Mais uma desistência de peso no universo do Windows Phone

51 Comentários

O Windows Mobile, desde o seu aparecimento, sempre teve bastantes dificuldades em se afirmar no mercado e atualmente pairam bastantes dúvidas quanto ao seu futuro, tendo em conta o cada vez mais fraco investimento por parte da Microsoft, a estagnação no seu desenvolvimento e o abandono por certos parceiros e desenvolvedores.

Face a estas incertezas, a operadora de telecomunicações norte-americana T-Mobile anunciou aos seus clientes que vai deixar de funcionalizar a sua aplicação para telemóveis Windows.



Foi numa nota deixada na própria app que a T-Mobile informou os seus clientes desta decisão, propondo assim que os seus clientes passem, a partir do próximo dia 25, a gerir a sua conta através do website da operadora.

Este é um golpe profundo no Windows Mobile, especialmente no mercado norte-americano, onde as operadoras têm bastante impacto na comercialização dos smartphones e a T-Mobile era das principais aliadas da Microsoft nesta área, tendo comercializado em exclusivo o último smartphone Windows até à data: o Alcatel Idol 4S.

Foi em novembro de 2016 que a T-Mobile iniciou a venda deste equipamento, tendo cancelado a venda do mesmo no passado mês de abril, ficando assim o mercado norte-americano sem oferta de equipamentos com o sistema operativo móvel da Microsoft.

Esta jogada por parte da T-Mobile acaba por ser expectável tendo em conta as suas últimas decisões de cancelar a comercialização de smartphones Windows, e o próprio rumo da plataforma aponta a que mais abandonos apareçam no futuro.

A Microsoft continua sem clarificar o incerto caminho do Windows Mobile e o futuro leva a crer que o sistema operativo móvel da empresa de Redmond se torne cada vez mais irrelevante no panorama geral do mercado de dispositivos móveis.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pinto
    Pinto

    Nao sera isto que me vai desviar do W10M enquanto SO de eleicao…vamos ver se no proximo ano nao veremos uma migracao em forca do android e ios para o surface phone. Só nos dá mais forca a vermos este grande SO a crescer e dominar o mercado principalmente o empresarial

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ai canita… Cheio de fé. Desta é que vai ser 🙂

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Loool so de eleição com menos de 10% quota no mercado desde 2016… E ainda abrandou maia este ano.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Spoky, tu usas o que gostas ou usas aquilo que os outros também usam tipo “maria vai com as outras”?
        Eu tenho um Lumia com Windows 10 Mobile e estou plenamente satisfeito. Desde que dê para o que eu quero, irei continuar a usá-lo. Estou-me a borrifar para a quota de mercado.

    3. Avatar de PL
      PL

      Deves estar a falar do surface que ia sair o ano passado!

      A Microsoft, nesse tema, parece o Sporting, para o Ano é que é…

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Infelizmente essa cantiga do “no próximo ano é que vai ser” já tem quase 6 anos. Como utilizador do SO Windows Phone desde 2012 até 2016 pura e simplesmente cansei-me do desprezo que a Microsoft demonstrou pelo seu SO mobile.

      Lembro-me bem que durante o 2º semestre de 2015 o que se falava era que “para o ano é que isto vai dar o salto com as Apps Universais e o Continuum”. Esperei até Maio de 2016 e nada, niente, népias. Estamos em Agosto de 2017 e tudo continua basicamente igual a finais de 2015. Apps Universais contam-se pelos dedos e o projecto Continuum é um flop.

      Por isso, a conversa de que “para o ano é que vai ser com o equipamento e/ou software XYZPTO”… já só serve para entreter criancinhas.

      O windows como SO móvel morreu, existe apenas uma recusa da MS em fazer-lhe o funeral.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Acabou, eu usei durante quatro anos, até gostei, mas reconheço que nada há para dar da parte da Microsoft,não é o fim do mundo, e como não sou fanboy nem estou a stressar nada.

  3. Avatar de Jackson
    Jackson

    Se o Windows Mobile de alguma forma permitisse a instalação e utilização dos aplicativos Windows Desktop, esse SO seria o mais utilizado no mundo, o Android estaria falido!

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Se disseste bem

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      isso é o que vai acontecer e não demorará muito tempo certamente, já estão com telemóveis em testes com processadores da Qualcomm vamos lá ver o que vai sair…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já disseram que é apenas para tablets, ou seja, correr aplicações x86 só em tablet mesmo que o telemovel tenha o novo processador.

      2. Avatar de Um gajo qualquer
        Um gajo qualquer

        Isso é o que também dizem os fanáticos religiosos que deus está para voltar, a verdade é que sempre disseram isso e ate hoje nada xD

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Wow, com esse comentário acabas-te de cumprir uma profecia Bíblica…
          2 Pedro: 3. 3, 4: sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

          Voltando ao tema… Tenho informações internas da Microsoft que o objetivo deles é um sistema operativo universal… Vamos ver se conseguem…

          1. Avatar de fercos
            fercos

            Também estou inclinado para isso, um sistema universal. Mas até lá temos o W10M e estou satisfeito!!!!!!!!!!!!!!

          2. Avatar de nop
            nop

            o que se tem visto e que isso nao funciona… mas tudo bem os pés são deles… podem dar-lhe os tiros que quiserem

        2. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          O mesmo acontece com os fanaticos de qualquer marca, por exemplo os fanaticos do iPhone, ainda hoje acreditam que sao os melhores do mercado. LOL

          1. Avatar de Martins
            Martins

            Contra factos nao ha argumentos. O segmento premium é iphone. E nesse segmento sobram aibda uns pos para os fishoids.
            O segmento medio e baixo é claraente fishoid e será sempre.
            O meu segmento é mesmo o do meu 640xl. Se tiver de mudar, mudo para o premium, porque me apetecerá e será iphone.
            Nao é de estranhar, os telemoveis wm10 ja nem se devem produzir. Mas eu gosto do mbway e do portal das finanças no meu wm 640 xl.
            Quanto ao android, nao gosto de ser mais um peixe do negocio de uma empresa em troca de migalhas.
            A monotonia instalou-se.

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            Sou um feliz utilizador de um s8+ e de um lumia 950 já tive iPhone e digo-te que de Premium não tem nada… Vê lá tu que preferi um comprar um aparelho mais caro

      3. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Bem podes esperar sentado, é como as extensões para o Edge e até hoje nada, é como o modo nocturno e até hoje nada…

    3. Avatar de rui
      rui

      já tiveram essa oportunidade e deixaram passar com o mobile 8 e quando passaram para o 10. E aí sim poderiam ter uma palavra a dizer.
      Agora até a intel já deixou o x86 dedicados a isso e os atom desapareceram um pouco do formato telemóvel, pode ser que encolham um pouco entretanto.
      Emular x86 num arm da qualcom não vai ser a mesma coisa.

    4. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Pois e por esse caminho que a MS vai enveredar. Os novos dispositivos moveis (smartphones) serao capazes de correr tudo o que um PC corre, alias, estes serao tablet/phone/Hybrid PC tudo num so.
      So espero que a MS continue em frente com os planos delineados, e tudo indica que sim.
      Vamos esperar para ver, a MS tem tudo para dar um pontape forte nesta me..a toda e carimbar o mercado com um conceito totalmente novo .

  4. Avatar de paulo
    paulo

    Obrigado por decepção

  5. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Esperavam o quê?!
    Não há paciência para o comportamento da Microsoft relativamente ao desempenho e da política implementada na área dos smartphones durante os últimos anos. Um autêntico suicídio…

  6. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    não passam de setembro

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já não passavam de setembro do ano 1999; 2000; 2001; 2002; 2003; 2004; 2005; 2006; 2007; 2008; 2009; 2010; 2011; 2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017…

  7. Avatar de McGomes
    McGomes

    Se é um sistema tão mau como pintam.. porque é que a HP se virou para o Windows Phone nos seus novos Smartphones?
    Era um bom artigo para o pplware.. fica a dica!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, de todo, o sistema, na minha opinião, é dos melhores. Isso nem se coloca, alias, tem dado provas disso. Aqui está mesmo é a falta de equipamentos e de programadores que atraiam utilizadores. Só isso, o sistema é muito bom e repara que é um conceito inovador com um caminho muito próprio.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Isso!
        Eu usei e gostei muito.
        Com muita pena minha mudei para android, por falta de equipamentos dual sim de gama alta (que na altura me fazia falta).

      2. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        O problema e a resiliencia dos utilizadores e programadores, foram todos formatados para as duas opcoes actualmente mais fortes no mercado, e nao aceitam a ideia de inovacao, de novo, de diferente.
        Nos como utilizadores temos o poder de mudar isso, mais que ninguem, comprando, reclamando junto a empresas pela falta de software para esta plataforma, indo a foruns prestar testemunho da nossa insatiscacao com esse facto.
        Desculpem,nao sou dos que desistem so porque sim, se temos algo bom, que gostamos, que queremos, porque haveremos de ir atras dos outros, desistir para acompanhar a maioria? Se em casa tiverem dificuldades com a educacao de um filho, se a relacao com a vossa companheira ou companheiro nao estiver a passar pelos melhores momentos voceas desistem? Se a vossa mae estiver doente e precisar de tratamentos voces desistem dela? Nao, porque amamos, porque gostamos, porque os queremos perto de nos. Porque raio haviamos de fazer o mesmo em relacao a outras coisas? Esta provado que desistir e para os fracos, aqueles que nunca conseguem atingir os objectivos, ate porque muitos deles nem objectivos tem, aqueles que se queixam de tudo e de todos, mas que nada fazem ou fizeram para melhor a situacao, tal como os que se queixam que o servico de televisao esta caro, mas o que fazem para ajudar e piratear o sinal, os que se queixam que nao conseguem um trabalho melhor mas nao sao capazes de ir estudar e formarem-se para conseguirem um trabalho melhor, aqueles que se queixam que em Portugal se ganha mal, mas nao teem a coragem de sair debaixo das saias da maee ir a luta por uma vida melhor fora do Pais ou ate mesmo dentro. Infelizmente este tipo de atitude esta cada vez mais generalizado, estamos a criar geracoes cada vez mais fracas, em que ninguem se importa com nada, so com o proprio umbigo, e mesmo assim fazem-no mal. So sabem criticar mas nada fazem para ajudar a melhorar. A minima dificuldade desistem.
        Esta na hora de mudarem essa mentalidade, se gostam, se querem, se nao concordam, se teem opinioes, nao parem, nao se escondam, nao desistam, lutem, acreditem em voces e nos outros, acima de tudo sejam honestos e correctos para convosco e para com os outros. Isto tudo se resume a maturidade, precisamos de mais maturidade para a nossa juventude.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas faltou aí dizeres que em Portugal quem mais tem lutado por este sistema é o pplware. Pois bem, sempre que damos conta de alguma coisa, para bem ou para mal, publicamos, criticamos, anunciamos, analisamos. Não ficamos calados, não deixamos correr a água no anonimato até que a morte o apague. Como tantos que o estão a fazer com medo dos utilizadores que depois aparecem a criticar, uma espécie de “clã” que não percebe que só se luta se as verdades forem expostas.

          Ao iluminar estas desistências, as manobras das marcas, a própria manobra da Microsoft, estamos a expor o que se passa, estamos a mostrar a realidade para que os utilizadores não sejam enganados, mas estes por vezes acham que estamos contra o sistema operativos 😀 quem mais aponta isto em Portugal? Quem mais investe neste sistema como nós? Ninguém.

          Por isso vamos continuar a mostrar quem desiste, vamos mostrar as novidades, vamos continuar a apertar com as marcas para nos enviarem os equipamentos (mesmo que digam “sim queremos mandar claro” e depois nunca chegue), vamos continuar a fazer guias, a mostrar aplicações e sem qualquer problema das críticas dos utilizadores. Sabemos que não nos devemos desviar deste caminho, pois é o certo para mostrar que quem decide está errado ao abandonar este sistema. E nós estamos atentos e vamos sempre estar a mostrar oq ue querem fazer com ele. Quer gostem… quer não 😉

      3. Avatar de Joao Zinco
        Joao Zinco

        Quando o considera um dos melhores e tendo em conta que so existem 3, considera o em terceiro lugar certo?

        1. Avatar de Victor F.
          Victor F.

          Não vejo porquê de ser o 3º lugar.
          O meu 640 só com 1GB de ram faz multi-tasking que até parece brincadeira, não laga, não encrava e não se nota os anos a passar por ele.

          “Ah e tal mas o Android é super fluído com a rom tal” pois, com Roms…
          “mas mesmo sem roms, de origem o meu X corre que é uma maravilha” pois é e quanto Gb de Ram é que ele traz?

          Atenção, que falo apenas em SO, a nível de personalização e apps, isso já são outros quinhentos e é aí que a Microsoft peca.

          Eu, como jovem, gosto de estar a par das novidades das redes sociais e o Lumia não me permite isso, deixando-me sempre a anos luz dos concorrentes, agora num ponto vista mais profissional/empresarial aí a conversa é outra e para melhor

          1. Avatar de Joao Zinco
            Joao Zinco

            Do ponto de vista empresarial o ios chega e sobra e está anos luz a frente do w10m

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            à frente porquê? só se for pelas apps porque o hp elite x3 ganha em tudo o resto, aliás, na empresa onde trabalho maior parte comprou ou Microsoft 950 ou hp elite em 130 trabalhados sensivelmente 20 escolheram iPhone e outros 20 Android de resto foram para Wp

    2. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Quais novos smartphones da Hp ,só conheço um ,o X3 .Circulou um rumor que este ano saia um ,mas foi só um rumor .Ninguem vai lançar nada até a MS dar o primeiro passo .E não pode passar deste ano ,senão ninguém mais se lembra que a MS teve um SO movel
      Até o Alcatel na Loja do UK já está “esgotado”.

    3. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Não é um sistema tão mau como pintam. De todo; ou então apenas para os haters.
      Aliás, sou da opinião que é um óptimo sistema, e que faz muita falta ao mercado para não deixar os outros dois alegremente á solta. E para quem queira escolhê-lo e utilizá-lo, pois isso iria alargar as alternativas do consumidor, o que é, salvo melhor opinião, muito saudável.
      Há uns anos estive muito perto de me tornar um utilizador do Windows mobile, pois tentei repetidamente comprar on-line um HTC M8 com Windows, não tendo concretizado a intenção em nenhuma dos vários negócios em que participei. Depois, adquiri um Mi4 Lte e a intenção era instalar o W10M, o que acabei por não concretizar quando a Microsoft começou a variar acerca do W10M. Fiz uma atualização ao Mi4 para o Marsmallow, sendo que o equipamento faz hoje as delícias do meu filho mais novo…
      Caso tivessem comercializado o Alcatel Idol 4S no nosso mercado, talvez tivesse adquirido um exemplar, pois estava convencido que o W10M tinha tudo para vencer com o advento do Continum, mas a Microsoft assim não quis…
      No que se refere à situação atual, culpo obviamente a Microsoft, como não podia deixar de ser, mas também creio que os restantes players do mercado não estão isentos de culpas no cartório. A começar pelas grandes marcas e pelos criadores de apps, cujo comportamento vai claramente no sentido de afastar, ou mesmo de expulsar, o concorrente do mercado. E por causa, pois sabem o poderio da empresa! E como esta não têm à sua frente uma liderança firme com visão e capacidade para fazer as coisas acontecerem, é a desgraça a que todos assistimos há meses e meses. A oportunidade só é uma oportunidade para quem consegue vê-la e os lideres da Microsoft parece que estão sem rumo e a navegar avista no que toca à parte do negócio referente ás comunicações móveis da empresa.
      E a procissão ainda vai no adro…

  8. Avatar de Helfrei
    Helfrei

    Mais uma build instalada ontem !!

    1. Avatar de Caramba..
      Caramba..

      Nos últimos dias que usei já tinha medo disso, a cada update perdia Apps…
      Rádio, Here Maps, MixRadio, etc.

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Here Maps desapareceu mas a aplicação nativa Maps usa os mesmo mapas e evoluiu muito, muito mesmo.
        De qualquer forma não é com os updates que perdes as aplicações, quando o suporte ao Silverlight terminar, aí sim irás perder aplicações.

        Dando o braço a torcer, porque raio a operadora iria manter o suporte ao Windows Mobile se não há equipamentos novos para eles venderem?
        Dá para entender a opção deles, por muito que me custe.

  9. Avatar de Ruben Teixeira
    Ruben Teixeira

    Se, e se..sair o surface phone ou algo ultrapocketable como lhe chamam (foldables) talvez as outras marcas (HP, Alcatel, etc) façam sair mais equipamentos depois com o Windows full mas versão lite para telemovel.. até lá, como disse e bem o Vitor M., não se entende é a falta de equipamentos no Mercado, há quem queira comprar e não há à venda!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso é verdade… não se consegue encontrar a preços decentes equipamentos.

  10. Avatar de Ruben Teixeira
    Ruben Teixeira

    Até lá, Lumia 950XL insider fast. Só vejo duas coisas que me deixam na mão: Spotify funciona quando quer (ainda que há melhor tipo Deezer)… e não há Mobdro ou algo semelhante para ver TV. Ontem devo ter instalado 10 aplicações de TV e streaming e acabei por ficar com 1a que mal funciona (Live Sports & TV). Alguém conhece uma melhor?

  11. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Tive um Lumia 920 desde 2012, sempre adorei a simplicidade e a fluidez do sistema, o que me tirou do sério foi o desinteresse da Microsoft nos seus equipamentos e utilizadores… Desde o dia 1 deste mês que mudei para um Mi5, vamos ver como corre… Com muita pena minha deixei o WP…

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Se mudaste para um fishoid, nao duvido que será temporaria. Bastará sair um modelo com wm novo que retornas à casa que te viu crescer. Se tivezse sido um iphone é q o retorno dificilmente aconteceria eh eh eh

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Basicamente passei 20 anos com Nokia, é a primeira vez que deixo a marca…

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Martins está calado… Não digas barbaridades.. Android está ao mesmo nível de ios, não compares é um telemóvel de 300 euros com um de 700 se faz favor… galaxy s8 está num patamar acima por ex, agora vem um novo iPhone e esse fica um patamar acima depois é lançado outro galaxy e fica novel acima e por aí fora. Android não é o que era à 5 anos, está tão bom ou melhor que ios.

  12. Avatar de Martins
    Martins

    Por acaso nao me admirava se o android fosse o so patrocinador do Benfica, devido aos segmentos de mercado onde domina.lololol

    1. Avatar de B
      B

      Deve ser no segmento de titulos que domina tais como campeonatos e taças

  13. Avatar de Jose
    Jose

    parece o sporting…para o ano é que é !

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Se para o ano (este) for, mudas para a plataforma móvel Windows?
      LOL
      Cuidado com o que “desejam”…..

  14. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A falta de equipamentos e aposta é fácil de entender: a Microsoft está a preparar um W10 universal com apps x86 a correrem em ARM. A questão aqui é que para tal é preciso SD 835 e 4 GB RAM para uma boa experiência. Como não está ainda preparado, lançar agora equipamentos e daqui a uns meses mudar a arquitectura não é boa política.

    Lá para o final do ano ou início do próximo devemos ver um par de equipamentos de topo com esta nova versão. Eu acho que a MS quer um SD 835 nos média Gama e o sucessor nos topos, e para já não há nem sucessor nem o 835 é barato para ter em média gama.