GNR – Operação Hermes: Se vai conduzir, largue o telemóvel

41 Comentários

É já a partir do próximo dia 28 e até domingo, dia 30 de julho, que a GNR vai intensificar as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com o objetivo de garantir a sua segurança durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano, sobretudo nos eixos rodoviários com direção à zona sul do país.

Se vai conduzir, tenha cuidado e respeite os outros condutores.


Segundo informações da própria GNR, para além da atuação preventiva e de apoio, os militares da GNR empenhados, do efetivo da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, estarão particularmente atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa a segurança rodoviária, nomeadamente:

  • Condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Condução sem habilitação legal;
  • Excesso de velocidade;
  • Incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção de crianças;
  • Utilização indevida do telemóvel;
  • Manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e não circulação na via mais à direita.

A Operação Hermes decorre durante todo o período de veraneio. As próximas fases da operação decorrerão nos seguintes períodos:

  • 4:º fase – 11 a 13 de agosto;
  • 5.ª fase – 25 a 27 de agosto;
  • 6.ª fase – 1 a 3 de setembro.

Mais informações aqui.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diniska
    Diniska

    Ainda estou a espera que as nossas autoridades façam fiscalização aos peões. De certeza que metiam mais uns cobres no cofres do estado e sempre educavam alguns peões.

    “Polícia multa peão na passadeira”
    https://tinyurl.com/y7x4cqnn

    1. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      + 1

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Não sei porquê li “Operação Memes” e achei hilariante. Imaginem a GNR a inspecionar criadores de dank memes.

  3. Avatar de A mim não me multam podem ter a certeza
    A mim não me multam podem ter a certeza

    Eu ainda estou à espera que se cumpra o código da estrada ou mesmo outras normas de segurança no geral ou mesmo a própria Justiça ( se só existe para alguns isso já é fascismo ) … seja pelos condutores como pelos peões ou mesmo pelo próprio Estado ou por quem o representa … por outras palavras , que haja mais CIVISMO , participação e justiça . Se cada vez é mais difícil andar nos passeios como é óbvio os peões vão para a estrada ( enquanto nenhum lhe der para passar por cima dos carros ) … se não dá para passar na passadeira igualmente … etc ,etc … verifica-se que o tuga só não vai à casa de banho de carro porque o carro não chega lá … depois quando vão na passadeira já não têm pressa nenhuma … é a tal costela fascista que ainda muita gente tem … todo o sitio dá para estacionar até o jardim do vizinho ou mesmo na faixa de rodagem tenha ou não tenha linha continua amarela , nas rotundas , nas curvas , nas ciclovias … enfim…
    Podem até nem acreditar mas prefiro andar 10 ou 20 minutos a pé a deixar o carro mal estacionado e como peão também dou o exemplo … Actualmente muita gente se queixa da caça à multa; pois eu acho que é caça ao pato , porque facilmente se encontram carros ou condutores a infringir… Até penso que a Policia nem devia dizer onde vai fazer operações porque o código da estrada é para se cumprir em todo o território , de dia como de noite … Espero mesmo que todas as multas aumentem em 1000% .no mínimo para todos. Sejam Civilizados ! Respeitem o próximo !

    1. Avatar de Francisco Morais
      Francisco Morais

      +1

      1. Avatar de C.Maciel
        C.Maciel

        Mil % de acordo ! é das coisas mais aberrantes que eu posso ver na estrada ! Mete-me nojo ver pessoas(?) a conduzir e a falar ao telemóvel ! Não consigo evitar uma bozinadela e uma asneira logo da boca fora para essa gentalha ! Gentalha, é mesmo como me apetece chamar…… Força em cima deles com multas pesadíssimas !

        1. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          Deveriam levar multa, carta e carro apreendidos, e se refilassem ainda mereciam uma carga de porrada.

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Muito bem dito.

    3. Avatar de aI
      aI

      Ainda no sábado andei 15 minutos a pé, com uma criança de 15kg ao colo porque preferi deixar o carro bem estacionado…

      A única coisa que acho mal é a caça à velocidade porque é o mais fácil e prático de apanhar. O policia nem tem de dar a cara e não tem que se sujeitar a ouvir ninguém. Já para o acusado quando recebe a multa nem sabe o que lhe aconteceu, nem o que se passou e já nem se lembra de nada nem se pode defender.

      Aliás, basta numa pequena descida para passar dos 70km/h e estar a comer com uma multa porque se ia a 90km/h, numa via onde facilmente se chega aos 120km/h.

      Mas multar quem estaciona nos locais para deficientes e passeios está quieto… dá trabalho.

      É o país que temos.

    4. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Depois quando lhes aparecem os carros riscados nas portas ficam danados e dizem que as pessoas só tem maldade e que fazem só por fazer..

      O curioso que as únicas duas pessoas que conheço pessoalmente a quem já lhes aconteceu isso são as duas pessoas que metem o carro em qualquer buraco sem respeito por ninguém,coincidência?Não me parece.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Hoje vi uma burra a conduzir, falar ao telefone, e a fumar… Claro veio a curva e quase vinha em cima de mim…

    Fds que idiotas! Dp olhou e ainda disse desculpa… Mas continuou agarrada aquela m#rda.

    Mas as pessoas não vivem sem isso?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pelo menos pediu desculpa… há grunhos que nem desculpa pedem e ainda reclamam contigo como se fosses o culpado.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Aconteceu-me o mesmo na auto-estrada. 3 faixas, sou ultrapassado por um tipo a falar do telemovel. Após a ultrapassagem ele dá uma guinadela para voltar para a faixa da direita, sai da faixa de rodagem e não bate no rail por um milimetro! Como saiu da faixa de rodagem, levantou pedras e uma saltou disparada e rachou-me o pára-brisas. Já para não falar que ele ia a uma velocidade enorme!

  5. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    6.ª fase – 1 a 3 de setembro.—»esta fase é que vai ser a pior.Acabaram-se as férias para toda a gente,e passado uma semana já começam as aulas para todos. 😀 😀

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Esta ligação do PPLware á GNR é um pouco embaraçosa.
      É sabido que as policias (GNR, PSP, Policias Municipais, etc) usam estas operações para se financiarem, pois a receita do orçamento do estado não chega e os 25 % das coimas revertem para a entidade autuante, mas as coimas não resolve nada, mas mesmo nada, é mais um imposto escondido.

      Deveriam era por os condutores a frequentar aulas de código de 5 em cinco anos para renovar a carta.

      E o que é que isto tem a ver com um blogue de tecnologia ?

      1. Avatar de Vítor M.

        Embaraçosa? Então tecnologicamente falando, tiras proveito dos meios digitais para dar conhecimento ao teu público. Esta de embaraçosa não tem nada. não me sinto nada embaraçado, bem pelo contrário, se for para dar conhecimento com informação útil, venha mais boa informação. Quem ganha é o visitante.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        só acertaste na parte do Código de 5 em 5 anos

  6. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Devia haver também operações que tivessem em conta o cigarro dentro do carro, e também a estúpida moda do braço pendurado fora do carro…

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Mas o braco fora do carro da estilo, assim como o complementar par de oculos de sol mesmo que nao seja preciso. Isto tudo associado a um palito no canto da boca, cuspir pela janela, musica pimba ou de carrinhos-de-choque, um bigode farfalhudo, uma cremalheira toda desacertada com falhas (dente sim dente nao), um aileron todo racing num carrito velho com motor 1.0.
      O que sera destes cromos se nao puderem usar a sua mais eficaz arma de engate que e o bracinho de fora?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso atrapalha-te em alguma coisa?

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        A partir do momento em que já vi acidentes a acontecer à minha frente e a pessoa simplesmente não ter capacidade de reagir porque o bracinho vem fora do carro e a mão não está a segurar o volante, tenho tudo dito.

        Já esperava que viesse alguém ofendido com o comentário. Porque nunca nada está mal, nem incomoda os outros. Também não me incomoda que falem ao telefone, ou que leiam o jornal ou seja o que for. Façam o que entenderem, mas não ponham os outros em risco.

    3. Avatar de PL
      PL

      Sim, proibirem o braço fora da janela, já agora a música que abafa os sons exteriores, o passageiro do lado que distrai o condutor, os passageiros de trás para que não tenhas de olhar através do retrovisor, a bagagem porque quando mal distribuída impacta na condução, e já agora proibir o condutor que acaba sempre por ser o responsável de tudo o que corre mal.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        A partir do momento em que não se pode assoar ou comer enquanto conduz, não deveria fumar nem deveria andar com o braço de fora, com a mão a meio da porta…

    4. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O cigarro acho muito bem… se é proibido o telemóvel, não vejo o porquê do cigarro não o ser!
      Quanto ao braço pendurado fora do carro… looool não é moda, desde que inventaram as janelas no carros que o pessoal faz isso, é duvido que alguma vez venha a ser proibido!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Essa do braço é só absurda 😛
        Por essa ordem de ideias seria proibido tirar as mão do volante nem que fosse para mexer no rádio.

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          Uma coisa é mexer no rádio. Outra coisa é passar quilómetros com a mão a segurar o meio da porta por fora lol.

          Não há piscas, não há curvas suaves. A mesma mão que reduz uma mudança, é a mesma que segura o volante para o manobrar. Há situações e situações. Mas não é suposto ir com um braço pendurado fora do carro.

          Não é por nada que se chumba num exame de condução simplesmente por usar a manete de mudanças como apoio para a mão.

  7. Avatar de Diogo Oliveira
    Diogo Oliveira

    Desculpem a ignorância mas é de mim ou voltou-se a ver cada vez mais gente a conduzir agarrado ao telemóvel? É com cada imbecil a conduzir agarrado ao telemóvel ou com ele em alta voz mas a segurar perto da cara, como se fizesse alguma diferença!
    Acho muito bem que façam cumprir as regras, mas que a maior parte das pessoas não as cumpre.. isso já todos sabemos.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não.. agora a nova moda é conduzirem e andarem no menssager… todos os dias vejo mulheres a fazerem isso… ahh e claro sempre na faixa do meio a 50kmh… segurança a cima de tudo!

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    E multar os condutores que andam devagar demais ou em faixas de rodagem mais à esquerda? Isso sim era de valor!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Então e aqueles em que abre o sinal verde e primeiro vão ver no manual como se liga o carro… ou então aqueles que está verde e começam a andar mais devagar para ver quando é que o sinal vai mudar. E os que nos entroncamentos esperam que não venha absolutamente NINGUÉM para conseguirem virar à esquerda….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sem esquecer os que fazem as rotundas por fora e furam as filas…

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Uma rotunda é uma via de sentido único. Que eu saiba, nas vias de sentido único ninguém fura filas. O trânsito anda a velocidades diferentes.
          E depois há aqueles que vão na esquerda e, de repente, metem-se à frente dos que vão nas filas à sua direita porque julgam que é tudo deles. Só quando há acidentes é que descobrem que estão errados. Conheço vários casos.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Cada vez mais vejo pessoal a conduzir na via da esquerda das autoestradas.. isto claro estando a central e a da direita completamente livres!! Devem ser emigrantes ingleses só pode!!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      e cassar a carta a quem não sabe o que é uma faixa de rodagem?

      isso é que era.

      as estradas iam ficar desertas…

  9. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    E que tal em vez de estarem sentados nos popós novos há sombra com os radares em sítios que não há sinistralidade (apenas caça à multa), o governo comprar uma série de motos, equiparem os policias com GoPro’s e começarem a faturar? Iam ver que em dois tempos pagavam o investimento inicial…

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Nunca entendi bem essa da caça a multa,se uma pessoa faz asneira e é apanhado como pode ser isso caça a multa?Se não fizeres nada de mal ninguém vai atrás de ti a dizer que fizeste só porque sim..

      Mas é muito típico do nosso povo,nada é culpa nossa,é sempre dos outros,e existe sempre uma desculpa para tudo.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Acho que o conceito de “caça à multa” é relativamente fácil de se compreender e quer queiram quer não, embora a culpa em última análise seja SEMPRE do condutor, ela existe muito mais do que prevenção rodoviária propriamente dita.

  10. Avatar de Welldone
    Welldone

    Mexer no telemóvel.nao mas mexer no computador de bordo ou no rádio ou estar distraído a ler o jornal já é na boa. País retardado.