Click and Share It – Fácil, mais fácil, não há

6 Comentários

Começa-se a tornar num hábito ou numa rotina falar de cloud computing e de serviços cloud, mas na verdade é isso que estamos permanentemente a utilizar e com a disseminação e proliferação de serviços baseados na cloud, mais dependentes estamos da tal nuvem. Depois há o risco de se juntarem vários serviços suportados na nuvem e fazer uma “tempestade ciclónica”… é o que lhe proponho hoje, um serviço com várias nuvens na sua Génesis. Click and Shar It.

Vou começar por diferenciar este serviço de outros que possam ser semelhantes. Este serviço suporta-se na nuvem, usa recursos Gmail (a sua conta e eventualmente o Talk)  e tem uma tentacularidade já conhecida de outros serviços como o Dropbox.

Mas vai mais além na vertente partilha.

Basicamente comece por instalar o software no seu computador. Depois verá que os recursos oferecidos são, localmente, um software que faz captura de ecrã por screenshots e por videocast, captura de voz e envio de ficheiros obtendo para qualquer destes recursos um link para partilhar com quem quiser. A voz é suportada pelo Google Talk e para tudo isto pode nem sequer ter de fazer um registo. No entanto, se fizer um registo, usufrui de um histórico de ficheiros partilhados o que poderá ajudar de alguma forma.

Para ter acesso, depois de instalado, ao software, procure na barra de sistema, junto ao relógio. Com o botão direito tem acesso às configurações e com o esquerdo faz despoletar o menu de opções. Em resumo:

  • Screenshot – Permite fazer um screen e partilhar online
  • Screen Record – Grava a actividade do ecrã, acompanha o rato e partilha o vídeo
  • Push to Talk – Recorre ao Google Talk para gravar e partilhar a nossa voz gravada
  • Send a File – Permite partilhar um ficheiro local usando a cloud como ponte

Limitações: Tudo o que é partilhado, apenas fica disponível 6 dias. A conta online gratuita só permite guardar até 25MB dos seus ficheiros/screens e videoscreens. Cada 1GB custa 5 dólares mensais, o que provavelmente não será muito interessante. Usar estes 25MB gratuitos até que pode chegar para partilhar uma imagem, um screen, uma explicação rápida em vídeo ou mesmo um recado por voz.

Não é de todo uma pérola, mas o conceito é muito interessante, poderá levar a que outros programadores utilizem serviços cloud mais “bastados” em oferta de espaço e com isso tudo o resto de torne muito mais eficaz.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Click and Share It 1.23 [7.61MB]
Homepage: Click and share it

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!
    D!

    Bom software, sim sra. 😀

    Mas é pena que nao deia para guardar os videos que fizemos (envie logo para a net), temos de estar-mo-nos a chatiar a ir à %temp% copiar o video para outro sitio, aparece a msg que aquele ficheiro está em utilização…cancelamos e depois lá conseguimos copiar o video em flv (o desempenho da gravação assemelha-se ao camtasia studio, embora nao tenha aquelas ferramentas todas 🙂 [mas tambem por 7MB queriam o quê?? :p])

    cumps

  2. Avatar de Paulecas
    Paulecas

    Gostei deste aplicativo. É simples, mas torna ainda mais simples e rápido o acto de partilhar um ficheiro, screen ou um screen record, permitindo que fique automaticamente disponível para partilhar.

    Com o tempo virão as melhores condições de armazenamento.

    Uma nota para a expressão: “…serviços cloud mais “bastados” em oferta de espaço…” Acho que falta aí um ‘a’. Deveria ser: “…serviços cloud mais “abastados” em oferta de espaço…”.
    E também em: “…o esquerdo faz despoletar o menu de opções.” antes deveria ser: “…o esquerdo faz espoletar o menu de opções.”. Este erro é muito comum, mas quando as pessoas dizem ‘despoletar’, querem na verdade dizer ‘espoletar’, que significa desencadear ou dar início a.

  3. Avatar de ajve
    ajve

    O link da homepage tem um “a” a mais!

    Bom trabalho!

  4. Avatar de Bruno RP
    Bruno RP

    25mb não é muito mas já dá para brincar com as nuvens!!
    só não compreendi uma coisa… é necessário ter uma conta gmail?

    Vitor M: printscreens às 05:48? Dormir tambem é saudavel eheh 😛

  5. Avatar de D!
    D!

    já percebi que o blog é teu :p

    mas porquê que nao tiras t uma foto com o teu nome escrito num papel ao lado do iPOD?? xD