Últimos drivers da ATI/AMD e NVIDIA no Ubuntu

29 Comentários

Instale os drivers proprietários da ATI/AMD e NVIDIA, e tire o melhor rendimento da sua placa gráfica

Recentemente recebi um e-mail de um utilizador que me questionava como instalar os últimos drivers proprietários da sua placa gráfica ATI, para tirar o melhor rendimento da mesma nos jogos.  As distribuições Linux e as placas gráficas nunca tiveram a melhor relação, mas nos últimos tempos o suporte a nível de placas gráficas tem crescido nas diversas distribuições Linux, especialmente no Ubuntu.

ubuntu_ati_nvidia

Como sabemos, a maioria das distribuição Linux trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários das gráficas mais recentes. Hoje deixo-vos os passos necessários para os utilizadores que possuam  placas gráficas da ATI/AMD e NVIDIA,  e que pretendam ter os drivers das mesmas sempre actualizado.

Para instalar os últimos drivers da NVIDIA
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-current-modaliases nvidia-settings
Para instalar os últimos drivers da ATI/AMD
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx

Para quem já tem uma versão proprietária mais antiga dos drivers para ATI/AMD ou NVIA, pode proceder simplesmente a sua actualização através dos seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

No final basta fazer restart à máquina para que os novos drivers seja carregados correctamente.

Nota: Esta é uma alteração importante que se realiza ao nível do  sistema e nesse sentido é importante que o utilizador tenha bons conhecimentos de Linux para resolver possíveis problemas que possa suceder aquando da actualização do drivers da gráfica.

O que já falamos sobre o Ubuntu 10.10?

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm

    e ja agora para Intel Graphics Media Accelerator 950 é possivel fazer update

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      Tenho a mesma dúvida. Uso o Ubuntu num netbook Asus 1000HE, cuja placa gráfica é Intel… Gostava de saber se existe alguma forma de instalar/actualizar os drivers da Intel.

      Cumps

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Acho que não.
      Os drivers da Intel são opensource e já vêm com o Ubuntu. Nunca vi nenhuma referência a PPA’s para os drivers da Intel, mas não sei com certeza absoluta.

  2. Avatar de LULZ
    LULZ

    Com estes drivers da ATI já não tenho o delay ao maximizar/minimizar janelas que obrigava a ligar o Direct2D e ficar com a interface toda esgalhada.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      mas o direct2d e outra tecnologia que não me lembro agora DirectWrite qq coisa, não estão presentes no directx?
      O linux usa opengl..

      cmps

      1. Avatar de LULZ
        LULZ

        “Direct2D is Microsoft’s API for 2D and vector graphics that is used in Windows Vista/7. AMD hasn’t communicated much about this new acceleration API, but it appears that much of the 2D acceleration code that they used from their Direct2D support on Windows is now being shared with the Linux driver.

        While it may seem odd, this will hopefully mean better optimized 2D performance on Linux if they are indeed using much of their Windows 2D acceleration code on Linux that receives much love from their development teams. ”

        @ http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Nzk5MQ

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          fixe..!! 😉

          cmps

  3. Avatar de Jorge Desirat
    Jorge Desirat

    Já vi que o delay desaparece e ainda bem, quando o meu portátil vier da garantia vou instalar de imediato estes novos drivers que realmente sempre foram um pesadelo para pc’s com ati hd.

    Nesta ultima vez que tive o ubuntu 10.04 tinha de deixar os drivers instalados pelo o ubuntu dado que se instalasse os do proprio site da ati la ia o compiz a vida..

    Será que é desta que linux e ati podem andar de mao dada?? xD

    Obrigado pela ajuda pplware

  4. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    E para quem como eu teve a infelicidade de comprar um EeePC com uma gráfica Intel GMA500, continuamos destinados a nao poder activar os efeitos da desktop? É que mesmo utilizando um conhecido “desenrascanço”, apesar de se conseguir uma melhor performance gráfica geral no Ubuntu, continua-se a não ter Compiz ou a poder assistir-se a um video em full-screen.

    Bom fim-de-semana a todos.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Tenho esse mesmo adaptador gráfico e não sou nada infeliz com ele. Preciso de ubuntu para alguns projectos da faculdade e apenas é possível o desenrascanço de que falas para conseguir ter a resolução nativa a funcionar. Não preciso de mais.
      Já no Win 7 o DXVA a funcionar é um must 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        eu no meu eepc tenho aceleração grafica na minha intel?!
        Será que estamos a falar de outra coisa?

        cmps

        1. Avatar de Hugo Cura

          Talvez. Depende da gráfica: GMA 500, 950 ou 3150.

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    alguém confirma o controlo energetico das placas ati(PowerPlay), através da Aplicação da ATI?

    cmps

  6. Avatar de anarquista colectivista
    anarquista colectivista

    Há 3 anos atrás, fartei-me de esperar por um controlador decente em GNU/Linux para a minha placa ATI e acabei por comprar uma NVIDIA por terem estas placas controladores muito melhores.
    Quando os instalei, pude constatar que a diferença é definitivamente notória, tendo eu agora cores muito boas e gráficos 3D com uma qualidade que não tinha com a minha placa ATI, da qual só conseguia tirar um bom proveito se a utilizasse em Windows.
    Tudo isto para dizer que, até há 3 anos atrás, os controladores proprietários (ou não) que existiam para as ATI em GNU/Linux não eram decentes.
    Alguém aqui que tenha tido sempre uma placa ATI nota diferença com estes novos controladores? Resolveu a ATI definitivamente o problema de não ter controladores decentes para GNU/Linux?

    1. Avatar de Jorge Desirat
      Jorge Desirat

      Tmabem gostava de saber relativamente as ati hd que é o meu caso…

      Agora que o portatil ta na garantia é que saem estes drivers… e gostava de saber se realmente posso ter fé num bom desempenho com os drivers proprietários e não os disponibilizados pelo próprio ubuntu

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    offtopic
    Boas,
    Estou a pensar comprar um PC mas estou em dúvida entre estes 2 processadores:

    1) Intel Core i5-750 2.66GHz SKT1156 8Mb

    2) INTEL Core i5-650 3.20GHz 4mb Cache

    Na vossa opinião qual o melhor ?
    Obrigado,
    Abraço

    1. Avatar de Hugo Cura

      Dá uma olhadela neste link: http://ark.intel.com/Compare.aspx?ids=42915,43546

      Olha essencialmente para a diferença de consumo e tecnologia e se, as características exclusivas no 650 te interessam. Se não, vai para o 750 (eu ia sem pensar duas vezes). O 750 é quad-core, o 650 é dual-core com hyper-threading. Os adaptador gráfico integrado é uma treta. Quanto à velocidade relógio, os overclocks são simplicíssimos e completamente seguros, portanto o 750 só perde no consumo e aquecimento superiores.

      1. Avatar de rsl
        rsl

        Obgd. Vou optar pelo 750. 🙂
        Abraço

  8. Avatar de Rodrigo Hernandes

    Nunca tive problemas com driver da Nvidia , já cheguei a instalar drivers Beta para testar desempenho , hoje em dia como não uso muito o pc para jogos estou com os driver originalmente instalados no ubuntu 10.10

    Abraço a a Todos
    Rodrigo Hernandes

  9. Avatar de André
    André

    Viva a todos!

    Para quem está com algumas dúvidas relativamente às radeon HD (no meu caso HD 5730 asus N61jq) posso dizer que não consegui instalar com sucesso estas drives mais actuais. Fiz os passos todos, mas depois quando reiniciava o portátil o X não arrancava. Tive que arrancar o linux com linha de comandos para recuperar o sistema, voltando às drivers disponibilizadas pelo Ubuntu (Lucid 10.04).

    Não obstante, queria deixar aqui os parabéns ao pplware por continuar a investir na publicação de artigos linux.

    Continuem o bom trabalho,
    André

    1. Avatar de Jorge Desirat
      Jorge Desirat

      pronto “same old shit”

      Obrigado pela partilha

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        o problema é qual a placa nvidea que a nivel de performance ultrapassa uma ati 5730 para portateis…
        Não existe opção…

        cmps

  10. Avatar de aver
    aver

    Tsss… Tsss. Drivers proprietários no Linux ! Se o Richard Stallman, do Gnu/Linux, sabe, chama-vos jà uns quantos nomes.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      não te chateies com isso que a malta ignora-o.
      Quando não existe opção viável a malta tem que usar o que há. 😉

      cmps

  11. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    E para mac? como posso actualizar a placa grafica?

  12. Avatar de Daniel Costa
    Daniel Costa

    eu tenho uma ati hd 4550 e ate tou satisfeito no ubuntu com ela, instalei agora os drivers correu tudo bem graças ao pplware 🙂 e daqui a bocado ja comento (tou a usar um lcd com hdmi ) 😀

  13. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Actualizei os drivers para a minha ATI x1100 e agora n consigo activar os efeitos (extras) LoL

    Agora é q foi o bonito…

  14. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Eu estou com problemas para instalar quer o Ubuntu quer o Mint, tenho sempre no arranque em modo compatibilidade o erro “Failed to start the X server” por aquilo que me apercebi (como noob que sou) tem a ver com a gráfica que é uma Geforce 8600 GT.
    Se alguem me puder ajudar agradeço, ainda não consegui encontrar nenhuma solução.