Malware no macOS está a aumentar e cresceu 744% no último ano

60 Comentários

Durante muitos anos foi associado ao macOS uma aura de segurança e imunidade que mais nenhum outro sistema operativo teve. Se nos restantes sistemas os problemas eram periodicamente conhecidos, ao macOS nada parecia afetar.

Esta visão de proteção parece ter caído e agora cada vez mais surgem problemas, mostrando que afinal este é um sistema tão vulnerável como os restantes. A taxa de novos problemas tem crescido e no último ano parece ter batido todos os recordes.

macOS malware

Um estudo agora apresentado avaliou os problemas dos principais sistemas operativos e concluiu que o macOS é de todos o que mais tem crescido no que toca às novas ameaças.

O número é muito elevado, o que mostra que este sistema está a ser alvo de novos ataques periodicamente, revelando também que é cada vez mais uma escolha para os atacantes, uma vez que também tem cada vez mais utilizadores.

Os novos casos detetados levaram a que no último ano o crescimento do malware estivesse nos 744%, com um registo de 460.000 instâncias, sendo que a maioria deste é adware, dedicado a encaminhar os utilizadores para publicidade dirigida e específica. Muitas vezes não está em causa a segurança dos dados dos utilizadores, mas sim a apresentação de publicidade.

macOS vírus

Para além da situação preocupante no universo Mac, este estudo mostrou ainda que existe um outro novo alvo de ataques, este mais conhecido e até mais óbvio. Falamos da IoT e de todos os novos equipamentos que se encontram agora ligados à Internet.

A maioria dos visados nestes ataques não tem consciência de que está infetado e que irá ser usado para atacar outros dispositivos ou fazer parte de um ataque em larga escala contra um site ou outro qualquer serviço da Internet.

Esta é uma realidade cada vez mais presente e que demostra que é necessário haver medidas mais fortes para garantir a segurança dos utilizadores e dos seus equipamentos. Cada vez vão existir mais equipamentos ligados à IoT e estes precisam de se proteger nativamente.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Claro que sim… nem uma menção aos autores do “estudo”, uma empresa de “anti-virus” que foi hackada…

    1. Avatar de Nome*
      Nome*

      1.tens um PDF com o estudo completo 2.desde quando a mcafee foi “hackada” 3.o fanatismo dói, e é esse o teu caso, mas não te preocupes que há mais como tu

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ainda continuam com estas tretas do “Aii o iPhone, aii o MAC OS não tem virus!! É tudo mentira!!”

      Mas será que podem deixar de ser fanboys por uma vez na vida e admitir que existe falhas ou possíbilidade de haver malware para os mesmos? Há sempre desculpas.

      Quando são noticias do Windows, os típicos fanboys vão logo correr para cima do artigo críticar (que estão no seu direito) o Windows é isto e aquilo, quando é o seu MAC OS ou iPhone enfim tudo o que envolva Apple, é mentira.. isso não existe! É impossível de haver malware para MAC OS.

      É de rir, cada comentário desses sinceramente nem sei o que pensar, se o user é mesmo tapado ou não sabe que todos os sistemas, repito TODOS tem as suas falhas ou bugs inevitávelmente cada update é outra brecha que se abre.

      Sempre vai existir, quer queiram admitir ou não. Isso já não é problema meu, e não não sou fanboy do Windows, se fosse não tinha um telemóvel com sistema Android e um outro PC com Zorin OS.

      Saber reconhecer as coisas é que é diferente e não é para todos.
      Basicamente o que o Mr. RuiZ é que é impossível haver malware para MAC OS embora por outras palavras… Não acredita na possibilidade de existência de Malware para o seu “sistema ultra protegido contra tudo” tanto que a CIA tinha ferramentas para tal, curioso não?

      Apesar de as ter resolvido, não significa que não as houve.. Alias sempre haverá porque pela Apple ter corrigido não significa que a CIA e outras agências não desenvolvam outras ferramentas mais sofisticadas que as que foram reveladas. Logo como é que podes dizer que o teu MAC OS é seguro?

      E sim eu sei, que não disseste isso mas é isso que pretendes transmitir, se não pretendes é o que levas os outros a pensar.

      Vamos lá parar com essas coisas do fanbozismo porque isso não leva a lado nenhum, mas se quiseres continuar está a vontade, é problema teu.. E cada comentário desses é outro para a malta se rir.

      Cuidado, é tudo mentira! Tudo o que saia da Apple e vulnerabilidade é tudo mentira! Cambada de Invejosos não é assim que tu pensas? Hummm eu penso que sim, tu e mais uns quantos..

      1. Avatar de Luisbad
        Luisbad

        Não há (até à data) NENHUM vírus para macOS ou para iOS.
        Há outro tipo de malware, mas vírus nenhum.

        1. Avatar de VC
          VC

          O que é um virus? O que é malware?

          Exatamente o mesmo, um código programado para explorar vulnerabilidades e fazer certos procedimentos. A falha é a mesma, apenas uns a usam para uma meta e outros para outra…

        2. Avatar de xispa
          xispa

          Thunderstrike 2.

    3. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      A menção está lá e logo no inicio.
      Fica aqui o mesmo link: https://www.mcafee.com/us/resources/reports/rp-quarterly-threats-mar-2017.pdf

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Página 39 (carreguei cedo de mais no “Publicar”..)

    4. Avatar de Dope
      Dope

      Tens de deixar o contacto do teu dealer…. essa cena é do melhor!!!

    5. Avatar de Ai Ai
      Ai Ai

      Por fim a realidade vem ao de cima, agora que já há utilizadores e máquinas suficientes no mercado para que se torne interessante atacar, caem como todos os outros. Isto era uma questão de tempo. Como em tudo, homem faz, homem quebra.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Ninguem com mac tem virus…esses estudos valem o que valem. Entrentanto por cada noticia de mac infectado 1000 pcs com windows foram infectados

    1. Avatar de juq
      juq

      já saías de 1990 😀

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Loool, a diferença é que os utilizadores windows têm 100% mais de prevenção, pois esperam que algo aconteça, já os utilizadores Mac não têm cuidado nenhum porque a eles não acontece nada, quando acontecer vai ser em grande.

    3. Avatar de Pllzz
      Pllzz

      Acabou de sair daqui uma colega minha que o Mac dela mal funcionava com a quantidade de vírus. Por isso não sei de onde saiu essa ideia autista. Ah esquece és tu 🙂

    4. Avatar de correia
      correia

      mas ninguém disse que o windows não era infectado.

  3. Avatar de Belmonte
    Belmonte

    Mais uma notícia falsa sem fundamento nem provas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Deviam-se juntar e abrir um processo contra o Pplware a exigir explicações 😀

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Tens um mac ou um iphone não tens… objectivamente falando…

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Concordo, o MAC e a perfeicao sao familiares, o MAC ate e o pai da perfeicao, contra tudo e todos, ate contra todas as falhas que sao inevitaveis na tecnologia. Mas Apple nao e hardware nem software e outra coisa qualquer, uma religiao, onde os fanaticos (extremistas do mundo tecnologico) nao conseguem aceitar sequer o obvio. Tudo em prol da religiao e os mentecaptos que ela cria.

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        isto merece aplausos

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        E em português, pode ser se faz favor?
        🙂

  4. Avatar de 31
    31

    Se vires isto está correcto e é relevante por três motivos:
    – Um matemático, 460 mil ameaças novas, é diferente se o universo for 1 ou 1000000000000, se fossem em Windows um aumento exactamente igual provavelmente seriam um mero aumento insignificante de 0,000000000000744% e não de 744%.
    – Tecnológico, o Mac e o Linux não corriam vírus porque pura e simplesmente não conseguiam, é um núcleo monolítico, que tem as suas vantagens e desvantagens, não consegue por exemplo ter vários programas com componentes “partilhados” a ser executados ao mesmo tempo de forma “coordenada”), mas coisas coisas estão a mudar.
    – E para terminar coisas como o HTML5 e seguintes tornaram as plataformas parcialmente irrelevantes, se por exemplo, a “coisa” estiver feita em HTML5 e se limitar a funcionar no browser, se estiver bem feita o browser é relevante e o sistema operacional não é relevante (e digo HTML5 porque as capacidades dele de fazer este tipo de estragos são similares ao JAVA e Flash que a Apple baniu, para trocar por uma coisa destas, praticamente igual).

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      O Kernel da Apple, o XNU, não é monolítico, é hibrido, tal como o kernel NT. Aliás o XNU é baseado no Mach que é um microkernel.

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Sem fundamento não , mas “engraçada” sim :

    “Just as last quarter, the big increase in Mac OS malware was due to adware bundling. ”

    Malaware não é adware , mas enfim.

    Abc

    1. Avatar de um gajo na net
      um gajo na net

      adWare = Malware

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Nope , tenta outra vez

        Abc

        1. Avatar de juq
          juq

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Adware

          “O termo adware é frequentemente usado para descrever uma forma de malware (software malicioso), geralmente aquela que apresenta anúncios indesejados para o usuário de um computador. Os anúncios produzidos por adware são, por vezes, em a forma de um pop-up.”

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        @Gajo!

        Uma pesquisa rápida e verias as coisas como são. A vontade de dizer mal é tanta que nem te dás ao trabalho de fazer uma breve pesquisa.
        Embora o Adware esteja na mesma categoria do malware, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
        O Adware até é usado de forma lícita por algumas empresas de publicidade. O problema é que muitas abusam e depois vêm o Adware ser classificado como malware, devido a ser demasiado intrusivo e atrapalhar o usuário.
        Podes ser mais justo, ao menos?

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Vai quase dar ao mesmo… a diferença é que no adware sabes que o tens e o objetivo até pode não ser de fazer mal ao computador mas sim de mera publicidade forçada, enquando no malware não sabes que o tens e existem más intenções. Vírus é ainda outra coisa diferente que ao que me parece tem caído em desuso.

    3. Avatar de Ai Ai
      Ai Ai

      Se vamos por aí, os PCs windows hoje em dia também sofrem primariamente de “Adware” porcaria que entope o sistema. Vírus na verdadeira acessão da palavra já lá vai o tempo. Mas, sim eu sei, qualquer problema no Windows é vírus, no Mac é só impressão nossa. Tá tudo bem, toca a andar nada para ver. Só sei que eles cá aparecem.

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Acham? MENTIROSOS! Macs e IOS não tem NADA destas coisas! Então o melhor sistema do mundo com isto? Nao nao

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Exatamente Diogo, a super tecnologia XProtect da Apple torna os macs completamente invenciveis!

  7. Avatar de Str
    Str

    FAKE NEWS eheheheheh 🙂 🙂 🙂

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    O XProtect trata disso.

  9. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Acho piada que quando o assunto é revelar falhas de segurança nos dispositivos e sistemas operativos da Apple, toda a gente aparece a defender, a pedir provas e a pôr a em causa os estudos realizados. Todos ficam na defensiva como o nosso orgulho é ferido quando nos é apontado um grande defeito que nos recusamos a admitir.

    Quando é qualquer outro sistema operativo ou dispositivo, independentemente do fabricante, todos preferem acreditar que sejam verdades as questões de insegurança e nem sequer acreditam numa possível ideia de a notícia ser falsa.

    Isto é um fanatismo tão cego que superou largamente as crênças religiosas. Impressionante…

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguns comentários aqui, só me fazem lembrar Mohammed Saeed al-Sahhaf, antigo Ministro da Informação Iraquiano, que negava categoricamente que toda e qualquer espécie de invasão americana no país era falta, quando literalmente os americanos ja estavam no pais, instalados e a ocupar pontos estratégicos do Iraque. Mas cada um é que sabe, e acredita naquilo que quem entende. O orgulho por vezes é lixado.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      falta -> falsa.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    O pior cego é aquele que não quer ver

  12. Avatar de João Raposo
    João Raposo

    O problema são as pessoas que instalam tudo o que aparece nos pop-ups dos sites de ver bola e filmes. Ou seja, é o utilizador que instala MANUALMENTE estes Adwares.

    1. Avatar de ...

      Pois é mesmo esse o problema. Para o solucionar basta não ligar o PC/MAC para o resto da vida.
      #ThanksCaptainObvious

      1. Avatar de João Raposo
        João Raposo

        Oh seu esperto, então no Windows não se apanham virus e adware do nada!?!??!? Uma pessoa foi ao site errado, não instalou nada e fica infectado. Isso não acontece no Mac. É como dizer que o meu carro tem tendência a acidentes porque eu o guio contra uma parede de propósito todas as semanas.

  13. Avatar de Sandro Santos
    Sandro Santos

    mcafee… lol.

  14. Avatar de Apoca
    Apoca

    ainda bem que o mac’s nunca tem esse tipo de problemas…olha se tivesse x’DDD

  15. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    É o preço da fama, quanto maior o market share mais apetecível é para estes esquemas.
    O mesmo acontece com o windows, android ou outro qualquer sistema operativo.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      E assim se vai descobrindo que afinal os produtos da marca deixam muito a desejar quando comparados com a concorrencia.

  16. Avatar de julinhe
    julinhe

    “The latest McAfee Threat Report shows that macOS malware grew by 744% in 2016, with around 460,000 instances detected. Behind the headline number, though, are a couple of reassuring facts.

    First, while Mac malware is on the increase, it is almost a rounding error when viewed alongside Windows malware. All malware detected last year combined totalled more than 600M instances. Of this, around 15M examples were mobile malware – almost all of it Android …

    Second, the large increase in macOS malware was mostly due to adware bundling – software that results in Mac users being exposed to ads rather than risks to their machines.”

    fonte: https://9to5mac.com/2017/04/06/macos-malware-mcafee-threat-report-april-2017/

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Agora em português. 😉

      O último McAfee Threat Report mostra que o malware macOS cresceu 744% em 2016, com cerca de 460.000 casos detectados.

      Por trás do número da manchete, porém, são um par de fatos tranquilizadores.

      Primeiro, enquanto o malware do Mac está a aumentar , é quase um erro de arredondamento quando visto ao lado do malware do Windows.
      Todos os malwares detectados no ano passado totalizaram mais de 600 milhões de instâncias.
      Deste exemplo, cerca de 15 milhões de exemplos foram malware móvel – quase todo o Android …

      Em segundo lugar, o grande aumento no malware macOS foi principalmente devido ao pacote de adware – software que resulta em usuários de Mac sendo expostos a anúncios em vez de riscos para suas máquinas.

      Fonte: https://9to5mac.com/2017/04/06/macos-malware-mcafee-threat-report-april-2017/

      Lol
      É para quem não quer ler inglês.
      Tradução “à la Google” mas dá para perceber.
      🙂
      Todos os dispositivos são passíveis de ser atacados é certo , mas por vezes os títulos enganam bem os leitores.
      Há números e números.
      Abraço

  17. Avatar de bruno
    bruno

    Lol. “restantes sistemas operativos” deve querer dizer “Windows”. Uso Linux há 17 anos e nunca tive malware.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Mas não convém baixar a guarda…

    2. Avatar de 111111a
      111111a

      Uso windows à mais de 20 e também nunca tive 🙂

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    Aparentemente há muita gente nesta secção de comentários que não sabe qual é a diferença entre vírus e malware.

    1. Avatar de Nhó
      Nhó

      Nos comentários? No post 😉

    2. Avatar de blimb
      blimb

      malware são os serviços em background da apple, correto?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Em vez de tentares ser engraçado, devias ter lido o artigo original:
        1 – Maior parte deste malware é adware. Ou seja, ao contrário dos vírus, requerem a autorização explícita do utilizador, não são auto-replicáveis, são mais fáceis de remover, e não corrompem ou destroem dados pessoais do utilizador.
        2 – Maior parte deste malware vem de plataformas comuns (HTML5, por exemplo), o que significa que também estão presentes no Windows.

  19. Avatar de blimb
    blimb

    Impossível, o mac OS não tem virus.

  20. Avatar de Lol
    Lol

    Tchiii! Tantos fanboys da Apple! Ela assim nem precisa de fazer publicidade, tem aqui estes noobs a argumentar que Mac OS não tem “vírus” (que não é o mesmo que MALWARE)… Eh pá! Leiam isto antes de comentar besteira:http://www.digitaltrends.com/computing/can-macs-get-viruses/amp/

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    O McAfee por si só já e um vírus xD

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Ora aqui está um comentário interessante e talvez mereça a pena pensarmos no nível de intrusão destes programas…

  22. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    “imunidade que mais nenhum outro sistema operativo teve”, sempre troll
    desde que me lembro o linux sempre foi considerado o sistema mais seguro