Atualizações do Windows 10 vão poder ser ainda mais controladas

24 Comentários

As atualizações do Windows sempre foram um tema de discussão recorrente e no Windows 10 não é diferente. Os utilizadores querem controlar como e quando as fazem, estando a Microsoft no extremo oposto, forçando muitas vezes que as atualizações aconteçam.

Com a nova atualização do Windows 10 quase a chegar, a Microsoft resolveu agora dar ainda mais controlo aos utilizadores sobre como as atualizações são tratadas.

Windows 10

A maioria dos utilizadores do Windows 10 quer as suas máquinas atualizadas com as mais recentes correções e as mais recentes novidades, mas quer, ao mesmo tempo, que estas tenham o menor impacto possível e que sejam transparentes na sua instalação.

É por isso que a última build do programa Insiders (build 16237) trouxe uma novidade, que vai dar o controlo quase total aos utilizadores. Vão poder finalmente indicar como e quando essa atualização será descarregada e até que largura de banda pode ser usada.

A novidade está na zona de configurações do Windows 10, na secção dedicada às atualizações, numa área de configurações avançadas. Aí, os utilizadores vão poder definir qual a percentagem largura de banda que as atualizações vão poder consumir na descarga de atualizações e qual a que pode ser usada para fornecer atualizações a outras máquinas da rede.

atualizações Windows 10

Há ainda a possibilidade de definir qual o volume máximo de dados que estas podem consumir mensalmente e obter informações sobre os consumos feitos até ao momento.

Depois da Microsoft ter começado a obrigar os utilizadores a fazer as atualizações do Windows 10, dando-lhes apenas a possibilidade de atrasarem a sua instalação, a maioria mostrou-se desagradado.

Estas novas opções permitem que muitas das queixas deixem de fazer sentido, estando agora o controlo nas mãos dos utilizadores, sem que, no entanto, deixem as atualizações para mais tarde.

Leia também

Windows 10 irá começar a alertar para a urgência de atualizações

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só isso não será o suficiente. Deveriam tirar a opção de reiniciar para “terminar” a atualização.

    1. Avatar de Giga
      Giga

      Vocês choram muito negócio é atualizar reiniciar e usar depois q entra vírus nesses pcs veio de vocês começam a culpar a Microsoft

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Isso é uma questão de arquitectura, não vai acontecer num futuro tão breve. Sem nem a Apple o conseguiu na totalidade no SO baseado em Unix+BSD, não podes querer milagres.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Ainda não consegui perceber…. porque é que as actualizações têm que interromper o utilizador???

    No Android isso não acontece

    No Linux também não acontece…

    E no iOS também não….

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      No Windows também não acontece…aquelas atualizações em que é necessário reiniciar terminam a instalação quando eu encerro o pc! A não ser que EU PRÓPRIO resolva reiniciar para terminar a instalação…

    2. Avatar de Filipe Mota
      Filipe Mota

      Atualizações de Sistema, no Android obriga a riniciar, no Linux também, iOS também, no MacOS também. atualizações de programas é que nao é preciso riniciar.

      Agora uma duvida que tenho, no secúlo 21 com computadores e aparelhos tão potentes, ainda ser necessário riniciar o sistema para fazer atualização de sistema.

    3. Avatar de Romeu
      Romeu

      E também havia opção de não ser antes do Windows 10. Ainda estou no 8.1 e actualizo quando quero

    4. Avatar de rand
      rand

      A resposta que eu obtive à algum tempo foi Microsoft estava farta das pessoas dizerem que o windows era demasiado inseguro quando muitas delas nem sequer o actualizavam, por isso agora é tudo forçado a actualizar e reiniciar a não ser que mudes as group policies ou ponhas o serviço em “estado manual”.

    5. Avatar de youtube
      youtube

      porque o windows o sistema em background está activo, e impede que se faça actualizações enquanto o sistema está activo, dai ter de ser reiniciado, naturalmente que em android , linux e sistemas apple não é necessário pois a base da plataforma funciona de outra maneira…

      basta olhares para a quantidade de processos que o windows tem activos face a um sistema de outra plataforma nada haver…

      por isso é que prefiro desactivar as actualizações e só actualizar quando o pc não estiver em uso manualmente poupa muitas dores de cabeça…

    6. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      E no Windows 7 também dá para encerrar o PC sem instalar as atualizações. Primeiro termina-se sessão e depois tem 2 opções: encerrar e instalar atualizações ou só encerrar

    7. Avatar de JJ
      JJ

      Mas as actualizações NUNCA interrompem o utilizador.
      Podes finalizar actualização/reiniciar, quando quiseres.

      Nunca fui interrompido em nenhum actualização! E em muitas delas só sei que ele actualizou, quando no outro dia de manha ligo o PC e ele informa que esta a terminar uma actualização.

      Alem disso, julgo que em todos os SOs existentes no mercado, qualquer actualização obriga ao reiniciar da maquina. Assim, como quando se actualiza um programa o mesmo tem de estar fechado, no caso de um SO é a mesma coisa.

  3. Avatar de António
    António

    Está quase tão bom como o W7. É uma questão de tempo. ☺

  4. Avatar de Andrey
    Andrey

    Legal, o limite de largura de banda que pode ser usada é definido em percentual.

    Mas qual é o valor absoluto que ele vai usar no cálculo? Como o sistema vai saber a banda total?

    Vai pegar a velocidade do link da placa de rede, como aquela política de QoS?

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu queria que o windows 10 fizesse a actualização do creators update e está a demorar.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Só se tiveres em CCB.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Quê?!
        Centro Cultural de Belém? Pesquisei no google…

        1. Avatar de diogo
          diogo

          ahahah mt bom

    2. Avatar de venham eles
      venham eles

      faz a actualização manualmente com app da Microsoft a “mediacreationtool” e tens o problema resolvido, que é o que toda gente tem feito, se estás á espera do update automático bem podes esperar sentado…

  6. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    sei la a meu ver era para ser igual Linux ” exitem atualizacoes” eu baixo quando eu quiser, mas ta sempre ali sinalizado, nao comeca a baixar do nada e comeca a deixar lento a navegacao, acho isso bem inconvenciente, dai preciso deixar atualizacoes desabilitadas e habilitar quando quero conferir e baixar atualizacoes porque consome banda

  7. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Bem que a Microsoft poderia por de volta o messenger(msn), tenho amigos e amigas que não falo a anos, isso foi uma crueldade.

    1. Avatar de venham eles
      venham eles

      rapaz o msn com o aparecimento das redes sociais deixou de fazer qualquer sentido a sua existencia, dai ter sido extinto, queres encontrar os velhos amigos(as), tens o facebook para tal, fora twitter, instagram, snapshat, skype,etc…

      1. Avatar de KNIGHT
        KNIGHT

        Você falou serio?
        Tipo serio mesmo com toda a sua convicção?

        Você usou o máximo de sua experiência para me informar?

        Se o ‘msn’ não faz sentido melhor jogar o seu ‘skipe’ no lix0. (você vai argumentar alguma coisa obre o skipe? Não faça isso mais, eu imploro)

        ‘Encontrar velhos amigos em face book’? kkk tse tse tse, pobre alma perdida.

        Twuiter, por alah!!! instagram, meu zeus, anap, ó não.

        …è o’ msn’ não fazia nada disso, putz!!!!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Knight, ele tem razão, você é que está na hora de se actualizar, e mentalizar o tempo do “MSN” já lá vai, eu usei e como outras coisas antes do “MSN”, e com foi mencionado com o aparecimento das redes sociais, estamos todos interligados e já descobri mais velhos amigos que no tempo em que se usava o “MSN”, e todos usam as novas tendências para comunicar entre sim que já foram mencionadas pelo venha a eles…

          o seu comentário foi mesmo infeliz…

          1. Avatar de KNIGHT
            KNIGHT

            Boas Pedro.

            Me atualizar indo para o skipe ou que seja?

            0ra amigo o que mudou foi só o nome e algumas configurações, pois todos fazem o mesmo que o messesnger, não percebi o que disse de me atualizar.

            O meu coment foi infeliz?

            Perceba o seu antes de falar do meu e vera a verdade, se é que consegue estar na luz.

            O governo te ama voce altamente manipulável.