GParted 0.3.4.3

13 Comentários

Gnome Partition Editor é um gestor de partições perfeito, como deveriam ser todas estas ferramentas. Esta ferramenta gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. Quer uma alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?

O GParted está disponível em 3 formatos:
1. Um binário que pode ser compilado em qualquer distribuição Linux,
2. Um LiveCD que pode ser “queimado” para um CD, e
3. Uma distribuição LiveUSB que pode ser usada no arranque de uma máquina que permita boot a partir de uma drive USB


Os testes que efectuei tiveram por base a versão LiveCD.

– Interface simples

– A parte superior da janela mostra a drive como um diagrama rectangular, e as partições são desenhadas com tamanhos proporcionais em relação ao total do disco.

– O filesystem, capacidade e espaço livre de cada partição estão representados na parte inferior.

– Através de um click com o botão direito do rato numa partição, é possível redimensionar, mover, copiar, formatar ou criar uma partição.

– Após efectuar as alterações pretendidas, uma nova caixa aparece na parte inferior do programa, onde são listadas as acções e a sua sequência.

– Esta é apenas uma preview das acções e é possível rever as acções pretendidas e anular algumas (ou todas) dessas acções. Quando achar que as alterações são as correctas click no botão “Apply” para executar essas acções.

– GParted suporta uma vasta lista de filesystems, tais como ext, ext2, FAT16, FAT32,NTFS, HFS, HFS+, e a lista continua.

Licença: GPL
Download: GParted 0.3.4.3 Live CD [50.94MB]
Download: GParted 0.3.1.1 Live USB [27.74MB]
Homepage: GParted

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nrocha

    Vamos ver se é a terceira (aparentemente, eu vou continuar a dizer o mesmo enquanto isto continuar)

    “Licença opensource” ???
    Opensource não é nenhuma licença, não me levem a mal mas eu estou sempre aqui a dizer o mesmo e parece que não aprendem ou não querem aprender… a licença desse projecto tal como esta no faq é a GPL… existe uma licença que por acaso se chama open software, mas parece que não esta a ser usada em nenhum software relevante.

    Vou explicar, o termo opensource pressupõe que o codigo fonte (source code) do programa/script seja distribuido, não faz com que o software seja gratis e nem da liberdade a quem quiser de o alterar e distribuir, dai a necessidade de se criarem licenças como a GPL, bsd,etc. Estas licenças permitem alterar o codigo e distribui-lo de forma gratuita (sem pagar nada aos originais do projecto).

    Pontos a reter:
    1) Opensource significa apenas codigo aberto, um programa opensource pode ser cobrado. Por si o seu codigo não pode ser alterado nem distribuido.
    2) Software livre impõe que o codigo seja aberto já que tem que ser possivel altera-lo e distribui-lo por terceiros, com custos acrescidos ou não.
    3) Pode ser software livre e continua a necessitar de ser pago, nem que seja o seu pacote ou suporte.
    4) Opensource não é software livre
    5) Software livre não é software gratis
    6) Software gratis não significa que seja opensource nem que tenha licença livre.

    Free software usado em inglês é um termo ambiguo que pode significar “livre” ou “gratis”, mas o verdadeiro significado do free aqui é de liberdade.. liberdade de se modificar o codigo e distribui-lo se assim o entendermos.

    Vamos ver se é desta…

    x3
    @ CoolMaster

  2. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Ca ganda comentário!!!! Algo confuso,…, mas que é grande lá isso é!!! E já agora,…, o programa é bom ou não é!!?? Isso é que interessa!
    Cumprimentos

  3. Avatar de JOSÉ GASPAR
    JOSÉ GASPAR

    @nrocha

    O que é que isso contribui para a minha felicidade?

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    @JOSÉ GASPAR

    Ficas a saber alguma coisa, o que é sempre importante. 😉

  5. Avatar de Dav7

    era disto que procurava para aumentar o meu c:

    a ver se consigo perceber o programa

  6. Avatar de JOSÉ GASPAR
    JOSÉ GASPAR

    @Pedro

    Concordo contigo. Mas aquilo parece um tratado de direito. Epá.. O nrocha lá deve ter as suas razões para postar aquilo e isso é de respeitar, quer gostemos ou não. Afinal este site chama-se Pplware.

    Um Abraço.

  7. Avatar de nrocha

    @ JOSÉ GASPAR

    Estares informado, talvez.. não?

  8. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    hmmmm …. é impressão minha ou o tamanho devia de estar em MB?

  9. Avatar de nuno

    @paulo carvalho
    é bom! é o que eu uso em ambiente gráfico, por isso só pode ser bom. e não tens de instalar, arranjar crack, etc. basta meter o livecd e funciona ‘out of the box’.

    @rookie
    aparece em MB se vires a partição em detalhe.

    @josé gaspar
    é certo que o blog se chama pplware, mas se existem erros nos posts acho que é dever de todos, desde que saibam, ajudar a corrigir e esclarecer as pessoas. quando se vem a um blog é para ler, e se preferes ficar só pelos posts não ligues aos comentários.

    @nrocha
    a ver vamos, a ver vamos…. 🙂

  10. Avatar de nuno

    ah, e já que estamos em correcções …

    “Um binário que pode ser compilado em qualquer distribuição Linux”

    compilar um binário? por favor .. 😉

    Mas é de louvar a iniciativa do pplware de apresentar soluções e software “alternativo” que muita gente ainda não conhece e vive “amarrada” a programas proprietários (só porque “toda a gente usa”) e nem sempre tão eficientes.

  11. Avatar de Vítor M.

    @nuno
    Qual é a tua surpresa na afirmação “compilar um binário” Sabes o que é um binário? Sabes o que pode estar implícito na palavra binário?

    Mas podes derivar para a fundamento inflexível do termo, por mim…

  12. Avatar de nuno

    @Vítor M.
    sei. e sei que normalmente se usa o termo binário como adjectivo de executável. o que se compila é o código fonte. é óbvio que em última analise também este está em formato binário (são tudo 0s e 1s não é? então eu em vez de ler o teu blog em português, leio em binário…). mas em qualquer lado donde descarregues um programa open source tens a opção de descarregar as /sources/ ou os /binaries/. até vem normalmente em dois directórios: bin e src.

  13. Avatar de IDDPioneer

    Olá galera, eu visito o Pplware regularmente já faz um bom tempo, e me divirto muito vindo aqui, só para vcs terem uma idéia, tenho um HD USB de 40GB já gravei 37GB, dos quais 70% são programas pegos aqui no pplware.

    OBS: Para quem não percebeu pelo meu jeito de escrever sou brasileiro, mas independente de fronteiras, vocês estão de parabéns.