Canadá obriga operadoras a vender telefones desbloqueados

20 Comentários

Há muitos anos que a formula dos operadores é sempre a mesma. Obrigam os clientes a terem os seus equipamentos bloqueados e a pagarem um valor, muitas vezes elevado, para terem os seus equipamentos libertos.

O Canadá resolveu agora mudar esta posição de uma vez por todas e, no país, as operadoras passam a ter de vender os telefones desbloqueados e não cobrar para desbloquear os atuais.

operadores smartphones bloqueados

Uma prática que todos conhecemos e que insistentemente repudiamos aos operadores de telecomunicações é a de venderem equipamentos bloqueados, não permitindo que estes possam ser usados noutras redes.

No Canadá, onde esta situação acontecia, a entidade reguladora das telecomunicações resolveu intervir e passou a obrigar que os operadores passem a vender os equipamentos livres da rede e sem qualquer bloqueio. Para além disso, todo e qualquer telefone bloqueado deverá ser obrigatoriamente desbloqueado pelas operadoras, sem que seja exigido qualquer valor ao cliente.

Durante algumas audiências realizadas antes da tomada da decisão, a CRTC (Canadian Radio-television and Telecommunications) ouviu vários operadores. Todos argumentaram que caso a decisão avançasse, os custos teriam de ser passados para os clientes, de formas menos claras.

operadores smartphones bloqueados

Estas situações acontecem em quase todos os países do mundo, onde os operadores vendem os equipamentos bloqueados e cobram valores elevados para que os clientes os possam usar noutras redes.

Em Portugal a situação não é diferente, com a maioria dos operadores a vender equipamentos que não podem ser usados noutras redes e cobrando valores demasiado elevados para que esta situação seja alterada.

Não se antevê que esta situação seja alterada no futuro imediato, sendo esta uma fonte de rendimento para os operadores. O problema deveria ser resolvido da mesma forma que os operadores canadianos parecem ir usar, delegando nos clientes o pagamento destes valores, se bem que de forma encapotada e sem ser declarado que é uma taxa de desbloqueio.

A mudança na lei no Canadá poderá ser benéfica para os consumidores, caso o governo monitorize a posição das operadoras. Apesar de ter sido agora aprovada, deverá entrar em vigor apenas em dezembro deste ano.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Não vejo vantagens nesta legislação!!!
    Se pretendo usar um equipamento em varias operadoras, compro um dispositivo desbloqueado!!! Qual é a duvida?
    Normalmente os dispositivos bloqueados à operadora são vendidos a um preço mais reduzido e esta é a única vantagem em adquirir um dispositivo bloqueado!!!
    Para além disso, as operadoras em Portugal também vendem dispositivos desbloqueados, é uma questão de escolha….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Também concordo. O que isso irá causar é um aumento dos preços dos equipamentos, pois as operadoras deixam de comparticipar. Reclamam de tudo. Comprem equipamentos livres de operador, que nunca têm esses problemas. Querem é ter as benesses, sem obrigações.

      1. Avatar de int3
        int3

        Aumentam os preços nas lojas das operadoras*

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Estás a pensar fora de contratos. Em contato estás 12 ou 24 meses preso, as operadoras tem a obrigação de fazer ofertas e se te deixam preso tantos meses, não te devem oferecer telemóveis cheios de tralha deles e com publicidade.

        Além disso o maior e mais grave problema é a personalização da marca que entope o terminal e impede as actualizações

    2. Avatar de Wesley
      Wesley

      Engano seu. Todos telefones são manufaturados normalmente desbloqueados. Então há custo para bloqueá-los e despois outro custo para desbloquear. Se você assina um contrato de 2 anos quando compra o telefone não é necessário ter esta despesa extra.

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        As operadoras ganham com a “fidelização” do cliente, por isso o custo do telefone bloqueado é mais baixo, não têm nada a ver com o bloqueio e desbloqueio, que é algo corriqueiro.

    3. Avatar de androidwizard
      androidwizard

      Uma parte significativa de países europeus e alguns do continente americano já o fazem, ,será que eles não conseguem ver essa lógica!? Há realmente interesse em fazer da maneira como tem sido feita até agora? Será que essas mesmas operadoras serão burras e com pouca visão de mercado em relação às nossas? Parece que não. O mercado adapta-se as pessoas, são elas que fazem o mercado. As pessoas foram habituadas pelos interesses das operadoras que arranjaram uma maneira rápida de “agarrar” o cliente. Isso acabou-se ou prestes a acabar. Quando nos queixamos do monopólio e nomeadamente das operadoras, nós clientes somos a principal causa de que isso aconteça.

  2. Avatar de Taconi Dantas
    Taconi Dantas

    Foi-se o tempo em que as operadoras brasileiras bloqueavam os aparelhos, hoje, esta prática já não existe no Brasil a muito tempo.

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Na Europa já hão países assim (ex. Alemanha) e não é a única.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Mas na Alemanha não é uma lei, so vendem desbloqueados para ganhar mais consumidores

  4. Avatar de Manel
    Manel

    Na Bélgica não se pode vender telemóveis bloqueada, podemos ter contractos de fidelização ms os telemóveis são desbloqueados.

  5. Avatar de Aj
    Aj

    Seja qual for o país, uma pessoa só compra um bloqueado porque quer.

  6. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Mas não foi no ano passado que a NOS e a MEO passaram a vender os telemóveis desbloqueados?
    Deu essa noticia em todo lado, inclusive aqui também o reportaram…

    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/os-smartphones-meo-passarao-desbloqueados/

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sim, mas se reparares uma coisa é a iniciativa das operadoras, como em Portugal, a outra é de obrigação imposta pelo estado. Em Portugal, foi mais uma espécie de estratégia “coletiva” das operadoras porque os tarifários certamente as margem “perdidas” pelo facto dos smartphones serem desbloqueados.

  7. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Creio que antes de tudo há que diferenciar telemóveis desbloqueados, que aceitavam apenas o cartão SIM de determinadas operadoras e depois essa limitação foi quebrada, de telemóveis livres, que nunca foram bloqueados a nenhuma operadora. Dito isso, há que analisar caso a caso, mas via de regra é contraproducente comprar um aparelho bloqueado à operadora, principalmente os de gama alta. Vejamos o caso do iPhone 7 Plus de 32 GB, que custa os mesmo 919€ tanto na loja online da Apple quanto nas operadoras, sendo que nestas (creio que a NOS é excepção) o aparelho é bloqueado. Logo cai por terra o argumento de que o bloqueio permite preços mais baixos. O custo de desbloqueio na Vodafone, por exemplo, é de 1,25 x o valor do aparelho bloqueado, ou seja para ter esse aparelho desbloqueado o comprador teria que desembolsar 1 148,75€, valor superior ao cobrado pela Apple por um aparelho livre!
    Então essa conversa de que aparelhos bloqueados são mais baratos é uma treta.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Não sei como é a política de desbloqueio a que você se refere, se ela varia com o tempo, etc. mas é lógico que comprar um telefone bloqueado, deve ser mais barato que comprar um desbloqueado.

      Além disso, para desbloquear ele deve ficar mais caro do que o que foi comprado já desbloqueado, visto que a razão do bloqueio é deixar o cliente cativo, garantido a operadora uma receita mensal vindo de tal cliente, então sair dessa situação deve ser desestimulada pela operadora. Obviamente estou trabalhando com a visão da operadora.

      Na visão do cliente, deve ser vantajoso ficar com uma única operadora, se vai conseguir um preço mais baixo do celular ou do conjunto celular + plano.

      Pelo que você relatou é mais vantajoso para o cliente que comprar o telefone desbloqueado, visto que não há aparente vantagem em tê-lo bloqueado. Talvez você esteja deixando passar algum dado dificultando o entendimento da situação específica.

  8. Avatar de Alberto Martins
    Alberto Martins

    Parabéns Canadá.

  9. Avatar de João Rosa
    João Rosa

    Aqui no Brasil esta lei é antiga, porém as operadoras aumentaram substancialmente os preços das assinaturas.

  10. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Já não se justifica a compra de telemóveis bloqueados às operadoras, quando o mercado já é vasto na venda de produtos desbloqueados.

  11. Avatar de barf
    barf

    Um Blackberry, Curve 8250 salvo erro, que adquiri há uns 10 anos na TMN na altura com contrato (empresa) já vinha desbloqueado. A piada estava é que na caixa apresentava um custo do desbloqueio. xD