Jogos: Windows ou OSX? Saiba o que usam os utilizadores

40 Comentários

Por mais que se tentem arranjar outras teorias, a verdade é que o sistema operativo Windows não tem um rival à altura no que respeita ao segmento dos jogos.

Segundo uma informação da Valve, relativamente à plataforma Steam, 9 em cada 10 utilizadores usam o Windows para jogar.


A Valve, empresa responsável pela plataforma de gaming Steam, disponibilizou recentemente um conjunto de estatísticas relativamente ao mês de Maio. De acordo com os dados, 96,06% dos utilizadores usa Windows como sistema operativo para jogar.

Com OSX a plataforma contabiliza apenas 3,05% dos utilizadores. Relativamente ao Linux, a percentagem de utilizadores que usa este sistema operativo para aceder à Steam é inferior a 1%.

Ainda relativamente ao Windows, a versão mais usada deste sistema é o Windows 10 64 bit (49.05%), seguido do Windows 7 64 bit com 32,26% e na terceira posição o Windows 8.1 64 bit com 7,11%. Apesar do Windows dominar, comparativamente ao mês anterior a quebra foi de -0,07%. Relativamente ao OSX e Linux, o crescimento foi de 0,06% e 0,05%, respetivamente.

Via Steam

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DP
    DP

    Aos poucos o Linux vai dominando a coisa… xD

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Loool, se alguma vez isso acontecer mesmo nos ja nao vamos estar aqui para ver, mas isto vai ser muito provável pois vem a questão do suporte coisa que linux nao tem e nunca tera pois é aberto

      1. Avatar de just a guy
        just a guy

        por acaso suporte tem, tens varias empresas que dao suporte e desenvolvem a plataforma…

      2. Avatar de Nando
        Nando

        Ser aberto não significa sem suporte, existem distribuições pagas que tem suporte, a diferença é que algumas vendem o suporte e dão o produto, enquanto outras(Redes Hatch Enterprise Linux) vendem o produto também

        1. Avatar de Toder
          Toder

          O que referi ser aberto foi ao mesmo o que tu disseste, existe diferente distribuições e todos fazem o que querem, o android também é aberto mas pelo menos tem um dono e mesmo assim se vê o problema do android e dos updates

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Desculpa lá, tu disseste “suporte coisa que linux nao tem e nunca tera”. Notasse o teu desespero quando sentes a necessidade de mover o “poste da baliza”.

        2. Avatar de z/OS
          z/OS

          Eu como utilizador profissional do red hat, digo e afirmo que está a anos luz do W10. Se o red hat custa dinheiro e pouco vale, nem quero imaginar os linuxes gratuitos!!!

      3. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Suporte?? Ora diz-me lá um pedido de suporte que já fizeste à microsoft? que suporte é esse que o linux não tem e os outros têm???

        1. Avatar de Toder
          Toder

          Dou.te dois, um quando utilizava windows phone 7 ate tinha um htc nada deles mas mesmo assim ajudaram.-me a resolver o problema pois precisava da chave do produto, depois foi com o update to windows 10 que também entrei rápido em contacto e resolveram o problema

      4. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Já viste em algum lado a sigla RHEL?
        Pesquisa por isso. 😉

      5. Avatar de Vlad
        Vlad

        “pois vem a questão do suporte coisa que linux nao tem e nunca tera pois é aberto”
        Será que sempre que escreves seja o que for só sai barbaridades?

    2. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      Só quando correr de forma nativa DirectX

    3. Avatar de Ana
      Ana

      AHAHHA linux dominando a coisa… uma quota de 1 a 2 %, e dessa percentagem, se 20% jogarem em linux já é muito…

      a secção das anedotas não é aqui.

    4. Avatar de Jath Foo Dias
      Jath Foo Dias

      Infelizmente esse tem sido um caminho muito penoso para o Linux. Falta-lhe um amadurecimento mais serio, mais definido. Seria bom ver isso a acontecer, mais concorrência so traz benificio para o utilizador.
      Gosto muito da rapidez, baixo consumo, simplicidade de muitas distros Linux. Mas peca pela falta de praticabilidade em muitas tarefas que se tornaram básicas e simples em outros sistemas.
      Tenho muita pena que assim seja, usei muito tempo Linux como SO secundario, mas acabei por me aborrecer com o tempo perdido a tentar resolver erros, bugs, desinstalar Software, etc. Muito tempo perdido em tarefas básicas que se fazem muito mais rapidamente em Windows.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Ainda dizem do Linux… mac 3x maior em jogos! XD

    Verdade seja dita, macOS é para trabalho, não é para jogos, nem os Mac são feitos com qualquer intenção de jogos!

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      O Windows é para tudo, trabalho e jogos. Pessoalmente comprei um Asus Rog mesmo por isso, apesar de correr sem problema nenhum os meus programas Adobe para edição de imagem ainda tenho o extra de jogar o jogo que quiser e claro, nem vale a pena falar da diferença de preço.

      1. Avatar de André
        André

        HEAD SHOT!!

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Gosto quando ha pessoal a defenderem os produtos ou mac ou produtos da amd a dizerem ahh e tal o mac é para trabalho nao para jogos, ou nos cpus da amd dizem os novos cpus sao bons para trabalho edição de videos etc e para alguns jogos pois nao tem otimização, e depois outros dizem se queres comprar para jogar mais vale comprares um consola xddd, então mas se eu compro um pc com specs top tem que dar para tudo que ele pode fazer seja esses jogos, trabalho, internet…

      3. Avatar de int3
        int3

        É para tudo e funciona mal ahahhaha

        1. Avatar de Runo
          Runo

          normalmente o problema encontra-se entre o monitor e o ecrã…

          1. Avatar de Tiago Brito
            Tiago Brito

            Normalmente é entre a cadeira e o teclado. 😛

        2. Avatar de André
          André

          Só se for o teu, porque o meu funciona às mil maravilhas

        3. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Loooool, funciona muito mal, desde o momento em que o ligo, 5 segundos e está pronto a usar, depois nos produtos Adobe de edição de imagem mais problemas ( não tem lag, os efeitos, filtros, etc. é na hora ) , depois vem os jogos e ai mais problemas ( estou 2 ou 3 horas seguidas a jogar sem aquecer , sem lag, travamentos, etc. e jogo tudo quase no máximo ), sem duvida que comparado com o Mac que nem jogos roda, Lightroom passad 2 semanas e está lento o meu funciona mal, ahh, e ainda fui roubado no preço, “só” custou 1200€.

  3. Avatar de meh
    1. Avatar de meh
      meh

      oops dx12 mas a limitação continua a ser a mesma

  4. Avatar de GF
  5. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    ” …suporte coisa que linux nao tem e nunca tera pois é aberto”
    e a seguir vais dizer que o “linux” é gratuito… http://www.ubuntu.com/support é só um dos muitos distros com suporte de primeira

  6. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Pedro Pinto, macOS sff 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia, macOS é a mais recente versão. OSX tal como vem nas estatísticas.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu faço parte dos >1% que usa Steam no Linux (com 9 jogos instalados)

    Não faz qualquer diferença na performance em comparação com o Windows

    Vulkan está a mudar as coisas…

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Quanto mais competição melhor para nos

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Pura e simplesmente não jogo e não compro certos e determinados jogos se não existirem para linux!!! Hoje em dia há tanta coisa para a malta se aplicar; entre elas, louras, morenas, ruivas…

  8. Avatar de Manel
    Manel

    Linux + steam perfection!

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Pena a quantidade de jogos disponíveis para Windows serem bastante superiores aos disponíveis para OSX e Linux, o que também não ajuda.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    É um relatório no mínimo bastante expectável….

  11. Avatar de Blob
    Blob

    Domínio da Microsoft em toda a linha…
    Melhor sistema operativo para tudo e para todas as máquinas.
    Tenho amigos que são profissionais que fazem trabalhos em C4D e outros softwares que mudaram para o Windows ainda este ano após o lançamento do “novo” Mac Pro, e apesar de algum receio na mudança, foi a melhor coisa que fizeram…. Bate a concorrência em todos os aspectos.
    Linux bom para Servidores.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Qual foi o Mac Pro, que foi lançado recentemente? E esse Windows é alguma nova marca de PC?
      Os teus amigos são uns grandes profissionais. Lol

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu jogo no Linux usando o PlayOnLinux. Acho que não devo ser o único, por isso deve haver mais pessoas a usar Linux na steam.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Boa observação!