Netflix deixou de estar acessível a dispositivos Android com root

32 Comentários

A relação da Google com os dispositivos com root não é, por agora, muito complicada. Poucas são as situações em que a gigante das pesquisas aplica limitações, mas a verdade é que elas existem.

Para garantir que os seus conteúdos não são roubados, o Netflix começou agora a fazer uso de uma medida de segurança do Android e esta app está a ser bloqueada em smartphones que tenham root feito ou o bootloader desbloqueado.

Netflix Android

Esta situação começou a ser reportada na semana passada no Reddit e dava conta de que a app do Netflix tinha desaparecido da Play Store em dispositivos que tinham root feito ou em que o bootloader estaria desbloqueado.

A verdade é que mesmo acedendo diretamente com o link de acesso, a mensagem mostrada era de incompatibilidade com os dispositivos, impossibilitando assim a sua instalação.

Os utilizadores que, nas mesmas condições de root ou de desbloqueio do bootloader, tentaram usar a app não encontraram qualquer problema, o que revela que por agora a Netflix está mesmo apenas a limitar a sua instalação.

Netflix Android

A resposta do Netflix a esta novidade

Depois do problema ter sido reportado, a Netflix veio a público revelar que, desde a versão 5.0 da sua aplicação, está a ser usado o Widevined da Google, um mecanismo de controlo de DRM que controla o acesso às apps a dispositivos que não cumpram as regras da Google.

With our latest 5.0 release, we now fully rely on the Widevine DRM provided by Google; therefore, many devices that are not Google-certified or have been altered will no longer work with our latest app and those users will no longer see the Netflix app in the Play Store

Espera-se que em breve esta limitação seja aumentada, deixando de poder ser usada a app de todo, em dispositivos onde esta está já instalada. Não se sabe ainda quando esta medida será aplicada.

Netflix Android

Na verdade esta não é uma medida nova e já antes tinha sido usada. No passado recente a Google já tinha bloqueado a utilização do Pokemon Go em equipamentos com root feito.

Dada a natureza do Netflix e da possibilidade dos seus conteúdos serem pirateados, é normal que a empresa se procure proteger, bloqueando a utilização da sua app em dispositivos que a podem alterar.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Steve balmer
    Steve balmer

    Ae Cancelo minha assinatura.

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Pensava que o que se passou no pokemon go ia servir de lição para a malta mas estou a ver que não.
      Menos um assinante pela minha parte. (e nem tenho root)

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Aos meses que já hão aplicações que “escondem” o root…

  3. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Se for como o Snapchat ou o Android Pau, o Magisk trata do assunto.

  4. Avatar de ELISEU
    ELISEU

    Tenho o OPO de origem nunca fiz root, e o netflix já não encontro na playstore

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Deves ter o BOOTLOADER desbloqueado então.

  5. Avatar de Bob
    Bob

    Como cliente que paga, não estou nada contente.
    Por acaso não tenho o root activo, nem o bootloader desligado. Mas ter android, para mim, é ter essa liberdade.
    E dar-lhe uso quando me apetecer!
    Se quiser ver conteudo Netflix pirata, não faltam fontes…. escolho pagar para suportar o negócio, e ver ainda mais contéudo a ser produzido.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Este tipo de medidas é do tipo: “encontro a mulher na cama com outro e mando um tiro no amante…está resolvido”
    De qualquer forma quem fez root facilmente faz o spoof do mesmo 🙂

  7. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    O Kodi funciona que é um mimo, com ou sem root. Tranquilo!

    1. Avatar de Eliseu
      Eliseu

      Estamos a falar de netflix, esta gente que se quer mostrar mais esperta que os outros,

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Eu uso o Netflix meu caro…
        Só acho que cada vez mais, é mais fácil e confortável ir pelas soluções alternativas.
        Os outros, em vez de facilitarem, só dificultam.

        Cumprimentos!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        A verdade é que já não basta o fácil acesso a pirataria e ainda bloqueiam aplicações legais.
        Assim obviamente a malta nem pensa duas vezes.

      3. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Eu também pago Netflix, creio que não seja bom para os negócios desagradar os clientes. Eu não tenho root, mas quando quiser tê-lo não será por conta do Netflix e nem da conta da Netflix.

        Não me agrada que um aplicativo queira me impedir de fazer qualquer coisa no MEU telemóvel.

  8. Avatar de André Caeiro
    André Caeiro

    Não, não deixou. Só para quem ainda usa os SuperSU e companhias!
    Basta flashar o Magisk em vez do SuperSU e o Netflix funciona com root. E o PokémonGo. E o AndroidPay. E tudo o resto.

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ainda à poucos minutos instalei e testei num tablet android com root sem qualquer problema

  10. Avatar de lolipop
    lolipop

    Acabei de averiguar e consigo encontrar netflix com Magisk hide

  11. Avatar de diogomm
    diogomm

    Acho uma boa medida. Nenhum utilizador normal precisa de Root ou de desbloquear o bootloader. Conheço muita gente que fez ou quer fazer Root sem o necessitar, ou seja, querem desproteger o sistema para depois não o utilizar.
    É claro, que com a mudança de rom(para uma não oficial), seja necessário ter o bootloader desbloqueado, e aí pode haver problemas. Mas tenho a certeza que irá existir maneira de contornar esse problema.

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Como faço pra baixar , não sei o que root ou este outro ai

  12. Avatar de João Paiva
    João Paiva

    Tenho um Vodafone Smart Ultra 7 com root feito e testei agora a aplicação e funciona.

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Vou mandar um mail a pedir o dinheiro correspondentes ao dias q faltam para acabar o contrato. Só para verbo que eles dizem. apesar de haver workarrounds não quero tar a perder tempo com estas Tretas…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Se calhar não deveria ter feito um workaround no seu Android.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pelo que percebi ele não só NÃO fez nenhum workaround como pagou pelo serviço e não pode usufruir. A menos que chamem workaround ao facto de uma pessoa ter root :S

  14. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    E quem fizer root ao smartphone já com a app do Netflix instalada?
    Alguém já testou?

  15. Avatar de Telmo Almeida
    Telmo Almeida

    E são estas pessoas que defendem a privacidade dos utilizadores e que não querem as autoridades a mexer em telemóveis de terroristas para poderem ser dos próprios a controlar. Quando sabem se o meu equipamento tem ou não root sem terem acesso a ele isso é?
    Também podemos agradecer aos meninos bonitos que colocam séries na NET antes de serem estreadas com a finalidade de se evidenciarem, uma coisa é colocar na net depois da estreia outra é isto que andam a fazer e que se chama chantagem.

  16. Avatar de Miguel Alves de Sousa
    Miguel Alves de Sousa

    Se assim for bye bye Netflix (ainda por cima tenho o pacote mais caro de todos). 80% da minha utilização é num tablet antigo que tem uma versão não oficial da ROM e está fora de hipotesse instalar a versão de origem uma vez que só tem android 4.4.2.

  17. Avatar de Shadow
    Shadow

    Aqui com lineage os sem root a app nao me aparece na store, mas mas fazendo root com magisk e escondendo o root, ela aparece sem problemas. Ou seja, tenho que fazer root, para usar a app que nao permite o root…

    De qualquer forma, se forem buscar o apk ao apk mirror por exemplo, ele funciona sem problemas mesmo com root

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Exato,tenho Xiaomi e como tenho a ROM .eu pois é a única com pt-pt apesar de não ter root feito não tenho acesso à APP da Netflix, resumidamente tenho que fazer root para ter acesso a uma APP que não permite root, Como tu disseste e bem, não faz sentido ¯\_(ツ)_/¯

      1. Avatar de Hugo reis
        Hugo reis

        Boas, desculpa mas podes explicar me o que é isso de fazer root para ter acesso a uma app q n permite root? É através do magisk a root q estás afalar? E qual é a necessidade de fazer entao o root se logo depois o vai esconder? Qual é o objectivo? Tem alguma coisa a ver com esconder o bootlloader desbloqueado? É ja agora, depois de esconder o root no magisk é preciso fazer reboot ou fica logo automaticamente e completamente “escondido”? Se me puderes ajudar nisto era espectacular, pois ando a tentar entrar por este mundo e o do xposed também para esconder o root com o rootcloack, mas por aqui foi a ver q é impossível esconder o root, pq parece q o módulo da rootcloack só funciona até à versão do android 6, mas eu tenho o Android 7, mas já li que parece q com o magisk dá para esconder o root na mesma, será mesmo verdade? Como se faz o root no magisk? Tem alguma coisa a ver c o novo módulo do xposed no magisk?! Desculpa a quantidade de perguntas, mas ando uma beca às aranhas com isto tudo!! e se me puderes dar uma dicas era fantástico 🙂 Obrigadao desde já.. Já agora qual o android q usas ou usaste na altura? Bem obrigado 🙂

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que estupidez por parte da Netflix, não tenho Root nem fiz nenhuma alteração no sistema do meu telemóvel e agora não tenho acesso ao netflix que era uma aplicação que eu usava bastante e inclusive sou assinante desde o ano passado

  19. Avatar de Alessandro Melo
    Alessandro Melo

    Acham mesmo que a Netflix importa – se com a pirataria na sua app? Óbvio que isto foi pressão dos estúdios, que acham que vão conseguir controlar a malta e acabar com a pirataria em todo lugar da Internet! São burros como pedra, não vêem que se acaba a Netflix a maior parte do people volta para os torrents e wareztugas da vida!