Visual Studio Code: O melhor editor para programadores?

51 Comentários

No segmento dos editores de texto são várias as ferramentas que o utilizador tem à disposição. No Pplware podem consultar o nosso TOP de 2016 aqui mas a nossa sugestão de hoje vai para um editor que a Microsoft lançou em 2015.

Vamos conhecer melhor o poderoso Visual Studio Code.


O contrário da plataforma Visual Studio, o Visual Studio Code é simplesmente um editor de texto que oferece um conjunto vasto de funcionalidades.

Este editor é multi-plataforma, gratuito e é direccionado para programadores que procuram um simples IDE , leve mas ao mesmo tempo completo.

Principais características

  • Multi-Platforma
  • Git integrado
  • Meet IntelliSense, com highlighting da sintaxe e autocomplete
  • Funcionalidades para debugging
  • Suporte para várias linguagens de programação
  • Suporte para extensões

Este editor de texto tem recebido várias melhorias desde que foi lançado e está disponível para Windows, Linux e macOS.

Já experimentou o Visual Studio Code? Para si é o melhor?
Leia também…

Java: É esta a melhor linguagem para aprender a programar?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze_Pirata
    Ze_Pirata

    Interessante!

  2. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Utilizo diariamente para desenvolvimento em TypeScript + node.js.
    Recomenda-se

  3. Avatar de Mateus Souza
    Mateus Souza

    Muito bom, hoje só uso ele, supera e muito qualquer outro editor como o Sublime, Atom, Notepad++, etc…

  4. Avatar de golf
    golf

    Uso às vezes, mas prefiro o sublime…

  5. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    Prefiro Sublime Text ou Notepad++.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Notepad++ é melhor que o visual studio code?!
      Porque é que as pessoas falam sem saber?!

  6. Avatar de Vitor Loureiro
    Vitor Loureiro

    lol a jetbraims riu-se

    1. Avatar de Humm
      Humm

      Editor != IDE fica a dica.

    2. Avatar de Rodolfo Almeida
      Rodolfo Almeida

      Nao confundam isto com um IDE.
      E ha quem prefira programar com um simples editor de texto em vez de ter um IDE cheio de porcaria que so consome memoria e transforma o pc numa lesma.

      Eu usei o Brackets durante um tempo mas prefiro este.

      1. Avatar de jafoste
        jafoste

        transforma o pc numa lesma tenho pena de ti se o visual studio code te mete o teu pc numa lesma

        1. Avatar de JL
          JL

          O Visual Studio Code até funciona no Raspberry Pi 2/3, e “voa” num i5 de segunda geração.
          Para um IDE gratuito, é muito bom.
          Já passou o tempo em que um simples editor de texto servia.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Provavelmente o jetbrains gasta menos que isto!

    3. Avatar de Mais um
      Mais um

      sim a “jetbraims” riu-se de ti.

      1. Avatar de Vitor Loureiro
        Vitor Loureiro

        Multi-Platforma
        Git integrado
        Meet IntelliSense, com highlighting da sintaxe e autocomplete
        Funcionalidades para debugging
        Suporte para várias linguagens de programação
        Suporte para extensões
        se isto não é um IDE, vocês percebem pouco da coisa.

  7. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Também é o que utilizo para as pequenas alterações. Impecável

  8. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Parece ser interessante nao conhecia, provavelmente vou explorar, como ferramenta gratuita pode ser interessante. Mas serà tao bom que o Sublime?
    DIgo, isto mas eu uso Pycharm e por Php Storm, muito completos, permitem me fluidez no meu trabalho, e mesmo sendo pagos, partilho da ideia que tal como eu quando desenvolvo coisas boas, devo ser renumerado, e estes dois IDE da JetBrains sao bons no que fazem.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não é preciso pagar pelo php strom, basta adicionares um license server que encontras por aí na net

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Peço desculpa *storm

        1. Avatar de Edmundo
          Edmundo

          Experimenta fazer isso numa empresa e levares com uma auditoria e vez o que te acontece…

        2. Avatar de Marco
          Marco

          gostas que te paguem pelo software que produzes certo? se é que produzes. Então que tal tb pagares pelo software que usas e que achas que é bom?

  9. Avatar de irlm
    irlm

    offtopic
    vai começar o evento acer mixed reality
    https://www.acer.com/ac/en/GB/content/gpc2017

  10. Avatar de JL
    JL

    Uso regularmente para Javascript, Typescript e Angular, principalmente pelo Intelisense e extensões.
    Instalei também num Raspberry Pi 3.

  11. Avatar de João Meireles
    João Meireles

    Dá-me vómitos a programar neste editor

  12. Avatar de MiguelP
    MiguelP

    Só uso o bloco de notas e chega!

  13. Avatar de Mike
    Mike

    Para quem programa em PHP, o suporte para PHPMD ou PHPCS, por exemplo, é muito fraco. No Mac nem consigo ligar ao PHPMD instalado através do composer, simplesmente não o reconhece. Já o Atom e o Sublime funcionam 5*. Uso o Atom por ter o Git integrado no file tree. Só é pena nenhum deles ser tão rápido como o Sublime.

  14. Avatar de Joao Penas
    Joao Penas

    Uso regularmente o Brackets para JavaScript(Angularjs , NodeJs) e recomendo.

  15. Avatar de Aj
    Aj

    Eu não percebo nada disso das programações. Mas um vez fui a casa de um amigo que se entretém com isso e estava a usar o bloco de notas só Windows. É porque deve ser bom.

    1. Avatar de joao
      joao

      muita baum mesmo. detrás da orelha..

      1. Avatar de poiou
        poiou

        Pedro Pinto, para quando o botão like?

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Emacs….

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      emacs@PPC

  17. Avatar de irlm
    irlm

    Apagaram o meu comentário sobre a acer

  18. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Prefiro o meu fiel Notepad++ 🙂 , que nunca me deu chatices.

  19. Avatar de chefe
    chefe

    Tentem usar HTML num ficheiro de PHP e vão ver como é bom não funcionar.

    1. Avatar de Ale Serra
      Ale Serra

      Realmente isso ainda é problema, pelo que eu vi eles estão trabalhando para resolver, mas no meio caso eu contorno esse problema com o Html snippets ou quando necessário altero o tipo de linguagem da pagina em PHP para HTML, o bom é que isso pode ser feito de forma rápida.

  20. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    A Licença não é freeware mas sim MIT. Há uma grande diferença entre elas.

  21. Avatar de mgiuyug
    mgiuyug

    Tenho usado o Komodo Edit, mas o VS code ainda não experimentei.

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    Visual Studio Code usa a framework Electron (anteriormente conhecido como Atom Shell), e nisso prefiro o “original”, o Atom. O motivo menor ainda é o de ambos usarem o Electron, o motivo maior é pelo Atom ser simplesmente melhor em tudo, desde suporte a plugins… e a fazer o que lhe compete. Como segunda escolha iria sempre para o antigo “melhor”, Sublime Text.

    Visual Studio Code tenho-o talvez como terceira opção, talvez…

  23. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Uso o atom mas é lento a abrir, quando tiver tempo vou testar outros.

  24. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu continuo com o Netbeans, a mim pessoalmente, parece-me a melhor solução profissional..

  25. Avatar de Rafael Saavedra
    Rafael Saavedra

    Uso o PHPStorm diariamente porque trabalho maioritariamente com PHP. Quando preciso de mexer em Go ou Javascript abro logo o VSCode, por dois motivos, é mais rápido que o Atom e mais barato que Sublime (visto que é grátis). Dá para configurar e personalizar as funcionalidades ao meu gosto, e tem uma vasta gama de extensões disponíveis.

  26. Avatar de ze das couves
    ze das couves

    isto não é nenhum IDE!!! um IDE permite correr código e compilá-lo!!!

    1. Avatar de Paula
      Paula

      Vc vai rir de mim, sabe q fiquei confusa agora ando pagando mico com desenvolvedor, eu jurava que sublime, notepad ++, vs code fosse ide, te juro sempre q sei q entro numa conversa com desenvolvedor ja pergunto que IDe q usa pq eu uso sublime, kkkk

  27. Avatar de Miguel
    Miguel

    Fiel a SublimeText3 !

  28. Avatar de Renato Oliveira Web
    Renato Oliveira Web

    E o Dreamweaver pessoal? rsrs, usei muito mas hoje estou dividido entre Sublime e VS Code. Vi uma tabela comparativa em um post que demonstra o Sublime Text bem superior, principalmente no quesito desempenho, vejam: https://imasters.com.br/back-end/sublime-text-versus-visual-studio-code-versus-atom-performance-test

  29. Avatar de Pedro H.A
    Pedro H.A

    notepad++