5000 hotspots para oferecer Internet gratuita na Europa

11 Comentários

Há quem diga que a Internet já faz parte da hierarquia de necessidades de Maslow, mais conhecida como pirâmide de Maslow, que define as necessidades do ser humano.

Hoje o Parlamento e o Conselho Europeu aprovaram a iniciativa WiFi4EU que visa distribuir pela Europa 5000 hotspots para oferecer Internet.


Chama-se WiFi4EU e o objetivo deste projeto é disponibilizar Internet gratuita nos mais diversos espaços públicos até 2019.

Para tal será desbloqueada uma verba de 120 milhões de euros que permitirá ter entre 6 mil a 8 mil comunidades da União Europeia cobertas com rede sem fios . Segundo dados revelados, a infraestrutura deverá suportar 40 a 50 milhões de ligações por dia.

O acesso à rede será com autenticação que, segundo as informações, funcionará à escala europeia tal como já acontece com o projeto Eduroam que visa oferecer Internet gratuita aos estudantes da comunidade europeia.

A Fase de Registo Prévio para Municípios e Empresas, que antecede a Call de Candidaturas (que se inicia a 15 de maio – 13h00 – hora da Europa Central) abre em Abril de 2018.

Para mais informações visite WiFi4You também a Anacom e ainda Incode2030.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de poiou
    poiou

    A ver se a estabilidade não é também igual a da eduroam

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Más escolas, mau IT, má implementação da eduroam. Não há milagres. Passei por muitas impec.

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Não tenho razão de queixa da Eduroam (200mb/s ↓100mb/s⇡)

  2. Avatar de Alvega
    Alvega

    “Para tal será desbloqueada uma verba de 120 milhões de euros”, quando os interesses de quem MANDA estao em jogo, logo,lgoo…logo aparece verba, sou utilizador, mas dai a achar isto uma prioridade !!!
    Há que manter os “súbditos”, felizes e contentes…para podermos seguir em frente, seja lá qual for o nosso destino.

    1. Avatar de José Pedro Sousa
      José Pedro Sousa

      Sabes quanto é 120milhões para a UE?

  3. Avatar de rfonz
    rfonz

    Let The Hacking Begin 🙂

  4. Avatar de carlos V
    carlos V

    Maslow?
    Não é nada uma necessidade básica.
    Puto que nso sabe fazer nada sem estar ligado a net já apresenta sinais de inaptidao.

  5. Avatar de mike
    mike

    Lá vai a NOS roubar net aos Hotspots…. Afinal tem as suas linhas completamente entupidas.

  6. Avatar de Fernando Negro
    Fernando Negro

    1) Não é “gratuita”. É paga pelos contribuintes europeus, através de dinheiro que é extorquido através dos impostos.

    2) Não vai ser livre. Observem como uma série de sítios irão ser censurados, sempre que revelem verdades inconvenientes (para o poder estabelecido europeu). Ex: https://www.infowars.com/free-nationwide-wi-fi-network-to-censor-political-websites/ + https://www.infowars.com/tsa-to-block-websites-with-controversial-opinions/

    3) O objectivo não é proporcionar uma maior liberdade de expressão para todos os cidadãos. É saber onde é que está cada um deles, a toda a hora, e o que anda cada um deles a fazer e a dizer, através dos dados que irão fluir por estas ligações governamentais – um “Grande Irmão” europeu em acção.

    Resumindo: No que isto se traduz, é que toda a gente – incluindo quem não use tais redes – vai começar a ter de pagar para que, quem as utilize, seja vigiado/a e censurado/a. (Isto é, vamos ter os próprios cidadãos a pagar pela sua vigilância e também censura.)

    1. Avatar de John Sun
      John Sun

      Tem razão, deveriam era encerrar os conteúdos errados já que os mesmos não deveriam existir.

      O problema está em determinar o que é correcto e o que é errado. Não é que seja complicado, mas como a maioria das pessoas é/ está errada é difícil/ impossível aceitar o correcto.

      Actualmente pornografia em alguns países pode dar direito à morte e em outros está exposto em expositores sem qualquer problema para o governo local. É a pornografia/ erotismo correcto? Não. Mas quantos discordarão comigo? Basta ligar a Sic Radical e a CMTV a certas horas, sem falar nos canais pagos na TV onde o governo português tem pleno controlo para ver que não só há quem discorde de mim como expõem para todos verem seja gratuitamente ou a pagar.

      A censura é correcta? Se for para prevenir que algo de errado se espalhe é totalmente correcta para bem de quem comete o erro e para bem daqueles que poderiam ser desviados por tal erro. O problema é como escrevi anteriormente: determinar o correcto e o errado… não é particularmente difícil, mas cada cabeça terá sua sentença e a Verdade é só uma.