Afinal a Apple não apaga as Notas ao fim de 30 dias no iCloud

24 Comentários

Os serviços Cloud da Apple têm caraterísticas que os seus utilizadores conhecem e que usam para seu proveito. Uma das mais interessantes é a possibilidade de recuperar tudo o que é apagado no prazo de 30 dias.

Ao fim desse tempo a Apple garante que os elimina de forma definitiva, deixando de ser possível aceder-lhes. A questão é que se descobriu agora que isto não é verdade e estas notas podem ser acedidas mais tarde.

Notas iCloud

A confiança dos utilizadores nos produtos que a Apple disponibiliza é elevada, principalmente nas componentes de segurança. Esta confiança tem tido alguns altos e baixos, com a descoberta de pequenas falhas que depressa são resolvidas.

O mais recente caso foi descoberto pela empresa russa Elcomsoft, que conseguiu provar que as notas que estão armazenadas no iCloud não são eliminadas ao fim de 30 dias, como a Apple anuncia.

Não é a primeira vez que a Apple tem problemas destes no iCloud, também eles revelados pela Elcomsoft. Antes das notas, tinham sido as fotografias eliminadas e o histórico do Safari a ficar no iCloud por mais tempo que o definido.

Notas iCloud

A descoberta destas notas por apagar foi feita recorrendo a uma ferramenta da empresa, tendo sido possível ver algumas que tinham 2 semanas e outras que remontavam a 2015.

Mesmo sendo uma falha que vai contra o estabelecido pela própria Apple, não é uma situação que deva preocupar os utilizadores. Para explorar esta situação é necessário ter acesso ao Apple ID e à palavra-passe do utilizador.

Notas iCloud

Tal como nas situações anteriores, a Apple deve resolver este problema nos próximos dias, eliminando de forma permanente e garantindo que esta situação acontece novamente no futuro.

Quando revelou publicamente esta falha, a Elcomsoft deixou no ar duas perguntas interessantes. A empresa questiona que outros dados estão ainda por eliminar e se estes são mesmo apagados ou se a Apple apenas os move para outro local, longe da vista dos utilizadores.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de macacOS
    macacOS

    Sistemas completamente fechados… podem dizer o que quiserem.

    1. Avatar de Zeque Tefodd
      Zeque Tefodd

      Foste tu que planeaste e desenvolveste a plataforma? Com a certeza com que falas, deves ter sido tu o criador dos sistemas da Apple.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        A apple e a privacidade sempre tiveram uma relação complicada. A apple pode ser tudo, mas, dai a ser um farol de privacidade vão anos luz!!! Quem compra sabe ao que vai… gato depois de uma semana a marinar e com uma pitada de marketing até parece lebre…

      2. Avatar de macacOS
        macacOS

        Resposta a outro comentário? É que no meu, a única certeza é que o sistema é fechado, há dúvidas disso?
        Não fui o criador, não sei o que lá está, logo “podem dizer o que quiserem”, entendido?

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os utilizadores devem ter a consistência que a partir do momento que colocam os seus dados em “equipamentos” de terceiros ex:cloud é outros estão sujeitos a estarem expostos, nunca se sabe quem é que está a olhar para os nossos dados. Engane se aquele que pense o contrário

  3. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    …”a Apple apenas os move para outro local, longe da vista dos utilizadores.”
    Concordo!

  4. Avatar de Zéi
    Zéi

    Por os dados estarem lá armazenado, um dia ainda começam a dizer que a culpa é da MS (Azure), da Google (Google Cloud Platform) ou até mesma da Amazon (AWS).

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Já não é a primeira vez que isto acontece. A Apple na altura resolveu o problema (era em relação a outro serviço) e a culpa foi apontada precisamente para as plataformas usadas.
      A Apple neste momento está a criar a sua própria plataforma para não estar dependente dos serviços de empresas terceiras

  5. Avatar de Samuel Fernandes
    Samuel Fernandes

    O mesmo já ocorreu anteriormente com o historico, não me parece que seja um erro por parte da Apple

  6. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    “Mesmo sendo uma falha que vai contra o estabelecido pela própria Apple, não é uma situação que deva preocupar os utilizadores.”, como assim eu apaguei os meus planos terroristas e mesmo assim a NSA continua a conseguir a eles depois do prazo???

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      *conseguir aceder

    2. Avatar de Pedro Simões

      Não, a NSA só lá vai se a Apple deixar e isso, como se viu nos casos anteriores, não acontece.

      1. Avatar de L_730
        L_730

        Sim sim. Eu também acredito no pai natal.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Se te informares primeiro antes de criar uma opinião, talvez chegues a uma conclusao melhor.

      2. Avatar de sergio
        sergio

        Bom dia caro Pedro,

        não é assunto relacionado com o topico em questão se puder esclarecer agradeço a ajuda!
        fiz a minha primeira encomenda na Gearbest ontem , hoje estão a solicitar que envie copia do cartao de credito e documento de identificaçao ou factura da agua luz ou telefone . é procedimento normal ?
        obrigado

        1. Avatar de Pedro Simões

          Software, apenas estão apresentados exemplos de software. Aqui tratamos de serviços e de uma empresa que tem um bom historial de falhas.

          Do que se tem visto, não apenas na Apple mas também na Microsoft e na Google, as falhas que permitem acesso normalmente estão relacionadas com os utilizadores e o facto de darem os seus dados de acesso sem questionarem a fonte do pedido.

          1. Avatar de celso
            celso

            Por acaso estava a referir-me ao global, inclusive meti exemplos que afetam os 3 principais SO. O que quero dizer é que hoje em dia, confiar em demasia nos serviços online e em empresas que guardam os nossos dados, estamos a sujeitar-nos a expor as informações sem autorização. Seja com ou sem autorização da apple, google, microssoft, etc

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Sempre do contra. Não é disso que se fala. Até ao momento , não há registo da Apple ceder dados a ninguém. Se achas que factos são um ataque pessoal a ti, reconsidera.

          1. Avatar de celso
            celso

            Nao é sempre do contra. Voçes é que têm uma falsa ideia de segurança. Ha países que preferem o open source em grupos governamentais por alguma razão. E confiar os dados na cloud??? É o mesmo que meter informação em servidores alojados em países estrangeiros…. Sendo que qualquer bug no software permite a quem o descobre, aceder a tudo. E ninguém disse que sao um ataque. Apenas nao confio em sistemas fechados para uso de dados sensiveis e nao acredito no que ele disse. Independentemente de ser factos ou apenas marketing.
            E o facto de nao haver registos da apple ceder os dados, nao significa que nao deixem. Agora acreditem no que quiserem.

  7. Avatar de samuel
    samuel

    O mesmo ja ocorreu com o historico do safari, não me parece que seja propriamente um erra da Apple

  8. Avatar de André
    André

    Nada como sistemas open source. É muito mais seguro.

    1. Avatar de macacOS
      macacOS

      Seguro, não propriamente, mas transparente sim.

      1. Avatar de André
        André

        Exato, tens razão.