As novidades do iOS 11 que a Apple foi buscar ao Android

56 Comentários

Apresentado na última WWDC, o novo iOS 11 está a ser desenvolvido para ser apresentado já no mês de setembro, quando se espera que a Apple apresente o novo iPhone.

Do que foi visto e pode até ser já testado, a Apple tem várias novidades que vão melhorar o seu sistema operativo móvel. Mas na verdade, quantas destas novidades foram recolhidas da concorrência?

iOS 11

Há muitas novidades apresentadas pela Apple para o iOS 11. Todas elas pretendem tornar este sistema operativo melhor e mais apelativo para os os utilizadores, ao mesmo tempo que se torna mais simples e intuitivo de ser usado.

A Apple esforçou-se nesta nova versão e isso pode ser visto no que está já disponível para testes pelos programadores, mas a pergunta que muitos têm é quais destas novas funções são realmente inovações da Apple e não foram simplesmente inspiradas no que outros já fizeram, nomeadamente o Android e os seus muitos fabricantes.

A resposta surgiu agora num vídeo publicado pelo YouTuber XEETECHCARE, onde são apresentadas 6 dessas novidades do iOS, que afinal podem ser já encontradas no Android e há já bastante tempo.

Como se pode ver no vídeo acima, são várias as supostas novidades que podemos já encontrar no Android e nas versões que vários fabricantes lançam com os seus equipamentos.

O teclado de uma mão, a nova captura de imagens, o gravar do ecrã e até a nova Central de Controlo, apresentados pela Apple como uma grande novidade acabam por ser algo já conhecidos do Android e que há algum tempo os seus utilizadores se habituaram a usar.

Certamente existiram várias outras supostas novidades que vão ser descobertas e que também já fazem parte do portfólio de ferramentas que os utilizadores Android estão a usar no seu dia-a-dia. Resta aos utilizadores do iOS descobrirem-nas.

Leia também:

iOS 11 – 100 novas funcionalidades e alterações

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    nao digam isso, isso nunca acontece

  2. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Vai ser preciso chegar a Setembro de 2017, e 11 versões do iOS depois, para a Apple inovar, ou melhor, copiar funcionalidades do Android que existem pelo menos desde 2014… Parabéns Apple

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E o Android faz a mesma coisa em relação à Apple

      1. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        por exemplo?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Menu forcetouch não existia da forma que existe agora no Android nougat. So quando a Apple mostrou o forcetouch é que ficamos com um menu com opções produtivas a aplicação no Android.

          O android tem inovado em muita coisa e o multitask é o exemplo, a opção de dividir ecrã nos telemóveis é excelente, e a Apple falha em não colocar isso para o iPhone. Podiam imitar isso!

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Desde coisas muito grandes (multitouch support), até pequenos pormenores (controlo individual para permissões de aplicacoes, fazer bypass da opção de não incomodar com chamadas repetidas). Podia ficar aqui o dia inteiro

          1. Avatar de Tiago Marques
            Tiago Marques

            O multitouch já existe antes do iphone existir… A apple apenas
            o “popularizou” quando lançou o seu primeiro iphone em 2007, o android só foi lançado em 2008. O resto até pode ter sido copiado, nao acompanho nem nunca acompanhei as “inocações” da apple.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Tiago Marques, não havia multitouch em smartphones, aliás multitouch e os gestos para manipulação directa era algo para o qual o interface de nenhum sistema operativo dum computador tinha ainda sido pensado até aquela data.

          3. Avatar de Tiago Marques
            Tiago Marques

            Claro que nao existia multitouch em smartphones… o iphone foi o primeiro smartphone…

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Tiago, mesmo? não tinhas mais nada para dizer.

        3. Avatar de winetree
          winetree

          Pinch and Zoom, controlar o comportamento individual das Apps, Continuity, etc, etc. Todos copiam as melhores coisas uns dos outros para todos termos os melhores sistemas de acordo com o ecossitema que usemos. E ainda bem que o fazem!!

        4. Avatar de Bonzi
          Bonzi

          Nexus One …… sem mais palavras.

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Vai haver sangue… 😀

  4. Avatar de SSilva
    SSilva

    É normal, aproveitar o melhor de diferentes SO, o android faz o mesmo. Acho que fazem bem. É o que no fundo todas as marcas fazem, aproveitam as melhores ideias de cada um embora tentem sempre se diferenciar ou tentem inovar num ou outro aspecto. Só achei ridículo o vídeo das “6 iOS 11 Features Apple Copied from Samsung!” como se fosse a Samsung a única que possui aqueles features xD tanto android que já tem aquilo.

  5. Avatar de devaxtator
    devaxtator

    ainda nao tem toggle dados moveis!!! apple!! ou pode se meter?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pode ser colocado

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não tem? Está lá sem ser preciso ir às definições para se meter.

    3. Avatar de fla
      fla

      O toggle está lá agora no iOS 11. No entanto acho mal ele estar lá. Para teres sistemas que localizem em tempo real o teu smartphone precisas de dados, assim, agora, se o perderes ou to roubarem, podem simplesmente desligar os dados móveis sem desbloquear o smartphone e lá se vai a possibilidade de o encontrares…

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        a probabilidade de quereres desligar os dados é muito maior que a probabilidade de perderes ou roubarem o equipamento.
        Eu desligo os dados quase todos os dias e em 20 anos que tenho tlms nunca os perdi ou roubaram.

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Eu raramente desligo!
          Continuação

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Mas desligas. Quantas vezes já desligaste e quantas tiveste de recorrer ao acesso remoto ao tlm por roubo ou perda?
            Se calhar no balanço, fizeste mais uso do toggle on-off 😉

        2. Avatar de PGinTheHouse
          PGinTheHouse

          Há 20 anos não tinhas GPS e os “dados móveis” era na melhor das hipóteses GPRS com WAP, mesmo assim só a partir de 1999.
          “nunca os perdi ou roubaram.”… neste caso sorte a sua, e irá lamentar quando essa sorte terminar e se aperceber que podia fazer isto ou aquilo para tentar recuperar o equipamento ou proteger a sua informação, mas infelizmente os dados moveis estão desligados… e … resta rezar que ninguem aceda a nada de importante com as passwords que de certeza estão armazenadas no equipamento, nem com as fotos … há e já agora que a aplicação de GPS, que de certeza tem as coordenadas configuradas para … Home 🙂

          1. Avatar de Daniel Jesus

            Hoje em dia, existem diversas maneiras de ativar os dados de um Android com uma SMS 😀

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Sabe que há formas rápidas de corrigir isso do acesso aos dados num tlm?
            Tal como há formas bem simples de anular os dados sempre ligados? Basta retirar o SIM card… que normalmente é a primeira coisa que um ladrão faz.

          3. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            O melhor mesmo é não ter dados importantes no telemóvel, eu pessoalmente não tenho nada pois tenho a certeza que não existem sistemas perfeitos

        3. Avatar de fla
          fla

          Porque desligas? Ao preço dos dados actualmente isso é trabalho desnecessário. Eu não me lembro da última vez que desliguei os dados e, muito raramente, usei 2GB de tráfego…

        4. Avatar de Fabio
          Fabio

          Desligar os dados para que?

      2. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Estás redondamente enganado. Vê-se mesmo atenção que deste à apresentação na última WWDC da Apple. Caso não tenhas reparado, agora para acederes à Central de Controlo, tens que desbloquear o iPhone primeiro, não vai ser mais possível aceder à Central de Controlo sem desbloqueares o iPhone. Enfim… Falam falam e não acertam uma na hora de criticar!

  6. Avatar de Luis Francisco
    Luis Francisco

    Será que em sites de roupa ou calçado também há assim tanta rivalidade? Isto é, imaginem que sai um ténis da Adidas ou da Nike, também se andam a matar uns aos outros lá nos comentários, a dizer que o outro modelo já tinha isto, e que só mudaram a cor ou o tecido, sei lá.. é um mero exemplo.
    Estou a comentar isto porque normalmente é o que acontece neste tipo de posts, basta o assunto android ou ios para iniciar uma mini guerra comentarial.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não acontece por culpa dos consumidores, que pensam no produto que querem e não nos seus rivais…e não entram nesses conflitos.
      Sinceramente não percebo os fanáticos e os haters dos telemóveis. Pseudo intelectuais que maior parte das vezes nem sentido fazem.
      Eu pessoalmente uso Android. IOS é bom, mas para mim é caro para o que me oferece, ponto parágrafo.
      As opiniões valem o que valem. Infelizmente aqui não se discutem opiniões. Ataca-se destrutivamente (ou tenta-se). É como eu dizer a alguém que não deviam comer determinado tipo de arroz ou o champô que usam é uma treta.

      1. Avatar de Aquele
        Aquele

        *clap clap clap*
        Tudo dito.

      2. Avatar de Luis Francisco
        Luis Francisco

        “As opiniões valem o que valem. Infelizmente aqui não se discutem opiniões. Ataca-se destrutivamente (ou tenta-se). ”
        Lá está, a “guerra comentarial” a que me referia.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vou buscar as pipocas. Este post vai ser interessante

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Está correcto quanto a 5 delas, mas o offload das aplicações tanto quanto eu sei não existe no Android. O Android não dá a opção de apagar aplicações mantendo documentos associados no aparelho, sendo que no iOS o icon da aplicação até continua a existir no homescreen (escurecido) para tornar mais fácil a reinstalação.

    1. Avatar de PGinTheHouse
      PGinTheHouse

      O offload conforme descrito de facto não existe no Android, mas coisas como Hibernate, Remover a informação da App ou o cache, isso já existe há uma eternidade no Android

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O Android ter “Hibernate, Remover a informação da App ou o cache” não leva a que o offload de aplicações (que a possibilidade de ser automática) seja uma novidade que o iOS foi buscar ao Android. São coisas bastante distintas.

        1. Avatar de PGinTheHouse
          PGinTheHouse

          ” offload conforme descrito de facto não existe no Android”

          Aprende a ler

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ PGinTheHouse, li muito bem o que escreveste, tu é que pareces não ter tido qualquer interesse em entender o que contra-argumentei.
            Falaste em “Hibernate, Remover a informação da App ou o cache”, coisas que não tem ponta de argumento para se equacionar que há alguma “novidade que o iOS foi buscar ao Android” – reparaste como parafraseia o título/tema do video e artigo?
            Ou seja, o que fizeste foi atirar palha.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Acho bem que copiem e reinventem, a experiencia do utilizador irá ficar cada vez melhor. Agora parem é de dizer que o “meu é melhor que o teu” ou “IOS é melhor que android” e vice versa.

  10. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    ainda sonho com o carregamento sem fio e NFC

    1. Avatar de PGinTheHouse
      PGinTheHouse

      LOL pois… isso de certeza ainda vai demorar 🙂
      Uma coisa é certa, até Setembro vamos ser bombardeados com “rumores” disto e daquilo que a Apple vai trazer como “inovação” com o iPhone 8. Pode ser que essas “inovações” venham lá 🙂

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Esse ecrã das definições é tão feio… tão “amador” no design. Parece um catálogo de bundle de icons e ferramentas para construção de apps…

    1. Avatar de PGinTheHouse
      PGinTheHouse

      Basta aplicar um template … há espera não dá! 🙂

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não percebi o que queres dizer, mas deves ter razão.

  12. Avatar de V.T.
    V.T.

    É normal copiarem coisas uns dos outros, não é normal é dizerem que a Apple inova sempre! Pois esta tornou-se uma marca aborrecida!

  13. Avatar de fenando
    fenando

    fora de tópico, respeito as opiniões, mais para mim as melhores empresas de tecnologia, são: google e Xiaomi, a apple parou no tempo, ou a apple se renova ou já era.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Dizer que as melhores empresas de tecnologia são a google e a xiaomi é não saber o que é tecnologia…

    2. Avatar de Ricardo Afonso
      Ricardo Afonso

      Xiaomi? A sério que li isto?

  14. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    “some credit”
    “[sobre o android] of course it has some more options”

    lol

  15. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    A parte das notificações de colocar aparecer a pré-visualização ou esconder, já existia nas versões anteriores do iOS.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim, agora que falas nisso ele acaba por não mostrar onde é que no Galaxy existe a real novidade nas notificações no iOS. O que o Galaxy faz já existia em versões anteriores no iOS.
      A novidade é a opção geral para que no lockscreen o formato da notificação seja diferente do que sucede com o aparelho desbloqueado, ao passo que antes era preciso definir isso individualmente para cada aplicação.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        A isso se soma o gravar de video dentro de jogos… Versões anteriores do iOS já tinham funcionalidade para isso. O que ele mostra é até estúpido porque está na definição de restrições ao GameCenter, ou seja a zona de opções para reduzir funcionalidades e permissões nas aplicações.
        Mais a conversa dele sobre o offload de aplicações, uma coisa muito distinta do que é possível fazer no Galaxy.

      2. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Exactamente! Excelente explicação.

  16. Avatar de jose moreira
    jose moreira

    Pra quando a aple suporta 2 cartoes sim e o de memoria?

  17. Avatar de Steve jobs
    Steve jobs

    Todo o android É UMA CÓPIA INTEGRAL do iOS. Tirem as palas e rendam-se às evidências. Sempre foi e sempre será.