Smartphones: Huawei está a ganhar terreno à Samsung e à Apple

51 Comentários

O mercado dos smartphones é dos mais aguerridos e dos que mais inova. A cada trimestre os números de vendas mostram que as marcas crescem de forma sustentada e que a concorrência é feroz.

No passado trimestre continuou o progresso que tem vindo a ser visto, mas trouxe uma novidade. A Huawei está cada vez mais perto do topo, ganhando terreno à Samsung e à Apple.

Huawei

A Huawei tem mostrado, nos últimos anos, que consegue colocar no mercado equipamentos com caraterísticas tão interessantes como as marcas de topo. A sua meta declarada é conquistar o topo da tabela dos smartphones, destronando a Apple e a Samsung.

Isto tem vindo a acontecer de forma sustentada, ganhando espaço, a cada trimestre. Este último não foi diferente e, mais uma vez, a Huawei conseguiu diminuir a distância para as marcas de topo.

O crescimento da Huawei no mercado dos smartphones

Com um crescimento de 9,1% neste trimestre, face ao mesmo período de 2016, o mercado dos smartphones continua a ser dominado pela Samsung, seguido pela Apple. Ambas as marcas perderam quota de mercado, com a Samsung a passar para 20,7% e a Apple a descer para 13,7%

Huawei

A grande vencedora neste trimestre foi a Huawei, que cresceu para os 9%. Mais importante que esta subida é a aproximação que a marca chinesa fez à rival Apple. Depois de estar a 6,5 pontos percentuais passa agora a estar a apenas 4,7 pontos percentuais.

Há ainda outras marcas chinesas a conseguir conquistar mercado, com a Oppo e a Vivo a crescerem face ao primeiro trimestre de 2016.

A distribuição por sistema operativo

No campo dos sistemas operativos, também o cenário dos trimestres passados se manteve. O Android continua a dominar face ao iOS, sendo apenas estes dois os sistemas que têm presença realmente visível.

Huawei

Este trimestre mostrou que o Android voltou a crescer, desta vez 2 pontos percentuais. No caso do iOS o movimento foi inverso, perdendo 1,1 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2016.

Com este crescimento a Huawei cimenta a sua posição no mercado e aproxima-se rapidamente da segunda posição, que é ocupada pela Apple. Será interessante ver como o mercado se irá comportar e se a Apple conseguirá manter o seu lugar.

Via Gartner

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Antes, a Huawei era boa e barata.
    Agora é boa e cara xD

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Exacto e espero que não mas depois da Huawei vem a Xiaomi

  2. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    isto só quer dizer que as cópias do iphone resultam às mil maravilhas. Qualquer smartphone de hoje é uma cópia mais ou menos exata do iphone. Tirando aqueles horríveis da cat… Depois cortam-se as specs, baixa-se o preço e voilá sai um modelo tipo Y344 N onde o N quer dizer downgrade de especificações para o colocar num segmento que sirva ao bolso. Ou então temos o caso da samsung que copiou tanto que se esqueceu de construir os smartphone em condições, querendo o mesmo preço da apple mas com materiais mais fracos.

    1. Avatar de Kabuki
      Kabuki

      Que ganda trauma..

    2. Avatar de Aníbal
      Aníbal

      Como é que se cortam as specs se a grande parte dos Smartphones Android tem um hardware melhor que o do iPhone… Sim, o iPhone não percisa e blá blá, e comporta-se melhor, mas não cortaram specs nenhumas.

      Ainda se falasses em basearem-se no iPhone em termos de desenho, aí sim acho que eles têm influência, principalmente na Huawei…

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Sem dúvida que existe alguma cópia à Apple. Mas vejamos para além do básico.
      Ecrã de grande dimensões, dupla camera, widgets, … foram coisas que foram copiadas no sentido oposto.
      Curiosamente o meu passado Huawei era irritantemente mau quando tentava imitar um iphone – por exemplo, vidro na traseira, ausência da gaveta de aplicações, …

  3. Avatar de Edexote
    Edexote

    Pudera, ao que preço que a Samsung coloca nos telefones deles…

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    E fazem bem, as pessoas tem de perceber que a Samsung e Apple não são as melhores.. e tem deixar de ter aquela mania de que não existe melhores alternativas ou que as outras marcas são uma porcaria..

    Quando são muito melhores e com melhores precos em relacão a qualidade

    1. Avatar de Gervásio Palha
      Gervásio Palha

      Melhores preços? Confere
      Muito melhores? Vai dormir

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Vou dormir obviamente, que vou de consicência tranquila de que paguei bem menos de 800€ por um smartphone neste caso iPhone! E com melhor qualidade, caracteristicas e liberdade no sistema operativo, nomeadamente personalização, e montes de aplicações umas atrás das outras!

        Confiro pois, confere tu também.. Vou dormir, e vou de tal forma tranquila por saber que existe felizmente competitores que criam smartphones a baixo preço com caracteristicas iguais ou superiores a smartphones de 800€

        E com isto tenho a agradecer a concorrência e a forte competição que existe no mercado! E tu, será que vais de consciência tranquila por pagares 800€ e só teres menos de 3GB de RAM? Ahh é o custo do sistema operativo! Oh melhor da cÂmara e da sua construção do equipamento.

        E o hardware..? “Gervásio” larga a Palha, definitivamente! E bebe leite morno que bem precisas para arrebitar essa ideologia do “mais caro” = “melhor”

        A sério!

  5. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Bom artigo!
    Afinal sempre conseguem ser imparciais 😉

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Apple?

    Como é que está a ganhar à Apple, se a Apple até tem aumentado o número de unidades um pouco…

    Enfim… custava por só “Samsung”…

    1. Avatar de Pedro Simões
      1. Avatar de Helder
        Helder

        Passou de 51.629 para 51.992

        É mais ou é menos?

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Desceu a quota de mercado… Abre a pestana!

          1. Avatar de Helder
            Helder

            E o que é que isso interessa para mim, para a Apple, ou para alguém?

            Obviamente que eles não querem saber de quota de mercado, senão faziam telemóveis de lixo por 50€ ou menos!

          2. Avatar de MacacOS
            MacacOS

            No dia em que fizessem isso, era o dia em que passavam a ser mais uma igual a tantas outras e acabava-se a Apple.
            É óbvio que a quota de mercado importa e muito, apesar de concordar que a Huawei ganhou terreno a outras e não tanto a Apple.

        2. Avatar de Aníbal
          Aníbal

          O número total de Smartphones passou de 348 mil para 380 mil.
          A Huawei passou de 28 861 para 34 181.

          Isto não é ganhar terreno?

          1. Avatar de Vítor M.

            Hehehe obviam ente que é e não há dúvida que a Huawei é hoje uma das melhores marcas no mercado. São as evidências.

          2. Avatar de Helder
            Helder

            A Huawei está a ganhar terreno mas é a Samsung e LG, e outras marcas Android.

          3. Avatar de Aníbal
            Aníbal

            Sim, e uma das estratégias deles é lançar muitos modelos, muito parecidos entre si… Dificulta alguma vez poderem ter o smartphone mais vendido, mas não significa que percam força como marca 🙂

    2. Avatar de Aníbal
      Aníbal

      Enfim, é o que dá ler só o título…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ler o título!?

        Enquanto os Android competem entre si para ver quem faz o telemovel que engane mais, enquanto os Android se degolam todos para entregar clientes à todo-poderosa Google, a Apple soma e segue o seu caminho.

        Sempre o mesmo todos os anos, é sempre “desta” que a Apple se vai lixar…

        1. Avatar de wishmaster
          wishmaster

          Está a custar-te ver a Apple aumentar pouco os números? Ou a perder quota de mercado? Parece que sim 🙂

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Eu vou explicar:
      Ganhar terreno nao significa ultrapassar ou fazer melhor, ganhar terreno significa aproximar-se.

      Vais numa corrida em primeiro com 1000M de avanço, mas se no final da corrida só tiveres 100M de avanço, significa que o outro corredor está a ganhar terreno, mesmo continuando em segundo.

      Logo tanto a noticia e o titulo estao ambos correctos

      1. Avatar de Helder
        Helder

        A corrida já está ganha!

        A Apple é a maior empresa do mundo.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Pode estar a liderar, mas a corrida nao está ganha.
          Uma corrida só se ganha uma corrida depois de se cortar a meta, isto é uma corrida que ainda nao acabou e cada vez existem mais concorrentes.

        2. Avatar de Aníbal
          Aníbal

          E tu, ganhaste alguma coisa com isso?

        3. Avatar de Pukas
          Pukas

          Essa afirmação está errada. Pode ser a maior empresa em determinados aspetos, mas não é de todo a maior do mundo.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOL perdes tempo com este Helder…é só o que tenho a dizer.
        Ele está certo…e o resto do mundo errado.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          É um divertimento ler os comentários dele.
          O Zéi é que sabe

          1. Avatar de wishmaster
            wishmaster

            Sem dúvida XD

    4. Avatar de Zéi
      Zéi

      Algures no centro está a explicação.
      https://ibb.co/c3x3Vv

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A ascensão da OPPO de um quadrimestre para o outro foi quase o dobro (muito próximo em relação ao da Huawei) e seguindo este ritmo vais destronar a Huawei e a própria Apple. Esta sim deveria ser a notícia. Agora, A Samsung teve o problema com o Note 7 no final do ano passado e a Apple simplesmente mostrou um aparelho idêntico ao do ano anterior. Nenhuma novidade. Este ano vai ser muito diferente, ou pelo menos espera-se! Isto porque a Hype que está acontecer à volta da Apple está a ser impressionante e a Samsung apesar do design fantástico que deveria ter sido um game changer continua parca em vendas!!!
    Nunca dei nada pela OPPO mas analisando estes resultados é de facto uma empresa a ter em atenção …

    1. Avatar de Helder
      Helder

      A oppo vai pelo mesmo caminho da LeEco e da Xiaomi.

      Dizer que a Apple “simplesmente mostrou um aparelho idêntico ao do ano anterior” é de um fanatismo atroz!

    2. Avatar de x-ing
      x-ing

      não me parece que seja um quadrimestre. um quarter ou um trimeste – 3 meses.
      concordo que a noticia é a oppo

  8. Avatar de joao Carvalhinho
    joao Carvalhinho

    mmmmm… da minha leitura dos números, apesar da Huawei se ter aproximado marginalmente da Samsung e da Apple (mais pela quebra da Samsung ), a notícia foi mesmo a Oppo que já morde os calcanhares à Huawei com uma duplicação das suas vendas, ficando logo abaixo.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    Atenção que o Galaxy S8 só saiu em Abril…

  10. Avatar de Leal360
    Leal360

    Pessoalmente nao gosto dos telemóveis da Samsung e tão pouco da Aplle. Os Iphones são muito insuficientes, sao caros e faltam-lhe recursos que eu considero inpresindiveis, tais como o Bluetooth, cartões de memoria… por essa mesma razão recentemente comprei um Huawei Mate 9, um excelente telemóvel, que tem tudo o que eu preciso, e pela super positiva me tem surpreendido muito pela positica. Ja give outras marcas e até marcas de nome, mas, pra mim, somente Huawei, pois recomendo!

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    A Nokia se fizesse um lançamento em condições,dentro do prazo etc. até que se podia meter ao barulho,mas pelos vistos nem sabem quando vão lançar os aparelhos fora da China,como se as pessoas estivessem a espera deles infinitamente. Assim não vão lá.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      É que lançar fora da China é preciso pagar licenças para tudo e mais alguma coisa, e aí fica caro o produto, por isso, fica na China!

  12. Avatar de Tiago filipe
    Tiago filipe

    É verdade que desde o iOS 10,2 que há algumas falhas.

    Mas hoje estou a usar um Android com 6 meses que não deixa abrir o waze nem o wifimap. Enfim

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ou compraste uma imitação ou estás com problemas de “utilizador”.

  13. Avatar de LP
    LP

    e a Vivo? quer em valor absoluto de unidades vendidas quer em relativo (aumento de quota de mercado) superou o que a Huawei fez este trimestre. definitivamente esta não pode ser uma notícia sobre a Huawei … tsk tsk tsk

  14. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Marcas como a Samsung e a Apple estão condenadas … o ser humano está cada vez mais inteligente he he

  15. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Eu é que devo ser mesmo parvo, pois farto-me de fazer downgrads e a gastar cada vez menos em equipamentos!!!
    Fui utilizador “viciado” em iphones, a seguir apanhei a febre da Samsung (o mais recente foi o S7 edge) e agora caí nas garras de um tal Honor 8, dizem as “más línguas” que se trata de um Huawei eu não acredito, até porque o carregador diz isso mesmo 😛 e não é que de todos os “Smart-telefones” que tive é aquele que me dá mais gozo para trabalhar……….a todos os níveis. 😉
    Não é 4K mas tem um modo fotografia que se bate com todos os “top of pop’s” o modo noite atão, nem tem rival no planeta. É super rápido, não me deixou mal em nenhuma situação….resumindo…..por metade do preço que custam os TOP’s da Samsung e da Apple tenho um equipamento igualmente de TOPO….pelo menos para mim e esta opinião vale o que vale. No final das contas se “me cansar” deste equipamento, compro outro e não “tenho pena” de ter gasto uma fortuna em S’s da Samsung ou “i” da Apple.

    1. Avatar de Oli
      Oli

      Iphone SE mais barato e melhor camera com 4k e melhor gps e mais updates.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        … e um ecrã só para alguns.
        O SE é um telefone de topo para quem goste de ecrã pequeno. Paradoxalmente os iPhones têm um aproveitando da superfície frontal patético – são enormes para o ecrã.

  16. Avatar de P C
    P C

    Tanto se discute aqui q iPhone, e Samsung são melhores, mas acho q cada um puxa a brasa à sua sardinha.. se tiver iPhone este é o melhor e por ai fora. Eu já tive as três marcas, iPhone 6, Samsung 6, e Huawey P9 plus. O que ainda tenho, Huawei. Todos as três marcas fazem bons telemóveis, mas o iPhone foi para o meu Filho, o Samsung para a Filha, e eu fiquei com o Huawei, e ainda bem. O iPhone só tem Wi-Fi ao pé do router, e o samsung precisa de bateria várias vezes por dia. O Huawei, não dou ou vendo, pq continua mt bem, claro que é só uma opinião. A Esposa tem wiko (bom), mas conhece os gds três e vamos comprar Huawei pq é o que prefere. Dai não estranhar que a Huawei seja a que cresceu mais. Cumprimentos

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      E há quanto tempo tem o Huawei?