Aceder ao Desktop do Windows via Linux

6 Comentários

Ainda noutro dia vos apresentei uma forma de disponibilizar o ambiente gráfico de um Linux de forma a ser acedido por outras máquinas, mesmo que estas usassem como Sistema Operativo o Windows. O cenário agora é o contrário ou seja, aceder do Linux (testado com um Ubuntu-edgy) ao ambiente gráfico de uma outra máquina mesmo que essa máquina possua o Sistema Operativo Windows. A aplicação chama-se Terminal Server Client (tsclient) e por omissão já vem com o Ubuntu.

Para executar a aplicação basta, no seu Ubuntu, ir a Aplicações–> Internet -> Terminal Server Client ou através da consola usando o comando tsclient.

screenshot-terminal-server-client.png


Depois basta inserirem qual a máquina à qual pretendem aceder e opcionalmente as credenciais necessárias de acesso.

Desta forma torna-se bastante acessível aceder de qualquer Linux a uma máquina que possua um outro sistema operativo. O Terminal Server Client tem suporte para o protocolo VNC, RDP, RDPv5, XDMCP e ICA

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sotero
    sotero

    Muito bom, obrigado

  2. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Perdoem a ignorância mas este programa é do tipo do Windows Remote Desktop?

  3. Avatar de ppinto
    ppinto

    @Pirotas

    É isso mesmo, mas versão UNIX.

    Pedro Pinto

  4. Avatar de Macster
    Macster

    Alguém sabe que protocolo usa o Logmein?

  5. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Era disto que eu precisava saber 🙂
    Bom tuto thks!

  6. Avatar de UKN
    UKN

    Obrigado que há dias a andar com um liveCD a brincar, não consegui nada nem de perto 😉