Não é possível atualizar smartphones para o Windows 10 Mobile

66 Comentários

O cenário futuro para os utilizadores do Windows 10 Mobile não aparenta ser fácil. Ainda este fim de semana a Microsoft confirmou que apenas 13 equipamentos vão receber o Creators Update.

Uma nova informação dá agora conta de que deixou de ser possível a atualização do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile, recorrendo à aplicação Assistente de Atualização.

Windows 10 Mobile

A chegada do Windows 10 Mobile aos dispositivos que são suportados foi feita de forma muito discreta em março do ano passado. Não foi uma normal atualização que tenha sido recebida pelos dispositivos, tendo os utilizadores de recorrer ao Assistente de Atualização para que esta fosse detetada.

Esta app, a que muitos ainda recorrem com frequência, passou agora a deixar de funcionar, dando uma mensagem de ausência de qualquer atualização e de que a Microsoft estará a tentar determinar a existência de qualquer nova versão.

Windows 10 Mobile Assistente de Atualização

Uma app essencial ao Windows 10 Mobile

A importância desta aplicação é grande, pois é através dela que os utilizadores conseguem voltar ao Windows 10 Mobile sempre que fazem uma reposição dos seus smartphones.

Com a ausência desta aplicação a funcionar como pretendido, os utilizadores voltam a ficar “presos” no Windows Phone 8.1, não conseguindo fazer as atualizações suportadas.

Windows 10 Mobile Assistente de Atualização

A app está ainda disponível na loja de aplicações, podendo ser instalada por qualquer utilizador do Windows Phone 8.1 ou do Windows 10 Mobile.

Não se sabe, no entanto, se esta é uma situação temporária, estando a Microsoft a preparar a chegada do Creators Update aos equipamentos suportados, ou se é mesmo o fim do funcionamento do Assistente de Atualização.

Leia também:

Instale já o novo Windows 10 Mobile no seu Lumia

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tulio
    Tulio

    Nunca vi um fracasso tão retumbante quanto esse. Nem o Zune passou por tanta vergonha. Aliás eu teria vergonha de ser um utilizador do Windows Mobile.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso diz muito sobre ti, e não é nada a teu favor 😛

    2. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Mas é verdade, é que estão cada vez mais a desgraça o SO e só não vê quem não quer, e não até gostava pois também já experimentei Windows 10 mobile que ele chegasse a bom porto, mas a Microsoft está-se nas tintas para ele, arrumou os Lumias das lojas oficiais, as atualizações só para alguns aparelhos, aparelhos com especificações da antiga Nokia iguais a Microsoft foram esquecidos também, aplicações mais bem trabalhadas para outros sistemas operativos do que o deles. E por aí vai, era bom 3 principais SO, uma luta constante e bons equipamentos no mercado, mas não querem saber. E há pessoas que ainda acreditam, sinceramente acredito na linha surface mas não é para o utilizador diário, muito menos para alguns bolsos.

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        Cara o último celular foi em 2015, e os nokia é ela que atualiza responsabilidade da oms; agr se quiser vai reclamar para ela pq desde que eu saiba tds os lumias pertecente a Microsoft irão ser atualizados agr meu celular de 2016 tá com um Android 5.1 e ninguém reclama pq será. Cada um tem que parar de ver o outro e presta atenção no que é seu

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          Amigo uma coisa é uma marca não atualizar o SO, pois se ele está estável não há problema nenhum, agora retirar os seu próprios produtos das lojas oficiais sabe o que é isso, não atualizar grande parte dos seu equipamentos, e até trabalhar nas apps próprias nos outros SO e não fazer nada para o Sistema próprio. Prefiro então o android 5.1

  2. Avatar de jose
    jose

    enfim…é mesmo para acabar de vez

  3. Avatar de Gil Santos
    Gil Santos

    Será que através do app Windows Insider não seria possível fazer a Atualizado? Creio que sim. Segue o link do app

    https://www.microsoft.com/store/apps/9wzdncrfjbhk

  4. Avatar de Kan
    Kan

    Windows Phone só perde para o fiasco de quem o usa, e ainda mostra que tem. VERGONHA de o.s!

    1. Avatar de Maia
      Maia

      vergonha são essas atitudes.. não gostas do so não uses.. agora esses comentários ridículos.. a google ou a apple pagam para isso? ridículo

      1. Avatar de PL
        PL

        Epá. Alguém me explica como comentários com este tipo de ofensa não são moderados?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        É lamentável que se permita estes comentários ofensivos e sem vergonha.
        Mais uma vez considero que este blog está a perder qualidade.
        Simplesmente… Lamentável

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    ainda da para atualizar com windows insider

    1. Avatar de Pedro Simões

      O problema está em chegares ao Windows 10 para depois poderes entrar no programa Insiders.

      Ao fazeres a reposição vens para o Windows Phone 8.1 e não consegues dar o salto para o Windows 10 Mobile.

    2. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      O programa insider já não funciona para W.P. 8.1, dá para configurar o dispositivo mas não actualiza :\

      1. Avatar de JorgeO
        JorgeO

        Ainda ontem actualizei duas x o mm lumia 640 através do insider. O problema é que usei a conta do meu pai, que nunca foi insider, e nao deixava entrar no programa insider. Mas depois tentei com a minha, e ja deu pa actualizar. Como é obvio tao cedo nao volto ao 8.1 ate ter a certeza do que se passa… Há quem diga que é um problema dos servidores. Mas sim, o mais provavel é que depois de 2 anos disto volte ao Android.

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Pois, no meu 920 já não deixa 🙁

          1. Avatar de JorgeO
            JorgeO

            Mesmo escolhendo o ring Release Preview? Mas penso que o 920 ja nem o anniversary recebeu oficialmente, pois nao? Eu p acaso tenho um 620 a funcionar com o aniversary, e acho que vou conseguir actualizar para o creators, mas isso é porqe esta registado como um lumia 950. Mas isso so é possível fazer estando no Windows 10. Ir do 8.1 para o 10 é que é um berbicacho… Mas sei que no 640, se for com uma conta que ja tenha sido registada como insider, da para actualizar para o 10.

          2. Avatar de Paulo Silva
            Paulo Silva

            Eu já tentei utilizar as ferramentas de instalação offline e nem mesmo assim consegui

      2. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        Filho atualiza a primeira versão do Windows 10 e dps pega o insiders

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    É engraçado, falam tanto da morte deste S.O, por norma sempre a criticar mas qual o vosso problema? Eu uso, gosto não critico nada acerca os outros SO´S, aliás, na minha empresa usa-se maioritariamente hp elite x3 e quem usa iphone ou android não diz nada acerca dos que usam wm, não entendo o vosso problema.. Querem assim tanto a morte de um s.o? Quando restar apenas um (espero que não chegue a acontecer), vão chorar.. Ai e tal porque o IOS tinha isto e aquilo, ou porque android tinha isto e aquilo. Epah, a MS está a mudar toda a estratégia deles, querem tornar o sistema operativo W10 igual em tudo, (xbox, pc´s , telemóveis), insiders tem uma atualização chamada: “April 2017 update for Windows 10 Version 15063.138 for arm-based Phone Devices”, acham que isto é desistir? Eu gosto de ir para empresa ligar minha dock e ter tudo ali no ecrã, a partir do meu telemóvel, temos de tudo e ninguém diz nada, tem de ser vir para um site dito de “tecnologia” para se ouvir pessoas a criticar tudo o que seja Microsoft sem NUNCA ter usado este magnifico sistema operativo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente, muitos nunca usaram com a experiência de utilização de alguém que tem um HP Elite, isso sim é máquina. Além desse, há outros Lumia muito bons que mostram o potencial deste SO. Quem está a enfraquecer o mesmo é a MS não são os utilizadores, poderá ser uma estratégia para o tornar mais forte, não se sabe.

      1. Avatar de Ricardo Ricardo
        Ricardo Ricardo

        *** comentário removido pelo moderador ***

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Comentários deste tipo são desprezíveis. Realmente há gente que um par de chapadas dados na altura certa faziam mesmo bem.

          1. Avatar de André
            André

            Não se pode bater nos meninos hoje em dia!
            Se lhes bates és a/o mãe/pai que espanca os filhos, se não lhes bates és a/o mãe/pai que não sabe dar educação.
            Depois vêm para aqui estes putos estragar as caixas de comentários.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas são limpos logo, até porque ao contrario dos outros sites, essa malta aqui tem de cumprir as regras.

          3. Avatar de DarkMode
            DarkMode

            Às vezes…

          4. Avatar de Diogo
            Diogo

            Que estava aqui escrito? Lol alguém pode dizer? Apoio o que o Tiago disse, se wm esta morto? Esta quase mas vamos ver o que vai acontecer no futuro

        2. Avatar de luis reis
          luis reis

          Típico anormal, frustrado

        3. Avatar de André
          André

          @Diogo
          Como deves imaginar ninguém vai repetir. Eram comentários insultuosos.

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        Um coisa é certa em ano e meio com o meu Lumia 930, só ficou bloqueado realmente quando andei a testar algumas alterações no SO… mas la corri o Windows Device Recovery. No meu Android todas as semanas pelo menos 1 vez por semana eu o renicio mas não me preocupa muito, mas a utilização tambem é diferente.

        1. Avatar de Vítor M.

          São sistemas diferentes com experiências de utilização igualmente diferentes. Mas ambos têm os seus defeitos, pese o facto de serem muito bons.

        2. Avatar de simao
          simao

          Acho que o Lumia 930 está fora da lista do creators update porque é um telefone NOKIA e não Microsoft.
          De resto acho que as specs dele dão perfeitamente.

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      +1000

    3. Avatar de eachtime
      eachtime

      Neste caso o problema nem é o S.O. em si. O problema é a MS que traiu todos os seus utilizadores e fãs.. É triste mas é verdade.
      Depois disto quem é que vai voltar a confiar em comprar telemoveis com Windows?

  7. Avatar de Edgar
    Edgar

    boas, também tive vários lumias e era um defensor deles, no entanto em maio de 2016 tive que fazer a mudança inevitável para android com um xiaomi redmi note 4 e tenho pena de quem ainda não deu esse salto, o windows 10 mobile esta morto a muito tempo.

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tive um Samsung Omnia 2. Senti tanta frustração. Fiquei com ele, nem o vendi porque senti que enganava alguém. Por este motivo nuca mais comprei nada ligado a estas duas marcas, mas nunca se sabe….

    1. Avatar de LM
      LM

      Tb passei pelo Omnia 2, e ainda tive outros mais velhinhos com win mobile. Depois adquiri um Lumia 620, e de momento a frustação é enorme. Está a crashar constantemente, perdeu-se a aplicação messenger, os browsers são lentos e maus, muitas apps que uso deixaram de ter atualizações, fiquei no Win Phone 8.1… Frustrante esta politica da MS, e já decidi, oportunamente, a adquirir Android. MS talvez daqui a uns anitos e dependendo da sua evolução

      1. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        Mas o Lumia 620 é um equipamento laçado em 2012!
        Em que versão estão os equipamentos android que foram lançados em 2012, ao mesmo preço que o teu Lumia 620?
        E esses não travam pois não? São o arquétipo da fluidez não são?
        Enfim…

  9. Avatar de lucatorelli
    lucatorelli

    Eu gostaria de saber tirando o pessoal que usa ios e windows e ainda os que usam roms especiais para android como funciona as actualizacoes das stock rom de android para esses utilizadores . Ja usei windows mobile 4 e o 5 . Depois varios android desde o 2.3 ate ao 4.4 usando a minha esposa um 5 e actualizacoes nem ve las ao passo que com um pobre microsoft 435 passei do win 8.1 para o dez e volta e meia se actualiza .

  10. Avatar de JATF
    JATF

    Os utilizadores Windows que não tiverem os seus dispositivos nesta lista podem na mesma actualiza-los para o Windows 10 Creators Update a seu próprio risco, sabendo à partida que não é suportado, escreve Dona Sarkar a partir do blog da Microsoft. tenho no meu Lumia 435 o Windows Insider e funciona muito bem sem qualquer problema, e eu estou a borrifar para a grande e nova actualização logo que dê para fazer e receber chamadas. para mim chega e sobre, e de uma coisa tenho a certeza é que tenho dois excelentes equipamentos da Marca NOKIA.

    1. Avatar de Lucatorelli
      Lucatorelli

      Somos dois. Tenho por obrigação um Android 4,4,2 que actualização nem vê lá. O mesmo digo do da minha esposa tendo esse o, Android 5.

  11. Avatar de Nitro
    Nitro

    This is the end!

  12. Avatar de one
    one

    Continuem com as críticas, mostra a vossa comichão. Uso Windows 10 Mobile e adoro! Melhor interface de todos!

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Mais 3 cá de casa. E todos satisfeitos, e com atualizações mensais. A cada atualização mais satisfeito fico, tanto em melhorias de funções como de menus

  13. Avatar de Luciano W
    Luciano W

    Eu sou um dos poucos que se beneficiam com o Windows 10 a ponto de ainda não querer me meter com outro SO. Minhas necessidades não são muitas, uso Facebook no Edge, não uso Instagram, twitter e nem outros apps de apelo popular pesado. Só mesmo Whatsapp e Peefect Flickr e outros usos pessoais.

    Concordo que a MS dá muito tiro no pé e inviabiliza um sucesso que parecia tão promissor há uns bons meses. Ainda tenho fé numa reviravolta na competência da equipe, quem sabe no fim de 2018.

  14. Avatar de Caetano
    Caetano

    Eu não percebo o veneno que se verte nos comentários mas, tudo bem.
    Como pode estar morto um sistema operativo que tem actualizações quase que diárias. Acham que uma tecnológica como a MS, vai deixar o mobile de lado quando sabemos que o uso de internet mobile já ultrapassou o da fixa? Por favor, tenham calma.
    O que me preocupa enquanto cliente é o facto de não haver dispositivos à venda, isso sim, limita a escolha. Agora, dizer que o SO está morto… Quem tem 8.1 já devia ter actualizado ou entendo que não quis actualizar, certamente quererá comprar um dispositivo melhor. O mesmo se passa nos computadores, ainda há muitos em XP, por alguma razão, não?

    1. Avatar de hugomarafona
      hugomarafona

      Tem skype e facebook, sim! o problema foi a microsoft alterar o nome e muita gente associar ao windows apenas windows phone e não o windows 10 mobile.

    2. Avatar de David
      David

      Tem ambos, sendo que desses 2 o único que atualiza a conta gotas é o Facebook, porque a empresa Facebook assim o quer… O Skype é atualizado quase mensalmente.

  15. Avatar de luis reis
    luis reis

    Portugal: O país onde as pessoas ligam mais ao SO que as OUTRAS usam do que à politica xD

  16. Avatar de smurff
    smurff

    a Microsoft chegou tarde na corrida contra os outros dois concorrentes(Apple e Google), quis inovar espalhou-se ao comprido, e mais uma vez voltou a dar tiros nos pés, simplesmente quer queiram quer não, a Microsoft no mercado móvel tem os dias contados, fiquem-se pelos desktop’s e híbridos(tablets), que o que fazem bem e deixem o mercado dos smartphones para os outros que há muito que dominam o mercado…

    1. Avatar de Rosa Câmara
      Rosa Câmara

      Na minha opinião,. Microsoft nunca mais! Tenho um Windows fone 8.1 , mas depois que atualizei para o 10, o celular ficou horrível: a bateria descarregava o tempo todo, travando, aplicativos que fechavam do nada, lento. Voltei para o Android, de onde nunca deveria ter saído. Microsoft não valoriza os clientes! E ainda vem aí o Surface da Microsoft que deve ser outra porcaria pra enganar os usuários do sistema Windows. Microsoft você é uma grande decepção!

  17. Avatar de Rafael
    Rafael

    Só tenho a dizer. Quem quer um telefone simples , rápido e bom e não se importa de pagar mais (em tudo), que compre um iPhone ou iPad, quem gosta de applicações, funcionalidade e de telefones (as vezes) mais em conta que compre Android. Quem quer fluidez e eficácia que vá para um Windows Phone… ou não…
    Sou um utilizador dos 3 sistemas (derivado da minha profissão), e fiquei decepcionado assim que soube que a Microsoft descontinuo a plataforma de bridge de applicações (Projecto Astoria) tinha tudo para “colocar” o Windows no mercado novamente. Tenho actualmente um Nokia Lumia 930 que eu tenho muito orgulho pela sua performance e triste apenas de ter o Windows instalado… Se quisserem aplicações IOS ou Android porque garanto-vos que o WP está a ser rejeitado pelos criadores de applicações pois não faz sentido apostar na cota corrente do mercado de 1%, conteúdo da Loja é vago e passam-se meses sempre com as mesmas aplicações nas novidades. Tenho a certeza que o WP tem os dias contados e tenho pena porque podiam fazer muito mais do que foi feito.

  18. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Nada disto me preocupa. Haver equipamentos que deixam de ser suportados é perfeitamente natural.
    O que me preocupa é a falta de novos equipamentos.
    Por enquanto temos atualizações regulares, atualizações comulativas mensais, bem como as atualizações anuais, tal como no W10 para PC.
    Mas mais tarde ou mais cedo necessitaremos de atualizar os equipamentos.

  19. Avatar de Anti-Obnóxios
    Anti-Obnóxios

    Eu detesto “monopolios” ou “duopolios” ou afins!
    Bendita concorrencia, melhor ou pior, depois cada um usa ou desusa o que aprouver. E o mercado, ajusta e puxa por todos.
    Pela tua teoria, ainda so havia, EDP, PT, GALP, CGD, ETC..
    Ouço “palrar” muito, sobre atualizaçoes e isto e aquilo e fico sorumbático ; Apple e IOS ( goste-se ou nao), é um caso à parte, paradigmático mesmo ( pela positiva, claro). Agora , android ??? Eu também o uso (alias tenho aparelhos com os 3 sistemas), mas sejamos honestos, atualizaçoes no android ? A conta-gotas e dependendo da vontade de cada fabricante ? Até parece que nos estao a fazer um favor ?E nunca se sabe ao certo, o que se tem ou nao ?Por alguma razao, se fala tanto em rooms, para aqui e para ali. Ou seja, um sistema operativo, líder ( a média de preços conta muito), que depois se tem de alimentar com o trabalho e esforço da “comunidade” ?
    O opensource é de facto, o seu grande trunfo ….e ao mesmo tempo o seu algoz.
    Epa deixem, “viver” ou “sobreviver”, quem por ca anda, nao se gosta, nao se usa; isto é como as senhoras , elegantes, lindas, ou nem tanto, afáveis e simpaticas ou mais “brutas”, melhor aperaltadas ou mais “cruas”, mais femininas ou nem por isso, depois cada um fara a sua seleçao (o mesmo eh valido para elas, em relaçao aos homens).
    Essa mania, de que, o que nos nao gostamos, devera ser “eliminado”, é tipico dos regimes totalitarios, fascistas, oligarquicos etc.. Temos varios exemplos historicos, ao que isso nos levou.

  20. Avatar de jose
    jose

    tenho lumia 535 com w10m e actualizações nem ve-las..isso de terem actualizações semanais e mensais é tudo treta

    1. Avatar de Lucatorelli
      Lucatorelli

      Vê as tuas definições relativamente à isso. Sendo igual ao meu mudou do 8,1 para o dez. Portanto vê as definições de actualização.

      1. Avatar de jose
        jose

        ja estao alteradas à muito tempo…eu falo em questao “destas supostas actualizações”.

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Ou trolas ou tens problemas no telemóvel.
      A acreditar que é a segunda, já experimentaste fazer um softreset ou mesmo deligar e ligar?
      É que existem mesmo atualizações para os x30/x35!

    3. Avatar de Luís
      Luís

      às tantas és daqueles q pensa q o telemóvel actualiza com o poder da mente..). se não aparecem as updates automáticas Sistema -> atualizar e segurança -> atualizar telemóvel… é q q eu saiba as notificações dos updates ao SO “nunca” foram automáticas (quer em mobile quer em pc)

      1. Avatar de Lucatorelli
        Lucatorelli

        O meu é e lê e vês que não é caso único.

  21. Avatar de codered
    codered

    Tenho um lumia 640, está a ser utilizado como hotspot Mobile com o cartão BLM do MEO. Ainda ontem teve actualizações.

  22. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Só para ajudar a por as notícias em dia:

    Microsoft quietly re-enables Upgrade Advisor for supported Windows phones https://mspoweruser.com/microsoft-quietly-re-enables-upgrade-advisor-supported-windows-phones/

    1. Avatar de André
      André

      Sim ja funciona, obrigado pela atualização..

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    É pena ver notícias não abonatórias por parte da MS.
    Uso WP 8.1 (Lumia 640) há cerca de 2 anos, com alguma desconfiança, na altura, deixei o Android, no entanto a adaptação foi rápida e fácil.
    WP 8.1 é quanto a mim um excelente SO para telemóveis. Simples, rápido, fluido, descomplicado e leve.
    Não utilizo muitas apps, só mesmo o essencial, pois para mim o telemóvel ainda tem que ter o o desígnio para o qual foi criado – chamadas e SMS, o resto vem por acrescento.
    Comparando Android a WP, pessoalmente, prefiro WP sem dúvida, mas isso é somente a minha opinião e para mim é o que me interessa

  24. Avatar de Rosa Câmara
    Rosa Câmara

    Depois que atualizei o meu celular Windows 8.1 para o 10 mobile, meu celular nunca mais prestou, um fracasso total. Adeus Microsoft nunca mais! Uma vergonha! Voltei para o Android e vale mto a pena.