Macs Fan Control: Controle a temperatura do seu Mac

35 Comentários

Uma das coisas que notei bastante após ter mudado de uma máquina Windows para um Macbook foi o facto da máquina da Apple ser bastante silenciosa. Mesmo em dias de bastante calor, apesar da máquina aquecer ligeiramente, como é normal (muito até por culpa da Touch Bar), não se nota a presença das ventoinhas… mas elas estão lá.

Para quem quiser saber a temperatura dos vários componentes da máquina e as rotações por minuto das ventoinhas, então basta que instale a ferramenta Macs Fan Control.

Macs Fan Control


O Mac tem sensores internos que respondem quando detetam uma alteração da temperatura dentro do computador, ligando as ventoinhas para proporcionar um fluxo de ar de arrefecimento aos componentes críticos. A temperatura ambiente, ou seja, a temperatura exterior do computador, também desempenha um papel importante na atuação das ventoinhas. As ventoinhas são ligadas mais cedo e giram mais rapidamente se a temperatura ambiente for elevada.

Para quem quiser saber a temperatura dos mais diversos componentes do Mac, então basta que instale a ferramenta Macs Fan Control. Esta ferramenta faz uso da informação dos sensores internos e oferece algumas funções das quais se destacam:

  • Apresentação das temperaturas dos sensores espalhados pelo hardware
    • Bateria
    • CPU
    • GPU
    • Memória
    • SSD
  • Informação sobre a rotação das ventoinhas do sistema
  • Possibilidade de definir valores personalizados para fazer disparar as ventoinhas

Macs Fan Control

As definições do Macs Fan Control são também interessantes. Podem escolher o idioma a ser usado, se o Macs Fan Control deve ser executado no arranque do sistema e que informação pretendem que seja mostrada no ícone que o Macs Fan Control apresenta na barra de menus.

Macs Fan Control

Para quem quiser ter o Mac sempre debaixo de olho ao nível da temperatura, então esta é uma app que deve instalar já de seguida. Caso tenham o Windows instalado em Boot Camp também podem fazer uso desta ferramenta.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    Normal, pagaste se calhar o dobro por esse MacBook do que por um Portatil com Windows de hardware equivalente. Convém que haja mais qualidade se bem que … experimenta correr um jogo ou filme de alta resolução no MB e verifica como quase queimas os dedos na zona superior do teclado. Não há milagres.
    Se tiveste um HP ou assim acredito que o barulho das ventoinhas tenha sido ”interessante” 😛 Fora isso tens já marcas com ”Windows” muito silenciosas e alguns até sem ventoinhas com hardware bem interessante.

    ”O Mac tem sensores internos que respondem quando detetam uma alteração da temperatura dentro do computador, ligando as ventoinhas para proporcionar um fluxo de ar de arrefecimento aos componentes críticos. ” O Mac e todos os outros portáteis.. Os sensores são do próprio hardware que a Apple monta nos MacBook, hardware esse igual aos para PC, (Intel, Nvidia, ATI, Memorias Samsung, SSDs etc). Não faz rigorosamente nada de diferente ou mágico face a um portatil de 500 euros no que toca a controlo de temperatura e funcionamento de ventoinhas. Mas bom esforço em fazer um texto que quase parece que o MacBook tem um sistema especial. Pena que fales de ”temperatura exterior” mas ele nem um sensor de temperatura exterior tem para afirmares que gere o fluxo conforme a temperatura do ar exterior.

    1. Avatar de Miguel Evangelho
      Miguel Evangelho

      Meu amigo informe-se melhor antes de falar: https://support.apple.com/pt-pt/HT202179
      Aqui no Pplware quem faz os “posts” costuma estar sempre bem informado antes… Acredite que já me safaram de muitos problemas só pelo “virtual”…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Se se refere a isto… “A temperatura ambiente, ou seja, a temperatura exterior do computador, também desempenha um papel importante na actuação das ventoinhas. As ventoinhas são ligadas mais cedo e giram mais rapidamente se a temperatura ambiente for elevada.”, onde é que diz que tem um sensor exterior? Só diz que a temperatura exterior influência o funcionamento das ventoinhas. Que é de esperar, pois se estamos um ambiente quente, esse mesmo ambiente aquece mais o computador/não o arrefece tanto, este por sua vez vai estar a trabalhar a temperaturas mais elevadas, logo liga as ventoinhas mais cedo que em outros cenários….. Mas se encontrar o sensor de temperatura no exterior do MAC diga….gostava de ver….

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Muito informados sim senhora, e então aqueles posts errados vindo de websites externos?! Ja houve tantos por aqui, sim o problema esta naqueles sites dizerem noticias falsas, mas como sao falsas nao deveria chegar aqui se eles são tão informados como tu dizes

      3. Avatar de Márcio
        Márcio

        Gente, pelo menos no iMac tem sim um sensor pra medir a temperatura do ar que entra, que é o AMBIENTE. a APPLE COLOCA MUITOS SENSORES DE TEMPERATURA, não economiza, nunca vi em Desks PCs ou notes PCs tantos sensores internos como num iMac 24′ que abri pra manutenção. Claro, nos PCs e notes PCs têm poucos porque sensores são mais custos e a Apple põe porque o seu usuário paga.

    2. Avatar de EC
      EC

      Lamento em discordar da tua opinião, pois andas a comparar computadores de categorias diferentes. É como estivesses a dizer que o todos os Dacias é melhor que qualquer Mecerdes, pois consome menos…
      Eu não sou um fã da Apple, nunca tive e nem pretendo ter um iPhone ou iPad, mas o mesmo não posso dizer do Macbook Pro. O material/componentes utilizados são high-end: os CPUs Intel são sempre os de topo e incorpora a GPU Iris ao invés da HD Graphics; o Trackpad é do melhor que já experimentei; a qualidade da imagem do ecrã é fenomenal; a autonomia é top; o material do chassis é impecável e de excelente qualidade.
      Se encontrares um PC com as mesmas características aposto que não fica mais barato que um Mac.
      Dell XPS, HP Spectre X360, Asus Zenbook e até mesmo o Surface é capaz de serem mais caros que um Mac de equivalente características.
      Dá-me a escolher um MBP de 2012 e um PC novinho em folha de 500 paus, que eu levo o Mac num piscar de olhos!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não, o que ele disse é que o Dacia tem os mesmo sensores de temperatura dos componentes que precisam de ser arrefecidos que o Mercedes, e isso é verdade… Não disse que o Dacia era melhor que o Mercedes. E obviamente também preciso um Mercedes com 5 anos que um Dacia novo…. Pois o Mercedes também quando o comprou, foi duas vezes mais caro, ou mais….
        Quanto aos processadores de melhor qualidade, continuem a acreditar nisso…. Dão outros nomes todos xpto’s para pensarem que são diferentes, mas a fatia do silício é a mesma…. E mal seria se a pagarem mais do dobro em alguns casos não tivesse mais qualidade em alguns aspectos como materiais de construção, design, ecrã….que também se obtém em outros portáteis de mesmo valor…. Enfim…..

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        EC, um portátil hoje em dia de 500-600€ tem um SSD, ecrã de média resolução e um Intel ou AMD com uma gráfica muito superior à integrada na altura. Podes preferir o Mac mas já vai tudo muito à frente lol

        1. Avatar de ze
          ze

          Eu continuo a preferir o meu singelo MBP Retina 15″ de 2012 que já vinha com um SSD de 256GB e 16GB de memória e posso dizer que passados 5 anos, está como novo. Passo horas nas net, vejo videos em HD, jogo, faço edição de video com o Final Cut Pro X e a bateria ainda dura 3h.
          Se aquece? Sim, e em alguns casos quase dá para fritar ovos :), como todos os equipamentos, mas o funcionamento das ventoinhas é muito silencioso.
          Conto que me dure outros 5 anos sem qualquer problema. Eu posso dizer que nunca tive um pc/portátil que me tenha durado tanto tempo sem qualquer upgrade. Da minha parte, estou contente, e devo confessar que na altura em que o comprei achei uma loucura o preço, mas com o passar do tempo concluo que foi uma excelente compra.
          Apenas entrei na conversa porque meteram o “meu” coquinhas ao barulho 🙂 e senti que o estavam a injustiçar.
          Não sou um fanboy da Apple, possuo o MBP de 2012 e um Ipod nano também de 2012 e aminha experiencia com eles fica por ai.
          Aproveito para deixar as especificações do meu coquinhas
          https://support.apple.com/kb/sp653?locale=en_US

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ora nem mais. Os Mac ao terem muito metal conduzem mais a temperatura, o que significa que todas as zonas vão aquecer inclusive as que não deviam. De resto tem tantos sensores como um Asus de 300€ …

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O metal conduzir melhor calor não significa que todas as zonas vão aquecer, a maior parte do MacBook que não aquece. Aquelas que aquecem são as que estão junto a emissores de calor, ou seja componentes como o CPU e GPU ou partes do sistema de ventilação, que se encontram junto ao “topo” do teclado.
        A questão não é o número de sensores mas a eficiência de refrigeração e funcionamento silencioso do computador, e isso não é igual para todos.

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Lol Bruno, emissores de calor, bateria sendo um deles e que só por acaso consome 85% do espaço de um mac..

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Estás muito mal se a bateria em condições normais levar a aquecer a estrutura do Macbook. Só se deve notar a bateria quando estiver a ser carregada durante várias horas, e mesmo assim não se compara ao calor produzidos pelos outros componentes.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      @Rodolfo
      https://support.apple.com/pt-pt/HT202179

      Relativamente a outros PC, comparei com o meu último. Uma excelente marca, mas com calor fazia bastante barulho.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Pedro, o Mac também faz, renderiza algo e vai jogar um jogo que puxe durante determinado tempo assim que a temperatura subir as fans começam a soprar como se não houvesse amanhã e comparativamente com outros pcs eu diria que faz ainda mais barulho. Independentemente disso prefiro essa política de cooling passivo da Apple e de usar o unibody de alumínio para dissipar parte do calor, de verão não acho piada não conseguir estar de calções e com o mac ao colo, até tenho medo de ficar estéril 😀

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Os MacBook Pro mais recentes têm ventoinhas mais silenciosas que modelos anteriores. O desenho de ventoinhas e “escape” tem evoluído bastante nesse aspecto. Não quer dizer que não se note o barulho, mas já não é tão irritante.

  2. Avatar de Janus
    Janus

    Um pouco tendencioso este artigo, parece que os outros portáteis normais não fazem isso, até os cangalhos mais baratos têm os tais sensores.

    É impressão minha ou Applenvagelizados, veneram tecnologias que já foram descobertas há nos mas nos mac são novidade?

    1. Avatar de Miguel Evangelho
      Miguel Evangelho

      Opah x’D Adorei o Applevangelizados xD Yap, adoro a Apple, mas se me apontarem o símbolo do € fico todo caladinho porque sei que há uma sobrevalorização ENORME nos produtos… Há coisas que até me rio com os preços (começo nos adaptadores ou simples cabo para carregar o iPhone)… XD o meu Fujitsu do e-Escolas de 150 mil reais também tinha tantos sensores como o Mac… Opah, é tudo marketing 😉 Se começa mais cedo ou mais tarde a rodar… Não interessa, desde que rode e arrefeça xD

  3. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Parabéns Rodolfo, por escreveres um texto no qual fazes sobressair todo o ódio (não consigo perceber estes gritos…) que tens à Apple.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Alguém tem interesse em controlar manualmente a ventoinha do carro? Se está quente e o carro liga a ventoinha para não estragar o motor, vamos nós ser espertos e desligar a ver se espatifa

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Olha eu tinha isso no meu ax quando andava em Lisboa naaueles dias de 30 e tal graus. Ha carros caso não saibas vao aos 100 graus e as ventoinhas so disparam aos 105. O termoestato era de origem e tudo. Quando estava no para arranca chegava me aos 95 graus ligava aquilo no botão, as vezes um bocado de inteligência nao da mal a ninguem

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Eu comecei a rir quando li “AX” (já agora compara um Ford T com o AX, porque o T deve ser futurista porque tinha já arrefecimento passivo lololol) e desfiz – me quando li “um bocado de inteligência nao da mal a ninguem”, porque acusar de falta de inteligência e escreves assim … LOL

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Sabes o que digo a gajos como tu ” leva lá a bicicleta tens razão”

  5. Avatar de Omen master
    Omen master

    Ahahah o meu omen também faz isso aliás nem se ouvem as ventoinhas vocês comparam portáteis de 500€ com macs eu sei que o hardware é semelhante lol mas comparem um portátil de preços equivalentes mac vs Windows e vao ver a diferença é que é sempre mais do mesmo fazer de uma funcionalidade do mac uma coisa do outro mundo é cansativo …..

  6. Avatar de Pablo
    Pablo

    este Mac atinge mais rotação que a minha A4 a diesel

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Diz antes : este Mac vale o dinheiro que custa, tem DUAS ventoinhas (apesar de tanto alumínio) e chegam a rotações capazes de competir com um Honda Type-R ou um M da BMW hahaha

  7. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Alguem aqui ta a pensar que eles so estao a dizer um programa que controla isso no mac. Se é mac sao fans da maçã, se dizem do windows la vem a malta da maçã dizer mal do windows. Meus é pura informação para conhecimento mais nada quem quer experimenta quem nao quer meta o mac dentro de uma tina de agua gelada.

  8. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Limpem primeiro a PRAM e/ou a SMC e deixem o Mac OS fazer o trabalho dele….

  9. Avatar de Gekko
    Gekko

    Bem primeira vez que li o titulo deste post, a primeira coisa que percebi foi “Controle de fãs de Mac”

    🙂

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Isso é impossível de controlar, eles são uns autenticos malucos 😀

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já não era sem tempo.
    Ainda ontem fui ao Mac e estava um calor insuportável.

    Bom fim de semana a todos 🙂

  11. Avatar de polo
    polo

    Util para quem troca de disco no imac!!

  12. Avatar de Louvre
    Louvre

    Excelente artigo, nao sou fanboy de nenhuma marca, tenho um mac book pro 2016 com mac osx e tenho outra maquina windows. Conheco melhor o windows do que o mac por isso estes artigos ajudam e muito. Que venham muitos mais e não liguem aos haters.
    Bom trabalho.

  13. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    No Inverno da jeito … os tipos la na Gronelandia devem todos ter macs 🙂

  14. Avatar de erwin
    erwin

    tenho um iMac com os Catalina. gostaria de saber em qual regulagem devo colocar o macfan