Serviços do Estado vão chegar à sua Box da TV

31 Comentários

A transformação digital está a acontecer a diferentes níveis e nos mais diversos serviços. No que diz respeito ao Estado, o programa Simplex, lançado em 2006, tem funcionado como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local.

Sabia que no próximo ano vai poder aceder a um conjunto de serviços do estado a partir da sua TV e até fazer a marcação de consultas?


A medida batizada com o nome “Administração Pública@TV” faz parte do programa SIMPLEX+2017 onde constam medidas que visam a simplificação legislativa e administrativa que contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços, com particular enfoque no atendimento aos cidadãos e empresários.

A medida “Administração Pública@TV” deverá ser implementada até ao segundo trimestre do próximo ano e, tal como o nome sugere, os serviços do estado passarão a ser disponibilizados na sua TV. Segundo o documento, o objetivo será “Criar conteúdos destinados à utilização em aplicação para as boxes dos operadores de telecomunicações, permitindo uma linha direta de comunicação entre as televisões e alguns serviços públicos“.

O “novo” Simplex + 2017 recebeu mais de 250 propostas de cidadãos. Além desta medida, o Simplex +2017 prevê também que as finanças comecem a aceitar cartões de crédito no pagamento de impostos e também a implementação de uma tecnologia que, aplicada aos smartphones, permitirá o reconhecimento de uma chamada de emergência para o número 112, ativando os serviços de geolocalização.

Leia também…

Simplex + 2017: Conheça as principais medidas

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de F. F
    F. F

    Será só na MEO ou em todas as operadoras? Como a imagem do artigo é uma box da MEO

      1. Avatar de Sarin
        Sarin

        Mas teria sido mais assertivo ter usado uma box TDT.

        1. Avatar de José Bernardes
          José Bernardes

          Não concordo, porque de certeza que este serviço não estará disponível na TDT,

          Mas percebo o que queres dizer, assim ficamos com a ideia que será apenas na MEO,

        2. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          E publicidade quem a faz? É preciso ter em conta que a PT está sem dinheiro depois do WannaCry, tem de ser ajudada com pub.

          1. Avatar de Vítor M.

            José Rodrigues (que já mudou uma centena de vezes de nick e sei sempre que é o mesmo tolito que anda sempre a dizer asneiras), estou a acabar um artigo sobre o Vodafone Smart Router, como podes ver aqui http://bit.ly/2t9dWh6 achas que devo meter uma imagem de um operador estrangeiro ou posso meter mesmo da Vodafone que não te sentes incomodado na carteira? É que para alguns, uma espécie de mesquinhos, tudo é patrocinado, nem que seja para nós mais fácil usar imagens gratuitas, de boa qualidade e exemplificativas. Que mania de pensar pequenino!!!!

          2. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            Vitor nao te inerves é fácil tiras imagem box da meo e metes uma caixa de madeira do mesmo tamanho que uma box e tiras uma foto editas a foto e metes la escrito box pplware personalizada

          3. Avatar de Vítor M.

            Hugo Gomes… boa ideia 😀 mas acho que algumas pessoas perdem tempo com coisas inúteis só porque sim, na cena de “aaa espera vou dizer mal daquilo porque sim”…. e por vezes andamos ali n de tempo às voltas para colocar uma imagem identificativa, de boa qualidade, gratuita….

          4. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Vítor, nunca troquei o nick desde que comento por aqui, nem sou nenhum “tolito”, sou alguém com provas dadas naquilo que faz, às vezes gosto é de atirar lenha para a fogueira.

            Quanto ao tema PT, é um operador tão estrangeiro como todos os outros, e enquanto empresa é uma empresa bem pior que as outras (trabalho nos operadores todos, sei do que falo), por isso mandei a boca de precisarem de pub, mas contrariamente ao que costuma ser feito a critica não foi a vocês mas sim à PT e à sua gestão, sei diferenciar bem quando a pub é patrocinada e quando, como neste caso, não é nada direccionado, foi só uma imagem conveninente.

            Não obstante, quando fazem posts com publicidade patrocinada ou a pedido das vossas parcerias, acho que deveriam efectivamente fazer um pequeno disclaimer com essa informação.

          5. Avatar de Vítor M.

            Então tens seguidores, já não é o primeiro que qualquer coisa que se faça, diz logo que é pub. Vá, não faças o mesmo que eles. Até porque sempre que é de facto publicidade, está referenciado nos artigos, como podes ir ver, sempre. Por isso, não inventem.

            É que tudo o que se faz vem logo um comentário “tolito” sem sentido… enfim. Vejam a utilidade e não o disparate de apontar o dedo a uma cena que nada faz sentido.

            “disclaimer” este comentário é para terem a certeza que não é patrocinado, seja ela vodafone, meo ou nos… 😉

          6. Avatar de David Salgueiro
            David Salgueiro

            Dizer mal está no sangue, falar por falar na idiotice.

        3. Avatar de Luís M
          Luís M

          Não me parece, a TDT não vai receber nenhum desses serviços, só iria lançar confusão.

        4. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, não me parece que esteja disponível na TDT…mas não sei em absoluto.

        5. Avatar de José Manel
          José Manel

          Uma box TDT não tem capacidade de transmissão, que em principio seria necessária para este tipo de capacidade (senão era apenas um teletexto glorificado). Pelo contrário, as boxes estão “ligadas” à internet pelo que conseguirão transmitir informação de volta para o ISP e, por conseguinte, para os serviços do estado

    1. Avatar de SergioM
      SergioM

      Entendo a questão, mas se leste o artigo ficas sem dúvidas, até está a negrito (à altura que estou a escrever) “Criar conteúdos destinados à utilização em aplicação para as boxes dos operadores de telecomunicações, permitindo uma linha direta de comunicação entre as televisões e alguns serviços públicos“.

      Boxes dos operadores de telecomunicações. É importante ler os artigos…

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Uma app que informa-se em que numero vai a fila em todas as lojas do cidadao é que dava um jeito enorme.. assim uma pessoa poderia gerir melhor o seu tempo

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso já existe… a app Mapa do Cidadão.
      Permite ver a fila de espera e até tirar senhas. Muito útil e funciona muito bem!

  3. Avatar de Nao Interesa
    Nao Interesa

    1984

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Uiiii, vai ser tão bom, tão seguro, tão privado… já falta pouco para o chip no couro…

  4. Avatar de poiou
    poiou

    E se em vez de ser só na TV, fizessem apps para android,ios e app universal?
    Como há tvs com android e android boxs também funcionava na TV.
    E é mais provável o pessoal ter smartphone do que uma smart TV.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Já existe há alguns anos..

    2. Avatar de David Salgueiro
      David Salgueiro

      Existe, e para a saúde tens o MySNS.

    3. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      Basta os sites que já existem, todas as outras plataformas têm suporte para html, é “só” acrescentar às box esse suporte, mas é mais conveniente reinventar a roda e dar mais uns dinheiros aos amigos

  5. Avatar de jorge
    jorge

    A ideia é óptima sem duvida, mas restringir o serviço unicamente as boxe’s de operadores nao deixa de ser ridículo

  6. Avatar de Alvega
    Alvega

    “permitindo uma linha direta de comunicação entre as televisões e alguns serviços públicos“”…ui, até tenho medo de pensar…
    1º ao se esqueceram de alugar sinal satelite…pois nao ?
    2º com tanta greve…para que quero eu marcar algo que seja com o estado ?
    3º como a linha é directa…e pergunto eu é bidireccional ? isto é também se podem servir da camera e do microfone da minha tv, para me controlar ? Até nem seria mau de todo, evitava deslocações ao serviço de saúde e de pediatria, pois ficavam logo a ver quando é que precisava de acompanhamento pré-natal.
    4º que é o “amigalhaço”, que vai fornecer, box, linhas, serviço, manutenção, para esta treta toda ? calculo que do mesmo partido…e sem concurso publico, claro está que há que agilizar e poupar tempo…
    5º passo a vida a ler e ver que o parque informático do estado está desactualizado, ultrapassado, obsoleto…como vao fazer…uma vez mais para incorporar um pacote de medidas que segundo a PROPAGANDA “O “novo” Simplex + 2017 recebeu mais de 250 propostas de cidadãos.”
    6º Por expl, eu tenho uma box de tv que é minha comprei quando do lançamento do serviço MEO, pergunto eu vou ter que comprar outra, ou vao-me fornecer uma NOVA, GRATUITAMENTE ? retorica, eu sei a resposta, nah…
    7º o sistema vai ser gerido pelos mesmos que gerem o SIRESP ? calculo que sejam outros, similares, e os resultados estao há vista.
    8º porque por exp, nao conseguem convencer os médicos a deixar a incineradora a ceu aberto (tal a poluição), LISBOA, e a deslocarem-se para a província, a fim de prestar serviço, MEDIDA SIMPLES, e vao impingir uma serie de outras, destinadas a criar tráfego aos “amigos”, e a manter longe os “simplórios”, que mais nao fazem do que RECLAMAR, do que está ERRADO, entenda-se, e é muito.
    Vou parar por aqui, pois o facto de ter umas MEDIDAS, SIMPLEX, e umas quantas coisas associadas, nao faz deste pais, um pais….digamos, justo e decente.
    Se tiverem duvidas, roubem um dia de férias a vós próprios, e façam uma visita AGORA ao centro de PORTUGAL, (pico serra da Milrriça) e suas redondezas, vao ver o que eu vi pós incendio de Pedrogão,….nao há peditório, SIMPLEX, ou PROPAGANDA, que mude isso, nem com photoshop a coisa lá vai, e ainda nao choveu…quando tal acontecer…as linhas de agua e barragens vao “gramar” tudo aquilo….

    1. Avatar de David Salgueiro
      David Salgueiro

      6º Por expl, eu tenho uma box de tv que é minha comprei quando do lançamento do serviço MEO, pergunto eu vou ter que comprar outra, ou vao-me fornecer uma NOVA, GRATUITAMENTE ? retorica, eu sei a resposta, nah…

      Se tem uma box adquirida, é porque tem um serviço de satélite e certamente que isto não vai funcionar no satélite. Mas é como tudo, não é obrigado a ter nada, como também existem dezenas de apps do estado e ninguém é obrigado a ter um smartphone ou um tablet.

  7. Avatar de David Salgueiro
    David Salgueiro

    6º Por expl, eu tenho uma box de tv que é minha comprei quando do lançamento do serviço MEO, pergunto eu vou ter que comprar outra, ou vao-me fornecer uma NOVA, GRATUITAMENTE ? retorica, eu sei a resposta, nah…

    Se tem uma box adquirida, é porque tem um serviço de satélite e certamente que isto não vai funcionar no satélite. Mas é como tudo, não é obrigado a ter nada, como também existem dezenas de apps do estado e ninguém é obrigado a ter um smartphone ou um tablet.

  8. Avatar de ze manel
    ze manel

    Só queria mesmo ter acesso a mais de 7MB de velocidade de internet já que pago “até” 24MB.
    Dava jeito também ter alguns canais HD, algo que me foi retirado…

    Isto para dizer que o dinheiro gasto nestas apps podia ser muito melhor aplicado. Até podem eventualmente ser úteis mas não tenho necessidade de as utilizar, precisava sim era de uma net decente e nisso é que o governo devia investir.

  9. Avatar de vitor sousa
    vitor sousa

    com certeza que é para fazer mais 24 meses de fidelização, lol. faz uns dias que fui no wc e fui logo avisado como se nas bombas de gasolina se tratasse, (atenção, vai fidelizar 24 meses, pode cagar)….

    1. Avatar de ze manel
      ze manel

      Acredites ou não, após várias queixas (já perdi a conta) a única solução apresentada foi mesmo renovar a fidelização por mais 24 meses mantendo o problema, em troca baixavam 10€ a mensalidade, dão mais uns MBs de dados móveis e uns canais que na verdade eu nem teria acesso (visto que não tenho HD).

      Somos um país muito atrasado nestas coisas e as operadoras fazem o que querem sem consequências.
      Em 2017 ainda se reduzem velocidades sem avisar os clientes. Penso que no resto do mundo a tendência será para aumentar…

      Segundo percebi de alguém mais entendido, eles alteraram algumas coisas internamente de forma a conseguirem adicionar mais clientes dentro de uma infraestrutura que já estava nos limites o que consequentemente resultou numa sobrecarga e redução da velocidade.

      O apoio a clientes é francamente mau, o pessoal do 16209 até se esforça mas os comerciais e os técnicos que vão aos locais até hoje não deram qualquer ajuda.. Os comercias qualquer proposta que me fizeram foi SEMPRE com a condição de renovar a fidelização mantendo o problema. Os técnicos que vêm cá a casa não trazem qualquer informação sobre o problema, vêm sempre com muita pressa, fazem umas medições e vão embora, ligam-me depois a dizer que vão encaminhar a questão para os “superiores” algum tempo de pois sou contactado para me enviarem um outro técnico. Andamos neste loop, dos técnicos para linha de apoio da linha de apoio para o técnicos e nada se resolve.