Afinal o Spotify vai mesmo deixar de suportar o Windows Phone

49 Comentários

O universo dos sistemas operativos móveis da Microsoft tem vindo a perder força ao longo dos últimos anos. Esta quebra é de tal forma grande que os programadores acabam por perder o interesse nesta plataforma.

Depois de vários terem já decidido sair, chega a vez do Spotify anunciar, novamente, o fim do suporte ao Windows Phone, deixando assim a sua app sem atualizações.

Spotify Windows Phone

São já muitos os casos de aplicações e de programadores que abandonaram o Windows Phone e até o Windows 10 Mobile. As causas são bem conhecidas e a Microsoft parece não conseguir fazer nada para o contrariar.

A mais recente desistência veio do maior serviço de streaming de música. O Spotify anunciou que vai deixar novamente de suportar o Windows Phone. Estas declarações aconteceram no seu fórum de novas ideias, sendo clara a posição da empresa.

Spotify for Windows Phone has been placed into maintenance mode. Thus, we will only be making critical security updates to the current Spotify app and not releasing any new features nor improving support for old devices going forward. Users can continue to use Spotify on previously supported Windows Phones and Spotify will remain on the Windows Store.

Para já o a aplicação do Spotify no Windows Phone fica suspensa, recebendo apenas as atualizações mínimas, garantindo apenas as de segurança. Estará disponível na loja de aplicações do Windows, mas sem qualquer novidade.

Spotify Windows Phone

Esta não é a primeira vez que o Spotify decide abandonar o Windows Phone, tendo já em março do ano passado tomado uma posição idêntica. Essa acabou por ser revertida poucos dias depois, tendo a empresa lançado na altura uma nova versão.

Agora tudo parece ser diferente, com o Spotify a declarar que a sua aplicação para Windows Phone está suspensa, sendo garantidas apenas as atualizações de segurança. Novidades que surjam vão ficar restritas às apps do Android e iOS e aos sistemas operativos de desktop.

Esta é uma perda de peso, somada a muitas outras que já aconteceram, e que pode levar a que muitos ponderem mudar do Windows Mobile (Phone e 10 Mobile) para outros sistemas que dão garantias de continuidade e de atualização de aplicações.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Faz sentido, w10m é que importa, é a mesma coisa que windows xp ainda ter suporte…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A aplicação do WP e do w10m é a mesma……

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Nao, wp 3 windows phone 8.1 w10m é windows 10

        1. Avatar de Rui
          Rui

          é dificil entender que a aplicação do windows phone 8 É A MESMA do windows 10 mobile

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Nao, windows phone vai até 8.1 windows mobile É dado aos dispositivos que tenham windows 10 mobile

        Alem do mais (nao para si), “We can confirm Windows Phone 8.x is no longer supported. You can still use our Spotify application on the associated devices but it will no longer receive any further updates and download the application. We apologize for the inconvenience.” Ou seja mais para a frente existirá um update para windows 10 (mobile).

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A frase que estás a citar já tem mais de 1 ano, não é sobre a nova decisão da Spotify, sendo que a Spotify poucos dias depois (há 1 ano) ajustou um pouco a posição. A Spotify não divulgou planos para haver uma versão móvel só para W10m.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      O que a Spotify está a dizer também se aplica ao w10m. Tendo em conta o contexto em que a mensagem (toda) é dada eles estão a falar no geral da plataforma da MS. Se reparares eles referem-se a telemóveis Windows (Phones)

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        No site deles refere que vão continuar a dar suporte, e que vem updste para versão 5.2. Têm até um fórum a aferir se há adesão para a criação de uma UWP app… Por isso algum coisa querem fazer. Parar de lançar features para começarem a criar uma app universal? Faz sentido, visto que vão continuar a lançar updates de segurança

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Mas o que é que estás para aqui a falar!? Isso são mensagens e uma versão de há 1 ano atrás, ou não reparaste? Eles não têm uma versão UWP, e essa página (com 2 anos) há muito tempo que mostra que o interesse da Spotify numa app dessas é reduzido.
          O facto é que no futuro próximo a Spotify não vai trazer nada de novo para uma versão mobile no Windows.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Bruno ele tem razão, no entanto o fórum do spotify sobre uma UWP está bastante ativo, estive também a ler uns fóruns e fontes dizem que a spotify realmente está a trabalhar numa app UWP, de referir que eles falaram no suporto do windows 8.x
            “We can confirm Windows Phone 8.x is no longer supported. You can still use our Spotify application on the associated devices, but it will no longer receive any further updates and download the application. We apologize for the inconvenience”, para quê dar suporte a uma app e colocar novas features se devem estar “próximos” de lançar uma uwp?

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Tiago, não percebo o porquê de insistirem citando mensagens com 1 ano! Isso já foi há muito tempo atrás, por causa duma posição da Spotify que por sinal recuou. A Spotify não tem mostrado grande entusiasmo em fazer uma app UWP (há 2 anos que no fórum é pedido) e o facto é que não há. De modo que esta posição da Spotify afecta todas as versões móveis do Windows, não só o Windows Phone 8.x

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        “Regarding Windows 10, we can’t say at the moment if or when any specific release will be out, but as soon as there is something new, you will receive a notification on your device that an update is available and prompted to download it.”

      3. Avatar de Diogo
        Diogo

        To clarify our recent information “regarding the Windows Phone experience, we will continue supporting the Windows Phone 8.1 experience moving forward and we are actually improving our support for Windows 10 in our coming update 5.2, which will be available starting today”

    3. Avatar de Toder
      Toder

      Wp8.1 de 2015? Wtfff

    4. Avatar de 111111a
      111111a

      por acaso é de 2 de Abril de 2014

  2. Avatar de Vlad
    Vlad

    Deviam era lançar o spotify em UWP.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Perguntaram à comunidade o que achavam e têm tido um forte apoio da mesma… Por isso num futuro é isso que sw pode esperar

  3. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Ou seja ficou como outras facebook, linkdin entre outras. Sem actualizaçoes ha meses… É pena a Microsoft estar a deixar cair o que para mim é de longe o melhor so para telefones.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      LinkedIn agora é da MS… e sim tem app para W10M
      Facebook tb tem. Ambas funcionam. Updates para estragar? no thanks… venham mas é essas todas em UWP

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Spotify vai funcionando tb…
        updates para ficar pior como aconteceu com a app de rádio nativa? no, thanks

  4. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o ultimo a sair que feche a porta

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O início de uma era do fim do windows para equipamentos móveis.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Deve ser o Apocalipse mais longo de sempre.. já andam com essa afirmação desde 2013.. passados 4 anos ainda não mataram o borrego.. mas que raio!

      1. Avatar de Darth
        Darth

        É uma agonia lenta. Mas esta hoje longe de ser uma plataforma apetecível para o público em geral. Só é a última coca cola do deserto para arrogantes com mania de serem mais espertos que os outros

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Todos criticam mas usam Windows em PC… (a base é a mesma)

  6. Avatar de Caetano
    Caetano

    A Microsoft não deve estar à sombra da bananeira em relação ao mobile, até porque o SO tem valor e quem o usa sabe do que falo. Não percebo a fobia das apps. Por exemplo, uso o FB no Edge que é muito mais fluido que a própria app…
    Parece-me que a Microsoft está a fazer um trabalho inovador e os outros vão “copiar”, que será um SO único e a correr em qualquer dispositivo.
    Apenas para pensar, a Microsoft tem as suas aplicações disponíveis em IOS e Android, a mesma coisa não se vê nos outros. Por exemplo, GoogleMaps disponível para W10M.
    Quem é amigo?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Sou utilizador microsoft, o pessoal exagera mas também temos que ter espírito critico, há apps que fazem muita falta e a substituição do facebook via app por browser, reduz-te a qualidade de produtividade e experiência.
      Vamos ver ser a microsoft dá realmente um passo enfrente com a universalidade , caso contrario não terá muitas razões a nível de imagem e económico em manter o sistema mobile, na minha opinião claro.

  7. Avatar de sinam
    sinam

    deixa de ser troll. só queres guerras fãnboys

  8. Avatar de Toder
    Toder

    Eu nao sou estupido para pagar 700€ por um smartphone fechado e com specs mediocres. E depois lançam o mesmo modelo mas com uma cor nova e todos vão crazy. Também ta. Dame um iphone a preço de lumia e androids e compro sem problemas

  9. Avatar de Traveller
    Traveller

    mais uma noticia sensacionalista, Windows phone não é Windows 10 mobile as pessoas não sabem basta ler os comentários e já é a segunda noticia igual mais isto é uma não noticia não há a venda telemóveis Windows phone é o mesmo que noticiar a spotify deixa de dar suporte para android 2.0 ou IOS 7 acho que nunca foi noticia.

    1. Avatar de Micael Vinhas
      Micael Vinhas

      Concordo plenamente.

      Se por um lado o título está 100% correto, por outro induz as pessoas em erro, até porque o SO da Microsoft sempre foi conhecido por Windows Phone, a do Windows Mobile nunca pegou. Já no outro tópico houve um espalhafato enorme por causa de uma coisa onde todos (incluindo o autor do artigo) tinham razão, era mais fácil facilitar e dizer que o Spotify deixou de suportar o Windows Phone 8/8.1.

      Quanto à notícia em si, não me surpreende e também não me surpreenderia se daqui a uns meses deixasse de suportar o Windows 10 Mobile. Não saem dispositivos novos, dá a sensação que colocaram o SO em suporte prolongado e nada mais. Isso não convence os utilizadores, quanto mais os programadores.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      MAs a Spotify está-se a referir a telemóveis Windows (phones) e a informação foi dada no contexto geral dos sistemas da MS para telemóveis, sendo que não há uma versão especial para W10m.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Quer o Android 2 e o iOS 7 representam uma muito pequena percentagem dos utilizadores de cada plataforma, logo a notícia tem relevância muito reduzida! Não podes dizer o mesmo para o que sucede com telemóveis com Windows

  10. Avatar de Rui
    Rui

    de q ano são os android 2.0 e o ios 7?

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      Posso dizer já que o IOS 7 é mais recente

      ios7 lançado em 18 de setembro de 2013
      substituto IOS8 Lançado a dia 17 de setembro de 2014

      Windows phone 8 – lançado em 29 de Outubro de 2012
      Substituto
      Windows mobile 12 de fevereiro de 2015

      Spotify nem corre em IOS7 e nem noticia é

      E isto não é dizer mal nem bem de nenhum dos SO pois uso todos e tenho todos por motivos profissionais é achar que é uma noticia que não tem qualquer sentido de um site que gosto de ler regularmente.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        desculpe. mas omitiu ai a data de lançamento do Windows Phone 8.1 o que faz toda a diferença no seu argumento. ..

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Não interessa as idades, interessa a percentagem de utilizadores nessas versões em cada plataforma.
        Versões anteriores ao iOS 8 representam 3% dos utilizadores com iPhones. É por isso que não é notícia.
        Nas plataformas móveis Windows, a maioria dos utilizadores está ainda com WP 8.x, com casos de aplicações que abandonam a continuação do desenvolvimento quer para WP8.x, quer para W10m. É por isso que é notícia.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Bom argumento Bruno.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Se deres ou desses 700€ por um Lumia, terias suporte e spotify como eu tenho..
    Dá 150 € por um iphone 4s se calhar como deste pelo teu lumia e diz-me se ele tem os mais recentes updates do spotify..

    Eu não sou parvo, para dizer que o suporte dura o mesmo período tempo num sistema microsoft e apple, mas vergonha devias ter tu pela tua falta de capacidade e desconhecimento, perante modelos e sistemas.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ios 7- lançado em 18 de setembro de 2013

    WP 8- lançado em 29 de outubro de 2012
    WP 8.1- lançado em 2 abril de 2014

    Jelly Bean 4.3 – 24 de julho de 2013

    Três sistemas sem grande parte de suporte em muitas apps, três sistemas que já não veem em hardwares novos.
    Está o a microsoft assim tão horrivelmente atrás? Ou simplesmente é a ordem natural das coisas e o android e ios mans é que querem fazer um alarido do outro mundo?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      obrigado pelas datas sergio.
      o comentario anterior omitiu a data do wp 8.1 para poder comparar diretamente com o ios 7. tipico do q se ve por aqui..é preciso mentir e esconder dados para terem razao.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      A maioria dos aparelhos da plataforma móvel da MS continua com o Windows Phone 8.x, por isso não dá para comparar com os outros sistemas dessa forma. Neste caso inclusive, o problema também abrange o desenvolvimento para W10m.

  13. Avatar de blimb
    blimb

    Já foi o messenger agora vai o spotify, para a semana vai o oneNote?

  14. Avatar de Tulio
    Tulio

    Sabemos que é um sistema lixo.

  15. Avatar de luis
    luis

    se me deres um iphone por 50€ troca ja 🙂

  16. Avatar de Aquele
    Aquele

    Windows Phone Acabou

    Windows 10 Mobile Continua

    Entendam isto.

  17. Avatar de Miguel Lopes
    Miguel Lopes

    A Spotify também não tem app para IOS7, e não vos vejo a noticiar o assunto.
    Será que o IOS 7, 8, 9, e 10, vai morrer?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      iOS 7 é menos de 3% da plataforma da Apple! Achas que isso tem alguma comparação sequer com o que acontece na plataforma móvel Windows?

  18. Avatar de Diogo D.
    Diogo D.

    o que eu sei é que spotify continua a funcionar muito bem no meu WP8.1 o resto é conversa :p