Real Temp 3.60 – O seu computador tem febre?

18 Comentários

Nunca é demais proceder a serviços de manutenção no nosso computador. São alguns minutos perdidos mas podem ser muitos euros ganhos… ou não despendidos. Por vezes basta sabermos que o nosso computador está a aquecer demais porque tem lixo nos dispositivos de arrefecimento. Sabe se o seu computador tem febre?

Vem aí o verão, no outro hemisfério, e a situação de arrefecimento pode agudizar-se. Verifique a limpeza dos dispositivos de refrigeração, retire a massa térmica antiga e coloque nova. Mas primeiro veja as temperaturas do seu computador. Nos restantes, onde o Inverno já se faz sentir, nunca é demais verificar os dispositivos de arrefecimento existentes no computador.

E o que posso usar para essa verificação?

Uma das ferramentas que vos posso sugerir é o Real Temp. Esta aplicação portátil é uma óptima ferramenta de monitorização, além de estar atenta e dar informações em tempo real, permite ajustar alguns valores que o utilizador entenda como normais e optimizar a ferramenta a emitir alertas sonoros sempre que esses valores sejam ultrapassados.

Real Temp é um programa desenhado para monitorizar a temperatura dos chips Intel Core, Dual Core, Quad Core e Core i7 . Cada núcleo sobre estes processadores digitais tem um sensor térmico (DTS) que informa os dados relativos à temperatura TJMax que é a segurança máxima de funcionamento para a temperatura do CPU.

Conforme o seu CPU aquece, a distância TJMax diminuirá. Se esta chegar a zero, o processador irá iniciar uma técnica de compensação podendo abrandar o processamento optimizando a distância TJMax que ajudará o computador a funcionar à velocidade máxima com toda a segurança.

Mas há mais informações que poderá retirar desta ferramenta, veja na página da empresa, responsável também pelo nosso conhecido CPU-Z.

Novidades desta versão:

  • Resolvido o problema de relatório do Core 2 Extreme
  • Resolvido o problema de relatório de carga do Core 2 mobile CPU C0%
  • Melhorada a consistência dos testes de sensor
  • Bug no botão de Reset nos sistemas ATI resolvido

Pode ler as restantes novidades desta versão aqui.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 [32 e 64bits]
Download: Real Temp 3.60 [316.82KB]
Homepage: TechPowerUp

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mythic
    mythic

    eu uso o core temp e tenho tido bons resultados e bom para cpus de vários núcleos pois indica em tempo real e fica no tray a temp dos cores. acho que foram vosses que o indicaram há uns tempos.pessoal, o meu Firefox anda bloquear muito apenas 2 janelas e 3 separadores consegui abrir o gestor de tarefas e apanhei o plugin-container.exe a consumir acima de 800mb????e o Firefox 333mb???? enquanto lentamente abri a captura imagem do desktop estas são as ultimas leituras ,firefox:335.312kb
    plugin-container.exe : 302.312kb ??? nunca me aconteceu isto , mas estive quase 3 minutos bloqueado.obrigado e bom domingo a todos

  2. Avatar de D. Leal

    O Pplware já publicou bastantes artigos sobre software deste género…

    1. Avatar de Vítor M.

      Todos não são demais, cada um acrescenta um ponto e traz mais qualidade que o anterior. 😉

  3. Avatar de Pedro Gabriel
    Pedro Gabriel

    Vem aí o verão? 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro que sim, ainda hoje via o povo do hemisfério sul a fazer os preparativos para as férias de verão.

  4. Avatar de Raul
    Raul

    “Vem aí o verão e a situação de arrefecimento pode agudizar-se.”

    Não dei por nada. Estamos no Brasil?

    1. Avatar de Vítor M.

      Tu não sei, mas temos muito milhões de visitantes que estão… sorte a deles né? 🙂

      1. Avatar de mythic

        ainda hoje tive falar com uma amiga do monaco e ela dis que la ta céu limpo e bem quente…e eu aqui no norte com chuva e vento forte

  5. Avatar de LOL
    LOL

    “Vem aí o verão e a situação de arrefecimento pode agudizar-se.”

    Ainda agora começou o Outono e depois vem o Inverno e a Primavera, acho que usaram alguma texto antigo para fazer isto! –‘

    1. Avatar de Vítor M.

      Começou o Outono? Onde?

      Aaa aqui neste hemisfério… ok ok 😉

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Vem aí o verão e a situação de arrefecimento pode agudizar-se.”
    Lol, além de estar mal escrito está perdido.

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a ver só até aos dedos dos pés Miguel, mas como escrevemos para o mundo, até para os que estão no outro hemisférios, vamos mais além dos dedos dos pés… Miguel… que visão curtinha a tua homem 😉 hehehehe

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É o chamado desenrasca duas vezes.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se for o caso, (o computador estar a aquecer mais que o devido), como limpo o lixo nos dispositivos de arrefecimento?
    Obrigado pelo post

    1. Avatar de Vítor M.

      Se tiveres um desktop, abre a tampa, usa uma lata de ar comprimido e nos coolers, na fonte de alimentação e por cima da board e placa gráfica, manda bem ar para tirar o pó.

      Se souberes, retira o cooler de cima do processador, limpa a pasta térmica cuidadosamente de cima do processador, com uma espátula de plástico e retira também da base do dissipador de calor que retiraste de cima do processador. Limpa bem para essa pasta velha sair totalmente.

      Compra uma bisnaga de pasta térmica (informa-te sobre as mais indicadas para o teu processador) e espalha sem cair fora, nas costa do processador numa camada fina. Tem cuidado para quando colocares em cima o dissipador, não cair massa térmica na bord, a massa é altamente condutora e provocará um curto-circuito se cair na board.

      Feito isso, limpa bem as tampas e a grelhas e testa se tudo está OK.

      1. Avatar de Ricardo
  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    o link não está a funcionar. Se for o caso, se estiver a aquecer demasiado, como limpo o lixo do meu portátil?