Bose acusada de usar os auscultadores para espiar utilizadores

19 Comentários

Umas das empresa mais reputadas no segmento áudio, a Bose, está a ser processada por supostamente monitorizar a música, podcasts e outro restante áudio que os utilizadores dos seus auscultadores ouvem.

Segundo uma queixa chegada a um tribunal federal de Chicago, Estados Unidos, a empresa recolhe essa informação e vende-a.

Bolsa com auscultadores Bose


As acusações foram incluídas numa queixa que foi recentemente apresentada num tribunal federal em Chicago. Consta do processo um pedido de indemnização de milhões de dólares por danos causados aos utilizadores Bose.

Na acusação refere que a Bose usou a aplicação para Android e iOS, a Bose Connect, para espiar os utilizadores. Esta é a ferramenta que os clientes usam para emparelhar os auscultadores com os seus dispositivos para gerir atualizações de software e muito mais. A Bose obriga os utilizadores a instalar esta app especificamente para tirar proveito das capacidades dos auscultadores solicitando informações às pessoas aquando no login. São solicitadas informações como o seu endereço de e-mail, nome e número de série dos auscultadores.

App Bose Connect para iOS

O indivíduo que assina a queixa é Kyle Zak, que acusa Bose de desconsiderar completamente a privacidade dos seus utilizadores. Os advogados que representam Zak referiram à Reuters que as pessoas ao colocarem os auscultadores na cabeça têm a ideia que o que estão a ouvir é confidencial, mas podem estar a partilhar algo que não querem nem sabem.

Se um utilizador ouve rezas muçulmanas, é muito provável que seja muçulmano.

Referiu Kyle Zak

 

Pesada acusação contra a Bose

A ação alega que a empresa envia todas as informações multimédia que passam pela app instalada no smartphone para serviço como Segment.io. Este é um serviço que recolhe dados de clientes e os envia “para qualquer lugar”. Basicamente, diz-se que a Bose usa os dados do cliente para ganhar dinheiro vendendo-os para pesquisas de mercado.

Auscultadores Bose QuietControl 30

A ação quer agora uma indemnizarão de milhões de dólares sustentada em danos provocados pela Bose através dos seus auscultadores e colunas, dispositivos como o QuietControl 30, SoundLink Color II, SoundSport Pulse Wireless, entre outros. Os autores da ação estão igualmente a tentar parar a recolha destes dados levada a cabo pela aplicação, recorrendo às leis que tutelam este tipo de produtos assim como recorrendo às leis do estado do Illinois contra espionagem e fraude do consumidor.

A empresa ainda não emitiu um comentário oficial sobre a questão.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Quem havia de dizer… Está tudo podre…!

  2. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Que vergonha! Até para utilizar auscultadores é preciso registar-se? Que vergonha!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      É uma vergonha, mas não é preciso a aplicação para utilizar. Ela é precisa para ajustar as definições dos auscultadores, o que obviamente quase todos os utilizadores quererão fazer.

  3. Avatar de Pllfail
    Pllfail

    ah querem iphones sem jack.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Achas que é preciso dar dados para usar qualquer auscultador bluetooth?

  4. Avatar de André Roque
    André Roque

    Então não leu o famoso “EULA”? está lá escarrapachadinho tudo o que a Bose faz ao meterem os fones nos ouvidos…

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Errado. O problema disto e a razão de esta acção estar a ser feita é porque no EULA e na Declaração da Privacidade da Bose, nada disto vem escrito, em como a Bose está a vender dados do utilizador, etc etc.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Segundo o site The Register a política de privacidade da aplicação menciona a recolha e envio de dados para terceiros, o que dificulta bastante alguns dos argumentos da acusação.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      mas há alguém que lê, no caso de uns auscultadores(?)

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        É verdade que pouca gente lê, mas infelizmente em muitos casos isso não serve de desculpa num tribunal, a pessoa terá muita dificuldade em contornar essa questão.

  5. Avatar de Pai de Burro
    Pai de Burro

    Que admiração !!!
    As noticias e estudos RECENTES, indicam que mais de 80% das Apps , ligam para casa e ESPIAM os clientes \ users, sem estes saberem. Alias, sem saberem ponto e virgula, pois os registos de dados de consumo de rede Internet, e o consumo de bateria…inusitado, deveria ALERTAR, as pessoas.
    Que fazer para o evitar, deveria sim ser o tema deste artigo e de outros !!!

    1. Avatar de Antonino
      Antonino

      será que um ouitra APP para bloquear o envio de dados

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        Chama-se a isso encher o dispositivo de lixo desnecessário.

  6. Avatar de Alpha
    Alpha

    Tenho os auscultadores e não preciso da Bose Connect para os usar…
    Também não é um drama. Há coisas bem piores que usar o registo de email para bases de dados

    1. Avatar de Carlos Sá
      Carlos Sá

      Não percebeu o problema em causa.
      O problema em causa refere a recolha de informação de forma não autorizada e consentida pelos utilizadores. Até aqui, nada de novo porque já muitos o fazem. O problema é o seu uso abusivo para fins lucrativos com a venda não autorizada da informação recolhida. Absolutamente inaceitável a confirmar-se. No entanto não há nenhuma fonte credível que comprove que efetivamente existiu a alegada venda da informação recolhida por isso mantenho as minhas reservas em relação à noticia.

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Isto é estúpido, eu já liguei uns quiet confort 35 no meu telefone e para isso apenas liguei o bluetooth. A App é completamente escusada. (mt bons headphones por sinal)

  8. Avatar de R
    R

    cada vez é mais assim, e cada vez será mais, tudo ou quase tudo que é negocio digital, as empresas tentam adquirir o maximo de informacao possivel, desde gostos, a habitos, escolhas… Se por uma lado essa informacao pode (e deve!) ser usada para melhorar os seus equipamentos e servidos, por outro pode ser maliciosamente usado para “direcionar” as opcoes de cada um de nós, obter informacoes privadas ou ganhar com a venda da nossa informacao.

    a solucao é passar a ir as lojas fazer compras fisicas e passar a ouvir musica dos giradiscos! XD

  9. Avatar de MiguelE
    MiguelE

    Ridiculo, não podemos deixar que exponham a nossa privacidade……….agora se me dão liçensa vou ao facebook dizer que acabei de ir ao WC…

  10. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Bose connect ? Mas que é o idiota que usa uma app para ligar uns phones a um equipamento mobile ?? No minimo riduculo, se um tipo é burro ao ponto de o fazer é bem feita que o espiem, burro do caneco 🙂