Só o Windows 10 recebe atualizações em processadores recentes

45 Comentários

O foco da Microsoft é, agora, o Windows 10. Todas as versões anteriores, mesmo as mais recentes, devem deixar de ser usadas e desaparecer assim que possível.

Os utilizadores têm tentado lutar contra esta medida, mas parece que agora a Microsoft vai conseguir levar a melhor, ao bloquear as atualizações de versões mais antigas do Windows em processadores recentes.

Windows

A decisão da Microsoft de abandonar estas atualizações não é recente. Foi tomada em janeiro do ano passado, e revista alguns meses depois. A sua ideia era que os processadores mais recentes usassem apenas a versão mais recente do Windows 10, não tendo suporte nas versões anteriores.

Fim do suporte do Windows nos novos processadores

Até agora essa ideia estava apenas no papel e não estava a ser aplicada, mas este mês tudo mudou e muitos utilizadores estão a relatar que estão impedidos de atualizar os seus sistemas operativos. As máquinas onde isto acontece têm processadores Intel Skylake e Kaby Lake e os AMD Ryzen. Curiosamente, e no caso dos Skylake, as máquinas de 16 fabricantes vão ser suportadas.

Na prática, esta medida impede que utilizadores do Windows 7 e do Windows 8.1 consigam instalar as mais recentes atualizações dos sistemas operativos nas suas máquinas. Essa situação está a ser apresentada aos utilizadores através de mensagens como a que apresentamos na imagem abaixo.

Atualização do Windows

As razões para o fim do suporte ao Windows

Esta medida pode não parecer estranha para sistemas mais antigos e sem suporte da Microsoft, nos quais se inclui o Windows 7, que tem apenas disponíveis atualizações de segurança. O caso do Windows 8.1 é diferente, uma vez que este sistema operativo está ainda a receber suporte ativo da Microsoft, pelo menos durante mais 1 ano.

A Microsoft alega que é difícil e complicado manter a compatibilidade destes sistemas operativos com os novos processadores e com as novas funcionalidades que estes implementam.

A solução, à luz deste novo cenário, é mesmo a instalação do Windows 10, com todos os inconvenientes de privacidade que muitos advogam ou, por incrível que pareça, investir em hardware menos recente.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Com todo o respeito, mas pela primeira vez talvez apoie a 100% está medida da Microsoft. Porque iria alguém com um processador Kaby Lake usar o Windows 7? Não faz o minimo sentido nem usa ao máximo o potencial do mesmo processador. Isso seria quase o mesmo que agora ser lançado um telemóvel Android com processador deca core, 6gb de RAM, etc, e Android 4.1. Faria sentido? Claro que não! A tecnologia evolui e esta medida só irá melhorar a qualidade geral da maioria dos dispositivos Windows 10, como se tem observado. Cada vez o Windows 10 cada vez está mais rápido, estável, seguro, mais aplicações interessantes e mais programas a darem melhor uso ao sistema. Tudo isto graças a algumas medidas controversas da Microsoft, que neste caso, apoio.

    1. Avatar de Carlos Dias
      Carlos Dias

      um exemplo prático vc tem uma empresa tem seu erp funcional vamos dizer que suporta até Windows 8…vc tem tudo licenciado…um dos seus computadores queima…vc compra um novo mas não quer comprar outra licença ou um dos softwares que vc usa não tem suporte ao novo sistema operacional…numa dessa vc se vê obrigado a investir alguns mils para adequar a um sistema operacional cuja as novas funções não agregam ao seu negócio…sua empresa pode ter 2…3 computadores ou centenas…qnto fica essa brincadera

      1. Avatar de Microsoft
        Microsoft

        Simples, coloque este posto a aceder ao ERP através de remote desktop. Se o problema é ceder este acesso a qualquer um, coloque este posto no chefe. Ajudei?

  2. Avatar de André
    André

    É por estas e por outras que a melhor decisão da minha vida foi remover o dual boot e ficar só com o openSUSE! Já lá vão muitos anos, e nada melhor que ser dono do meu PC!

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      +1! Linux serve me perfeitamente. No meu caso é o fedora.

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        Pode servir para o teu caso, mas não serve para a maioria das pessoas.
        Jogos no Linux? pufff a lista é maior que a uns anos devido a steam, mas mesmo assim, maioria ainda corre melhor no windows, e a lista no windows é gigante tudo o que sai é para windows. Falta de vários programas, até o Unity3D para a criação de jogos para android e ios, esta meio em fase beta, e pior que windows.
        Entre etc, etc, linux é muito bonito para um utilizador básico que vai ao facebook, vê uns filmes e musicas e pouco mais

        1. Avatar de rlopes
          rlopes

          Finalmente haja alguém com a mesma opinião que eu, e que a expresse. Pensei que era o único a pensar assim.
          A não ser que sejas IT, que tenhas de usar linux por causa de configurações de servidores e esse tipo de coisas, para a grande maioria das pessoas, o linux não serve. Se quiserem provas, vão ver a percentagem de máquinas em que esse sistema está presente…
          Muitas das vezes são apenas gostos, ou modas, ou querer imitar outros e não por “servir perfeitamente”. Falando apenas de um utilizador comum, para quem só vai ao facebook, vê o email, vê filmes e faz umas apresentações “à secundário”, uma distro de linux serve muito bem. Se precisam de mexer em algo mais pesado, por exemplo jogar, linux ainda está a anos-luz.

          1. Avatar de luis
            luis

            O Android é Linux….

        2. Avatar de Potato Master
          Potato Master

          Linux é exatamente o contrário do utilizador simples.O linux é open source, para que a pessoa adapte o SO para as suas necessidades.O único problema real do linux é a compatibilidade, como já foi dito, mas ainda assim, a lista cresce rapidamente.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ubuntu 😉 tb continuo com dual boot, tenho alguns casos que só mm Windows, mas 90% do tempo é Ubuntu. Mas faz sentido o que Microsoft tá fazer, até pq as atualizações segurança mante2

  3. Avatar de ze
    ze

    Chegado ao meu limite de paciencia, o meu PC também passou a receber só sistemas operativos Open source. Para o uso que dou serve perfeitamente.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Primeiro qualquer Windows 7 funciona melhor que open source e ele não bloqueia por estares em 2017 lolol segundo, perdeste paciência pelo W10 não estar acessível para ti mas no open source tens mais incompatibilidades que no W7. Terceiro, se o W8 ou W10 não suportam o teu PC é porque é mesmo muito muito velho. Eu tenho um Acer podre de velho (classe P4 com 1 núcleo, 768 MB RAM e disco ide) e o W8 funcionava! Mas mesmo com open source era tão lento que deitei-o fora na reciclagem.

      Há alturas que até um smartphone de 60€ é mais rápido que um PC antigo…

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        que incompatibilidades?? e não me venhas com o Software pq isso é culpa dos produtores de Software. Não me digas que quando uma marca de calçado só faz sapatos tamanho 38 a culpa é tua por calçares o 40

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Não, já tive a falar com colaboradores do gnome, e eles opiniam que o problema é mesmo o Open-source. Todos querem fazer a melhor distro, a melhor interface gráfica, o melhor reproductor de vídeo, etc. E não há esforços a melhorar o que já existe nem a culmatar falhas. Isso é o problema.
          Eu uso linux diariamente. E adoro, a questão é que não funciona sempre bem como dizem, quando tens um problema tens que tirar um dia de investigação, e se mudam simples utilizadores para linux, cortas lhes as pernas e ficam dependentes de ti para tudo. Digo por experiência, eu não venho para aqui dizer que todos deviam usar, eu fiz com que muita gente usasse. Depois de alguns anos tive que mirar todos de novo para Windows, pois surgia sempre alguma coisa que eu tinha que perder imenso tempo a ajudar. Desde então acabou se o frete.

        2. Avatar de rlopes
          rlopes

          Para quem só abre uma janela do browser é normal que não tenha qualquer incompatibilidade. Já agora, a tua comparação não tem nada de parecido com o comentário ao qual a diriges. Ver os fanboys a espumarem-se, é de rir.

        3. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Interessa lá de quem é a culpa? Como o homem disse, o open-source é muito mais limitado e muita coisa corre por Software em modo de compatibilidade (= ineficaz).

          Isso é como o W10M, se ele tem poucas aplicacoes, para ti como user interessa de quem é a culpa? Nao. Interessa é que devia ter mais, por muito bom que o SO seja.

  4. Avatar de Enese
    Enese

    Basicamente é o mesmo que o OSX, quando lançam um novo MAC as versões antigas do OSX não o suportam. Curioso é que os OSX mais recentes nao suportam os computadores mais antigos (Ex. CoreDou Macbook) que já não suporta OSX mais recente há um bom pare de anos, contudo roda perfeitamente windows 10. Basicamente só está a usar a mesma tática que o seu concorrente direto.

  5. Avatar de RJCA
    RJCA

    Cheira-me mais a “jogada de marketing” por parte da Microsoft para que o Win10 chegue a mais máquinas.

    Microsoft arranjem-me lá uma versão para eu instalar no meu BQ Curie com Android desactualizado sff…

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Sim, espera sentado que
      isso aconteca…
      Em breve o W10Mobile nem para os equipamentos produzidos pela Microfodse, quanto mais para outro tipo de equipamentos. Uma tristeza.
      Tornaram-se especialistas em desaproveitar tudo o que tinham criado de bom na área dos telemóveis…

  6. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    acho multo bem por parte da Microsoft cada macaco no seu galho

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Querem se livrar desta dor de cabeça? Usem Linux!

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Então faz por isso. Muda todos de casa para Linux e convence os teus amigos a usarem linux. Depois daqui a um tempo vem dizer me como correu. É tudo muito bonito quando corre bem, mas quando tens Broadcom que se desinstala por milagre, conflitos que nem sabes como foram criados, etc. Vais por mãos à cabeça. Linux é bom para quem sabe algo de informática e quer aprender.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Convenci a minha namorada a usar o Xubuntu aqui há alguns anos e até agora não ouvi uma queixa da parte dela. O meu irmão, que é investigador, a mesma coisa. O software que usa na sua área existe todo para linux. No meu caso dou valor ao multimédia e há software poderoso para linux. Ou seja, qual for a necessidade, há uma distribuição de linux disponível.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          A tua namorada só vai à net certo?

        2. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Tu podes ter convencido até o presidente mas sendo que a escolha entre Linux vs. Windows é “gratuita” (o Win. vem em qualquer PC) e usar open-source (com montes de problemas de distros diferentes, comandos, compatibilidade, pouco intuitivo e nao só) por opcao…nao é muito normal.

          Além disso se vieres com a Tanga que montaste o PC por ti, isso é porque gastaste umas fantásticas centenas de euros em pecas, mas depois vens dizer que te faz comichao pagar uns 100€ pela maior peca de Software que é o SO.

          Que me digas que usas o Windows mas preferes usar um Office, Apps de edicao de imagem e outras open-source aí compreendo, há muito boas opcoes. Agora dizer que nao usas Windows porque é caro ou porque open-source é melhor… acho que toda a gente se ri.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Eu compreendo que para quem e formatado desde pequeno para determinada coisa seja difícil mudar. Mas garanto que logo que se domine minimamente o poder do linux, vai-se pensar como não descobri isto mais cedo.

      2. Avatar de irlm
        irlm

        trocas por uma wireless intel, fica resolvido.

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Até parece que o Linux não é dor de cabeça para quem se quer iniciar nesse percurso…

    3. Avatar de Toder
      Toder

      agora diz-me pff porque irias comprar um processador novo para depois ires meter Linux? não faz qualquer sentido…

  8. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    Para a frente é que é caminho!
    Mas por vezes não é fácil aceitar as escolhas da Microfodse.
    Hoje atualizei o W10Pro do meu fiel Acer e depois quis desinstalar um programa. Perdi um tempão a encontrar aquilo que substitui o painel de controle. Não há pachorra…
    É verdade que nos habituamos aos nossa realidade, mas porquê mudar só por mudar?! Isso é a versão Apple, que altera porque sim…

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Isso deve ser um problema de Cataracta. No menu INICIAR se carregares na App com o botao direito e fizeres desinstalar vais logo ter ao sitio certo (e se for da Store até desinstala logo). Daí que se nao deste com o sitio depois do update cheira-me que a culpa nao é do W10…

  9. Avatar de *** Redbob365
    *** Redbob365

    Ótimo. O Linux agradece. Se for pra rodar jogo, melhor comprar um PlayStation. Deixemos o que é melhor rodar no computador

    1. Avatar de Toder
      Toder

      acreditas mesmo no que dizes? luuuul

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Só mentalidades atrofiadas pensam assim. Qual é o propósito de ter um computador?

  10. Avatar de Alex
    Alex

    E acho muito bem… Usar processadores modernos com software “velho”, é como querer ter um Nissan GT-R de 2017 mas com as caracteristicas de um Nissan Micra.

    Avancem mas é e evoluam.

  11. Avatar de TekMan
    TekMan

    O impacto disto será mínimo para máquinas com Windows 7 ou 8 em processadores Skylake, já que se comprometeram a continuar a atualizar as máquinas de 16 fabricantes. Se repararem na lista de fabricantes, deve estar lá mais de 90% do mercado.

  12. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Aparentemente já começam a surgir formas de contornar esta situação.

    Instalar updates no Windows 7 ou 8.1 em computadores com processadores Intel Kaby Lake ou AMD Ryzen:

    https://www.askwoody.com/forums/topic/installing-win-updates-on-win-7-or-8-1-computers-with-kaby-lake-or-ryzen-cpus/

    É sempre aconselhavel fazer um Backup antes…

    Windows 10 é LIXO!!!!

    1. Avatar de Alex
      Alex

      O melhor é o 3.1… Até a navegar na internet é mais rápido! E já nem falo em MS-DOS (ahahahahahah).

      Estes SO’s actuais são muita tecnologia para um único neurónio…

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Alex, adorei o post (Sem irionia), fizeste-me rir 🙂

      2. Avatar de Blue Screen of Death
        Blue Screen of Death

        E ris-te de ti próprio!? Estás a ver o teu reflexo algures…

        Bem… mas se tu o dizes quem sou eu para duvidar!?

        Apesar de não ser à toa que Agências do Governo dos Estados Unidos, incluindo as que controlam os Sistemas de Defesa ainda usarem o Windows 3.1 e o XP!

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/eua-misseis-nucleares-controlados-computadores-1970/

        Esses SO’s mais antigos garantem mais estabilidade, confiança e segurança em áreas muito sensíveis.

        Dizes que os SO’s actuais são muita tecnologia para os teus …ops… para o teu neurónio…

        SO’s actuais (plural). Quais?

        Last but not least… Are you freaking retarded?

  13. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Aparentemente já começam a surgir formas de contornar esta situação.

    Instalar updates no Windows 7 ou 8.1 em computadores com processadores Intel Kaby Lake ou AMD Ryzen:

    https://www.askwoody.com/forums/topic/installing-win-updates-on-win-7-or-8-1-computers-with-kaby-lake-or-ryzen-cpus/

    É sempre aconselhável fazer um Backup antes…

    Windows 10 é LIXO!!!!

  14. Avatar de nop
    nop

    sejamos sinceros, quem e que faz updates de “segurança” no windows 7?! nada que tenha updates vem dar mais segurança… so vem abrir mais buracos para que possam dizer de boca “cheia” que o windows 10 e o mais seguro.. por isso ja ha uns anos que nao faço update ao windows 7, corre em maquina virtual com snapshot temporario e com a firewall fechada… e mais rapido n ficas com virus. para tudo o resto ha linux, sendo que para configurar servidores nao e preciso linux..

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Era porreiro indicarem quais os processadores que podem bloquear… é que alguns i3’s são piores que o meu, que é mais antigo…mas enfim…

  16. Avatar de João Terra
    João Terra

    façam como eu, Windows 7 é o melhor de todos

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Adoro esta conversa de que o Linux é que é bom e não há dores de cabeça que valente treta!!! Eu já tive dual boot windows 10/Ubuntu e nem a porra do drivers do wi-fi consegui por a funcionar mesmo depois de várias horas a tentar…