer onde compras iPhone 7 por 250

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Esta solução está pensada para o 7 também. Além disso os aparelhos Android mesmo de gama média tem já ha muito tempo 32 ou 64 Gb de flash e muitos com microSD extra, sendo que o espaço não é um problema há muito tempo. No iOS sim a RAM, bateria e espaço são sempre temas sensíveis, algo a que os utilizadores de Android há muito que não tem esses problemas mundanos. Mesmo no iOS 11 faltam imensas funções presentes já no Android 6 ou 7. Eu no 5 já tinha num samsung janela dupla, no iOS são “novidades” de ha pouco tempo

      1. Avatar de Joan
        Joan

        Eu no meu ipad pro tenho 4gb de ram e 512gb de ssd, com velocidades a serio e nao sd card. Falta de espaco? Nao mesmo. Ram suficiente? Aguents melhor que androids com o dobro da ram

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Totalmente comparável, um ipad pro com um “vulgar” smartphone, seja ele android ou ios!…

          1. Avatar de Joan
            Joan

            Quem falou em smartphone? Falou se em android e ios. Ler não e dificil, ate tu consegues.

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Velocidades a sério? Um tablet com software de telemóvel e que custa 1000€ ou mais e não é um PC? Até podia ter um Intel de 18 núcleos … Boa sorte com essa velocidade toda sem rato, enviando uns e-mail e navegando na net e lendo uns PDF.

          1. Avatar de Joan
            Joan

            Rato? Hoje em dia existe touch….andas desatualizado

        3. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Deste mais de 1200€ por um tablet???
          LOL

          1. Avatar de Joan
            Joan

            Ha quem gaste 1200 por ano em tabaco e alcool..opcoes

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      Deves ter-te enganado na noticia em que fizeste o comentário, aqui fala-se de uma funcionalidade que vem com o novo Android, não de números imaginários tirados da .

      Dito isso:
      “compreendo que iphone e so para quem pode”

      Quando todos podem, dá para ver claramente que quem não tem é por escolha.

      “todos querem um”

      Ler resposta acima.

      Eu até podia aceitar um dispositivo iOS dado, seria-me útil para testes de laboratório onde trabalho, mas nunca iria comprar já que não podia substituir o meu OnePlus One (Sim, o original).

      1. Avatar de Pjayk
        Pjayk

        High Five, como tu, ainda tenho o meu Opo de Abril de 2014, dificilissimo de obter um convite, esse sim deu gosto, 300€ + 25€ de portes para vir mais rápido, high end smartphone com low/medium end em preço.
        Bons tempos.
        Tá vivo, ainda roda de tudo sem problemas e contem o Lineage sempre atualizado.
        3GB de RAM e 64GB ROM, tragam o vosso iphone :v

        Iphone só dado e para revenda asap…
        Acho o iOs demasiado simples… Só serve para dar falso status e para utilização básica.

    4. Avatar de Osvander
      Osvander

      Nem eu, não gosto de seu perfil e etc…

    5. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Que raio de mania de pensarem que o iphone é a ultima bolachinha do pacote ,e que toda a gente quer um .

      Digo-lhe uma coisa ,eu nunca comprava um, nem que ele custa-se 200 euros .E como eu deve haver muitos.

    6. Avatar de Eu
      Eu

      Como é que numa notícia sobre Android o primeiro comentário é de escárnio porque tens (terás?) um iphone?
      Além disso acho normal as novidades terem menor percentagem de utilizadores.
      Só os utilizadores Apple é que tem de ir a correr comprar a última versão a ver se é melhor do que aquele que têm há meio ano, a ver pelas filas que fazem sempre que há uma nova versão à venda.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Se leste na internet, é porque é verdade!

  5. Avatar de Joan
    Joan

    Absurdo e alguem acreditar em rumores desses, mas e o melhor smartphone do mercado logo merece ser mais caro que os outros

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Lol. Com tecnologias que os outros ja usam ha anos.
      MAs como e um produto Apple, faz-se reset a memoria dos utilizadores e eles passam a acreditar que a Apple e pioneira no lancamento dessas tecnologias antigas.

      1. Avatar de Wooden
        Wooden

        Ainda acreditas nesses mitos? LOL

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fazem uma comparação um pouco deturpada com o iOS pois esquecem de dizer que esta solução do Android obriga a ter mais espaço ocupado em disco, e que a instalação de updates do iOS já arranja automaticamente espaço provisório em caso de necessidade. A vantagem desta solução do Android é no momento de actualizar o processo ser mais rápido.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem nada de deturpada, o objetivo principal é o mesmo, a forma como o fazem, como é óbvio, é que obrigatoriamente tem de ser diferente, até porque no conceito do sistema operativo, eles são diferentes. A comparação está correta face ao objectivo principal.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        uau! Mesmo!? Deturpado é mostrar apenas a vantagem comparativa de algo ignorando as desvantagens comparativas. Isto sem falar que o link para o iOS que é dado não é sobre o processo de update do iOS. Tem algumas semelhanças, é verdade, mas o que acontece num update é outro processo que já existe no iOS10.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nada de deturpar no que foi escrito. Apenas como referi e como não conseguiste lá chegar, está o facto de haver um método que permite a acção. No iOS há um método, aqui há um outro, ambos diferentes, trazem acima de tudo vantagens. O que queres dizer de desvantagem, é a tua opinião deturpada da realidade, nada tem a ver com a tecnologia agora anunciada. A informação que colocas é inútil. Poderias acrescentar mais detalhes sobre o método ou sobre o benefício, tal como foi feito no artigo, por forma a ser útil o comentário.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            “esta solução do Android obriga a ter mais espaço ocupado em disco” É um facto, não uma opinião. O método obriga a ter duas partições de sistema logo há mais espaço ocupado que não está disponível ao utilizador.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas isso está no texto e é a realidade, o texto está correcto e objectivo, por forma a descrever uma tecnologia que beneficia o utilizador. Não sei qual é o teu problema contra esta tecnologia, não sei porque te incomoda esta funcionalidade existir no Android.

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            Mas onde é que no meu comentário digo que me incomoda que o Android tenha a funcionalidade? Apenas questiono por que é que estabelecem um comparativo com o iOS para dizer que tem vantagem por não apagar coisas como no iOS, mas esquecem do lado das desvantagens em comparativo.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      A solução do android nem sequer é mais rápida, porque agora com o APFS, o iOS é mais rápido que antes a fazer update porque o sistema de ficheiros tem snapshots.

      Já no android com o seu fantabulastico ext4…

  7. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    A notícia nem sequer é sobre iPhones….há cada cromo…

  8. Avatar de jorge
    jorge

    em termos de segurança o iphone é muito melhor que o android mas tem limitaçoes?? sim tem mas para quem quer fazer chamadas mensagens musica e navegar na net está bom que quizer mais existe a opçao jailbreak

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Isto seria bom se existissem updates para todos o fabricantes. Só agora a Asus fez update num tablet que tenho para 7 . Lenovo nicles, parado no 5.1 e sem updates de segurança (equipamento com 1 ano ). Um Vodafone Ultra 6 fizeram agora update para o 6. Huawei p9 lite para 7 agora. Para o 8 posso esperar sentado.
    PS : Eu sei que existem roms no xda , mas noutro que tenho (le max eco 2 ) nenhum é bom.

    Abc

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Entre Android 5 e 7 que diferença notas em funcionalidade? Pouca. Exacto, por isso é tão pouco importante

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não é só a funcionalidade. A segurança tambem é um aspecto importante. Ter API level 21 ou 25 não é igual.

        Abc

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Segurança? Tá quieto, depois tem o telemóvel a roubar saldo e a mostrar publicidade nem sabe de onde vem…

    2. Avatar de Vando
      Vando

      Olá. O teu P9 é bloqueado a operadora? Pergunto porque já tenho o meu com Android 7 há 2 meses, se não estou em erro

  10. Avatar de miguelwall
    miguelwall

    acredito que IOS seija muito mais seguro que Android..mas para utilidade a várias aplicações IOS é muito limitado caro… Android 8 com as plataformas acho que não seija muito boa ideia.Mas ficamos aguardar….

  11. Avatar de Tiago Realinho
    Tiago Realinho

    Juro que ainda nunca entendi estas permanentes guerras da treta sobre qual é o sistema operativo melhor conseguido… isso é só conversa para boi dormir… ok, uns gostam de ios, outros de android, e daí? Deixem-se lá de palhaçadas! Cada sistema tem sempre as suas vantagens e desvantagens… e se eu gostasse de symbian? Qual era o vosso problema? Bom, felizmente para mim, conheci outras alternativas, mas julgo que entenderão o ponto de vista. Tudo aqui tem sempre que virar uma guerra de sistemas operativos, qual guerra idiota entre homens e mulheres!

    1. Avatar de Cfpinto
      Cfpinto

      Eu explico. Só fica ofendido e/ou entra em guerras quem não percebe um boi de SO e tenta justificar o preço exorbitante que pagou. Ou então queria o smartphone da moda mas não tem dinheiro pra comprar. Porque de resto, quem sabe o que está a fazer, tem o que lhe é mais útil e não precisa de se justificar. Dito isto tenho iPhone e nunca senti limitado. Antes disso tive Android até ao 4 e sempre me serviu bem

    2. Avatar de Cfpinto
      Cfpinto

      Ou tá pra trolar. Confesso que já fiz isso uma ou duas vezes.

  12. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    A google sempre a inovar, no Android!
    – Já agora; ISO, no meu caso, nem dado.
    Mas de Android. Aí sim, não abro mão!

  13. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Boa, tenho o Android 5.1. Como faço para instalar na mesma?

  14. Avatar de edisson
    edisson

    Pelo título achei que era notícia sobre o android, mas pelos comentários acho que foi do ios…