Venezuela bloqueia chamadas internacionais nos telemóveis

72 Comentários

A crise na Venezuela tem dado que falar, sendo constantemente noticiado o ‘estado de sítio’ do país, nos diversos meios de comunicação, devido ao conflito entre o presidente Nicolás Maduro e os manifestantes contra o seu governo, que consideram autoritário.

Depois de vários jornalistas indicarem que viram barrada a sua entrada no país, agora surgem testemunhos que afirmam que os telemóveis na Venezuela estão barrados para realizar chamadas internacionais.




Segundo declarações feitas ao Expresso, a Venezuela bloqueou a realização de chamadas internacionais feitas a partir dos telemóveis. Um dos testemunhos é de um emigrante português, que se encontra na Venezuela há mais de 20 anos, referindo que só consegue manter contacto com a família por WhatsApp:

Não há acesso a chamadas de fora, bloquearam-nos as chamadas. Só consigo ligar para a minha família pelo WhatsApp, que falha inúmeras vezes. Os telemóveis estão bloqueados às chamadas internacionais. Só consegue ligar para o estrangeiro quem estiver ligado a cargos governamentais ou é cliente há muitos anos da operadora fixa CanTV.

Créditos: AFP

Outro testemunho é o de Mário Caetano, de 50 anos, e que já se encontra na Venezuela desde muito novo, referindo também ele que é apenas através do WhatsApp que consegue ligar para a família, que também estava na Venezuela, porém com a tensão vivida, voltaram para Portugal:

A rede telefónica da Venezuela para o exterior foi bloqueada, não podemos fazer chamadas, mas podemos receber. Comunicamos pelo WhatsApp, mas as chamadas falham inúmeras vezes, e é complicado eles ligarem porque fica muito caro.

Créditos: AFP

Preocupado com o estado atual do país, Mário Ceatano acrescenta ainda que:

Não há liberdade de expressão, e temo que a ditadura possa vir a ser legalizada com a aprovação da revisão da Constituição. Tememos que quem já saiu do país não possa regressar, e que quem cá está não possa sair. Vai passar a haver apenas empresas e educação pública, não haverá privadas. Só vai sair e chegar a informação que eles quiserem. Eles não ouvem ninguém, o povo tem que estar de acordo.

Segundo o Expresso, parte da rede telefónica da Venezuela já foi mesmo bloqueada para as chamadas internacionais.

Hoje é dia de votos, e quem está contra o governo de Maduro teme pelos resultados e consequências que possam daí advir, podendo ser considerada, oficialmente, uma ditadura na Venezuela, onde Nicolás Maduro será detentor de um poder absoluto e autoritário.

via

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pitufos
    pitufos

    Confirmo essa situação. Tenho familiares por lá e só com recurso a chamadas por IP (tipo Whatsup, etc.) se consegue comunicar e por vezes a ligação é deficiente.
    Mesmo chamando pelo telefone fixo não se consegue comunicar para o estrangeiro.
    Isto tudo se deve a que o país não consegue ter divisas em moeda forte para pagar aos fornecedores das interligações internacionais. Os poucos dólares que o pais vai recebendo pela venda do petróleo são para financiar as cúpulas da ditadura.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada pela informação 🙂

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Confirmo. Conheço quem lá viva e é exactamente o q se passa. É incrível o q está a acontecer num país com tantos recursos naturais e humanos.

    3. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Parece mais é uma tentativa de não sair informação do Pais ,e não falta de pagamento aos fornecedores das interligações internacionais .

  2. Avatar de Luís M
    Luís M

    Um país modelo para PCP e Bloco.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Nos USA tens uma “fotocópia” do Maduro como presidente e em França tens uma Le Pen a caminho…não faças distinções!!

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        O Trump fotocópia do Maduro? Só se for em negativo.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Luis, nao digas parvoices. Bem se nota que es dauqueles bebes que papam a papinha que lhes dao a boca.
          So te tenho a dizer que vivemos num mundo em que nada e o que parece.

          Ve este documentario

          https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=2N8y2SVerW8

          ou este de 30min

          https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

          e aprende como o mundo funciona

      2. Avatar de David Silva
        David Silva

        Hummm??? Acho que o maduro é que é uma cópia mal feita do ditador da Coreia do Norte. Que eu saiba na França e USA não existe censura nem represálias contra a democracia.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Não digas disparates. A Venezuela é mais um caso de um país comunista que consegue a proeza de se tornar num país do 3º mundo, sendo talvez o 2º mais rico em recursos naturais. É o que dá o estado apoderar-se de todas as riquezas do país em benefício de poucos!
        O país está numa situação miserável que os soldados são recompensados pelos serviços prestados ao país com….. rolos de papel higiénico, esse bem de luxo e capitalista!
        http://www.image-share.com/upload/3583/87.jpg

        Mas dá uma vista de olhos em situações reais de luso-descendentes que tiveram de fugir de lá: http ://observador .pt/especiais/retornados-da-venezuela-a-familia-de-18-que-pagou-para-trazer-o-gato-o-empresario-que-agora-lava-carros-e-a-advogada-com-medo/

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Maduro,Trump,Le Pen,Ergodan,Putin,King Jong-Un,Temer,etc…regimes diferentes com dirigentes com um denominador comum!! Acho chegado o momento de os “terrenos” começarem a pensar A SÉRIO no que pretendem para o seu futuro…se já não for tarde porque o “Big Brother” da era digital está instalado!!

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Trump não encaixa nesse pack, não simpatizo com ele mas não chego a tanto.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    Eu oferecia uma passagem so ida ao Jerónimo de Sousa para passar uma ferias permanentes na Venezuela.

  5. Avatar de Miguel Pinto
    Miguel Pinto

    Vejo muita gente a falar mal da Venezuela mas fiquem a saber que Portugal é bem pior em relacao a servicos de saude, educacao e seguranca social! Portugal é um tipico pais bom para os estrangeiros virem passar ferias e os tugas trabalharem 12 h para receber 500euros e depois andarem em forums a dizer que ipads sao caros e os outros paises sao piores. Em relacao ao assunto dos telefones acho muito bem que cortem ligacoes para o exterior pois as pessoas não tem de andar a comunicar com o exterior mas sim trabalhar e resolver os seus problemas internos primeiro.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Parece-me que o problema da Venezuela é um bocadinho diferente (e um ‘bocadinho’ mais grave) que aquilo que tu achas que é.

      1. Avatar de Ed
        Ed

        Vejo muita gente falando espanhol nas ruas das cidades do norte do Brasil. Já encontrei chilenos, bolivianos e venezuelanos fazendo acrobacias nos cruzamentos.

        1. Avatar de JF
          JF

          São artistas de rua, não seja preconceituoso.

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Artistas de rua sim, mas que trabalham por esmolas e não falam português. Você acha que eles mudaram de país para viver em condições precárias no Brasil porquê?

          2. Avatar de Ed
            Ed

            Não sou preconceituoso, não estou criticando. Artista de rua tudo bem.

    2. Avatar de AJ
      AJ

      em relacao a servicos de saude onde a venazuela nem medicamentos tem neste momento, é mesmo comparável ou melhor que portugal LOL. nem vale a pena tocar no resto que foi escrito… mais um que precisa uma ferias prolongadas lá.

      1. Avatar de JF
        JF

        Vai ter justificar o que acabou de escrever, caso contrário não passará de uma afirmação infundada.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Miguel, não fale dona não sabe…aí da há uns meses abafaram uma polémica em q bebes alimentados a leite em pó ficaram gravemente doentes pq às empresas tiveram q “inventar” aditivos devido á falta de matéria prima. Nós hospitais n há berços. Há um baby boom pq não há preservativos….enfim

      1. Avatar de JF
        JF

        Com certeza, mas terá de justificar o que acabou de escrever, caso contrário não passará de uma afirmação infundada

    4. Avatar de Luís M
      Luís M

      Abre os olhos!

    5. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Se aquela m…a é um paraiso tão bom ,que tal mudar-se para lá?
      Aproveite e leve as esganiçadas do BE o taralhouco do PCP,e de preferência ,comprem só bilhete de ida .E despache-se que qualquer dia nem as companhias aereas querem voar para lá.

    6. Avatar de I Silva
      I Silva

      Deves tar mas é a gozar… tenho o meu Pai na Venezuela e ele tem de recorrer ao mercado negro para conseguir medicamentos para o problema de coração dele… e se ele tinha 3 negócios empregando muita gente agora ta tudo fechado porque não tem nem matéria prima para produzir nem pode vender porque a tabela de preços imposta pelos comunistas tira todo o lucro por isso nem vale o esforço… só lhe resta a pensão que tem do Exercito Português para sobreviver por lá… por isso não fale do que não sabe…

    7. Avatar de Rui
      Rui

      Primeiro é preciso saber-se do que se fala! Portugal está pior em que sentido? Tens falta de pão? Massa? Arroz? Papel higiénico? Sabes que na Venezuela, as pessoas só podem fazer compras num dia da semana, ditado pelo último dígito do cartão de cidadão?

      Vê tu próprio o que dizem lusodescentes e venezuelanos que fugiram para Portugal e alguns deles a ganharem de facto o salário mínimo! Outra coisa que não há nem sabes o que é são raptos de pessoas (muito frequente na Venezuela).

      Lê e aprende: http ://observador .pt/especiais/retornados-da-venezuela-a-familia-de-18-que-pagou-para-trazer-o-gato-o-empresario-que-agora-lava-carros-e-a-advogada-com-medo/

    8. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      É disso que ditaduras comunistas gostam, de ovelhas que aceitam perder seus direitos e sua liberdade calados e ainda exclamam para todos: “poderia estar pior”. Mais de 100 pessoas já morreram somente nos protestos contra a ditadura de Maduro. O povo carece de itens básicos como papel higiênico, quanto mais medicamentos. A educação é precária e doutrinadora. Segurança social?! Pff… só serve para reprimir quem é contra o governo! Mercantis tem suas prateleiras vazias, muitos estão catando lixo para comer e conseguir sobreviver.
      Você fala de 12h para ganhar 500 euros, pois saiba que o salário mínimo na Venezuela não chega a UM DÉCIMO disso, mais precisamente 37 dólares, isso para os que conseguem algum emprego. Ipads são a última das preocupações do povo. Então saia um pouco da sua bolha e procure se informar antes de sair na internet espalhando idiotices…

  6. Avatar de Yuri
    Yuri

    Nem tudo o que parece é , nem tudo o que não parece não é.

    https://www.youtube.com/watch?v=ig6yFP8HjVQ

    https://www.youtube.com/watch?v=YUYWrPiUeWY

    Abby Martin – TeleSur – Empire Files

    1. Avatar de LuisG
      LuisG

      Também já tinha visto esses vídeos e ia mesmo agora coloca-los aqui. É tão complicado sabermos a verdade devido à quantidade de informação e contra-informação que existe. Apesar da aparente idoneidade da telesur e da Abby, nos tempos que correm é impossível não deixar de questionar-mos tudo.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          tao fofinho e subtil o teu discurso.
          Ate ja tinhas visto esses precisos videos
          mas e taocomplicado saber a verdade
          para logo em seguida por em causa a idoneidade de apenas uma das partes
          deixando a sugestao que e controlada pelos viloes da fita

        2. Avatar de JF
          JF

          Você está a mentir, e fá-lo por ignorância ou interesse; como sabe a Telesur é um canal de televisão ou rede televisiva multi-estatal, pública, que cobre todo o Continente da América Latina.

          A Telesur foi criada para prestar informação pública, livre, e idónea na América Latina e assim enfrentar os canais privados detidos pelo regime da Inglaterra e os seus aliados através das corporações norte-americanas.

      1. Avatar de JF
        JF

        Entenda o que se está a passar na República Bolivariana da Venezuela:

        “A revolução não será transmitida” (2003)
        https://www.youtube.com/wat

        “Guerra contra a Democracia” (2007)
        https://www.youtube.com/wat

        “Meu Amigo Hugo” (2014)
        https://www.youtube.com/wat

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Boas Yuri, e bom saber que ha entre nos pessoas que fazem por se informar minimamente para alem de paparem o que lhes dao a boquinha. Dica por apenas links e pouco pois a maioria tem a opiniao formatada e a preguiça é muita para tentarem saber o que se passa.

    3. Avatar de pitufos
      pitufos

      TELESUR foi fundada pelo Chavez e financiada pelos impostos e receitas do petróleo do povo venezuelano. Por isso, não vale a pena perder o tempo ver esse tele lixo.

      1. Avatar de Yuri
        Yuri

        Sim foi financiada por Hugo Chavez mas foi criada por um jornalista uruguaio (Aram Aharonian) . Lixo considero a CNN (clinton network news) aka CIA.
        https://en.m.wikipedia.org/wiki/Telesur_(TV_channel)

      2. Avatar de Yuri
        Yuri

        Sim foi financiada por Hugo Chavez mas foi criada por um jornalista uruguaio (Aram Aharonian). Lixo jornalistico é a CNN (clinton network news) aka CIA.

  7. Avatar de Vlad
    Vlad

    Alguém pode-me dizer como é que se tem uma ditadura quando hoje se efectuam eleições. As notícias falam da violência policial contra os manifestantes da chamada oposição. Mas pergunto eu como reagiria a nossa polícia, ou a americana, alemã, francesa,… perante manifestantes que causam destruição de propriedade de terceiros, que destroem armazéns de bens de primeira necessidade, que lincham pessoas de ideias opostas, seja esfaqueando-as ou mesmo pegando fogo a estas enquanto vivas? Falam também do impedimento da manifestação no dia das eleições, mas esquecem-se que nos restantes países esta proibição também existe. E a nossa comunicação social tem muita culpa pela desinformação existente. Convenientemente esquecem-se das enormes manifestações feitas em defesa do actual presidente. Convenientemente também esquecem de se mencionar que a suposta oposição também é contra a contituinte que ocorre hoje. Mas a comunicação social não defende o interesse do povo em geral, por alguma razão esta está na mão dos ricos. Porque se servisse também se dava ênfase as várias manifestações que ocorrem no Brasil que exigem a destituição de um presidente não eleito, e a realização das diretas para eleger o novo presidente.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Boas Vlad.
      Bem observado. Aqui as santidades portuguesas comentadoras falam muito de ditaduras e opressao e liberdade mas so para o que lhes interessa. Ca em Portugal as manifestacoes teem de ser autorizadas e teem sempre a policia a vigiar. Essas santidades ate acham bem reprimi-las. mas noutros paises sao da opiniao que vale tudo.
      Bem me lembro nos eua aquando a crise que so nao prenderam toda a gente porque nao tinham sitio para os por. Grande mito da liberdae , grande democracia

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É normal que reclamem, não têem o que comer!

      http ://observador .pt/especiais/retornados-da-venezuela-a-familia-de-18-que-pagou-para-trazer-o-gato-o-empresario-que-agora-lava-carros-e-a-advogada-com-medo/

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Interessante falas como se em Portugal não existissempessoas a viver com fome, na miséria. E para quem acha que em Portugal é mau então devem de viajar pela Europa e e observar esta com olhos de ver. Muitos vão ficar desiludidos ao virem ruas cheias de sem abrigo a passar fome na Alemanha, na França, em Itália, Républica Checa, Polónia,… E depois existe a Austria que deslocou os seus sem abrigos das maiores cidades para os turistas não serem confrontados com uma imagem inconveniente, tal como tentaram fazer na baixa Lisboeta à uns anos atrás.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Fazes bem Vlad, emigras para a democrata Venezuela. Não sei é se depois deixam-te vires à internet…. para tua própria defesa, claro, que os países comunistas zelam para que os seus cidadãos não sejam atacados por essa internet capitalista.
          Vejo tantos idiotas a falarem mal do país….. fazem uma coisa boa, emigram para um bastião comunista, a Coreia do Norte, Venezuela ou mesmo a China e depois vejam lá o que é exploração! 🙂
          Se tiverem falta de comida avisem, que a gente aqui no pplware ainda arranjamos uns kg de arroz, leite…….

          1. Avatar de Vítor M.

            O Vlad tem sempre uma opinião do contra 😀 sempre. Por isso….

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O Cháves não teve tantos problemas como Maduro, apesar de que o primeiro foi o primeiro responsável pelo naufrágio do país riquíssimo (era).
      A Venezuela é um caso de estudo sobre como é possível o comunismo transformar um país riquissimo em país miserável!
      Estás a deturpar conceitos. Em Portugal, com o PSD e CDS no poder, na altura do resgate, a esquerda em peso usou os sindicatos para fazerem guerra nas ruas contra o governo. Agora praticamente acabaram as greves, só se faz uma ou outra para disfarçar e eu pergunto, vivemos melhor? Ganhamos mais? Está tudo bem? Não tenho a menor dúvida que está tudo praticamente igual como em 2014. O ligeiro aumento salarial foi totalmente engolido pela inflação!
      Mas a esquerda diz que agora vivemos no paraíso!!!!!!!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        O que acabaste de dizer contradiz a realidade. A comunicação social tenta passar a imagem que com o Chavismo na Venezuela só tem havido retrocessos, ideia esta que tu próprio subscreves. No entanto fica sabendo que o relatório da ONU sobre a evolução do índice de desenvolvimento humano sobre aquele país contradiz o que disseste. O IDH em 2015 é de 0.767 (igual ao da Turquia), em 1990 era de 0.634, uma subida de quase 21%. Entre 1990 e 2015 a esperança de vida subiu quase 5 anos, o período médio de escolaridade subiu também quase 5 anos e os anos de escolaridade média geral aumentaram quase 4 anos. O rendimento nacional bruto per capita aumentou mais de 5% entre 1990 e 2015. Para não falar dos aumentos na área da saúde. Surpreendente para um país em naufrágio.

        “Agora praticamente acabaram as greves” Lamento informar-te mas isto é uma grande mentira. Lá por a comunicação social estar em quase silêncio absoluto sobre as várias greves que se executam isso não significa que estas não aconteçam, ou que são uma ou outra. Se calhar é melhor informares-te em sítios que não sirvam um interesse económico.

        A inflação de 2016 foi basicamente a mesma de 2015, o valor foi de 0.6%. O ordenado mínimo em 2015 era de 505, tendo sido este aumentado em 2016 para 530, um aumento de quase 5%. Acho que não é preciso nenhum cientista para determinar que 5% é maior que 0.6%.

        “Mas a esquerda diz que agora vivemos no paraíso!” Não sei a que esquerda te referes, mas garanto-te que a que eu defendo indica precisamente o contrário. Que embora tenha existido alguns avanços, que estes são ténues e insuficientes.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Vlad…… sabes qual é neste momento a preocupação de Portugal? É ficar com centenas de milhares de luso-descentes que estão na Venezuela! Agora pensa lá porque é que eles querem saír de lá para aqui e a sujeitarem a não terem trabalho ou a ganharem o salário mínimo?
          Outra coisa sobre a Venezuela que secalhar não sabe, a inflação lá é de 1000% ao ano!!!! Não queira sequer uma coisa dessas por cá!
          O enorme problema da esquerda, principalmente a radical, é que o principal objectivo é acabar com os empresários, tudo o que é privado é um atentado à liberdade. Votaram no parlamento um voto de pesar pela morte de Américo Amorim, sabe quem votou contra? BE e PCP! Em contrapartida levaram aos pincaros um ditador como Chavez, Fidel Castro, Khadafi, que mataram milhares de pessoas, já o Américo Amorim que criou milhares de postos de trabalho não passa de um fascista para a extrema esquerda.

    4. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Pela sua lógica, na Coreia do Norte e em Cuba também nunca houveram ditaduras, pois tem eleições também. Acho que não preciso explicar o que acontece com quem se opõe ao ditador, precisa?
      Na Venezuela não tem algumas pessoas pobres pedindo esmolas como em Portugal ou na Europa em geral, tem milhares brigando por lixo pra poder sobreviver. Mercantis não tem produtos nas prateleiras. O próprio Maduro mandou fechar armazéns de bens primordiais, alegando que estavam servindo ao império capitalista. Taxou com impostos altíssimos itens básicos como farinha de trigo e fechou diversos estabelecimentos que não aumentaram de preço.
      Quanto ao Brasil, o atual presidente foi eleito junto a antiga presidente que saiu porque não cumpriu com as leis de responsabilidade fiscal, deixando a economia do país a bancarrota, moeda desvalorizada, inflação galopante, dívidas bilionárias, sem comentar os diversos casos de corrupção. Eleições diretas após a destituição do atual presidente não está prevista na constituição do Brasil, o que a esquerda quer com novas eleições diretas é colocar de volta o ladrão (JÁ CONDENADO em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro e réu em mais 4 processos de mesmo teor) que começou a afundar o país antes que ele seja preso e não possa se candidatar em 2018, de acordo com as leis do país.

  8. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Só um pequeno reparo na publicação. A maior parte dos jornalistas não foram impedidos de entrar na Venezuela por causa da crise.

    Foram impedidos porque queriam entrar no país com um visto de turista e não com um visto de jornalista.

    Como outras, foi o que aconteceu com a equipa de reportagem da SIC, mas que a SIC noticiou cá que foram impedidos de entrar por causa da crise..

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estes defensores do Maduro que vão falar pessoalmente com os refugiados portugueses, em vez de andarem para aqui a botar bitaites intelectualmente desonestos:
    http ://observador .pt/especiais/retornados-da-venezuela-a-familia-de-18-que-pagou-para-trazer-o-gato-o-empresario-que-agora-lava-carros-e-a-advogada-com-medo/

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os Comunistas têem a velha escola de deturpar a informação e a opinião pública. Vejam lá a influência da Sputnik e RT em todo o mundo!!!!! É que eles estão em todo o mundo a debitar notícias que nunca, mas nunca vão contra os interesses Russos!!!!!!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Não sei se é do teu conhecimento mas a União Soviética foi extinta em 1991. Desde então a Rússia é, certamente para tua surpresa, capitalista. E por acaso as nossas agências noticiosas ou as da restante UE ou dos EUA vão contra os seus interesses? Como os ingleses dizem, “ignorance is bliss”!

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Olha, querem ver que o Vladimir não sabe o que é a Sputnik 😀 😀

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Olha, querem ver que o nuno não sabe o que é a a fox ou a cnn ou a bbc

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Diz-me lá onde é que eu escrevi União Soviética? Lê bem o que escrevi, falei em interesses Russos, onde é que tu lês União Soviética? Aqui o grande ignorante és tu! Não defendo nem americanos nem Russos, mas se tiver de escolher um lado, prefiro 1000 vezes os americanos.

  10. Avatar de rogustow
    rogustow

    Os portugueses que estão a fugir da Venezuela são tudo uma cambada de mentirosos fascistas.
    Os depoimentos que todos já ouvimos dos Portugueses da Madeira e do continente nos vários órgãos de informação e tudo falso .
    Tenham vergonha na cara comunistas ou fascistas e todo a mesma coisa, venha o diabo e escolha.
    Ainda bem que vivo numa democracia, com muitos defeitos e verdade(aqui ate os fascistas e comunistas têm direitos iguais as outras pessoas),mas não conheço regime no mundo melhor.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Cuidado que a ironia pode ser entendida por uns quantos como verdade.

      1. Avatar de rogustow
        rogustow

        Não tenho duvidas Nuno 🙂

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Pronto, conseguiu seus 5 minutos de fama? Está feliz?

      1. Avatar de rogustow
        rogustow

        Pronto, conseguiu seus 5 minutos de fama? Não só tive 2 comentários 🙁
        Está feliz? Eu sou feliz e não trabalho para o estado.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    mario, santa paciência

  12. Avatar de Yuri
    Yuri

    Parece que as eleições de ontem foram decididas a favor do Nicolas Maduro, por isso significa que a mairia dos Venezuelanos está a favor dele.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Os que votaram. E o que estava a voto nem sequer era favorável para os venezuelanos. Pelas últimas notícias que vi, apenas 7% da população votou.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ui, isso é politicamente incorrecto !!! O correcto seria, votaram os 7% que importam, todos os restantes são uns tristes que precisam de ser conduzidos.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Sim, deve ser isso… só que não.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O problema é que votaram poucas pessoas, mas os resultados eleitorais dizem que a votação a favor de Maduro foi superior até de quando Chávez era vivo!!!!!! Isso é que é estranho. Para além de que estas eleições servem para eleger um Parlamento Paralelo (chamado de constituinte, que normalmente é utilizado a seguir a uma revolução, para criarem uma nova constituição) e ao mesmo tempo o Maduro quer acabar com o parlamento onde ele está em Minoria! É capaz de haver aqui um sintoma de ditadura Yuri, ou ainda não?

    3. Avatar de rogustow
      rogustow

      Só não vê quem não quer.
      O grande vencedor destas eleições e Nicolas Maduro e o povo da Venezuela.
      Eles o povo, poderiam escolher entre constituintes escolhidos por Nicolas Maduro ou os selecionados pelo governo da Venezuela.
      Qual e a duvida?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sobre este assunto, o Daniel Oliveira escreveu um artigo muito interessante no Expresso. http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/31-07-2017/caderno-1/opiniao/venezuela-revolucao-contra-o-povo-e-ditadura
        Cá em Portugal, só tenho uma coisa a dizer. Somos livres da ditadura de esquerda, Viva o 28 de novembro de 1975.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ora nem mais 🙂
          Mesmo assim não consigo perceber como é que o BE e PCP, partidos anti-democráticos (no PCP até à pouco tempo votavam com a mão no ar, para verem quem é que votava contra alguma decisão ou então verem a perseguição à Zita Seabra quando saiu do PCP) ou no Bloco que à imagem do PCP, elogia ditadores por esse mundo fora, como Maduro…….. haja vergonha na cara!
          Tivemos muita sorte do PCP ter sido derrotado militarmente em 1975, caso contrário iriamos tornar-nos num satélite da Rússia, como todos os países do leste. O PCP recebeu muito dinheiro e apoio directo de Moscovo. Em contrapartida o PCP enviou parte do arquivo da PIDE, com muitos segredos do país para a mãe-Rússia: http://www.dn.pt/politica/interior/historiadores-querem-arquivos-da-pide-de-novo-em-portugal-3405138.html
          Comunistas? Distância!

  13. Avatar de Yuri
    Yuri

    Esta publicação do wikileaks explica muito sobre a Venezuela

    https://twitter.com/wikileaks/status/892675208901005312