Fim do roaming na Europa! Portugal pode pagar a fatura

45 Comentários

É já no próximo dia 15 de junho que acabarão finalmente as tarifas de roaming. Esta é, aparentemente, uma boa notícia para todos mas, sabe-se agora que poderá haver um aumento de preços em países importadores de turistas.


De acordo com o estudo da Altran “Zero Roaming, A Pitfall of European regulation”, o fim do roaming poderá levar ao aumento das tarifas domésticas associadas as comunicações. Mas crítico ainda é que essa fatura (sejam chamadas, sms, acesso à Internet) deverá ser também “paga” por cidadãos com mais baixos rendimentos (os cidadãos que “não têm recursos” para viajar, não beneficiam do fim das tarifas de roaming, logo os cidadãos com menores rendimentos irão subsidiar o acesso aos serviços digitais de pessoas com elevados rendimentos ).

Um aumento dos preços domésticos poderá ser uma consequência da adaptação da Roam like at Home (utilizador usa o pacote de telecomunicações que definiu no seu mercado de origem sem pagar roaming) dada a necessidade de investimento na capacidade de rede, especialmente em países que importam roaming [recebem muitos turistas] com grande sazonalidade.

Altran

A sazonalidade é outro dos problemas. Portugal está na lista pois recebe recebe mais turistas do que envia. De acordo com Alexandre Ruas, diretor de telecom e media da Altran Portugal em declarações ai canal Dinheiro Vivo:

Esta “trará um impacto negativo nos operadores nacionais por via do sobredimensionamento necessário para dar resposta aos picos de turismo e de uma maior dificuldade no planeamento das suas redes.

Se os operadores não conseguirem “garantir que a receita vinda do negócio wholesale [grossista] é assegurada” poderão “ser obrigados a financiar ações via receita doméstica, podendo impactar tarifas mensais”.

O estudo da Altran relembra ainda que o rendimento per capita dos países receptores de turismo na Europa é inferior aos do Norte. No Reino Unido, por exemplo, o rendimento é de 39.600 euros. Em Portugal é de 17.300 euros.

Alexandre Ruas refere ainda que de modo a dar resposta à nova lei da UE, os operadores terão de investir (e provavelmente aumentar os preços).

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cistine
    cistine

    Não faz mal, os tugas andam cheios de guito.

    1. Avatar de André
      André

      Exato, se podem comprar telemóveis topo de gama então também podem pagar o aumento das tarifas

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        o Zé Tuga consegue ter a maior taxa de deslocações em carro particular.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          porque temos transportes públicos de bosta.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se vives na aldeia talvez, se vives nas grandes cidades isso já se torna “meme”

          2. Avatar de Ricardo Fonseca
            Ricardo Fonseca

            Quando referiste grandes cidades, querias dizer….. Lisboa e Porto… Certo?

            É que tirando essas 2, o resto das cidades têm redes de transportes miseráveis.

            Quando fazem comentários, não pensem só no vosso umbigo, pensem que o país é mais do que Lisboa e Porto.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            metade da população vive em..
            Lisboa ou Porto…

            e é onde mais andam de popó para todo o lado

          5. Avatar de Miguel Ontario
            Miguel Ontario

            Miguel, a maior parte das pessoas não você nem em Lisboa nem no Porto, até porque nem tem dinheiro para isso. Os carros que vez em Lisboa, grande parte dele bem da margen Sul, Torres Vedras entre outras localizações ao redor de Lisboa

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            não tenho dinheiro?

            estes qi inferiores a 50 são tão rápidos a ter certezas sobre os outros

            ahahahahahah

        2. Avatar de MarioM
          MarioM

          Claro que ando de carro faço um trajecto de carro em 15 minutos de transporte demoro 1 hora no mínimo. como tempo é dinheiro tenho de usar o carro, mas como os Portugueses são especialistas a derreter dinheiro usam o transporte publico, mas também temos os políticos e mais alguns que a derreter dinheiro que não é deles são os maiores são os maiores. Até no estacionamento quando é para eles arranjam logo uns placares especiais da Emel quando é para o povinho que pague.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            tens toda a razão…. sem carro, quem vive em cidades pequenas, não se safa, mesmo que tenham carros todos “podres”. Já a classe corrupta, endivida o país para viverem à grande e depois PAGA zé povinho

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Tendo em conta que praticamente todos as regiões de Portugal, excepto o Grande Porto e Grande Lisboa, vivem à custa de transferência orçamental… os vossos comentários têm alguma piada (deve de ser da ironia deles).

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Alguns compram telemóveis tipo de gama outros compram telemóveis de 100€ ou até menos por isso cala te

      3. Avatar de zézé
        zézé

        Cada um compra o que quer qual é a tua ideia? Se n tens guito faz-te a vida para o teres.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Então não estamos no primeiro mundo?

  2. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Tendo em conta o lucro que as operadoras têm cá todos os anos, só aumentam as tarifas se for para preservar a sua margem de lucro, não por necessidade.

  3. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Sempre a pagar faturas, por tudo e por nada. E que tenho eu a ver com o roaming?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mas a culpa é da legislação europeia. Eles é que impuseram isto.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Engraçado, Portugal não votou a legislação? Não ajudou a fazê-la?
        Mania de culpar outros pelo Q fazemos.

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          Obrigado mais uma vez pela moderação. Não me canso de agradecer ao pplware.

  4. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    “Fora do tema”
    Vítor, como faço para alterar o meu correio eletrónico referente ao meu registo Pplware?
    Obgdo 🙂

  5. Avatar de Pllz
    Pllz

    Não basta já os valores de praticamente tudo ser completamente desproporcional para o ordenado médio português em relação a outros países, ainda vão aumentar mais.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É o costume, os pobres a pagarem para os ricos viverem à grande. Ser-se rico em Portugal sai barato. Queria eu ter um rendimento anual de 17.300€.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      na última vez que vi valores
      o rendimento médio português andava mais perto dos 10.000€

      1. Avatar de Barreira
        Barreira

        Sai lá da cidade, dá uma boa voltinha e vê os belos ordenados e “empregos” que o pessoal tem 😉
        10.000…. ai ai isso muita gente ganha em 2 anos. eu incluindo

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          a palavra “médio” não está no meu comentário só para enfeitar

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Falta saber como é feito esse cálculo. Rendimento liquido ou ilíquido? x12 ou x14?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        ah

        deve ser isso

        17k bruto

  7. Avatar de JV
    JV

    “Mas crítico ainda é que essa fatura (sejam chamadas, sms, acesso à Internet) deverá ser também “paga” por cidadãos com mais baixos rendimentos (os cidadãos que “não têm recursos” para viajar, não beneficiam do fim das tarifas de roaming, logo os cidadãos com menores rendimentos irão subsidiar o acesso aos serviços digitais de pessoas com elevados rendimentos ).”

    Esta é uma conclusão um pouco forçada, não? Quem paga é quem não viaja? E quem tem dinheiro para viajar não terá também dinheiro para ter mais serviços e uma factura mais alta?

  8. Avatar de João
    João

    Se não se paga roaming, quer dizer que posso contratar o serviço de telecomunicação móvel de outro pais? Dessa forma sim poderia poupar.

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Achas que fora do país é mais barato … ou melhor ?
      Em alguns países como aqui os teus vizinhos, pagamos muito mais por redes muito piores e menos qualidade de dados

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Vivo na Bélgica e pago 15 euros por mês com direito a 4 gb de internet, 2000 sms, 80min ( para numeros belgas+ 31h e 9300 sms ( para quem tenha pacotes da mesma empresa)
        E ainda fico com os 15 euros no cartão que posso usar quando quiser e como quiser, normalmente gasto em bilhetes de autocarro.
        No entanto o que interessa são os dados, 4 gb em LTE. Sendo a Bélgica um país onde se paga mais em tudo, não acho Portugal com melhores tarifas.
        Agora garanto que países como Polónia, Republica Checa e outros de este tenham tarifas ainda mais baixas.

    2. Avatar de goncalves
      goncalves

      Fazendo as perguntas certas.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim podes mas tens que ter no mínimo uma conta bancária no país onde vais aceder ao serviço e por exemplo em Espanha um número de identificação de estrangeiro que só obtém quem tem um contrato de trabalho no país referido!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Não necessáriamente, em muitos casos é preciso somente uma factura para comprovativo de residência (no caso de contrato) e nada mais. Eu o ano passado passei uma temporada em Madrid num projecto e como não tinha factura (óbvio, não pago utilities lá) acabei por adquirir antes um pré-pago com “add-ons” de internet … 45 euros por 10gb de data é dose, na 3 – na Irlanda – por 20 euros mês tinha trafego ilimitado, 4G e os 20 euros em plafond para chamadas e SMS – com 2000 SMS e 2000 minutos de chamadas entre 3… agora alteraram, é 60GB, ilimitado de chamadas entre 3, 20 euros de plafond para chamadas para outras redes e sms ilimitados. Era altura da 3 entrar em Portugal.

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    “sabe-se agora que poderá haver um aumento de preços em países importadores de turistas.” Isto é meia verdade, pois logo que foi aprovada a lei isto mesmo foi dito e demonstrado, aparecendo em sites e jornais de referencia.
    Ao ler os posts anteriores, eu fiquei com a nítida sensação que se passa algo de errado no Pais. Como é possível que todos comprem carros de alta gama, e depois estes nao saiam da garagem por falta de dinheiro para o combustível e demais gastos, (é uma analogia), algo de semelhante se passa com as comunicações, bons equipamentos, boas ligações, utilização…..facebook e pouco mais. Um Tesla por 90 K€, smartphones a 800€, Macs, tudo a preços exorbitantes, em comum o serem promovidos até a exaustão, sem RESERVAS. O dispendioso, é segundo o artigo as tarifas de comunicações !!!
    Solução ? Reduzir ou mesmo acabar com a utilização. Vantagens, algumas, melhor qualidade de vida, menos acidentes, melhores relações familiares e inter-pessoais.

    “Nao vá telefone”, foi em tempos um slogan muito usado, atento aos tempos actuais, com preocupação ambientais, saúde, qualidade de vida, podemos tentar INVERTER o dito slogan, nos casos em que for possível, e por certo muitos serão.

  10. Avatar de Pai de Burro
    Pai de Burro

    ” (os cidadãos que “não têm recursos” para viajar, não beneficiam do fim das tarifas de roaming, logo os cidadãos com menores rendimentos irão subsidiar o acesso aos serviços digitais de pessoas com elevados rendimentos ).”
    Hummm….e os ditos que embora viajando, “não têm recursos” ?
    Estou a lembrar-me de estudantes Erasmus (alguns…), emigrantes, onde se incluem os que foram (convidados a sair, pelo anterior governo), trabalhadores expatriados, deslocados pelas firmas em que laboram. Podem ter recursos, mas vão beneficiar da dita lei, certo ?
    A solidariedade. é bonita se praticada, por TODOS, nao somente para aparecer nas redes sociais, ou frente a câmaras de Tv.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    O que as pessoas não tem noção é que nos países de norte nos já temos roaming em toda a Europa e mais uns quantos arredores incluidos grátis nos planos. Aliás, no meu operador não há planos sem roaming grátis incluido já há muito tempo.

  12. Avatar de BA
    BA

    deixem-me dizer que nao percebo muito destas coisas mas, uma coisa me parece estranha e talvez alguem tenha a gentiliza de me elucidar…

    Ora… se um turista estiver cá com o seu telemovel tem rede e consegue fazer chamadas certo? não está ele já a usar um recurso de rede ? Se sim, entao não percebo o argumento de trazer maior carga a rede dos operadores nacionais.

    Outra coisas que por vezes acontece é o turista chegar cá e comprar um cartão de uma operadora nacional para usar durante a sua estadia, estando então a ocupar o tal recurso de rede durante o tempo da visita.

    …. alguem me esclarece isto por favor?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Olá BA,

      A partir do momento em que o roaming for gratuito, todos os turistas que até hoje evitavam usar o telemóvel em solo estrangeiro para evitar custos elevados, deixarão de o fazer, o que levará a um aumento enorme no consumo dos recursos de rede durante os típicos períodos de férias/turismo.

      Cumprimentos,

    2. Avatar de yates
      yates

      Quando um turista estava em roaming , a operadora nacional ia cobrar ao operadora do turista uma valor pela utilização da sua rede. Para alem que o turista faz gastos mais comodidos por estar em romaing. Ou seja fazia menos chamadas consumia menos dados moveis. Agora que nao existe o pagamento do roaming a Operadora nacional nao pode ir ter com a operadora do turista cobrar pelo serviço que prestou , para alem que o turista está mais à larga. Ou seja vai talvez fazer chamadas para o pais de origem como tivesse lá. Só que o custo de ligação não é o mesmo.

      1. Avatar de BA
        BA

        faz sentido, visto dessa maneira… aumenta ao consumo. eu estava apenas a pensar na parte do recurso ocupado por estar ligado e nao no trafego que ele fará a mais 🙂

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Deixem de ser doidos, ninguém ou melhor nenhum turista que esteja de férias se vai incomodar de poupar em chamadas telefónicas. vivemos num mundo onde a tecnologia não necessita de ter um telefone para nos comunicarmos. Portugal ao exemplo de muitos locais tem uma rede de wifi gratuito bastante alargada por esse país fora. E vcs na vossa inocência acham mesmo que as operadoras vão aumentar os preços por causa dos turistas não pagarem mais roaming. não brinquem basta que saibam que agora quando vcs estão no estrangeiro e fazem uma chamada em roaming a empresa X cobra o valor de aluguer do espaço de banda a empresa Y acabando o roaming as empresas de telecomunicações vão perder essa mama. não sejam otarios pois os precos vao aumentar pq a mama desse negocio vai acabar e para nao perderem os milhoes que tem que pagar aos gestores quem vai sofrer e o ze povinho.

  14. Avatar de 17300
    17300

    Ganha se 17300 por ano em Portugal?

    Onde