É mentira, afinal não foi por AirDrop que o piloto enviou as imagens

32 Comentários

Afinal, parece que o piloto do Boeing 747-8, um avião de carga que voava mil pés abaixo do Boeing 777 da Singapore Airlines, não enviou as tais fotografias por AirDrop. Pelo menos, segundo a empresa asiática, os pilotos referiram que as imagens de facto chegaram, mas por outro canal!

O vídeo terá alguma verdade ou tudo não passou de uma mentira?


AirDrop – De desconhecido a vedeta!

Como referimos no artigo que deu a conhecer esta aventura, a tecnologia da Apple tem algumas limitações em ambientes normais. É necessário conhecer bem a tecnologia e para isso deixámos, há algum tempo, um guia muito completo sobre o que é o AirDrop:

AirDrop, sabe o que é e para que serve?

Contudo, mesmo conhecendo todas as propriedades da tecnologia, poderia, num cenário “novo” e recorrendo a dados que não eram todos transmitidos no vídeo, haver algo que permitisse passar fotografias de um avião que voava a 35 mil pés para outro que voava mil pés acima.

 

Estranho o vídeo ter desaparecido

A história poderia ser interessante e ter, inclusive, laivos de alguma verdade e, quem sabe, poder haver um cenário circunstancial que permitisse ao piloto recorrer a tecnologia existente no avião e fazer com que o sinal Wi-Fi chegasse mil pés acima, pelo menos parece ser isso que acontece com o envio e o devido agradecimento por parte dos pilotos do avião da Singapore Airlines: “We appreciate your AirDrop.”

Logo, o cenário mostra-se estranho quando o vídeo desaparece do canal do YouTube LouB747. O que disponibilizamos, como devem ter visto, partiu de um outro canal, não o do autor. Isto porque algo se passou entretanto. O vídeo tornou-se viral.

Autor do vídeo retirou, misteriosamente, o vídeo do canal!!!

A partir das 15h30 GMT do dia 4 de agosto, a publicação de vídeo já tinha sido partilhada mais de 10.000 vezes no Facebook em 12 horas e recebeu mais de 7.500 visualizações no YouTube. No Twitter, o vídeo foi retweetado mais de 1.900 vezes. No entanto, muitos eram já os que aclamavam que o vídeo poderia ser falso, embora os argumentos variassem, desde a incapacidade da tecnologia, até à não permissão dos pilotos para fazer este tipo de ações em pleno voo, mas ninguém teria ainda qualquer certeza por parte dos intervenientes.

https://www.youtube.com/watch?v=ZEgBouGUK9c

Quem veio desmentir o que, de facto, estava a ser dito que era a realidade foi a Singapore Airlines. A empresa referiu a um órgão de comunicação, quando esta “tempestade” lhe caiu em cima, que as imagens chegaram não por AirDrop, as imagens, mas sim, mais tarde, por mail.

Our pilot was only replying in jest to the radio message from the captain of the other flight. Photos were exchanged by email later, however.

Mensagem transmitida por um porta-voz da empresa segundo o site Airline Boarding

 

Mas afinal a tecnologia permitia ou não esta transmissão?

A Apple refere que esta tecnologia, nas condições normais, funciona até uma distância de 30 pés (cerca de 9 metros). Em modo simplista podemos dizer que necessita de ter o Bluetooth e o Wi-fi ligados, isto porque inicialmente os dispositivos Apple são “emparelhados” via Bluetooth e depois os dispositivos configuram automaticamente uma ligação Wi-Fi direta para o AirDrop, mesmo estando em redes Wi-Fi diferentes.

Ainda não se sabe de quem é o iDervice SingTriple7 que recebeu na hora as fotos, mas, ao que tudo indica, não foram os pilotos do avião de passageiros da Singapore Airlines, mesmo sendo estranho eles terem agradecido! Mas igualmente verdade foi a imensa crítica ao facto dos pilotos estarem a receber fotografias em vez de estarem a pilotar. E as imagens… bom, estas chegaram, mas a empresa fez saber que foi “mais tarde e por mail”. Os pilotos afinal estavam compenetrados e tudo não passou de uma mentira do comandante das “cobras”!

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Evangelho
    Miguel Evangelho

    Não me cria nenhum problema eles estarem a enviar imagens… Sabemos sempre que distrações num cockpit são um pesadelo enorme, por isso devemos evitar tais situações, mas também os pilotos poderiam ter colocado o avião em piloto automático, ao necessitando, assim de controlar velocidade, altitude e direção. CONTUDO criaram uma possibilidade de distração, e, por isso mesmo, não é uma atitude muito correta, MAS não discordo, pois se um piloto tiver algum problema, o outro assume o controlo (assim todos os santos desejam)… já por isso é que a alimentação deles é diferente, para evitar que ambos fiquem incapacitados de pilotar.
    By the way… também gostaria de saber se o AirDrop funcionaria… há já aviões (cite-se o novo modelo da portuguesa SATA AIRLINES) que vêm equipados com Wi-Fi…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      A questão de funcionamento não seria com o WiFi, seria com o bluetooth que é o que é necessário para que os iPhones se identifiquem antes que possa haver transferência, daí a Apple aconselhar 9 metros de distância máxima.
      Conseguir o WiFi a funcionar a 300 metros talvez não fosse muito extraordinário em “campo” aberto, embora seja puxar os limites do hardware dum smartphone, ainda para mais em movimento relativo.

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Quais distrações?

      Está sempre um cockpit crew em controlo, para as comunicações e mudanças de trajetórias previstas no plano de voo, porque os aviões não vão em linha reta até ao destino.

      Assim que o avião passa os 5000 Ft ativam o modo de voo automatico até pelo menos à aproximação do aeroporto de destino, e há também aviões, se equipados fazem auto-land, e outros até que sozinhos vão até ao lugar de parqueamento.

      Neste video o voo já estava em cruzeiro, por isso um relaxava e o outro estava em comando.

      Em voo tudo está a ser controlado, qualquer avião sabe onde outro está, existe um equipamento TCAS que deteta se algo de anormal se estiver a passar, mas tem de ser avião civil, outros objetos voadores não identificados não é detetado.

      A comida é ultima coisa no protocolo de segurança de uma tripulação de cockpit.

  2. Avatar de Olh'á novidaded
    Olh’á novidaded

    O que a Apple diz é que o Air Drop funciona a uma distância de 9 metros, com o Bluetooth e o Wi-Fi ligados.
    Ou seja, os equipamentos têm que estar na mesma rede Wi-Fi – o que não acontecia, e estarem a uma distância até 9 metros – o que também não acontecia porque estavam a, pelo menos, 304 metros (1000 pés) de distância.

    Toda a gente com dois dedos de testa desconfiou da “notícia”.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Os equipamentos não têm que estar na mesma rede WiFi para iniciar o AirDrop.

    2. Avatar de Vítor M.

      Em circunstância normais a comunicação AirDrop faz-se aos tais 9 metros. Contudo tal como foi referido no artigo, poderia existir alguma conjugação de factores que permitisse esse aumento exponencial de distância funcional.

      “Presumivelmente, o ar mais rarefeito, a linha de visão e a falta de blindagem RF, aumentou significativamente o alcance desta tecnologia a esta altitude!!!”

      Depois, como referiu o Bruno e bem, e como está no artigo onde explicamos a tecnologia, os equipamentos não têm que estar na mesma rede WiFi para iniciar o AirDrop.

      Mas… aqui há ainda outras respostas interessantes que ficaram por dar. Mas certamente no futuro essas respostas poderão ser dadas, principalmente pelo autor do vídeo e, provavelmente, pelos pilotos que corroboraram a história 😉

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        https://youtu.be/kn1twgP6dAY
        Basta ver o vídeo do Canal Youtube Aviões de Musicas, está aqui a explicação

        1. Avatar de Vítor M.

          Por acaso não explicou bem bem tudo 😉 até tem ali algumas incongruências. Eu sigo o Lito e ali faltou mais uma ou outra explicação, mas nem ele nem ninguém, além dos pilotos, as sabem. Que há factos que não batem certo, além das supostas barreiras tecnológicas, isso há, a questão da transmissão a mais de 10 metros é uma delas, mas isso já eu referia no post inicial, quando deixei uma explicação sobre o que era e como funcionava o AirDrop. O Lito faz uma alusão ao facto dos dois equipamentos terem de estar na mesma rede WiFi e isso não é verdade. Os dispositivos fazem uma sincronização via Apple Wireless Direct Link (AWDL) recorrendo ao Bluetooth e só depois ao WiFi, criando uma ligação peer-2-peer.

          Depois o que o Lito fala… sim foi o que foi dito nos vários sites e como explicamos com detalhe.

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Helder anda ca comentar agora xD

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      levou respostas agora da outra notícia que estes dias não aparece para contra-argumentar.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Hahahahaha, por acaso lembrei-me do mesmo.

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Sim isso o móvel tinha uma parabolica dentro dele

  5. Avatar de Antunes
    Antunes

    Claro que foi removido, mas claro o maluco sou eu, não era preciso ser perito em em segurança aeronáutica para ver que ia dar bronca.

    Mas vcs é que são experts em segurança aeronáutica!

    1. Avatar de Vítor M.

      😉 foi por segurança claro 😉

  6. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Golpe publicitário dos meninos da Maçã para vender mais uns equipamentos à custa dos papalvos !!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não achas que se fosse um golpe publicitário teriam no mínimo assegurado que as companhias áreas que participaram na coisa não vinham a público desmentir? É assim tão improvável que seja uma brincadeira

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Podem dizer o que quiserem… mas para quem gosta e percebe do tema (fotografia) … a foto está brutal !!!!

    1. Avatar de Paulo Lobão
      Paulo Lobão

      Tanto qt me lembro o tema não era acerca da qualidade fotográfica da câmara ou da sensibilidade artística do fotógrafo! Mas eu engano-me e tenho dúvidas!

  8. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Andaram os fãs a mandar foguetes com as maravilhas do airdrop, agora vão ter de apanhar as canas.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O “engraçado” é que houve comentários que não foram aprovados e que avisavam que a situação não era verdade.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não inventes Bruno 😉 muito gostas de inventar. Ora vê aqui http://bit.ly/2vItiLM se não está lá um tópico nos comentário? E não é único, estão mais. 🙂 tens assim uma cena estranha, até porque os que foram chegando, embora já tivéssemos a informação da Singapore Airlines, foram sendo publicados e até nos ajudou a elaborar com mais precisão o artigo. Pese o facto da Singapore Airlines nunca ter dito que as fotografias não tinham chegado em nenhum dos artigos que lemos e está registado o agradecimento pelo AirDrop 😉

        Portanto, o que dizes não é verdade.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E? Isso por acaso faz com que o meu comentário não tenha desaparecido?

          1. Avatar de Vítor M.

            Mas o teu comentário está lá, ou será que não o vês? Alias, tens lá vários pelo que estive a ver: http://bit.ly/2wCcS4g este é um deles, penso que o último. Não vejo lá mais nenhum outro.

            Não entendo estes teus comentários estranhos, tens aprovados mais de 700 comentários, mas de vez em quando… dizes assim umas cenas estranhas!

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            O comentário que refiro não está lá!

          3. Avatar de Vítor M.

            Desculpa mas estive a correr o Spam e eventualmente o Trash e não encontro mais nenhum teu, não teria qualquer problema, como sabes, em publicar (a não ser que fosse contra regras).

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            sim, sim! Pois claro, a não existência do comentário só pode ser explicada por uma dessas insinuações.

          5. Avatar de Vítor M.

            Não, há uma outra: podes estar confundido e a criar um cenário fictício. Parece-me o mais provável. Ainda não percebi que raio de comentário seria o que querias colocar… só vejo insinuações sem qualquer sentido.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguem reparou no facto de que, quando o piloto do avião (747) envia a foto, aparece que a foto foi tirada “Yesterday” ? Poderá querer de facto dizer algo, ou sería por estarem a voar numa zona em que o fuso horário se tenha alterado ao ponte de retroceder para um dia anterior…

  10. Avatar de Security
    Security

    Realmente basta olhar para o vídeo, saber como funciona a tecnologia AirDrop para perceber que é fake. O problema aqui nem é ser fake ou não, pois sabemos que milhares de vídeos fake existem diariamente e nem acho que seja a tecnologia mencionada relevante. Podia ser uma tecnologia Apple ou Samsung ou LG… O problema aqui prende-se na segurança que existe a fazerem um vídeo destes, a distração que isso implica, e o impacto que um possível acidente poderia trazer. Acho que há alguma irresponsabilidade nesta situação. Assim como não uso o telemóvel enquanto conduzo (nem que vá em CC e em linha reta), também não acho que este piloto o devia fazer. Percebendo eu, zero de aviação.

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      É normal um trabalhador com um equipamento de milhões de euros com vidas a sua responsabilidade andar a tirar fotos e enviar para os amigos!

      Mas existe ai experts da aviação que acham que é tudo normal!

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Cá na terra, acontecem muitos mais acidentes por distracção, do alguma vez aconteceu um acidente aéreo pelas mesmas razões.

  11. Avatar de Paulo Lobão
    Paulo Lobão

    Citando o guru da Apple aqui do bairro:
    “Apple é mesmo um mundo à parte… outros pensam que é mentira ou que usou algum truque…”.