Kaspersky lança queixa anti-concorrência contra a Microsoft

32 Comentários

As relações entre a Kaspersky e a Microsoft nunca foram pacíficas, mas nos últimos meses têm piorado, com acusações de vários níveis, sempre relacionadas com o antivírus da Microsoft.

Para tentar eliminar de vez este problema, abrindo espaço para o seu antivírus, Eugene Kaspersky revelou agora que apresentou uma queixa contra a Microsoft, acusando-a de abusar da sua posição dominante e de usar práticas anti-concorrência.

Kaspersky Microsoft

Depois de no ano passado se ter queixado da Microsoft ao Servido Federal Anti Monopólio da Rússia, Eugene Kaspersky revelou agora que tomou os mesmos procedimentos na Europa e apresentou uma queixa formal na Comissão Europeia e na Alemanha contra a Microsoft, acusando-a de práticas anti-concorrência.

Os argumentos da Kaspersky

Os argumentos apresentados para esta queixa baseiam-se na forma como a Microsoft e o Windows 10 estão a tratar os antivírus concorrentes, desabilitando-os e até removendo-os dos sistemas a cada nova atualização.

Por outro lado, e segundo Eugene Kaspersky, a oferta de segurança da Microsoft, o Windows Defender, não pode ser totalmente desabilitado e está a ser imposto aos utilizadores do Windows.

Kaspersky

No texto que publicou no site da Kaspersky, o fundador desta empresa de segurança pede que a Microsoft seja travada e que pare de enganar e desinformar os utilizadores, dando espaço para que todas as soluções de segurança possam ser usadas.

We want Microsoft to stop misleading and misinforming our – and not only our – users. We want to see all security solutions being able to work on the Windows platform on a level playing field. And we want to see users being able to decide for themselves what they want and consider important to them.

Eugene Kaspersky queixou-se também que os tempos de análise das versões RTM do Windows baixaram significativamente nos últimos anos, não dando tempo às empresas de segurança para atualizarem os seus produtos para estas novas versões.

Microsoft

A resposta da Microsoft

Claro que a Microsoft já reagiu a esta acusação da Kaspersky. Segundo a empresa, a sua solução de segurança e o Windows 10 cumprem todas as regras da concorrência, estando por isso prontos para responder a qualquer questão das entidades reguladoras.

Microsoft’s primary objective is to keep customers protected… We are confident that the security features of Windows 10 comply with competition laws. And we will answer any questions regulators may have.

A Microsoft devolveu a culpa desta situação para a Kaspersky, acusando-a de não responder aos vários pedidos de reunião que têm feito ao longo dos meses, para resolver esta questão.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andre
    andre

    Realmente, pela minha experiência o Kaspersky endpoint security não se dá nada bem com o windows 10

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não é o Kaspersky, é a Microsoft então tu acabas de ler uma noticia acerca da Microsoft e das suas práticas e ainda dizes um disparate enorme como esse?

      1. Avatar de andre
        andre

        LOL ok tenho que ter atenção à semântica antes de postar aqui 😀

      2. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        E tu lês uma noticia e não tens capacidade de pensar por ti?

      3. Avatar de acorda.para.a.vida
        acorda.para.a.vida

        A notícia não se resume aos primeiros parágrafos. Experimente ler pedaços como: «Microsoft’s primary objective is to keep customers protected…» ou «A Microsoft devolveu a culpa desta situação para a Kaspersky, acusando-a de não responder aos vários pedidos de reunião que têm feito ao longo dos meses, para resolver esta questão.»

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Acabei de verificar isso mesmo…
    Fiz a actualização do 1607 para o 1703 e “fiquei sem” o Kaspersky…

    1. Avatar de pedro coelho
      pedro coelho

      Curioso,eu fiz exactamente essa actualização mas o kaspersky ainda cá está instalado porque será?

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Já tinhas a versão actualizada.
        Aliás, o Windows diz quando há alguma app não compatível com a nova build e dá a opção.

  3. Avatar de int3
    int3

    No TrendMicro também acontece isso. Windows defender sobrepõe-se sempre. enfim. E com a mesma desculpa de “não ser compativel”.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não é desculpa, não estamos a falar de um update mas sim um upgrade, é como se fosse um novo SO, têm acesso a ele 4 meses antes de sair, e daqui para a frente 6 meses antes, é só darem ao chinelo para serem compatíveis.

      1. Avatar de int3
        int3

        Não é no upgrade! Acontece ainda hoje com tudo atualizado há meses…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          +1
          A mesma coisa acontece com o Java ha anos..é arrepiante.

    2. Avatar de devaxtator
      devaxtator

      na versao officescan “empresarial nao se passa nada e é super streamlined ate da para clonar varios postos para vdi e nunca tive problemas aliás muito bom!!

  4. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Parece uma discussão com argumentação semelhante à que houve há alguns anos sobre o Internet Explorer fazer parte do SO da Microsoft. O Windows defender realmente só se pode bloquear até certo ponto e não dá para desinstalar. E fazendo a comparação, a mesma máquina corre mais rápida só com Defender, do que com outros antivirus, mesmo tentando bloquear o Defender. Agora, o Windows Defender é seguro o suficiente para dispensar os AV pagos como Norton, Kaspersky e outros? Aqui está um bom tópico de discussão. Venham opiniões

    1. Avatar de Nelson Fernandes
      Nelson Fernandes

      Pela minha experiência acho que um utilizador com bom senso e com o minimo cuidado Windows Defender é mais do que suficiente para cumprir os niveis de segurança sendo que tambem acredito que o facto de fazer parte do SO consegue atingir ficheiros de sistema que outros não conseguem (Não encontro o artigo neste momento) . Contudo isto depende muito do utilizador. para mim o unico software que instalo é um detector de malware e já estou seguro o suficiente (Sendo que faço manutenção do pc regularmente e tambem da rede cá em casa).

  5. Avatar de Spoky
    Spoky

    Muitos podem dizer o que quiserem mas uma coisa é certa, onde anda o URL Scanning do Windows Defender? Onde é que bloqueia as páginas Phishing? Ataques via javascript? Códigos Maliciosos em sites? Não anda..

    O Windows Defender é fácil de passar, digamos que é como se alguem fosse saltar um muro de 1 metro, só passa por cima quem tem experiência ou sabe como o fazer, e olhem que não é assim tão díficil.

    Não vamos comparar a tecnologia do Kaspersky com o Windows Defender, o Kaspersky da 10 a 0.
    O que a Microsoft faz é precisamente isso, convencer as pessoas de que tudo o que é da Microsoft é bom.

    O Edge sempre que se vai ao MSN ou ao Hotmail nas configurações eles dizem “Use o EDGE um navegador rápido e seguro” a pessoa clica no X ao fazer refresh já la está o aviso novamente e vezes sem conta.

    A pressão é tanta, mas eu compreendo é um dos que menos é usado! Apesar de ter crescido.
    Não que os outros antivirus não consigam ser enganados, todos são por norma. Mas há alguns mais dfiiceis e com melhor tecnologia de prevenção, ação e bloqueio.

    Já agora onde anda a protecção contra ransomware do Windows Defender? Não tem!

    Basta evitar em que sites andas bla bla bla, se um site for hackeado e os setup (.exe) forem modificados ex: Teamviewer.com alguem invade o site ou outro site qualquer e põe um instalador malicioso.

    É um site de confiança sem duvidas, mas como poderás ter a certeza que ninguem invadiu e instalou um malware? Não tens! É ai que o Windows Defender falha e muito.

    Um crypter básico, consegue dar a volta aquilo.. Nem é preciso seres programador, um script kiddie é bem capaz de o fazer em poucas horas.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      “O Edge sempre que se vai ao MSN ou ao Hotmail nas configurações eles dizem “Use o EDGE um navegador rápido e seguro” a pessoa clica no X ao fazer refresh já la está o aviso novamente e vezes sem conta.”
      Já foste ao Google com o Edge? 🙂
      Eu uso muito o Firefox e nunca me deparei com essa mensagem “Use o EDGE um navegador rápido e seguro”.
      De qualquer forma eles (quer a M$ quer a Google) estão a tentar vender o seu peixe… É a vida…
      Onde trabalho usamos o Defender a nível empresarial (gerido pelo System Center), num parque com mais de 400 PCs e o WannaCry passou-nos por completo ao lado… (antes que perguntes, toda a gente tem acesso à Internet, sendo que alguns não tem acesso a redes sociais).
      Sabes qual é o truque? Manter o parque atualizado e nisto o System Center ajuda muito (mas também é caro…)
      Se calhar não tão Spoky assim como tu dizes 🙂
      Ora vê este gráfico http://chart.av-comparatives.org/chart1.php?chart=chart2&year=2017&month=4&sort=0&zoom=2 e podes (se calhar deves) explorar o site https://www.av-comparatives.org, conheço gente que ficou boquiaberta porque algumas coisas não eram como pensavam…

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Pois a cada actualizaçao a micro barra certas coisas eu com o bitdefender nunca tive problemas.

  7. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    Eu uso o avast, e apesar de o defender volta e meia qparecernpor la, nunca tive provlemas, nem com virus nem xom o antivirya

    1. Avatar de mike
      mike

      Eu também não notei nada com o Avast e tenho o Win defender desligado… Só se liga quando desinstalo o antivirus. Não notei problemas com o Comodo ou ESET, com o kasper não sei não sou fan do verde.

  8. Avatar de alb
    alb

    Eu uso o defender e não quero mais nada no meu PC, para quê? Chega-me muito bem! Os maiores virus dos PC’s, telemóveis, etc são os utilizadores, para não falar que os antivirus metem os PC’s mais lentos…

  9. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Peca por vir tarde…

  10. Avatar de Ricardo. O
    Ricardo. O

    É a mesma coisa que os fabricantes de auto rádios processarem os fabricantes de automóveis pelos carros trazerem rádio de fábrica..

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Nem mais…

  11. Avatar de JF
    JF

    Microsoft o sistema operativo que viola a sua privacidade.

    1. Avatar de z/OS
      z/OS

      Todos os SO violam a privacidade. A forma mais segura é não utilizar computador. E pronto resolveu-se o problema.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Não é bem assim!!! A M$ e Apple é à ganância, admitem e o utilizadores pagam e não bufam!!! Os SOs de código aberto já é outra história e outra transparência, certo? Dito isto, o mais seguro mesmo é utilizar SOs de código aberto!

  12. Avatar de Janito
    Janito

    Aconteceu-me o mesmo mas com o Avira, agora todos os anti-virus funcionam através do controlo do windows defender, é isso que me parece
    Eu estou para reinstalar o windows 7 ou algo do género, eu bem quero ir para linux mas usar photoshop, visual studio e companhia no linux é esquecer, mas estou mesmo a desprezar aquilo que o windows se está a tornar, tanta coisa desnecessária num sistema que ninguém quer nem precisa

  13. Avatar de censo
    censo

    Os russos querem controlar o sistema operativo americano? Tb eu quero muita coisa…

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Parece que chegam tarde… 37 anos atrasados… Como diz o velho ditado “quem de levanta primeiro é que calça as botas”!