Novo Banco lança Cartão de débito para colar no telemóvel

35 Comentários

Colar um cartão de débito ao seu smartphone pode parecer estranho, mas a verdade é que poderá dar jeito em diversas situações. A pensar nessas situações, o Novo Banco lançou um micro Cartão de débito que é um autocolante e dá para fazer pagamentos.

Saiba como funciona!


Este cartão é complementar ao Cartão NB Débito e, graças à sua tecnologia contactless, permite, com a mesma segurança dos cartões bancários tradicionais que têm esta tecnologia, fazer pequenas e grandes compras de forma rápida e cómoda.

Para pagar uma compra, basta “tocar” com o NB Micro Cartão Contactless num TPA (terminal de pagamento automático) com tecnologia contactless.

O NB Micro Cartão Contactless não deve ser colado:

  • em nenhum cartão bancário ou de pagamento, independentemente de ser da rede Visa, Mastercard, American Express ou outra;
  • em objetos que tenham tecnologia NFC ativada (cartões bancários contactless, telemóveis com NFC, etc.)

Usando o NB Micro Cartão Contactless num TPA, a compra é confirmada com um som ou um sinal. Se a compra for superior a €20, ou quando nesse dia fizer compras superiores a €80, para maior segurança é solicitado o PIN para confirmar a mesma.

Onde utilizar o NB Micro Cartão Contactless

Segundo o site do NB, esta tecnologia já é aceite em mais de 40.000 terminais em Portugal e em qualquer terminal da rede VISA no mundo inteiro, onde esta tecnologia esteja disponível.

O micro-cartão tem a mesma Segurança que qualquer outro cartão Contactless, pois graças à tecnologia incorporada no chip EMV deste micro cartão, as compras efetuadas com o mesmo são totalmente encriptadas.

Numa primeira fase, o Novo Banco irá emitir 50 mil cartões para um conjunto de clientes pré-selecionados, sendo que qualquer cliente poderá pedir um cartão destes ao balcão do banco, mediante uma anuidade de cinco euros.

Se for à praia ou der uma corridinha, deixe a carteira em casa e leve o NB Micro Cartão Contactless.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Teixeira
    Bruno Teixeira

    A Vodafone Tambem fez isso aqui em Inglaterra mas demorou uns 1 ou 2 anos depois foi-se 😀 para que que existe o Android Pay ou Samsung Pay ou Apple Pay??? acho que estamos um pouco atrasados….

    1. Avatar de Antoninho
      Antoninho

      Atrasados? mbway

      1. Avatar de just a normal guy
        just a normal guy

        atrasados sim,queres comparar o mbway a pagamentos contactless? mbway,tens que dar o numero ao funcionario ele envia o pagamento para o telemovel e tu escolhes o cartao e aprovas na app, pagamentos contactless,encostas o telemovel está pago… ve lá qual é mais rapido??

        1. Avatar de int3
          int3

          Até 20 euros da para roubar

          1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            Pelo que me chegou aos ouvidos, a policia prendeu no metro de Lisboa, uns que andavam a roubar dessa maneira.

          2. Avatar de André
            André

            E não fica nenhum registo no teu extrato bancário? Todas as máquinas TPA têm que estar registadas para alguma conta bancária, não achas? Onde é que iria parar o dinheiro?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Completamente de acordo…
      Isto é a mesma coisa que colar um rádio ao telemóvel e dizer que o telemóvel “toca rádio”.
      Senão tínhamos 3 bancos com isto e era mais cartão colado que telemóvel xD

  2. Avatar de 111111a
    111111a

    é um cartão contactless, não é novidade nenhuma.

  3. Avatar de pulga_marciana
    pulga_marciana

    Para mim isto não faz sentido.. seria muito mais preferível aderirem os bancos, aos serviços da apple e da google, apple pay e google wallet. Ou ser for caso disso entrarem em negociações com Apple/google. Estes já tem o sistema todo montado, para que colar um cartão se podes te-lo digitalmente no telemóvel?

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Acho mais credível a SIBS desenvolver uma App que use NFC para efectuar pagamentos, não tenho a certeza se a Apple aceitaria a App na Appstore por ser concorrente ao Apple Pay.

      1. Avatar de just a normal guy
        just a normal guy

        a apple nao precisava de aceitar apps concorrentes,se ja existem apps que fazem isso?Samsung pay,apple pay,android pay…..

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vou colar isso num 3310 que ainda não tem NFC…

    1. Avatar de bruno
      bruno

      Para quem tem Iphone pode usar… é tipo nokia 3310

      1. Avatar de André
        André

        Tchiiiii ahahahah

  5. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    ou ou,wait for it…. instala se o Seqr e da com todos os cartoes multibanco… melhor ainda Portugal deixa entrar serviços como Samsung Pay ,Apple pay ou Android Pay,e igualamos o resto da europa em pagametos contactless por smartphone…

    1. Avatar de André
      André

      O problema do Seqr é que o NFC não funciona com certos telemóveis. Tenho o OnePlus 3 (tem NFC) e a opção para pagar com NFC não aparece. Já falei com o suporte da Seqr e dizem que a SIBS é que determina que equipamentos é que podem usar essa função e que o meu não faz parte da lista.

      1. Avatar de Miguel Martins
        Miguel Martins

        Não funciona em telemóveis com Root.
        Eu pessoalmente uso o SEQR como contacless. Associado ao MBway, já quase não é preciso cartões.
        E para quem questiona a segurança, está tudo protegido com pass, tão seguro como o PIN do multibanco!!!

        1. Avatar de André
          André

          O meu telemóvel não tem root. Eles foram os próprios a dizerem que não funciona com telemóveis que a SIBS não suporte.

  6. Avatar de abdu
    abdu

    se o autocolante cai ….

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      1. Avatar de Manélzinho Puto
        Manélzinho Puto

        Poês por baixo da capa, ou mesmo por baixo da carcaça

  7. Avatar de Associação da Malandragem
    Associação da Malandragem

    Apoiamos e louvamos a Novo Banco por esta iniciativa, a quem atribuímos o troféu de facilitador do furto.
    Qualquer banco ou instituição de crédito que disponibilize este tipo de sistemas que baste estar próximo para obter os dados do cartão e depois permitir replicá-los e comprar como se fosse o cliente é muito bem vindo e apoiaremos sempre. Achamos que por uma questão de conveniência o valor limite deveria ser no mínimo de 2500 euros, mas para dar pouco nas vistas os furtos, pequenos valores são melhores.

  8. Avatar de Sérgio Costa
    Sérgio Costa

    Para quem tem NFC no telemóvel podem usar a aplicação SEQR para pagamentos contactless. Funciona com qualquer banco e não precisam de andar com autocolantes…

  9. Avatar de int3
    int3

    Ninguém consegue fazer uma gestão de risco decente? Ninguém percebe o quanto fácil é agora roubar ? ….

    1. Avatar de Sérgio Costa
      Sérgio Costa

      Por isso é que é relativamente mais seguro usar uma aplicação para pagamentos contactless através do nfc, que podes desativar, do que ter um cartão colado no telem e sempre “online”

  10. Avatar de julinhe
    julinhe

    continuo á espera que o apple pay chegue a portugal …..

    1. Avatar de devaxtator
      devaxtator

      ou o samsung pay ou android pay…
      em espanha funciona impec no meu s7 edge nem precisei de nada o samsung pay emula o cartão magnético ate paguei numa loja muito antiga sem problemas encostei o samsung ao leitor magnetico e magia… tambem funciona com o samsung gear s3!!! o apple pay tem que se ter um terminal apple pay o samsung pay nao precisam de nada… ve qual é melhor para ti 🙂

  11. Avatar de BRUNO CERQUEIRA
    BRUNO CERQUEIRA

    Se a moda pega, qualquer dia temos os telemóveis como alguns frigorificos….. cheios de coisas coladas 😛
    Sinceramente…. nos dias que correm precisamos de mais um cartão fisico ? mesmo que mini…. naaaaaaaa….. passem tudo a digital, cartões já temos, e se for dar uma corridinha a diferença entre levar um cartão normal e este mini que não parece asim tão mini não é muito grande.

  12. Avatar de Rafael Conceição
    Rafael Conceição

    Mas que treta!
    Em Inglaterra tenho o cartão de débito com contactless e não tenho de pagar nada. Em Portugal tem de se pagar por “gestão de conta” e outras tretas e agora ainda querem acrescentar outro pagamento aos que já existem (que não fazem sentido nenhum, visto que só em Portugal é que se tem de pagar).
    Gostava mesmo de saber porque que os bancos cobram por contas existentes. Adoro o meu Portugal, mas a corrupção…

    1. Avatar de André
      André

      O ActivoBank não cobra qualquer comissão de manutenção de conta nem anuidades dos cartões.

  13. Avatar de arlindo feio
    arlindo feio

    colem isso nos tlms e depois queixem-se! unca se deve ter cartões magnéticos junto de emissores/receptores de rádio!

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tirando os super/hipermercados, é raro o estabelecimento comercial que vou que tenha contactless nos multibancos. Por isso a culpa da falta de utilização poderá não ser do consumidor mas da maioria dos lojistas que não são informados desta tecnologia. Tenho uma loja com 2 multibancos à mais de 5 anos com contactless mas fui eu que pedi especificamente que queria. Em 5 anos nem o banco nem o fornecededor do equipamento até hoje me enviou qualquer tipo de informação sobre as vantagens e desvantagens do mesmo. Eu sei quais são, agora para quem desconhece é complicado.

  15. Avatar de L L
    L L

    Para quem vive em Inglaterra, existe o Monzo que e um cartao que nao cobra trocas de dinheiro. E contactless e tem uma app que te diz no momento em que pagas, qual foi a loja e no final do mes da-te um report com todos os custos e afins. Nao preciso nada disto. So gostava que as maquinas em portugal aceitem contactless.. o que ate hoje ainda nao vi! Mas ja fico contente por ver passos nessa direcao.